Câmara de Curitiba vai homenagear Feltrin

“Secretário do PDT foi um herói das lutas populares”, diz vereador

Jorge Bernardi (PDT).

Jorge Bernardi (PDT).

Principal responsável pela queda do ex-presidente da Câmara Municipal de Curitiba (CMC), João Cláudio Derosso (PSDB), Edson Feltrin, morto no último dia 17, será homenageado pela CMC no início dos trabalhos legislativos em fevereiro. A iniciativa é do líder do PDT, vereador Jorge Bernardi, que deseja que denominar com o nome de Feltrin um logradouro público da cidade.

O assunto já foi tratado com o presidente do legislativo municipal, vereador Paulo Salamuni (PV). A idéia é organizar uma sessão especial em homenagem ao presidente da Femotiba (Federação das Associações de Moradores de Curitiba).

HISTà“RICO

Feltrin morreu aos 62 anos, vítima de complicações pulmonares depois de longa internação hospitalar. Era secretário do PDT municipal. Foi vereador e deputado estadual. De família humilde, era filho de agricultores da região de Maringá. Ainda estudante secundarista, foi preso pela ditadura militar na década de 70 quando lutava pela redemocratização.

Foi advogado durante mais de 30 anos; preso político, foi anistiado durante o processo de redemocratização política do país ocorrido a partir de 1979. Ficou conhecido como um dos que contribuíram para a construção de uma história de lutas em Curitiba, inclusive recentemente quando liderou a reação para o impedimento de Derosso. Também atuou para denunciar os abusos cometidos dentro do Instituto de Informática de Curitiba, responsável pela movimentação de R$ 250 milhões/ano, que não prestava contas à  comunidade.

Feltrin foi um dos grandes responsáveis pela vitória de Gustavo Fruet (PDT)!, diz Bernardi. Ao militante trabalhista coube a coordenação da chapa dos vereadores dos três partidos da coligação (PDT, PT e PV) durante a campanha. O que o caracterizou foi sua firme determinação de mudar a realidade política!, diz ainda Bernardi.

Feltrin enfrentava os poderosos de igual para igual, correndo o risco de perder a vida, relata o líder do PDT. A frase preferida do militante pedetista era a organização leva á conscientização, esta leva à  luta, e a luta leva à  mudança. Esse lema é que justificava sua atuação política. Assim segundo seu ponto de visa seria possível transformar a realidade injusta. Foi um herói das lutas poplares!, relembra Bernardi.

12 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Perdemos um grande companheiro, um lutador em defesa dos movimentos sociais, um guerreiro que não media esforços, eu era e serei sempre admirador do Feltrin e tenho certeza que jamais farão homenagens a ele que possam ser justas ao merecimento, pois o crédito dele é muito maior do que os criticos imaginam. Caro feltrin que o teu corpo descanse em paz, pois pelo que te conheci e acredito tua alma descançará mas teu espirito continua na luta, pois ele jamais se entregará e não se renderá aos criticos.

  2. Este homem merece uma praça em homenagem.
    Abraço para todos os vereadores e vereadoras

  3. parabéns ao Jorge Bernardi, companheiro de Feltrin e incansavel tb na luta pela defesa das causas populares. E que Feltrin seja bem recebido pelo Criqdor. Merece

  4. FELTRIN, SEMPRE FOI UM GRANDE GUERREIRO CURITIBANO, LUTADOR DAS BO0AS E JUSTAS CAUSAS IMPOSSIVEIS, QUERO PARABENIZA-LO VEREADOR BERNARDI POR OTIMA INICIATIVA. CONTE CONOSCO.

  5. MELHOR HOMENAGEM A FELTRIN é tomar seu exemplo de GUERREIRO DA CAUSA PÚBLICA, e isso repetir na tribuna da Câmara.

    Parabéns, vereador Bernardi!

  6. JUSTA E MERECIDA A HOMENAGM. FELTRIN SEMPRE FOI UM INJUSTIÇADO PELOS PODEROSOS QUE ELE AJUDOU A CHEGAREM AO PODER.

    FORAM CINCO PREFEITOS, DESDE O MAURÍCIO FRUET, ATÉ AGORA COM O SEU FILHO, GUSTAVO FRUET.

    TODOS ESTES CINCO PREFEITOS VIRARAM AS COSTAS PARA ELE DEPOIS DE CHEGAREM AO PODER.

    É ASSIM O JOGO SUJO DO PODER. OS IDEALISTAS FICAM SEMPRE DE FORA, POIS SUAS IDÉIAS PREJUDICAM OS “ACERTOS”.

  7. Parabéns, Jorge Bernardi! Justa e merecida homenagem ao nosso “terrorista” e amigo Edson Feltrin.

    • Minha mãe trabalhou na casa do Sr. Edson Feltrin. Nunca vi uma pessoa tão humana e honesta. Descance em paz!!! Esse sim sempre será um cidadão paranaense e sem dúvidas merece essa homenagem

  8. Para “Feminista”. É importante esclarecer que a Câmara de Vereadores de qualquer parte o Brasil não faz homenagens a “tantos” e “tantos”. Necessariamente tem que ter os nomes das supostas vítimas. No caso do Feltrin estamos falando de um cidadão com nome e sobrenome, ele existe, ele é real e não um discurso de gente demagoga e desinformada como você. O Feltrin quando estudante de direito participou pela Anistia nos tempos de ditadura militar, ou seja, deu a cara para bater em favor dos seus colegas estudantes que estavam, estes sim, sendo violentados. Então, vamos “dar os nomes aos bois” antes de ficar ripando o nome do falecido Feltrin.

  9. Gente, Feltrin é conhecido por todos. Conheço ele desde os tempos em que ele militava nos movimentos sociais. Me admira muito que esse senhor ai cima dito feminista não conheça a história de Edson Feltrin,que esteve ao lado dos moradores da periferia. A gente conhecida, da periferia, que a elite ignora. Por tudo isso vale a homenagem.

  10. Feltrin foi de fato um sujeito batalhador das causas sociais, pois desde a fase de estudante se pautou da defesa das classes trabalhadoras. Merece sim o respeito e a consideração de todos. Pena que alguns não conhecem sua história de honradez. Peitou a administração anterior (Ducci) questionando o escândalo da Consilux por ex.

  11. Coisa ridícula, tantas mulheres são assassinadas, tantos heróis anônimos morrem diariamente e nem são citados, vergonha, isto é falta de assunto da CMC