Veja essa: Líder do governador Beto Richa pede que presidenta Dilma demita Gleisi

Inusitado pedido de líder de Richa revela medo de enfrentar Gleisi nas urnas.

Inusitado pedido do líder de Richa revela medo de enfrentar Gleisi nas urnas.

Em artigo, o líder do governo Beto Richa (PSDB), na Assembleia Legislativa do Paraná, deputado Ademar Traiano (PSDB), pede nesta quinta-feira (20) à  presidenta Dilma Rousseff que demita a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, adversária dos tucanos na disputa pelo governo do estado em 2014.

Traiano considera que Gleisi e a própria presidenta “agem contra o Paraná”. Ele ataca as petitas nos campos político e moral, a quem acusa de serem “incompetentes”, “coniventes com a corrupção”, “de politizar a questão da redução da tarifa de energia”, etc.

O tucano, que diz haver um “apagão gerencial” no país, por culpa de Gleisi e Dilma, esquece-se, no entanto, que o último a pregar demissão de ministro — revista britânica ‘Economist’ — acabou fortalecendo ainda mais Guido Mantega na Fazenda.

Resumo da ópera: o tiro do líder de Beto Richa tem tudo para sair pela culatra.

A seguir, leia a íntegra do artigo de Ademar Traiano:

Apagão gerencial

por Ademar Traiano*

A presidente Dilma Rousseff foi vendida ao eleitor, na campanha de 2010, como uma grande gerente, com insuperável capacidade para chefiar, escolher auxiliares, tocar projetos e fazer acontecer. Dois anos depois, o Brasil assiste a um apagão gerencial. As obras não andam, o PAC empacou, o PIB é ridículo, a inflação não baixa e o governo foi tomado por um ativismo paroxístico e sem rumo.

Tudo no governo Dilma é irreal ou produto do marketing. Por enquanto, um sucesso de público. A faxina ética!, promovida como marca de governo, é um engodo óbvio. Nada a ver com intolerância a corrupção. à‰ a mera demissão de funcionários e ministros corruptos apanhados com a mão na massa ou a boca na botija.

Exemplo de incompetência é a ideia de promover uma reforma atabalhoada e autoritária no setor elétrico, a pretexto de baixar os custos da energia elétrica. Iniciativa tomada quando os apagões vão se tornando uma rotina. O governo só conseguiu derrubar o preço das ações das companhias elétricas, provocou reações nos Estados e terminou com a lamentável politização de um assunto que deveria ser técnico.

Da mesma forma, a utilização da Petrobras como instrumento de política econômica implodiu o valor de mercado da empresa, comprometeu sua capacidade de investimento e ameaça até mesmo o abastecimento do país.!¨

Para o Paraná, todo esse cenário é especialmente preocupante porque nossos ministros (Gilberto Carvalho, Paulo Bernardo e Gleisi Hoffmann) jogam contra o Estado. Gleisi, instalada na porta da presidente Dilma Rousseff, vem politizando a condução do ministério de olho no projeto político de sair candidata ao governo do Paraná em 2014.

Esse projeto eleitoral é um desastre para o Paraná como se viu no PAC das Concessões, que além de não dedicar um centavo para atender demandas paranaenses prejudicava o Paraná com traçados ferroviários que produziriam o desvio de cargas do Porto de Paranaguá. Uma mobilização do governo do Estado e das classes produtoras reverteu esse quadro.

Gleisi, aliás, tem papel chave no apagão gerencial que se transformou na marca registrada do governo Dilma. Além de politizar as relações da União com o Paraná, focada em suas ambições políticas, não demonstra estar à  altura do cargo. A tal ponto que está prestes a ser devolvida ao Senado.

Oficialmente, Gleisi sairá do ministério para preparar sua candidatura ao governo do Paraná. A verdade é que não se deixa o governo com antecedência de 2 anos para trabalhar uma candidatura. E ninguém abre mão de uma auxiliar valiosa com tamanha antecedência. O que aconteceu é que além de se pautar por uma política pequena, rasteira, gerando conflitos com entes federativos, Gleisi simplesmente não deu conta do recado.

Deveria deixar o governo no início de 2013. Pode ter ganhado uma sobrevida porque o sucessor da preferência de Dilma, o advogado geral da União, Luiz Inácio Adams, foi atingido por respingos do escândalo Rosemary.

A manutenção de Gleisi como ministra, no entanto, aparenta ser curta. Dilma pensa na reeleição em 2014 e não pode manter no posto uma ministra que não ajuda e se tornou parte do problema.

Nesta sexta-feira (21) Gleisi estará com o marido, o ministro Paulo Bernardo, em Maringá para a inauguração do rebaixamento da linha férrea, obra que vem sendo acompanhada desde o início pelo casal. A revista à‰poca denunciou, em 2010, que Paulo Bernardo, então ministro do Planejamento de Lula, teria empenhado quase o dobro do orçado para outra obra em Maringá – o Contorno Norte – pela empreiteira Sanches e Tripoloni. Dinheiro liberado apesar da empresa ter sido declarada inidônea pelo TCU.

Em 2010, a empreiteira recebeu R$ 267 milhões em repasses federais. A Sanches Tripoloni contribuiu com R$ 510 mil à  campanha ao Senado de Gleisi Hoffmann. Durante a campanha a Gleisi usou o avião da empreiteira, o King Air, prefixo PR-AJT, segundo à‰poca. A candidatura Gleisi ao Senado em 2010 decolou, a participação no ministério, tudo indica, deve fazer um pouso forçado.!¨

Ademar Traiano é deputado estadual pelo PSDB e líder do governo na Assembleia Legislativa.

48 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. já esta com medo playbeto de perder ,mais é isso que vai acontecer,a sua batatinha está assamdo, e vai dar gleise em primeiro ligar e esse triano ou traira vai sair tambem com o rabinho entre as pernas,vamos dar todo o apoio a gleise,vai gleise essa é sua e viva o parana por colocar uma mulher no governo.

  2. volta arena,por favor.

  3. Esse Traiano que se meta no Partido dele, o PSDB que o Presidente Valdir Rossoni, teve seus filho Prefeito de Birturuna, “cassado” por Abuso do Poder Econômico e sua nora, esposa do filho, também “cassada” Prefeita de Bituruna, imagine o motivo:”Falta de Filiação Partidária”. Não tem Direito a dar palpites em outro Partido Politico.
    ARRUME PRIMEIRO SUA CASA !

  4. Acho que em 2014 ele não vai andar mais em avião com o playbeto.

  5. Estao com medo pois a Gleise vem com tudo em 2014, tchau para vcs, Traiano e Governo PSDB KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK

  6. COMO PODE UMA PESSOA DO NAIPE DESCLASSIFICADO DO TRAIANO VIR QUERER DAR ORDEM UNIDA… QDO O FILHOTINHO GANHAVA MAIS DE 2O.OOO POR MES NA ALEP, AI ERA NORMAL. TOTALMENTE FORA DE QUALQUER TETO SALARIAL DA CASA. QUANDO ELE RENEGOU E TRAIU A MAIOR PARTE DOS CORRELIGIONARIOS. TAMBEM SUPER NORMAL. QUEM É VOCE E COM QUE MORAL VEM PEDIR ALGUMA COISA SR TRALHANO, DIGO, TRAPALHANO, MELHOR, TRAMBIQUERANO… V.S.F. BABA OVO DO PLAYBETO.

  7. O tiro desse cara tem tudo é para ser ignorado pelo Governo Federal.

  8. SR. TRAIANO, O MELHOR PARA O PARANÁ, SERÍA SR. SE DEMITIR POR INCOMPETENCIA,INCLUSIVE SEU CHEFE FALASTRÃO,QUE ATÉ O MOMENTO SÓ ENROLOU OS PARANAENSES. QUEM SÃO OS SRS.PARA PEDIR A DEMISSÃO DE UMA MINISTRA FEDERAL ,PORQUE PROVARAM QUE NÃO ESTÃO A ALTURA PARA COMANDAREM UM ESTADO GRANDIOSO COMO DO PARANÁ,QUEM NÃO GOSTOU DO MEU COMENTÁRIO, PROVEM NA PRÁTICA QUE ESTOU ERRADO.

  9. Antes de falar qualquer coisa, ou se pronunciar, os Tucanos deveriam ter vergonha do que falam, são Anti-Pais Anti-Povo, basta ver a sombra amarga do governo FHC, vendeu parte da Petrobras por preço infimo, privatizou empresas lucrativas, para que serve um governo que vende tudo para alguéns, vão administrar o que? Para que arrecadar Impostos para investir no que? Partido Hipócrita e mentiroso.
    O Governo do Paraná tem sim uma quadrilha, o Hino da Bandeira do PSDB deveria ser a musica do poeta Cazuza O Tempo Não Para, principalmente o refrão é lema dessa Corja.

  10. o traiano é um bocó mesmo, andou lendo algumas reportagens por ai e resolveu fazer um artigo? tenha a santa benevolência de não passar por um mero repetidor de bordões de campanha.. os caras só pensam em 2014, tão com medinho? hora pois, está na hora de começar o governo… o que o governo do estado do paraná fez se não colocar placas e mais placas por aí a fora? onde está o xoque de jestão do playbeto? ele quer revolucionar o estado na base de empréstimos? piazada do céu, eu fico abismado com o tanto de publicidad do governo do estado, eles estão patrocinando qualquer folhetim, outro dia, em laranjeiras do sul, vi um jornaleco com propaganda do governo do estado, vim para a capital, e um jornalzinho da associação de moradore do batel, tinha publicidade do governo do estado, o que é isso? o ministério público precisa investigar isso, fica a dica esmael, uma reportagem sobre os gastos em propaganda do estado e onde estão sendo feitos,,,, bem fez a meroujy que pulou fora da canoa da tacunagem, porque os tucanos do paraná não voam mais por conta propria, só de avião locado com recurso público,;;; eu queria saber porque ainda não compraram os helicópteros para a secretaria de saúde que falaram na campanha, a proposta era um despautério sem tamanho, mas se o governador do batel pode ir de avião ver corrida de kart, a gente deveria ao menos ter os helicópteros prometidos em campanha para voar para os hospitais,,,,

  11. Em nenhum momento o senador Roberto Requião impediu que o Senado Federal autorizasse o governo do Paraná a contratar empréstimos no exterior, na sessão da terça-feira, 18. Os fatos são estes:
    1. Depois da aprovação de autorização para que os estados do Ceará, Bahia, Rio Grande do Sul e Santa Catarina contratassem empréstimos externos, colocou-se em votação a autorização para que o Paraná fizesse o mesmo. No entanto, ao contrário dos pedidos de outros estados, o pedido do Paraná não especificava onde seriam aplicados os recursos,. O relatório apresentado senador Delcídio Amaral (PT-MT) falava apenas em investimentos no “desenvolvimento setorial”, sem dizer o que isso poderia significar.
    2. Assim que lido o relatório, o senador Requião perguntou ao senador Delcídio onde o dinheiro seria investido. A resposta do relator: “Boa pergunta senador Requião, me deixa ver o que está escrito aqui”. Mas o relator não encontrou no documento que manipulava nada que pudesse esclarecer a ele próprio, ao senador Requião e ao plenário.
    3. Diante disso, o senador José Sarney, que presidia a sessão, determinou que o pedido do Paraná fosse retirado de pauta, até que se esclarecesse o destino dos 350 milhões de dólares reivindicados. E assim foi feito
    4. Sobre declarações de fonte do governo do estado , divulgadas por meios oficiosos via internet, dando conta de empréstimos semelhantes pedidos pelo então governador Roberto Requião, esclareça-se:
    – quando pediu autorização para contrair empréstimos externos, o então governador apresentou um completo plano de aplicação dos recursos, elaborado por uma equipe multissecretarias e multidisciplinar do próprio governo estadual. O plano previa a aplicação de recursos na agricultura familiar, na inovação das técnicas de produção desse setor, em ações de promoção social nos municípios de menor IDH do estado, no combate à pobreza e à exclusão social. Os objetivos do projeto eram claramente fixados e dava-se conta onde seria investido cada centavo do empréstimo.
    – ao contrário do pedido do atual governador, Requião não destinava qualquer valor à consultorias ou à amplíssima e quase nunca esclarecida rubrica “reforma administrativa” ou à ainda mais nebulosa “elaboração de projetos”.
    – o secretário de Planejamento de Beto Richa é o mesmo Cássio Taniguchi que foi secretário de Planejamento de Jaime Lerner, quando o endividamento do Paraná (interna e externamente) pulou de 1,4 bilhão de reais (1994, último ano do primeiro Governo Requião), para 21 bilhões de reais (2002, último ano do Governo Lerner). Logo, as antecedentes são preocupantes.
    É o que se tinha a esclarecer. Reafirme-se: o senador Roberto Requião não é contra empréstimos externos para o Paraná. É contra, isso sim, o desperdício de recursos não se sabe onde, sob que justificativas. De todo modo, se o governador Beto Richa não gastasse 500 milhões de reais em propaganda (previsão para este ano); não elevasse a participação do capital privado nos lucros da Copel em mais de 150 milhões de reais, sem qualquer justificativa para a generosidade com o dinheiro dos paranaenses; se não elevasse de 25 para 50 por cento a participação do sócio privado da Sanepar nos lucros da empresa; se não torrasse 5,6 milhões de reais em aluguel de avião, como pretende torrar, não haveria necessidade de se emprestar os pretendidos 700 milhões de reais.

    ÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉÉ´, VADERRETO TUCANADAS DO DEMO!!!
    E MINHA CONTA DE LUZ COMO É Q FICA? GOVERNADORZINHO DE M…MARIONETE DE PAULISTAS E MINEIROS.

  12. Sinto vergonha de ter votado neste nesta CORJA de ignorantes.

  13. Esse representante do GOVERNO VIRTUAL não tem muito que falar!!!! Dois anos e não aconteceu nada na agricultura, que governinho!!!! O Governador vai vir a Cascavel no Show Rural entregar novamente os tratores solidários do Requião!!!! hahahahaha

  14. Quieto Deputado.
    Cuidado com o seu teto de vidro.
    Pelo menos eles não traia e nem viram as costa para os parceiros políticos.

  15. Mas quem é esse traiano, traia, traíra, tranqueira para falar em ética e competência ? Com gente como esse cara falando merda por aí o desgovernador vai ficar pior do que já está.

  16. UM CARA COMO ELE NEM TEM O QUE FALAR MUITA SUJEIRA, O Q ELE PENSA QUE É SUJO SEMPRE SUJO .
    PELO QUE ACREDITO ESSE TIRO VAI SAIR BEM PELA CULATRAKKKKKKKKKK SO QUERO ESTAR ASSISTINDO ESSA.

  17. Governador, se você tem ainda interesse em se reeleger mande esse seu sacatrafo calar a boca. É um cidadão que não tem qualificação para dizer o que anda dizendo.

  18. EU TENHO UM GRANDE ARREPENDIMENTO DE TER TRABALHADO COM O BETO RICHA ESTA TAL UPS É SEM DUVIDA NENHUMA UM TAPA NA CARA DOS ELEITORES PRINCIPALMENTE DE CURITIBA UM POLICIAL NO COMPUTADOR E UM MONTE DE CONE NA RUA O QUE É ISSO GOVERNO INCAPAZ
    EU AGORA VOU DE GLEISI FORA BETO MOLE
    TRAIANO VAI PROCURAR O CAMINHÃO QUE VOCE CAIU PALHAÇO
    TUCANOS TROXAS

  19. vai se ferrar traiano apagão estra no parana
    ups que vergonha governo beto richa tranqueira a gleiise vai ser governadora
    FORA BETO

  20. Esse Traiano nao tem moral pra falar de nimguem…Muito menos sugerir alguma coisa para a presidente Dilma….Mas aguardem a Gleisi vai deixar o ministerio da casa civil para assumir o Governo do Parana logo logo….

  21. Esse nome “Traiano” eu não sei se a origem é “Tralha” ou “Traíra”, mas eu acho até uma atitude natural de um grupo que, pela sua incompetência está vendo a
    viola em cacos. O PSDB no paraná tem dois anos de sobrevida. O Paraná, este “Celeiro do Brasil”, finalmente desperta politicamente e deixa para trás esse conservadorismo atrasado das elites.

  22. De fato, ainda nao se sabe o que tem feito a Ministra Gleise na Casa Civil.Os seus eleitores não a escolheram para ser ministra, mas para ser senadora. O Senado é o lugar dela.

  23. olha o borra bota ai gente, A DILM A VAI DIZEER PARA VOCE CALAR A BOCA, SEU SUJEITINHO SUJO.

  24. O traiano e um traiano mesmo.

  25. O Traiano quer explique o cargão comissionado de seu filho.

  26. quem e esse tria pra fala dos outros so me explique oque o tal guto faz no governo alem de nomear os puxa saco dele e do cazagrande oque o joao faz nesse governo nomeado em dois cargo a so politica pro guto entendi o dinhero do povo e pra isso

  27. Isso e desculpa esfarrapada!

    Alguém tem que ser culpado pela falha na administração publica paranaense, a falta de mobilidade e compromisso do governo do Paraná com a administração publica geral excluindo as verbas e lucro de grandes empresários e banqueiros.

    Os que serão apontados como culpados será a Gleice e o Requião.
    Pois o governo não poderá investir em mais nada porque o Requião bloqueou o empréstimo e a Gleice por jogar contra e reduzir as tarifas de energia elétrica. Quer dizer temos que pagar imposto altíssimos para usar Energia e Saneamento que e necessidade da população.
    Os incapazes sempre apontaram um culpado fora de sua cúpula governamental! E os que estão sendo apontados são futuro candidatos ao governo do Paraná.

    Então vamos esperar que mais artigos deste porte e conteúdo se repetira e a imprensa em geral usara somente um lado da moeda para levar ao povo paranaense a informação que for mais interessante para o seu beneficio econômico e político.

    Então povo paranaense vamos aguardar pois ano de 2013 será o ano da lamentação e da desculpa esfarrapada que não temo verba para saúde pois o Requião bloqueou o empréstimo e nossas estradas estão esburacadas pela deficiência e captação de recurso de icms por causa do desconto em cima da tarifa energética.

    Se em 2 anos já passado do seu mandato de governador não foi feito nada então esse 2 anos que virão será Paraná ladeira a baixo por incompetência e ma administração de seus governadores..

  28. Vindo de um Traia improdutivo esperar o que?

  29. ué, eu nunca vi isto, deputadoESTADUAL de partido de oposição escalar equipe do governo FEDERAL,ué,ué,ué…….

  30. Esse é o típico machista, se ele não está informado das politicas do governo federal é bom ele se situar. Uma pena, por isso que o Paraná está perdendo a nível nacional, porque os governantes do PSDB do Paraná, só sabem criticar, eles esqueceram que a briga hoje é Richa e Requião? Parece que o povo Curitibano está finalmente acordando. Gustavo frente a prefeitura é só o começo. Quanto ao Sr Traiano está na hora de se aposentar. Corrupção? Privataria Tucana esqueceram também.

  31. Traiano, quando vc for na tribuna da assembleia, procure contar pro povo, qual foi o deputado constituinte em 1988 que ferrou o Paraná na questão do ICMS da energia elétrica diga qual partido ele pertence. JOSE SERRA DO PSDB.

  32. EM MINHA CIDADE TEM UMA MEDICA SENSITIVA QUE NUNCA ERRA SUAS PREVISOES .
    ELA DISSE QUE O BETO SO GANHA ELEIÇAO ,SE AFASTAR AS AVES DE MAL GOURO QUE ACOMPANHAM.
    ELA CITOU NOMES DE 3 DEPUTADOS ESTADUAIS.
    SE CONTINUAR A INSISTIR PERDERA E MUITO FEIO.

  33. Do lado de cá, dos morais cidadãos, poderíamos pedir para a assembléia cassar o Governador Beto Richa… mas isso não é possível, uma vez que parece que ele ainda não foi empossado como Governador do Paraná. Quem sabe a partir de janeiro de 2013 ele e sua equipe resolvam DE FATO governar nosso estado.

  34. Traiano ou o Traia da assembleia, quem precisa renunciar ao mandato é você Traiano, um gaga que quando vai na tribuna da assembleia, só fala mal do governo federal, trabalhem mais e latam menos, seus tucanos incompetentes. Engraçado que esse senhor é a favorável a aposentadoria dos R$ 17.000,00, Traiano e Richa, melhor coisa que vcs fazem é renunciar ao mandato. Vocês estão com medinho da Gleisi que será nossa futura governadora em 2014.

  35. Sái fora “traira”, lider de governinho play boy….

  36. o nobre deputado deve pedir o Impeachment do beto richa pelo desgoverno estadual .

  37. Tem gente que não se tóca mesmo…alguém pode me informar como votou o Traia(RA)no na tentativa de venda da COPEL na época do governo Lerner….

  38. Só pode ser o fim do mundo mesmo!!!

  39. Gleisi tem que pedir informações e conhecer a vida deste deputado !

  40. Este tal de Tralhano não merece credibilidade.
    Sugiro rever os fantasmas da assembléia nomeados no gabinete do Tralhano.
    Haviam vários de uma mesma família, um deles, inclusive, virou secretário deste governo que nada fez até agora e nada fará até o final (que venha logo).

  41. Quem é esse traiano pra falar alguma coisa??? Va se olhar no espelho magico animal…

  42. Gleisi será Demitida em Janeiro!!!
    Isso ja está acertado desde Agosto…
    É o comentário.

  43. O GOVERNO DO PARANÁ NÃO PODE RECLAMAR DE NADA, ELE SE ACHA DO DONO DO ESTADO.
    JÁ TEVE TEMPO SUFICIÊNTE PARA MOSTRAR QUE É GOVERNADOR DO ESTADO É ATÉ AGORA 2 ANOS SE PASSARAM É NADA FÊZ PARA MERECER RESPEITO.
    A POPULAÇÃO PARANAENSE NÃO É MAIS BOBA, P.S.D.B. NUNCA MAIS…

    AS URNAS MOSTRARAM A DERROTA NA ELEIÇÃO DOS PREFEITOS.

    TRABALHE SENHOR GOVERNADOR, AINDA É TEMPO DE PAGAR OS VOTOS QUE RECEBEU EM 2.000., AJUDE O PARANÁ A JUDAR SEU POVO.

  44. Sá faltava essa; A TURMINHA DO BILHÃO USANDO ALUCINÓGENOS…

  45. meu deus cala a boca traia olha pro seu umbigo o governo federal ainda faz muito mais que o seu pifio governo estadual.

    • A popularidade lulopetista e malufista se contentam com o bordão do ” rouba mas faz”…

      Vários paranaenses que se encontran no cenário executivo e legislativo federal, a título de exemplo Gioberto Carvalho, Gleisi Hoffmann, Paulo Bernardo e Roberto Requião, REMAM DESCARADAMENTE CONTRA O PROGRESSO DO ESTADO E SEU POVO PARANAENSE, fazendo campanha antecipada, promovendo o bloqueio/restrição de investimentos durante o governo atual do Estado, como e ninguém estivesse notando…

      oPTantes desta postura antidemocrática já sabem que o “bicho vai pegar”, nas palavras de Gilberto Carvalho, em 2013…

      • Eu não vejo que eles estão remando contra mais sim que o governo pelo o qual o Parana esta passando BETO RICHA que não governa como deve ser, fica usando programas federais pra gastar dinheiro a toa por ai entregar casa com geladeira e chuveiro esse dinheiro podia ser usando melhor você não acha? quantas casas ele podia ter construio a mais? isso sim faz diferença em um governo nã como esta se governando a nossa população esta bem de olho aberto pra pessoas assim.