Richa não implantará 33% da hora-atividade em 2013; professores discutem greve neste sábado

Richa e Arns querem enrolar os professores outra vez.

Richa e Arns querem enrolar os professores outra vez.

Ainda não é desta vez que o governo de Beto Richa (PSDB) cumprirá a promessa de campanha de implantar as 33% da hora-atividade aos professores, como prevê a Lei Nacional do Piso, aprovada em 2008.

Por meio do vice-governador e secretário da Educação, Flávio Arns (PSDB), o governo propôs pagar a hora-atividade em carnê, a la Casas Bahias, em suaves prestações a perder de vista, começando com 5% de aumento.

Atualmente, os professores têm 20% de hora-atividade, ou seja, de 20 horas, 16 são em sala de aula e 4 são para atividades como corrigir provas, planejar aulas, etc. A proposta do governo amplia das quatro atuais para 5 horas-atividade.

A secretaria de Estado da Educação (SEED) se dispõe a reduzir de 16 para 15 aulas semanais. Nada mais.

Para cumprir 100% da Lei do Piso, os 33% das aulas hora-atividade teriam que chegar entre 7 e oito aulas. A SEED teria que reduzir para entre 13 e 12 aulas semanais.

Na prática, a proposta dos tucanos Arns e Richa consiste em conceder migalhas aos educadores para evitar, a qualquer custo, a possibilidade de greve no início do ano letivo de 2013. A categoria tem assembleia neste sábado (15), a partir das 8h30, na Sociedade Thalia, no Centro de Curitiba.

A distribuição de aulas para professores da rede pública estadual para o ano letivo de 2013 será feita entre os próximos dias 17 e 21 de dezembro.

Para evitar a greve, Richa e Arns até colocaram um mel na chupeta dos profissionais da educação ao anunciar que todos, efetivos e contratados por Processo Seletivo Simplificado (PSS), receberão o 13!º salário nesta sexta-feira (14).

Como disse minha atenta secretária, não fizeram mais do que cumprir a obrigação e a lei trabalhista!. Portanto, nenhuma bondade além da lei.

14 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Realmente é um absurdo ,greveee novamente?Trabalhar ninguem quer mesmo apenas regalias, e nossos filhos pagando a conta novamente…Pq nao protestam dando aulas com mais qualidade?JA perceberam q os prefossores sempre se acham superiores a td mundo?E notem quasee todos os professores tem um filho um sobrinho formado na mesma profissão , se é taum ruim pq querer o pior para seus parentes?Fica a pergunta…

    • Cidadao????? Ser professor no Japao eh ser reverenciado pelo Imperador! Aqui no Brasil eh ser pisoteado pela cavalaria do governador. Enquanto tivermos cidadaos pensando dessa forma o Brasil ficara em 8 lugar no futebol e 87 na educacao. O professor tem que ser respeitado e valorizado. Ou com quem voce acha que vc aprendeu a escrever essas meia duzias de palavras porcaria???? Foi com seu pediatra ou seu ginec
      ologista???

    • … provavelmente quando o seu rebento chega em casa dizendo que ele não aprendeu nada a culpa é do professor certo? … e precisa aprender alguma coisa num país onde não existe reprovação?? … onde existem os chamados conselhos de classe que pais como você utilizam para passar os despreparados … porque reprovar o meu filhinho coitadinho é um absurdo … vai dar aula por seis meses e veja como é o nosso sistema educacional!! … depois venha defender esses governos corruptos e medíocres

  2. E assim caminha a humanidade… migalhas para professores e tentativas de aposentadorias de 17.000,00 por mês para deputados. Que beleeeza! Os caras não precisam ter formação acadêmica, não precisam trabalhar 25 anos para se aposentar…ê Lelê! e quanto a esse Barboza aí, esse cara é outro! Se promoveu a rodo em cima dos petistas com conluio da Globo, quero ver se ele vai em cima dos corruptos do PSDB com tanta fúria.

  3. Professor é tão burro que é capaz de fazer greve nas férias!
    E para presidente: Barbosa, do STF, para botar todo mundo em cana!

    • kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, rsrsrsrsrsrsrsrsrsrsr, eita!!!!Entao vc quer um delegado? OU quem sabe um xerife!!! HEHEHEHEHEHEH, ja pensou o BARBOSA com uma estrela de xerife no peito!!!!!kkkkkkkkkkkkkk.

  4. GREVE SEM NENHUMA DISCUSSÃO, ISSO DEVE SER DECRETADO AMANHÃ

  5. É a falcidadde na cara !

  6. Diante do não cumprimento nem da Lei Federal, nem da palavra empenhada, só resta à cstegoria decretar a greve a partir do primeiro dia de atividade escolar. Pagar décimo terceiro e as progressões atrasadas não adoçará a boca de nós professores. E ainda falta o retroativo do Piso Nacional.

    • O pio é que não recebi a progressão atrasada. Para mim é apenas mais uma promessa não cumprida.

  7. O problema é o seguinte, meu ponto de vista, nós professores temos que nos unir, pois 4 entra em greve 6 não entra, pois tem medo ou esta satisfeito com o salário.Pior que isso, no interior não há trabalho muitos se sujeitam a trabalhar por migalhas, como professores PSS (sou PSS). Agora vem minha pergunta e a APP, será que ela vai ceder ao governo? Eu tenho minhas duvidas sobre APP, lembram das eleições? Então, não esta na hora de mudarmos o jogo e lutarmos por uma educação digna a todos? APP é a locomotiva e nós professores somos os vagões, então puxe os professores para lutarmos por melhores salários, melhores condições de trabalho. Há mui professores bons, que não desempenham um trabalho com mais qualidade, por serem obrigados a trabalhar 60 hrs semanais, pra suprir suas migalhas, com mais migalhas. Será que a educação no PR tem qualidade deste jeito?

  8. Os dois são traíra.
    Precisa dizer mais alguma coisa ??
    É só olhar !!!

  9. Indignada. A lei neste país é só para pobre. Os dignissimos mandatários de cargos eletivos não precisam segui-la? Ou é necessário retirar recursos da educação para pagar comissionados, aluguel de jato e outras mordomias? 2014, chega logo, por favor.