Se a moda pega… Parlamento de Honduras aprova destituição de quatro dos cinco integrantes da Corte Suprema

da Agência Brasil

Deputados hondurenhos cassam juízes da Corte. Foto: EFE.

Deputados hondurenhos cassam juízes da Corte.

O Congresso de Honduras aprovou na madrugada de hoje (12) a destituição de quatro dos cinco magistrados da Corte Suprema do país, denominada Sala Constitucional da Corte de Justiça. Os parlamentares levantam dúvidas sobre a conduta dos magistrados. A decisão foi aprovada por 91 votos favoráveis e 31 contrários. O presidente de Honduras, Porfirio Pepe Lobo, ainda não se manifestou sobre a decisão.

Ontem (11) Pepe Lobo se reuniu com o presidente do Congresso Nacional, Orlando Juan Hernandez, e integrantes do Estado-Maior das Forças Armadas. Foram destituídos de suas funções os magistrados José Antonio Gutiérrez Navas, presidente da Corte, Enrique Gustavo Bustillo Palma, Rosalinda Cruz e José Francisco Ruiz Sequeira Gaekel.

A destituição dos magistrados foi discutida durante horas no Parlamento para verificar se era constitucional. O embate entre o Parlamento e a Corte Suprema começou em novembro quando os magistrados consideraram ilegal o chamado processo de depuração da política!. Desde então as duas instituições disputam força.

Em meio á disputa de forças, parlamentares defenderam uma consulta popular para que os eleitores decidissem como conduzir o impasse.

6 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O MINISTRO JOAQUIM BARBOSA ““ FOI FAZER O QUE NA ALEMANHA EM NOVEMBRO? FOI SER INICIADO EM ALGUMA ORGANIZAÇÃO SECRETA? BOM, EU NÃO VOTEI EM: JOAQUIM BARBOSA, RICARDO LEWANDOWSKI, TEORE ZAVASCKI, ROSA WEBER, CARMEM LUCIA, CELSO DE MELO, MARCO AURELIO, LUIZ FUX, GILMAR MENDES E DIAS TOFFOLI. QUEM APROVOU A INDICAÇÃO “DELES” FOI O MEU SENADOR REPRESENTANTE NO SENADO FEDERAL, PORTANTO SE NÃO ESTIVEREM JULGANDO DE ACORDO COM OS INTERESSES DITADOS PELA CONSTITUIÇÃO FEDERAL E A LEGISLAÇÃO INFRACONSTITUCIONAL, AS SUAS INDICAÇÕES PODEM LEGITIMAMENTE SEREM REVERTIDAS E ELES SEREM DESTITUÍDOS DE SUAS FUNÇÕES NO STF, PELO SENADO FEDERAL. ALIÁS, ESSE PESSOAL É MINISTRO DE QUE MESMO? QUEM MANDA NA LEGISLAÇÃO DO PAÍS EM NOME DO POVO É QUEM FOI ELEITO ““ É O DEPUTADO FEDERAL E ESTADUAL, É O SENADOR, É O VEREADOR, O PROBLEMA É QUE OS PARLAMENTARES SE OCUPAM MUITO EM APROVAR LEIS APRESENTADAS E DE INTERESSE DO JUDICIÁRIO. OS MINISTROS DO STF NÃO ESTÃO ACIMA DA LEI. O CASO DE HONDURAS ““ ONDE QUATRO JUIZES DA SUPREMA CORTE FORAM DESTITUÍDOS ““ É UM AVANÇO DO LEGISLATIVO. A “CAIXA PRETA” DO JUDICIÁRIO ESTÁ COM A FECHADURA QUEBRADA! .:.

  2. quem e honduras pra ditar normas e condutas democraticas?
    que se atentam a plantar bananas.coisas que sabem fazer
    o povo que sofre, com aqueles politicos mediocres e corruptos.
    gracas a falida nicaragua do radical,daniel ortega
    recebem ajuda dos americanos, pra nao morrer de fome

  3. Perfeitamente compatível com a estratégia de quem oPTou por desmantelar a democracia e dilapidar diariamente o erário público. O mais engraçado é que só se desgastam com este protecionismo aos ladrões e corruptores da coisa pública.

    De um lado, mensaleiros e traficantes de influencia, de outro STF e Forças Armadas. Vai ser delicioso assistir quem pode mais.

  4. Isso: Destituir os ministros que votam contra os interesses do governo, fechar os jornais do PIG – Partido da Imprensa Golpista, conforme Paulo Henrique Amorim, o Macunaíma da Mídia Contemporânea Brasileira, impedir o MP de investigar, espalhar que a PF escafruncha os chunchos lulopetistas para forçar melhorias salariais, liberar as emendas só da turma congressual do amém, a troco do quê mesmo?

  5. VOCÊ ESTA INSINUANDO QUE ISSO É O CORRETO ????????

    VOCE QUER COMPARAR UMA ‘DEMOCRACIA HONDURENHA COM A NOSSA ????

    PARE NÉ !!!!!!!!!!!!!!!!!!

  6. nem uma coisa, nem outra.
    O congresso não deve se meter em coisas do judiciario e nem o judiciario se meter naquilo que não de sua competencia constitucional.
    Aqui no Brasil, por exemplo, para haver justiça na mais alta corte do pais, bem como nos tribunais de contas, é necessario acabar com os apadrinhamentos politicos.
    A solução é concurso publico para tudo.
    Quer ser ministro? otimo. prove os meritos em provas.
    Ora, o presidente é quem indica os caras e depois vai querer o que? que eles sejam leais à justiça? por favor…serão leais a quem os indicou sempre!!!
    TC é a mesma coisa…