PT denuncia campanha organizada contra ex-presidente Lula

do Brasil 247

Em carta convocatória para o 5!º Congresso Nacional, partido se diz vítima de desmoralização, fala em campanha para carimbar ex-presidente como corrupto e diz que as mesmas forças que levaram Getúlio Vargas ao suicídio e derrubaram João Goulart, abrindo espaço para uma ditadura de 21 anos, hoje atacam Lula; faltou citar JK, que também foi perseguido pelos militares por suposta corrupção e hoje é lembrado como um dos maiores presidentes de todos os tempos.

Em carta convocatória para o 5!º Congresso Nacional, partido se diz vítima de desmoralização, fala em campanha para carimbar ex-presidente como corrupto e diz que as mesmas forças que levaram Getúlio Vargas ao suicídio e derrubaram João Goulart, abrindo espaço para uma ditadura de 21 anos, hoje atacam Lula; faltou citar JK, que também foi perseguido pelos militares por suposta corrupção e hoje é lembrado como um dos maiores presidentes de todos os tempos.

Em documento intitulado de “Convocatória do 5!º Congresso” o Diretório Nacional do Partido dos Trabalhadores se diz vítima de uma campanha de desmoralização e compara o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva a Getúlio Vargas e João Goulart.

‘Vargas suicidou-se para deter insidiosa campanha de forças políticas, meios de comunicação e outros agentes inconformados com sua política nacionalista e de fortalecimento do Estado. Dez anos depois, por razões semelhantes, esses mesmos atores se reuniriam para derrubar o Governo João Goulart e impor vinte anos de ditadura ao país. No período que antecedeu as eleições de 2002 desencadeou-se uma campanha de medo com o objetivo de impedir a eleição de Lula para a Presidência. A partir de 2003, de forma intermitente, tratou-se de anular os notórios êxitos do Governo, com campanhas que procuravam ou desconstruir as realizações do Governo Lula ou tachá-lo de incapaz! e corrupto!’, diz o texto.

Além disso, o PT faz uma autocrítica em dois trechos:

“O PT não foi capaz, até agora, de construir plenamente uma narrativa sobre o período histórico que se iniciou em 2003. […] A ausência de um balanço aprofundado de nossa experiência de governo e de nossa presença na sociedade dificulta a construção e a continuidade do nosso projeto político”.

“Paradoxalmente, ao mesmo tempo em que obtinha sucessivas vitórias eleitorais e realizava importantes reformas em nossa economia e sociedade, o PT perdeu densidade programática e capacidade de mobilização sobre setores que nos acompanharam nos primeiros anos de nossa existência. O debate interno está rarefeito.”

O Diretório Nacional confirmou para fevereiro de 2014 a realização do 5!° Congresso Nacional do partido. Antes disso, em novembro de 2013, haverá o Processo de Eleição Direta !“ PED -, para a escolha das novas direções partidárias.

Leia o texto publicado no dia 8 de dezembro no site do PT:

Companheiros e companheiras:

A história da reconstrução da democracia no Brasil, no final do século XX, é inseparável da construção do Partido dos Trabalhadores. Atravessamos mais de três décadas sob o fogo cerrado daqueles setores sociais e seus instrumentos de intervenção política que se constituíram ou prosperaram à  sombra da ditadura que oprimiu o país por vinte e um
anos.

Quando bombardeiam o PT com sua pesada artilharia, buscam alvejar o sistema político democrático que a sociedade brasileira arduamente construiu a partir das lutas sociais lideradas pelos trabalhadores nesses quarenta anos.

O PT emergiu das lutas sociais dos anos 70 e se converteu na mais expressiva força política de defesa das aspirações populares. Estabeleceu uma profunda identidade com os sonhos e esperanças das camadas mais pobres da sociedade brasileira. E quando assumiu governos em todas as instâncias: nas prefeituras, nos governos estaduais e à  frente do país, a partir de 2003, com a vitória do presidente Lula, honrou seus compromissos de combater as criminosas desigualdades sociais e regionais herdadas de 500 anos de pilhagem e privilégios; de aprofundar a democracia e fazer dela uma realidade no quotidiano de nossa gente.

O que está em causa neste momento da vida do PT e do Brasil é a continuidade do processo que desatamos com a posse do presidente Lula em janeiro de 2003 e prossegue liderado pela presidenta Dilma Rousseff que conferiu a estatura que nos corresponde no cenário internacional; de ampliar as conquistas da cidadania à s classes populares; de reacender a esperança no coração de milhões de brasileiros.

Incapazes de deter por meios democráticos o processo de transformação da sociedade brasileira, buscam desmoralizar os instrumentos dessa transformação – os partidos – e dessa forma criminalizar a política. O PT se tornou o pesadelo dos conservadores porque está destruindo o sonho acalentado por eles durante séculos: o sonho de uma democracia
sem povo.

Clique aqui para ler o documento completo.

22 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Eita Parreira Rodrigues, mama na teta do deputado tucano Luiz Acorsi tá numa boa, por isto só serve pra falar mal do PT, só o Beto Rixa que presta, Zé Serra e o DEMO. O Beto Richa é nepotista, a favor do pedágio, Luiz Acorsi não faz nada pela sua região e pelo Paraná. Serra é um desastre, e assim enche o papo pra echer as pessoas com suas merdas de palavras. Vai trabalhar, em vez de ficar escrevendo em blogs e pela internet afora. O deputado não te dá serviço, ganha o nosso dinheiro numa boa?

  2. Não me diga!! Se comparar ao Getúlio?? Deve sim haver uma comparação Sr. Malfeitoria Lularápio da Silva, você deve se comparar a Hittler, esse sim tem muito em comum com você. Na verdade quem fez você foi seus ensinamentos recebidos do comunismo em nome de Marx e em nome de Fidel e em nome de Che Quevara. PT – Unico partido que ninguém sabe realmente o que significa a sigla “trabalhadores” porque nesse partido não tem. Raposa tem e deveria trocá-lo por “Partido das raposas”

  3. Os valores estão deturpados.
    Aqueles dois não tinham mensalão nem filha escondida fora do casamento.
    Homem honesto não mente, não esconde nada, não teme investigações.
    Mas, principalmente, homem não TRAI.
    O ora endeusado, que não fez nada mais que a obrigação, traiu os TRABALHADORES da iniciativa privada com o Fator Previdenciário.
    Quem trai sua própria classe não é digno.

  4. A ideia de jango não morreu .os que defende estão abatidos pela as más informações ,e não ganham votos do povão. o pt é o unico partido que resgatou o passado democratico do brasil.falar em corrupção :bancos suiços estão feichandos as portas por esconder, e ajudar cidadão do tio sam a lavar dinheiro.a sonegação de impostos norte americanos e enorme através de bancos suiços.bbc brasil ,em espanhol. porque em portugues não se encontra nada disso!quando escrevi uma vez que em 2002, o deposito estrangeiro em bancos suiços era naquela epoca. de 27.000 000 000 000 de dolares americanos. quem era o dono dessa grana, suor de trabalho escravo no brasil e no mundo ..

  5. o pt não derve ficar com os covers.deve ficar com os que são puramente pt de guerra .pois o pmdb de guerra infelizmente foi derrotado.eu não confio mais no pmdb. os dois psdb e dem nem menciono mais .que em 2015 deixarão de existir!

  6. O Brasil só perdeu com a deposição de Jango. Também, quem mandou ele falar em reformas de base num país que nem base tem..

    O lulismo usou a Reforma Agrária para aliciar os sem-terra, mas os seus líderes já são novos latifundiários, a começar pelo O Neto do Brasil;
    A Reforma Bancária tá aí: Nunca, mas nunca mesmo na história desse país (ih!) os bancos exibiram balanços tão obesos;
    A Reforma Tributária – ah! a Reforma Tributária com os seus 40 ítens arrecadatórios e a concentração justamente na Ilha da Fantasia onde o governo paga 10 mil pelos serviços dum ascensorista congressual;
    A Reforma Polítíca, bom para por aqui prá não falar besteira…

  7. Porq vc ñ pergunta ao BETO RIXA??? Ele te responde??!! pergunte a ele, o q era akilo q ele pagava aos vereadores quando ele foi prefeito de CURITIBA???Pergunte a ele como foi q ele conseguiu aprovar os tarifaços do DETRAN /SANEPAR????sera q os deputados aprovaram os tarifaços de graça???COITADO DO POVO DO PARANÁ!!!E os pedagios??SERA Q O BETO E SUA TURMA RECEBERAM MENSALOES DOS PEDAGISTAS?? O BETO É TRANSPARENTE???PORQ O BETO Ñ DIVULGA O SEU SALARIO?

  8. Se o PT quer defender sua bandeira primeiro teria que expulsar do partido os condenados do mensalão, conforme determina seu próprio estatuto. Em vez disso defende os corruptos e ao invés de expulsar empossa deputado ladrão!

  9. O PT é como aquela vereadora de Ponta Grossa.
    Eles podem tudo, não sabem de nada e sempre são os injustiçados.
    O PT é tão sujo quanto os outros partidos.

  10. SE O PT QUER DEFENDER SEU PRESIDENTE, PRIMEIRO EXPLIQUE O MENSALAO, EXPLIQUE O DEPOSITO NA CONTA DO ASSESSOR DO PRESIDENTE.

    DEPOIS DEFENDA SEU PRESIDENTE, O PRESIDENTE NAO ESTÁ ACIMA DA LEI.

    SEJA TRANSPARENTE, ABRA SUAS CONTAS, SEUS SIGILOS, SEJA LIMPO COM O BRASIL.

    POR SER PRESIDENTE E DO PT, NAO DEVE EXPLICAÇÕES AO PAÍS…

  11. JR, vamos fazer uma vaca para lhe ajudar, pobre amigo, hehehe.

    Concordo com seu comentário, não há comparação entre este medíocre governo com o de GV e também do Jango. Tão logo, acredito que devemos escancarar cada vez mais o verdadeiro LULAdrão, diferentemente do que o povo brasileiro conhece, cada dia mostrar mais e mais as falcatruas deste desgoverno do PT, a truculência, a infidelidade com o patrimônio público.
    O Brasil cresceu, tem tradição e não merece esta mancha negra na sua história. Temos que mostrar tudo à todos, que essa quadrilha do PT do Lula, da Dilma, Gleisi, PB, Zé Dirceu, Genoíno, Resemary, entre outros, está destruíndo o Brasil.

  12. Não se pode e nem se deve mesmo comparar Lula ao grande Getúlio Vargas, o homem que deu realmente dignidade ao trabalhador brasileiro, isso que na sua época não existiam as ferramentas e nem a justiça que se tem hoje.

    E entendo que ninguém precisa fazer “campanha” para desmoralizar Lula e o comparar a corruptos, está tudo muito explícitos, está na cara, Lula permitiu que seus CUmpanheiros roubassem muito e mesmo que ele próprio não tenha feito nada ilegal, fez pior, permitiu que assaltassem os cofres públicos de forma descarada, permitiu que alguns ganhassem muito dinheiro ás custas do bem público, bom exemplo disso é seu filho que hoje está bilionário, após o pai ser presidente por apenas oito anos.

    Lula é uma farsa, uma fraude da pior espécie, e antes que me chamem de PIG, de elite ou de burguês, quero deixar claro que não sou nada disso, sou apenas um cidadão que trabalha 10 horas por dia, de segunda a sábado, pai de três filhos e nem casa própria ainda pude comprar, mesu carro é popular e terminei de pagar seu financiamente no final de 2012.

    • Leia bons jornais, boas revistas e bons livros você não e o centro das coisas, milhares de brasileiro conseguiram e outros estão conseguindo, não culpe o governo do Lula pela baixa produtividade na sua vida.

    • Mauricio Pina, a produtividade na vidas das pessoas é baixa, porque a altíssima produtividade do filho do Lullarápio e seus petralhas não deixam. Vai se catar cara..

  13. Al Capone, 7 Dedos, Caryl Chesmman, Hitler, Lampião, também não eram anônimos e se fizeram presentes no cenário internacional.

    A ascensão das camadas mais pobres aconteceu em cima dass práticas sociais desenvolvidas no governo anterior e que Lula, candidato, execrava, demonizava dizendo que o povo votava com o estômago e a melhoria de vida, às custas do arreganhamento do crédito e do incentivo ao cconsumo.

    A “pioria” da vida se vê na infraestrutura.

    Tem gente que vê as coisas por cada frestra…

    O lulismo dá um bife e come uma boiada, dona Lucimara! O Neto do Brasil tai prá não me deixar mentir…

  14. Bem se vê que os ideólogos, os pensadores, os intelectuais – os sérios e capazes, que deram sustentação ao petê em seu nascedouro, escafederam.

    Ficaram os meia-bocas, aqueles que precisam de boca inteira.

    Eita mal-escrito, Coisa feia, sô!

    Mário ai em riba, tem razão.

    E, indiscutivelmente, não existe mais petismo.

    Foi engolido pelo lulismo.

    “Lula dixit”, é o que vale no Partido, tal como determina um dos dogmas dos mais atrasados da minha Igreja, o da infabilidade papal.

  15. Com certeza não dá para comparar Lula a Vargas e João Goulart. Não menosprezando o governo deles, mas no governo Lula o Brasil saiu do anonimato, se fez presente e competente no cenário internacional, sem citar a ascensão das camadas mais pobres e inferiorizadas na sociedade brasileira e o aumento do poder aquisitivo das classes mais desfavorecidas e a consequente melhoria da qualidade de vida dos brasileiros.
    Viava o Lula! Viva a Dilma! Viva o PT!
    E salve-se quem puder na BURGUESIA!

    • Dª Lucimara, a senhora tem um empreguinho publico ou vive no mundo da fantasia !!! ACORDE MINHA SENHORA O PT de 15 anos atras escafedeu-se, foi embora, sumiu…talvez exista a senhora e mais uns 2 ou 3 , e SÓ !!

  16. Neste país, na seara pollítico-partidária-elleitoral, se ainda existe alguma coisa com autoridade moral para partir pra cima do velho continuismo da mesmice, das velhas heranças malditas, e arrebentar com tudo é exatamente o Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidaria-elleitoral, porque o resto, infelizmente, está com o filme totalmente queimado, principalmete a famigerada ditadura millitar de infeliz memória. Todavia, os Projetos Novos e Alternativos de Nação e de Política-partidária-elleitoral são lúcidos, pacíficos e democráticos, e optaram pela resolução da fatura através das urnas, em 2014, pacientemente. Portanto, não há risco algum de desestabilização institucional. Todavia, o quê não será tolerado, à evidência, é a caciquia petista, entre todas as outras, atacar de avestruz, fingir que não está vendo o modello-pollítico-partidário-elleitoral condenado à morte pelo STF, com aval de 99% da sociedade brasileira, a maioria silenciosa que a tudo assiste e que dará o seu veredicto final, soberanamente.

  17. Parece que as divergências intrapartidárias no PT estão resultando numa tentativa de resgate dos princípios ideológicos que foram esquecidos nos Governos Lula e Dilma. Querer recorrer aos “companheiros e companheiras” se traduz na tentativa de recuperar o fôlego diante da imagem desgastada daqueles “companheiros e companheiras” que se lambuzaram com as benéces do poder. Espero que nossos futuros brasileirinhos não tenham que estudar história do Brasil, lá por 2060, contada e registrada conforme a versão dos que se lambuzaram, querendo comparar Lula a Vargas e Goulart.