Se conselho fosse bom…

O prefeito eleito Gustavo Fruet ganha conselhos na véspera da posse.

O prefeito eleito Gustavo Fruet ganha conselhos na véspera da posse.

Diz o ditado que se conselho fosse bom não se dava, se vendia. Mas boa parte dos ex-prefeitos de Curitiba não está nem aí para o velho adágio e, nas páginas do jornal Gazeta do Povo, edição deste domingo (30), aconselha o futuro prefeito Gustavo Fruet (PDT). A reportagem é de Daniela Neves, Rosana Félix e Rafael Waltrick.

Eles já tiveram a máquina municipal de Curitiba nas mãos e sabem quais são as dificuldades, quais os nós da prefeitura da cidade. Por isso a reportagem perguntou aos ex-prefeitos da capital paranaense que conselho dariam ao prefeito eleito, Gustavo Fruet (PDT), que recebe a estrutura pública do município no dia 1.!º de janeiro. De todos os ex-prefeitos vivos, o único que decidiu não colaborar com a reportagem foi Cassio Taniguchi, prefeito entre 1997 e 2004. Veja o que os ex-prefeitos indicaram para quem está assumindo o comando da cidade:

Saul Raiz (prefeito entre 1975 e 1979)

Curitiba precisa de planejamento para o futuro. O Ippuc deve voltar a ser como era antes, com estrutura para pensar o amanhã. A luta contra o automóvel já perdemos. Não adianta fazer meia linha de metrô. à‰ preciso separar as coisas pontuais, do dia a dia, do planejamento do futuro. à‰ preciso ter grupos diferentes de pessoas para fazer cada coisa. Nós estamos lutando para que Curitiba não fique como São Paulo.!

Jaime Lerner (1971 a 1974, 1979 a 1983, 1989 a 1993)

Urbanista e ex-prefeito por três gestões, Jaime Lerner foi o que apresentou a maior lista de conselhos. E fez questão de enumerá-los:

1 !¢ Deixar de pensar a cidade só para o automóvel.!
2 !¢ Melhorar imediatamente a qualidade do transporte coletivo; é possível.!
3 !¢ Abolir a exigência de estacionamento, que está encarecendo o preço da moradia.!
4 !¢ Colocar Curitiba de novo na vanguarda, e trazer de volta a autoestima do curitibano.!
5 !¢ Trazer o jovem para o centro da cidade.!
6 !¢ Eliminar a burocracia na aprovação de projetos. Interessa o que uma edificação significa para o entorno e não detalhes que o próprio mercado define.!
7 !¢ Cuidar para que as leis de uso do solo não criem uma péssima arquitetura.!
8 !¢ Em cada bairro uma atração, uma coisa boa.!
9 !¢ Começar com secretariado menor e se necessário aumentar depois.!
10 !¢ Aos políticos, respeito, e não intimidade.!

Roberto Requião (1986 a 1989)

O senador Roberto Requião disse que não tinha exatamente um conselho para dar, mas espera que o prefeito eleito cumpra as promessas de campanha, sobretudo o aumento de 30% para o orçamento da educação.

Rafael Greca (1993 a 1996)

A terceirização excessiva é a moléstia que torna fracos os governos, consumindo sua capacidade de investir no que é novo. Deus o ajude nesse trabalho, senão será um prefeito pobre. Será feliz se não deixar o Instituto Curitiba de Informática mandar nele.!

Beto Richa (2005 a 2010)

Não tenho conselho a dar. O Gustavo tem todas as condições, está preparado, é competente para cumprir um bom mandato na capital.!

10 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Lerner é a participação nos lucros da montadora da CIC. O carro é inevitável e não há retorno, é um sonho de consumo. Talvez o maior de hoje em dia. Até pobre sem casa própria tem um na garagem.
    Portanto, o erro está nas administrações anteriores, incluindo a sua, onde não foram construídos viadutos e trincheiras.
    O prefeito biônico da ditadura militar deveria ir colocar ônibus VLV nos assentamentos irregulares do oriente médio.
    Greca falou tudo sobre o ICI e as terceirizações (para amigos – Cotrans, etc…)
    Beto, este não tem o que falar. Mas eu tenho um pedido: Fruet, recupera as imagens do acidente que matou o Yared e seu amigo. Uma enorme surpresa teremos. Eram três carros que participavam do racha.

  2. O caminho do insensato é reto aos seus olhos, mas o que dá ouvidos ao conselho é sábio – Provérbios 12:15 – (Salomão, o maior Sábio e Regente que a Terra já conheceu).
    Só tecnicidade ou profissionalismo podem não bastar, aliás se forem pessoas más intencionadas podem o levar à ruína sua carreira, com sérias e sórdidas consequências para todos os cidadãos que ajudaram e foram instrumentos de Deus para o colocar na posição que galgou.
    Que esse mesmo Deus seja o CONSELHEIRO do Gustavo, principalmente na escolha de pessoas equipes e sábias do bem, Governante com mandado de DEUS que deve ser buscado e SEU REINO em primeiro lugar e a Sua Justica e todas as demais coisas lhe serão acrescentadas, inclusive o discernimento do ALTO, evitando gente e conselhos de baixa sorte e mal intencionados.

  3. Excelente e de educada as palavras de Beto Richa. Lerner, seus pensamentos säo de uma inteligência. Afinal, é um dos maiores urbanistas deste país. Requiäo disse algo importante, só que básico. Não menos importante. Greca, vc e o Taniguchi são uma piada. Fala sério! Boa sorte Fruet!

  4. Brizola não morreu, foi eu q morri.

  5. Penso que o prefeito Gustavo Fruet nao precisa de conselhos…Ele conhece Curitiba como poucos sabe dos problemas da capital….Com competencia ele vai saber priorizar suas propostas de campanha…

  6. Mas Beto não deu conselho algum, @Moura?

    Aliás, realçou a capacidade, a inteligência do Guga. Uma verdadeira mostra de respeito.

  7. Cara Ziza Lázara:
    A pergunta é: Será que teremos o PDT no governo Fruet?Porque até agora quase nada ,né…

  8. O Taniguchi não deu conselho,porque o Guga não rouba,e e nem faz maracutuaia…

  9. A maior receita foi dada pelo Prefeito Roberto Requiao,pois investimentos em Educacao redunda em todos os outros. E, o Prefeito Gustavo Fruet foi eleito por um partido que (A) prioriza em seu ESTATUTO. BRIZOLA VIVE!

    Saudacoes PDtistas!

  10. REPAREM QUE O CONSELHO MAIS INÚTIL É O CONSELHO DO GOVERNADOR MAIS INÚTIL, BETO RICHA.