Beto Richa promete subsidiar tarifa do ônibus no interior do Paraná

A promessa do governador Beto Richa (PSDB), feita no último final de semana (veja aqui o vídeo), de estender o subsídio da tarifa de ônibus a cidades do interior, foi aplaudida por vários prefeitos eleitos e reeleitos.

“Nós estamos confirmando o subsídio no transporte coletivo de Curitiba no valor de cerca de R$ 24 milhões. E até maio teremos novas medidas para auxiliar, não apenas o transporte de Curitiba, mas das principais cidades do estado do Paraná”, prometeu o governador tucano.

O prefeito de Londrina, Alexandre Kireeff (PSD), por exemplo, se animou com a promessa de Richa. O londrinense disse que pretende manter a tarifa congelada em R$ 2,20 com a ajuda do governador.

O vídeo gravado por Richa — publicado originalmente no “Canal da Joice” — explica o convênio com a prefeitura de Curitiba.

“Este convênio, esse subsídio dado ao atual prefeito de Curitiba [Gustavo Fruet] é nos mesmos parâmetros da administração anterior da cidade”, explicou o governador.

O prefeito da capital, Gustavo Fruet (PDT), gostou da manutenção do convênio até maio, mas espera que o governo do estado o prorrogue “ad eternum” visando garantir aos curitibanos a tarifa do ônibus congelada em R$ 2,60.

Em Apucarana, o prefeito eleito Beto Preto (PT) também elogiou a iniciativa do governador. Segundo ele, se Richa repassar o subsídio prometido, a tarifa do ônibus poderá ser reduzida no município.

Edgar Bueno (PDT), prefeito reeleito de Cascavel, aliado político do governador Beto Richa na região, até pensa em revogar o aumento de 8,33% que autorizou na tarifa do ônibus no final de 2012 – logo depois das eleições. Para fazer esse agrado aos cascavelenses, no entanto, o pedetista precisa confirmar o subsídio prometido pelo tucano.

O ex-prefeito de Foz do Iguaçu, Paulo Mac Donald (PDT), crítico contumaz de Richa, afirmou que, como é devoto de São Tomé, “só acredito vendo”. O iguaçuense disse em várias oportunidades que o governador gosta de prometer e não cumprir nada. Ele cita como exemplo o caso do transporte escolar, cuja responsabilidade é do Estado, mas os custos são arcados basicamente pelos municípios.

15 Comentários

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  1. Onde está o dinheiro que as empresas e usuários compram antes de usar o sistema (Vale Transporte) ?
    A URBS para pelo km rodado e não por passageiros, certo ?
    Por que a URBS tem ser intermediária ? É que assim os salários dos incompetentes membros desta empresa estará assegurado. E haja cabide de emprego.
    Beto, explica à população sobre as duas ações (100 milhões e aprox. 180 milhões) que as empresas pleiteiam na justiça graças a redução das passagens quando você era vice do Cássio e assumiu o cargo.
    É tudo combinado, não é ?

  2. Algo cheira mal, muito mal !. Se o Ducci fosse reeleito, o que aconteceria?. Partindo do princípio de que essas elevações vêm ocorrendo periodicamente e que para isso existe um processo criterioso de contratação à vista de planilha elaborada e apresentada pela concessionária à qual “se debruçam” os técnicos de primeira linha da Prefeitura até a aprovação e liberação das respectivas tarifas, qual o motivo de o Governador do Estado interferir em matéria restrita da Prefeitura, a colocar em dúvida TODOS OS PROCESSOS DE CONTRATAÇÕES HAVIDOS ATÉ O MOMENTO?; será que a sua competente equipe procurou se inteirar desse histórico?. Então, por que não se contestaram os preços aprovados e praticados anteriormente – pela Prefeitura – , NAQUELAS OPORTUNIDADES, como a se colocar agora em dúvida toda a TRANSPARÊNCIA DOS PROCESSOS LICITATÓRIOS ANTERIORES ?. Será que essa medida política / imediatista não vai IMPACTAR O BOLSO DO POVO lá adiante ?. É mais ou menos como tentar tapar o sol com a peneira; alguém vai sair tostado a curto prazo !!!.

  3. eu falo que curitiba é do richa ainda .ele lutou como as legiões romana ,em tres frente.somente o velho greca que era oposição.

  4. gente, vcs ñ acharam estranho fruet indicar o BERTOLDE em um dia , e no outro dia o BETO anuncia q vai manter o subsidio do tranporte coletivo de Curitiba, nos mesmos moldes do DUCCI?
    PARECE Q O BETO condicionou o subsidio, á contrataçao do BERTOLDE pelo FRUET?!! ESTRANHO NÉ??!!
    TIPO ASSIM; EU SÓ MANTENHO O SUBSIDIO SE VC CONTRATAR O BERTOLDE NA SUA ADMINISTRAÇAO FRUET!!!? A meu ver tem mutreta ai!!!

  5. Um governo que deixa as tarifas de pedágio subrir neste final de ano, sem ao menos contestar na justiça os valores ajustados, não ficarei espantado se no final de maio o nosso Governador esquecer de Curitiba e deixar todo o pepino na mão do Gustavo e da população Curitiba do valor das novas tarifas do transporte público sem subsídio.

  6. Na verdade o subsídio foi prorrogado por 1 mês uma vez que ele iniciou em maio de 2012 e venceria em abril de 2013, é uma forma de o governador dizer que é bonzinho enganado o povo de Curitiba e região metropolitana.

  7. Tem alguém mentindo nessa história. Não sei se o governadorzinho e a Joyce JUNTOS dizendo que ele é muito fofo e bonzinho que vai manter a tarifa até maio, ou se o que li que isso já estava programado e não faz parte de nenhum pacote de bondade ao novo prefeito. Ajuda a diminuir até a minha impressão negativa do desgovernador, acho que vou votar nele…

  8. BETO, QUER GOVERNAR O PARANA , VAI ALGUMAS SUGESTOES:

    SEDU, CEZAR SILVESTRE, CANSADO, SÕ PENSA EM PARENTES E NAI SAÍ DA CAPITAL.
    DEONILSO ROLDO, SÕ TRABALHA CONTRA, ALIADO ROSSONI, TRAIANO.
    EDUCAÃO, MOSCA MORTA
    TRABALHO, FAZ POLITICA PARA O PMDB
    CATTANI, FOFOQUEIRO
    AGRICULTURA, É UMA BOA PESSOA, SÕ, NADA FAZ.

    SAUDE, PODE SER UM BOM TECNICO, MAS, POLITICAMENTE NADA ACRESCENTA
    IRMAO, NADA FAZ, PEGOU TUDO PARA ELE, NAO FUNCIONA NADA.
    FAZENDA, FAZ O QUE QUER, NAO RESPEITA NEM O GOVERNADOR.
    GOVERNO QUE VOLTOU AO TEMPO DO LERNER, NAO PAGA CONTINHA DE AÇOUGUE.
    PRIMEIRO CONSERTA A CASA, COMECE A GOVERNAR, E PARE DE FAZER PROMESSAS.

  9. mais uma promessa para quem tá no desespero, arrumou uma equipe meia boca, equipe de puxa sacos, equipe para governar Curitiba,

    agora que viu que a Viola foi saco , quer fazer algo.

    comece primeiro a governar o PARana, URGENTE.

  10. GOVERNO QUE AINDA NAO COMEÇOU É A UNICA FORMA DE QUEBRAR O ESTADO PARA GANHAR AS EELIÇÕES, COMO GOVERNADOR LERNER, REDUZIU PEDAGIO.

    AGORA FICA O PEPINO PARA OS OUTROS GOVERNADORES.

    BETO QUANDO VC. VAI COMEÇAR SEU MANDATO?????

  11. O Fruet sabe que a Neucimary Amaral é enfermeira e vinculada ao Ducci e continua como diretora da Cohab ?

    • Santiago a Neucimary lutou de mangas arregaçadas pelo Luciano Ducci desde que era Secretário da Saúde em sempre teve seu apoio para tudo ,isto é um absurdo ;
      Alé dela ter só a graduação porque não fez o curso dado pela prefeitura de Gestão de serviços de Saúde.

  12. Bom mesmo é esse Mac Donald que saiu pelas portas do fundo da prefeitura de Foz do Iguaçu, sem pagar nem os funcionários. E deixou a cidade um caos. Um desempregado agora que não tem condições de falar de Richa nem de ninguém!

  13. O transporte coletivo do norte do parana e caro ,e de ma qualidade .subsidiar porque ?as empresas não gastam dinheiro com salario de cobrador ,trocador.maringa principalmente.e que nem araucaria o motorista dirige e cobra a passagem ,igual o que ocorre em maringá!