“Se Dirceu fosse preso, Barbosa seria expulso do STF”, diz Requião

do Brasil 247

Em entrevista exclusiva, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) critica Joaquim Barbosa ("seria deposto se mandasse prender os réus"), Luiz Fux ("trancou o Congresso Nacional"), Roberto Gurgel ("tentou uma manobra"), o governador Beto Richa ("um playboy no governo"), o prefeito eleito Gustavo Fruet ("um indeciso"), o banco Itaú ("levou a Folha do Paraná e fez o estado continuar devendo") e até mesmo seu amigo José Dirceu ("é meu irmão, mas cometeu vários erros políticos"). Ele denuncia ainda a tentativa do governador Beto Richa de levar o Estado à  bancarrota e abrir espaço para uma nova rodada de privatizações.

Em entrevista exclusiva, o senador Roberto Requião (PMDB-PR) critica Joaquim Barbosa (“seria deposto se mandasse prender os réus”), Luiz Fux (“trancou o Congresso Nacional”), Roberto Gurgel (“tentou uma manobra”), o governador Beto Richa (“um playboy no governo”), o prefeito eleito Gustavo Fruet (“um indeciso”), o banco Itaú (“levou a Folha do Paraná e fez o estado continuar devendo”) e até mesmo seu amigo José Dirceu (“é meu irmão, mas cometeu vários erros políticos”). Ele denuncia ainda a tentativa do governador Beto Richa de levar o Estado à  bancarrota e abrir espaço para uma nova rodada de privatizações.

Governador do Paraná durante doze anos e senador que ainda tem mais seis anos pela frente, Roberto Requião (PMDB-PR) vive hoje na condição de um homem livre. Pode dizer o que pensa sem se importar com as opiniões alheias. Dias atrás, ele impediu a votação de um empréstimo de R$ 350 milhões que seria tomado por seu estado e foi chamado pelo governador Beto Richa, do PSDB, de “traidor do Paraná”. Ao 247, Requião concedeu entrevista em que falou sobre este e outros temas. “O Beto está perdido e acabado. Devia saber que um empréstimo deve ser tomado para realizar investimentos e não para gastos correntes”, afirmou. “Infelizmente, o Paraná tem hoje um governador que brinca de dirigir Ferrari em Londrina com macacão do Ayrton Senna”.

Requião faltou também sobre o processo do mensalão. Defendeu a convocação do procurador-geral Roberto Gurgel pelo Senado para prestar esclarecimentos sobre sua conduta. “O que ele fez foi uma manobra para fraudar a vontade do plenário”, disse o senador, referindo-se ao pedido de prisão antecipada, retirado na segunda-feira, quando seria rechaçado pela maioria dos ministros, e reapresentado na quarta. Segundo Requião, se Joaquim Barbosa acatasse, seria deposto pelo plenário do STF ou pelo Congresso. Confira, abaixo, os principais trechos da entrevista:

247 – O governador do Paraná, Beto Richa, acaba de chamá-lo de traidor do Paraná por ter levantado empecilhos a um empréstimo. O senhor não deveria ter ajudado seu estado?

Roberto Requião – Foi exatamente o que eu fiz. Em 2002, quando quando eu assumi o governo, o Paraná estava quebrado pelo excesso de endividamento, deixado pelo governo do Jaime Lerner, que tinha como grande operador o Cássio Taniguchi !“ o mesmo que atua hoje no governo do Beto. Foi essa situação que causou a privatização do Banestado e a quase privatização da Copel, bem como a venda de parte do controle da Sanepar, o que eu consegui evitar. Além disso, venderam a folha de pagamentos dos funcionários para o Itaú e continuaram devendo ao banco. Um trambicaço. O modelo deles é muito simples. Quebram o estado e depois privatizam.

247 – Esse empréstimo não era importante?

Requião – Não. Se fosse um projeto estruturante, que gerasse investimento e crescimento futuro para o Paraná seria uma coisa. Mas aumentar gastos correntes e fazer agrados para alguns prefeitos para ajudar o Beto a se reeleger não faz o menor sentido.

247 – Ele terá dificuldades para se reeleger?

Requião – A meu ver, está perdido. Não tem criatividade, não governa e gosta de dirigir Ferrari vestido com o macacão do Ayrton Senna, quando vai a Londrina. O Paraná, infelizmente, tem um playboy no governo. Um hedonista.

247 – Ele afirma que recebeu uma herança maldita.

Requião – à‰ verdade. Ele recebeu uma herança maldita, mas foi genética.

247 – O senhor já foi três vezes governador. Pensa em se candidatar novamente?

Requião – Hoje, o quadro é um pouco complicado. O governo do Beto comprou o PMDB. Praticamente todos os deputados estaduais foram cooptados e se venderam em troca de alguns favores. Mas no governo do Lerner diziam que eu estava isolado e, dois anos depois, virei governador. Isso não significa que eu queira voltar. Meu papel hoje é ser um fiscal do Paraná no Senado. Tenho mais seis anos pela frente e não ligo com o que dizem. Estão me promovendo.

247 – O senhor pensa em apoiar a candidatura de Gleisi Hoffmann?

Requião – O problema ali não é a Gleisi, é o Paulo Bernardo. Com ele, não dá.

247 – E o Gustavo Fruet? Será um bom prefeito de Curitiba?

Requião – Está começando mal, né? O secretariado é um desastre, à  exceção da irmã dele, que é muito séria e competente. O Gustavo é como o pai dele: um indeciso. Na minha opinião, não fará nada de importante.

247 – Como o senhor avaliou o julgamento do mensalão?

Requião – Sou irmão do José Dirceu, mas ele fez besteira. O Lula, com o prestígio que tinha, podia muito bem ter enquadrado o Congresso no começo do seu mandato. Quiseram repetir a fórmula do Sérgio Motta, que comprou o Congresso com a emenda da reeleição. Acharam que era mais fácil, mais simples e deu nisso. Agora é evidente que o julgamento tem um caráter ideológico. Isso ficou claro nas declarações do Celso de Mello e do meu amigo Marco Aurélio, que andou até elogiando a ditadura militar.

247 – Há hoje uma supremocracia no País?

Requião – Está se desenhando. Até porque não existe vácuo de poder. Como o Congresso não exerce o seu papel, o Judiciário avança. Veja o caso do Fux, que decidiu que o Senado não pode inverter a ordem dos vetos. Se essa lógica valesse para o STF, não poderiam inverter os mensalões. Teriam que começar com o mensalão mineiro, dos tucanos. E se a Justiça funcionasse no Brasil, nem teria havido o mensalão petista. Os operadores teriam sido presos antes. O mensalão tucano era de 1998. O Lula chegou ao poder em 2002 e o escândalo é de 2005. E o que o Fux fez foi travar o Congresso inteiro. Hoje, o Judiciário tutela o Legislativo.

247 – Ele diz que sua posição afeta apenas os vetos.

Requião – A Constituição é claríssima. Trancou tudo. Vão votar o orçamento depois do Natal, mas nem isso deveria acontecer depois da liminar do Fux.

247 – Como o senhor avaliou o pedido de prisão antecipada dos réus do mensalão, que foi negado pelo Joaquim Barbosa.

Requião – A vontade dele era prender, mas se fizesse isso seria expulso do STF pelo plenário ou pelo Congresso. Como é que pode o plenário querer votar na segunda-feira e o tema voltar dois dias depois. Foi uma manobra espúria, feita pelo procurador-geral Roberto Gurgel. A meu ver, ele deveria ser convocado para se explicar e essas convocações são coisas corriqueiras, da democracia.

247 – O Congresso deveria se levantar contra o ativismo do Judiciário?

Requião – O problema é que o Congresso não se levanta contra nada. Não estamos conseguindo votar nem o direito de resposta. Todos têm rabo preso, são acovardados. Lá em Honduras, alguns ministros da suprema corte foram cassados e eu soube que o Joaquim Barbosa fez um pedido de explicações para entender como foi isso.

247 – Quando houve a queda do Fernando Lugo no Paraguai, o senhor foi muito incisivo na tribuna, qualificando a mudança de regime como golpe, e seu colega àlvaro Dias (PSDB-PR), adotou posição inversa. Há o risco de novos golpes parlamentares na América Latina?

Requião – A gente nunca acha que é possível até o dia em que acontece. Aconteceu no Paraguai e em Honduras. O Brasil é diferente? à‰. à‰ bem mais forte. Mas que existe um golpismo, existe.

247 – Nos meios de comunicação também?

Requião – A mídia defende, em linhas gerais, uma ideologia privatista. O moralismo é de ocasião, não por princípios. São moralistas apenas quando o moralismo atende a seus interesses. Eu era um alvo permanente porque cortei as verbas publicitárias. Mas hoje existe a internet.

75 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. VOCÊS MERECEM SER MISERÁVEIS POR APOIAREM A CORRUPÇÃO!!! QUANDO UM JUIZ NÃO SE VENDE E CORTA DA PRÓPRIA CARNE EM NOME DA JUSTIÇA VOCÊS CRITICAM CLAMANDO PELA IMPUNIDADE.. SINCERAMENTE VCS MERECEM A VIDA MISERÁVEL QUE VIVEM, TRABALHANDO MUITO GANHANDO POUCO..

    JOAQUIM FOI O PRIMEIRO QUE FEZ TUDO POSSÍVEL PARA A CORRUPÇÃO NÃO TERMINAR EM PIZZA!! ESSE MÉRITO NINGUÉM TIRA!!

  2. Olá, gosto muito do jeito como o Ministro Joaquim Barbosa trabalha, é um Homem honesto, corajoso, coerente em suas decisões. eu gostaria que todos estes ladrões que se envolveram neste valeroduto pagassem a pena máxima, e todos fosse parar na cadeia, porque lugar de ladrões é lá.
    Eu, gostaria que todos os Ministros tivessem as mesmas atitude que tem o Joaquim Barbosa. O Senador falou esta palavra que o Ministro se tivesse mandar prender José Dirceu ele seria expulso do STF, Porque senhor senador só porque o Senhor Ministro é negro. Senhor Senador seu eu fosse Ministro e tivesse o poder de fazer algo a primeira coisa que eu fazia era fechar o Congresso Nacional atual e convocasse novas eleições.

    Sinceramente:
    Antonio Ferreira da Silva

  3. foi apenas uma suposição.

  4. retardado, truculento, ditador, atrasado, já atrasou o Parana, que hoje perde para santa catarina e Rio Grande do sul,

  5. Antes empinava Papagaio com ventilador no apartamento e tomava nescau, agora. “Infelizmente, o Paraná tem hoje um governador que brinca de dirigir Ferrari em Londrina com macacão do Ayrton Senna”. Já vi isso antes não faz lembrar do Presidente Collor?

  6. Todos vcs tem razão, o comentário e livre, mais para quem foi Governador 3 vezes 2 vezes senador, 1 vez prefeito 1 vez deputado Estadual, curriculum quase igual tem o Alvaro Dias, então e sinal que o povo ou vcs que dão pitaco
    nos blogs estão certos.

  7. Sim..
    Ele foi eleito muitas vezes, porque sempre votei para ele, todas as vezes que era candidato,,,se alguém puder verificar nos registros de votação, lá ficou registrado o meu miserável voto e o voto de tantos iguais a mim, que sempre confiaram nesse Politico mentiroso, Falso, estupido, enganador, aproveitador traidor de uma população mau informado, que hoje sofre sequelas por residir em um Estado ( Paraná ),,,onde todos sentem um posterior medo de tal persuasão que o mesmo demonstra em seu nojento poder. Arrependo-me amargamente,,mas eu trabalhava na roça e não tinha conhecimento algum sobre detalhes importantes .

    • E ainda parece continuar ignorante a politica paranaense Elizeu Ramos

      • Não chamo pessoas suadas, calejadas, desprovidas de recursos, ocupadas em trabalhos dobrados, mas sim digo que o Paraná é vitima de um povo enganado, espezinhado por uma quadrilha de corruptos que ate agem usufruindo dos poderes armados (PM),,jogando contra as próprias famílias e impondo medo e terror sobre a população trabalhadora em suas reenvidicativas formas justas de acordo .

  8. Tá com o gardenal atrasado?

  9. Requião tem razão. O Lerner fez empréstimo internacional para a Educação. O famoso PROEM (Programa do Ensino Médio). Não investiu em Educação. Fez um spa em Faxinal do Céu e contratou pessoas de outros estados para tocar o projeto QUALIDADE DE VIDA. O mesmo irá acontecer se o Beto conseguir o empréstimo internacional. Será que vai reabrir Faxinal do Céu. Será o PROEM II? Requião: por favor, faça tudo para barrar este empréstimo.

  10. Sou formado em téc de enfermagem, e posso falar com conhecimento de causa. A saúde do parana esta sucateado graça um Sr. chamado Requião. Ele teve a coragem de votar contra o aumento do nosso salário que hoje é de 708 reais por mês para cuidar da saúde do povo. Eu pergunto as Srs qual a visão de progresso que esse troglodita tem. 80% do povo brasileiro trabalha na saúde direto e indireto, queremos travar uma guerra com esse asno ano que vem queremos parar o Brasil e mostrar que somos eleitores e que pensamos que existe uma democracia. quero a sua opinião. um abraço…

  11. Requião é a liderança paranaense mais lúcida do pós ditadura. Ele reconhece as limitações do país e se põe contra uma minoria que sempre se serviu dessas limitações para concentrar a riqueza. Brasileiro que sonha em ser empresário ou industrial ou comerciante ou agropecuarista ou banqueiro vai se deparar com um clube restrito a alguns poucos senhores bilhonários e gananciosos que boicotam democracias e que não querem que o país dê oportunidades a todos os brasileiros. O propósito da democracia brasileira é multiplicar as pessoas dos negócios e a produditividade para que todo brasileiro possa trabalhar, comer, se vestir, estudar, habitar, consumir, ter boa família e ascender socialmente. Os feudos do judiciário brasileiro estão por um fio, é a democracia que pede passagem.

  12. Gosto do Requião KKKKK! Meu voto sempre foi do Lula e do Requião!
    Dois políticos que norteiam a política nacional!
    Do lado psdb, dem e pps só há política de esgoto, suja, predadora do dinheiro do Estado! Nota ZERO em investimentos e ações públicas para o Estado!
    CHICOTE nestes tucanalhas preguiçosos e gananciosos Requião…kkkk!

  13. À exceção do veto ao empréstimo q seria ao governo pífio e perdulário do Betão, a entrevista do medíocre, mas incitatus senador é uma bosta. Ele tá jogando o quê, o Phudê da Câmara Phoederal contra o STF? Babaca. Que o Negão amarelou em trancafiar os quadrilheiros, acho q sim, sr. mórbido Requião. Ficou com medo, sim. Vale mais a vida. Pois desses quadrilheiros e da banda podre do petê, a qual vc bestamente defende, pode se esperar tudo. Já temos jurisprudência sobre membros e simpatizantes do sinistrado partido, como o sequestro e assassinato do prefeito Celso Daniel, lembra-se. Mas o Negão vai por na cadeia, sim. Não se preocupem. O STF tem autonomia pra isso. Deu apenas uma colher de chá para os meliantes pré-apenados. E povo, nóis o povo, nóis q é Jeca mas Nóis e Jóia, estamos do lado da Justiça e do Negão. Valeu Barbosa. Não dê bola pra esse incitatus meliante.

  14. Deixem o Senador da República, Roberto Requião em Paz. Ele tem a coragem que nenhum outro político tem. Para completar, creio piamente que depois do Lula, Requião é o homem que levaria milhões as ruas do País, se resolvesse liderar algo. Acreditem…Ele tem a chave que pode abrir as portas do inferno se assim decidir…Que aliás, acho que esse dia até tá demorando….

    • Ele até pode ter a chave,,,mas nada adiantará,,pois o garfo já esta voltado para o próprio traseiro,,,ele deve para mim e outros tantos que o elegemos inocentemente, até então já não mais merece o respeito de quem ele também não soube respeitar .

  15. O que o Requião levou oito anos pra construir na Educação do Paraná, o piloto de Londrina já destruiu em menos de dois anos. Há uma greve sendo construída para março de 2013. No governo Requião nunca foi preciso fazer greve. Um, trabalha para fortalecer o Estado, o outro, para sucatear. E isso não é novidade, é política neoliberal da qual o PSDB faz parte em qualquer Estado que esteja governando…

  16. Já sei esse jr e advogado do playbeto,como o cara defende o governador.

  17. Todas as pessoas que tem opinião e ousam falar a VERDADE nem sempre são compreendidas, porque o que dizem desagrada aos interesses de alguns poucos ou não são compreendidoa pelos ignorantes. Roberto Requião é um ser humano como qualquer um de nós, mas, com uma bagagem de vida política a ser respeitada. Portanto, mesmo quem não simpatiza com o temperamento dele, direto e objetivo, antes de criticá-lo, deve se informar e conhecer a fundo as razões de suas críticas. Quem é funcionário público sabe que o que ele está dizendo nesta entrevista é a mais pura verdade! Leiam mais e acompanhem a política também pelas revistas e jornais mais confiáveis (Carta Capital e Caros Amigos, por exemplo). Desejo vida longa ao Roberto Requião e que ele nos ilumine com sua sabedoria e senso crítico, sem demagogia. Cabe a nós, a filtragem e não há necessidade de ofendê-lo simplesmente porque discorda ou desconhece os fatos. Estamos ainda numa DEMOCRACIA!!!

  18. COM BETO RICHA E O PSDB E COM ROBERTO REQUIÃO E O PMDB É O PARANÁ SENDO IMPLODIDO (INTERNAMENTE) E EXPLODIDO (EXTERNAMENTE)!
    DE TUDO QUE SAIU NA IMPRENSA, PODEMOS DEDUZIR O SEGUINTE:

    1 – O Senador Roberto Requião um ex-governador do estado, querendo atingir o seu desafeto e inimigo político que é o governador Beto Richa de certa forma prejudicou os paranaenses. Considerada uma vingança de Roberto Requião depois de sua derrota na convenção do PMDB paranaense, vencida pelo grupo do deputado federal Osmar Serraglio que se vendeu e vendeu parte do PMDB para ficarem mais próximos de Beto Richa.
    2 – A sua intervenção baseada no rancor segundo muitos foi desastrada, pois, o Senado deixou de aprovar um empréstimo de US$ 350 milhões do Banco Mundial, atrasando investimentos nas áreas de educação, saúde, agricultura, meio ambiente, segurança pública e melhorias na gestão pública do estado que segundo a opinião pública imparcial sofrem com o mal governo de Beto Richa. Roberto Requião se opôs, alegando querer mais detalhes sobre a destinação dos recursos.
    3 – O empréstimo foi aprovado pelo Ministério da Fazenda, pela Secretaria do Tesouro Nacional, pela Comissão de Financiamentos Externos do Ministério do Planejamento, pela presidente Dilma Rousseff e até mesmo pela ministra Gleisi Hoffmann forte candidata ao governo do estado em 2014 e possível eleita ao cargo com quem Beto Richa anda tendo desentendimentos inclusive em público por causa da redução da tarifa de energia elétrica e segundo ela por ver “o Paraná afundar com administração atual”.
    4 – Roberto Requião se justifica afirmando, como se já não houvesse informações suficientes, que não queria “votar no escuro!” Mas três ministérios, o Tesouro Nacional e a Presidente da República já tinham dado seus avais! Roberto Requião certamente não estaria “no escuro” se tivesse participado de uma reunião em maio deste ano, na qual quatro secretários de Estado detalharam à bancada paranaense o plano de empréstimos pretendidos pelo Paraná. E, ainda que tivesse bons motivos para faltar, o senador teve tempo suficiente para se informar a respeito, como fizeram Alvaro Dias (PSDB) e Sérgio Souza (PMDB), que também não estiveram no encontro de maio: na época, eles disseram esperar mais detalhes; nesta semana, afirmaram que votariam a favor do empréstimo.
    Resumindo depois de todo esse histórico podemos até dar razão em partes ao (des) governador Beto Richa quando ele diz “que o Paraná foi traído por Roberto Requião!”
    Mas tem um detalhe: Por que ele o desgastado político Beto Richa foi se meter como “um parasita faminto por apoio no intestino grosso do PMDB”?

  19. Ainda bem que temos politicos de coragem como o SENADOR ROBERTO REQUIÃO,que encara de frente o pleibóisinho do nariz comprido que quer dinheiro emprestado para voar de jatinho e depois os paranaenses pagar a conta. ACORDA POVO DO MEU PARANÁ

  20. E do comentário do Wuilherme Prestes, tentei garimpar algo que soasse diferente da cantilena lulista que insiste na desqualificação de entidades como a Justiça, a Imprensa e na fermentação da ira do proletariado contra a burguesia.

    Nem um chibiu. (Chibiu, na linguagem do garimpo, é uma pedrinha bem pequenina, pouco valor, mas não desprezada pelo senhor da bateia).

    Mas enquanto a militância lulista permanece na ofensiva aos ataques aos pilares da Democracia e na defesa insana de alguns dos seus líderes comprovadamente corruptos e desmerecedores da admiração de milhares de brasileiros – entre os quais me incluo, O CHEFE persiste no distilamento de bravatas inconsequentes.

    É de praxe em toda Nação civilizada, um comunicado formal, uma resposta a insulto, uma explicação à dúvida.

    O disco está furando.

  21. Requião falando do Beto? Isso é o sujo falando do mal lavado. Duas porcarias que por mim não seriam eleitos nem para síndico. Danem-se os dois!

  22. Esse JR (“sujeito oculto”), vem tentando polemizar a discussão sobre as querelas políticas entre Requião e Beto Richa, no entanto, sequer ele tem coragem de declarar o seu verdadeiro nome!?! Assim, torna-se impossível entender o que ou a quem ele quer atingir!.. Então, JR, qual é o seu verdadeiro nome?..

  23. Acho JRequião ,o máximo e Joaquim Barbosa um louco tirano…..

  24. Fato: A mídia é golpista por que se faz de comunicador neutro e deseja o seu interesse que é a privatização das maiorias das coisas. O governo atual é o governo das privatizações. O povo cobra transparência e o Senador fez o seu papel que por passar pelo senado cabia o seu aval e aval se dá se sabe exatamente até daquelas clausulas pequenas e não estava nada transparente sequer para os senador que é cobrado pelo povo para se transparente. É natural que o Senador esteja preocupado porque já tentou-se falir a copel para privatizar e salvou de situação mostrando que a estatal era uma potencia que forneceu até luz fraterna. Transparência na distribuição de recursos deve sempre acontecer que dirá se estes recursos são oriundos de empréstimos. O que os deputados e Prefeitos sabem sobre esta grana que deve chegar futuramente? O que cabe a cada município? porque terá os que serão beneficiados e os que não serão beneficiados. Prefeitos e Deputados estão bem a par da situação e todos concordam com a maneira de investir os recursos, ou apenas estão na plateia do oba-oba?,Tiveram o interesse de se aprofundar do assunto? Eu quero saber no Município que moro que é São José dos Pinhais terá e se terá pra que vira?E se não terá por que não terá? Se prefeitos,Vereadores e deputados não estão cientes do Assunto por que não tiveram o interesse que o Senador Requião teve para dar esse aval? Queria saber estas respostas porque me interesso pelo futuro e Obrigado pela atenção.de nossas crianças e me preocupo com a famosa herança maldita. Abraço

  25. Sou professora, estou torcendo para que Requiao e Glesi se unam para o bem do Parana, estamos sofrendo nas maos desse Beto PSDB…

  26. É como diz Requião ainda bem que temos a Internet, do contrario so teriamos opinião de eleitores da Veja , Gazeta, e Folha onde se encaixa o JR que tem so dois neuronios e muita preguiça de procurar outras fontes de infoormação.

  27. “Requião tratou a Imprensa como ela deve ser tratada”, “Foi o único governador que tratou os trabalhadores com …….”. “Enfim, foi o melhor governador….”, “Fala o que quer e de quem quer…”, “Fiel aos antigos princípios do velho MDB”.

    Dona Dalva: Requião, numa aula da Escolinha, repetiu a velha e suada piada de que o saco do patrão é o corrimão para o sucesso. Uma das vantagens da aposentadoria, talvez a maior, seja a de não se precisar mais puxar o saco do patrão.
    Acorde, mulher de Deus! Peça pro Esmael deletar esse seu comentário aí, antes que os seus netos o leiam…

    • Parreiras, acho melhor vc cuidar de sua vida e parar de censurar comentários. Digo o que quero e qdo quero. Seu papel de autoritário não cabe na atual República ok? Eu sabia que a atuação do STF ia acabar criando criaturas moribundas e sem noção se arvorando em ditadores mesquinhos. Que é o seu caso.

  28. Admiro Requião e votaria pela quarta ao governo do Estado caso ele concorra, ele está certo JB indeferiu o pedido de prisão pois sabia que teria problemas pois segundo a Constituição não pode prender quando o processo está em transito a menos que ocorra uma grave ameaça o que náo é o casp. Requião salvou o PR de contrair uma divida de quase 1 bilhão que nós paranaenses pagariamos ´por meio de impostos sem ter a transparência de onde iria esse dinheiro, pois Richa já arrecada impostos para investir em saúde, educação e segurança, não adianta ficar arrumando desculpas que não tem dinheiro para justificar incompetencia. Richa é um governo inerte e incompetente. Só não vê quem não quer!!!!

  29. REQUIÃO.

    PARE COM ESTAS FANFARRONICES. ESTE PAPO DE MACHÃO SEM PODER SÓ TE DESGASTA. GUARDE O “REVORVER” E “METRAIADORA”. PARE COM ISSO REQUIÃO. CRIE JUIZO, OU VOCÊ ESTÁ A FAVOR DOS LADRÕES DA GRANA PÚBLICA DOS MENSALEIROS DO PT E DO TEU PMDB ? O TEU ZÉ BORBA METEU A MÃO E VOCÊ NÃO FEZ NADA E NEM SE PRONUNCIOU CONTRA OS MALANDROS DO TEU PMDB QUE SE METERAM NESTA CORRUPÇÃO.

    MENOS REQUIÃO. CRIE JUIZO. RESPEITE O STF E O CAMPEÃO DO MINISTRO JOAQUIM BARBOSA. VOCÊ É CONTRA ELE POR ELE SER NEGRO ? É ISSO ? NEGRO NO PODER NÃO PODE SER HONESTO ? MENOS REQUIÃO, MENOS, MUITO MENOS.

  30. Grande Esmael, volto a perguntar sobre a pl 141(direito de resposta)! O senado aprovou?ou ficou pro ano q vem? Ou pra nunca? Ahh seria uma boa a aprovaçao desse projeto ne?

  31. Até gosto de algumas posições do velho Bob Req mas tem umas que o cara parece estar sob forte influência da tal ” Sindrome da Velheira”. Socorro! Talvez o cara devesse se ligar um pouco mais na juventude de sua gente pois, em algumas colocações, aprece um cara caquético e fora de sintonia com o mundo que vivemos! Menos Requião! Se liga nos fatos, meu!

  32. Internem o homem

  33. O JR só fala m….Bem, mas pra quem chama JB de herói, vai esperar o quê? trata-se de um sujeito que deve ser leitor assíduo do lixo Veja e só deve assistir a rede globo. Um dia ele pensa. Bem, Requião, apesar de ser do PMDB ainda se mantém fiel aos princípios do antigo MDB. Como professora aposentada no Estado do Paraná e militante sindicalista por muitos anos, falo, sem medo de errar, que Requião foi o único governador que tratou os trabalhadores em educação com respeito, tanto na questão salarial como na política educacional progressista, na abertura de concurso público e reestruturação de prédios escolares. Requião tratou a imprensa como ela deve ser tratada e por isso foi e ainda é perseguido por ela. Enfim, foi o melhor governador da história do PR e tb o melhor senador. Gosto dele, justamente pq fala o que quer e de quem quer, pq não tem rabo preso com ninguém. Político bom é assim. Quem o critica é pq não tem opinião própria, exatamente pq se pauta numa mídia hipócrita que não desiste de destruir reputação de pessoas honradas. Vou torcer para que Requião se una a Gleisi na próxima eleição ao governo do Estado. Não vai ter pra mais ninguém. Amém!!!

    • Concordo com voce, em gênero, número e grau, Dalva Maria!

    • O requiaõ esta anos luz na frente de muitos politicos e alguns imbecil q o critica .Toda vida q o vi falar , cheguei a té a duvida-lo , mas depois vinq ele tinha razão. concordo com a Dalva Maria em todos os graus q existir..
      Requião tem razão sempre. Em relção ao Beto Bicha…digo q ele é filinho de papai q uso o nome dio seu pai para se promover… Beto é um perdido na politica e enganador de eleitores….

  34. Requião está certo! Mais uma vez ele dá uma “aula” de lucidez.
    O que falta a ele, às vezes, é mais jeito no falar, mas no conteúdo, raramente erra.
    E, para quem acha que o Beto Richa levou o PMDB porque a executiva estadual foi “dominada”…ledo engano. O PMDB vai se levantar, e mandar o “piá de prédio, criado a danoninho pela avó” para casa!!! Ele e sua curriola toda.

  35. Requião tem uma visão ampla sobre a politica estadual e nacional, tem seus erros é claro, um deles é impedir que ninguém cresça ao seu redor, mas isso não tira o seu mérito quanto ao caráter e ao enfrentamento aos setores podres e conservadores da sociedade. Quanto ao julgamento do mensalão é evidente a tentativa de desgaste ao PT que se trata do maior partido de esquerda do pais e inimigo nº 1 da burguesia nacional, como não existe oposição que consiga barrar o crescimento da legenda e pautar o governo do PT, cabe a mídia e a justiça burguesa este papel, a falsa moralidade hoje é aplicada pelo STF ao PT, já o governo Beto nunca me surpreendeu, é simplesmente um emaranhado de interesses de empreses e partidos, um governo ser criatividade e sem compromisso com o Paraná, mas um compromisso medonho com a burguesia conservadora deste estado.

  36. Este empréstimo, em Reais chega perto de 1 bilhão. Por que o Paraná precisa deste empréstimo??? Cadê o dinheiro do Esado??? O que foi feito com o dinheiro da Saúde vindo do Gov. Federal??? Onde está o dinheiro da Educação???
    Estas perguntas eles não respondem…
    Sarnicha Richarney, Requião tem razão!!!

  37. Sempre votei e sempre votarei no Senador REQUIÂO se tem politico que honra o que tem no meio das pernas é próprio, O Aírton Senna meu ídolo infelizmente já esta pilotando em outra dimensão e o Berlusconi não nasceu na localidade do EMPOÇADO município de BITURUNA.

  38. Só ele é o certo, só ele tem razão…viva e Requião…kkkkk

  39. O lunático não aprende mesmo, agora quer se meter a besta como mais novo herói brasileiro, Joaquim Barbosa. Cala boca “Maria Louca”, você perdeu a moral até dentro do “teu” partido… hehehehehehe

    Roberto “Maria Louca, Lunático” Requião… O DERROTADO!