As redes sociais nas gestões municipais

via portal Vermelho

Altamiro Borges frisou que o ideal é que a administração tenha seus próprios veículos.

Altamiro Borges frisou que o ideal é que a administração tenha seus próprios veículos.

A aparição de Dilma durante a semana, em cadeia nacional, para falar da redução das tarifas de energia, quebrou !“ corajosamente – o monopólio da palavra da Globo e da grande mídia que falava, uníssona, que o caos energético e o apagão eram inevitável!. Com este exemplo, Altamiro Borges, o Miro, secretário Nacional de Mídia do PCdoB e presidente do Centro de Estudos da Mídia Alternativa Barão de Itararé, iniciou o painel que tratou do papel da comunicação nas administrações municipais.

Miro discorreu sobre a importância da comunicação pública de qualidade, ágil e eficiente, como prestadora de serviços e informações para a população.

Trata-se de instrumentos diretos, sem interlocução, com respostas rápidas que impede, muitas vezes, que boas administrações não sejam desgastadas por veículos e profissionais mal intencionados!, acentuou o dirigente comunista.

Para ele, a mídia está dividida em dois grandes blocos: de um lado temos um jornalismo sério, que levanta os problemas da cidade e até mesmo as distorções que possam haver na administração, de maneira honesta e que aponta os problemas reais da cidade ou da gestão. Essa mídia pode nos ajudar a melhorar nossa gestão e com ela, devemos manter relação próxima.!

De outro lado, temos a mídia mais conhecida que atua como partido político, ou como se estivesse acima deles, agindo à  base do factoide, do denuncismo,da negação e escandalização da política!, distinguiu Miro.

Segundo ele, esta mídia se movimenta por três razões fundamentais: 1) à‰ uma mídia que tem lado e partido e que, provavelmente, estava ao lado do candidato que foi derrotado; 2) Tem interesses econômicos !“ é uma mídia corrompida a defender interesses de empresas; 3) à‰ uma mídia mercenária, que age a base de negócios com o administrador de plantão, cuja ameaça é a sua moeda de troca.

Prevenir das armadilhas

Miro Borges apresentou várias sugestões que considera importante serem usadas pelos gestores públicos, no sentido de se prevenir das armadilhas! e atuar de maneira a interagir permanentemente com a sociedade. Para o dirigente, o primeiro passo é compreender a comunicação pública como estratégica e investir neste setor.

Isso significa monitorar a postura da mídia e responder suas críticas. à‰ necessário manter o diálogo permanente com a sociedade e montar boas assessorias de imprensa. Na relação com mídia, é essencial municiar os jornalistas de informações, mas cobrar o respeito aos fatos.

Altamiro Borges frisou que o ideal é que a administração tenha seus próprios veículos. Também chamou atenção para o fenômeno da digitalização, onde mais de 30 milhões de lares já possuem acesso a internet. Assim, sugeriu a utilização das redes sociais, como a criação de blog de prestação de serviços à  sociedade.

Participação Popular

A democracia participativa foi enfatizada pelo Secretário de Mídia do PCdoB. Para ele a interação entre a administração e a sociedade, apontando os defeitos e contribuindo para a melhoria da gestão deve ser encarada como essencial nas administrações comunistas. Desta maneira, Miro salientou que a realização das Conferências de Comunicação na prefeituras dirigidas pelos comunistas deve ser uma prioridade.

Como instrumento permanente de observação e controle social, Miro defendeu que as prefeituras do PCdoB deveriam ser exemplares, criando os Conselhos de Comunicação Social, com a participação mais ampla possível dos atores sociais, opinando, fiscalizando e atuando no sentido de democratizar a comunicação e tornando-a, na prática, um direito humano.

3 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Excelente idéia, aliás conheço o Miro um cidadão altamente capaz, sucesso na Barra do Jacaré, abs..

  2. TV? Eu vejo, mas não assisto. O Tico vive falando com o Teco, por isso eles gostam muito mais da WEB…

  3. Se você também apóia esta reivindicação, nos ajude na divulgação para que possamos aumentar esta divulgação e que possamos sensibilizar aos órgãos responsáveis para a criação de mais espaços de lazer, entretenimento e pratica de atividades saudáveis para nossos jovens e simpatizantes deste tipo de modalidade.

    Atenciosamente.

    http://www.youtube.com/watch?v=n8rLkWQKv34