Venezuelanos elegem hoje governadores e membros do parlamento

da Agência Brasil

Dois meses depois de reeleger Chávez, eleitores voltam à s urnas. Foto: Ariana Cubillos/AP.

Dois meses após reeleger Hugo Chávez, eleitores venezuelanos voltam à s urnas neste domingo. Foto: Ariana Cubillos/AP.

Milhões de venezuelanos vão ás urnas hoje (16) para eleger governadores de 23 estados, 230 legisladores ou deputados dos conselhos legislativos e oito representantes indígenas para um mandato entre 2013 e 2017. De acordo com o Conselho Nacional Eleitoral (CNE) da Venezuela, 17.421.923 de eleitores estão aptos a votar, sendo 186.369 estrangeiros radicados no país.

As sessões eleitorais abriram ás 6h (8h30 no horário de Brasília) e ficam abertas até as 18h (20h30 no horário de Brasília). Os locais de votação estão equipados com urnas eletrônicas. Ao todo, são mais de 9 mil candidatos, sendo 1.186 a governador de estado.

Três grupos políticos polarizam a disputa regional. O Grande Pólo Patriótico reúne aliados do presidente Hugo Chávez. A Mesa de Unidade Democrática faz oposição e ainda há os independentes.

As eleições deste domingo são importantes para medir a unidade do bolivarianismo em um momento de incertezas com o agravamento do estado de saúde do presidente Hugo Chávez. Há uma semana, Chávez confirmou o reaparecimento de um câncer diagnosticado no ano passado na região pélvica e foi submetido a uma nova cirurgia. Essa foi a quarta operação em 18 meses. O tratamento foi feito, na maior parte do tempo, em Havana, Cuba.

Comentários encerrados.