Professores aprovam greve a partir de 13 de março de 2013

A assembleia ocorreu na Sociedade Thalia, em Curitiba. Foto: APP-Sindicato.

A assembleia ocorreu na Sociedade Thalia, em Curitiba. Foto: APP-Sindicato.

A assembleia de professores e funcionários das 2,1 mil escolas da rede pública do Paraná acabaram de aprovar, em Curitiba, a deflagração de greve, por tempo indeterminado, a partir de 13 de março de 2013.

Os cerca de 80 mil trabalhadores da educação decidiram cruzar os braços em virtude de o governo de Beto Richa (PSDB) não cumprir com a promessa de implantação de 33% da hora-atividade, negar reajuste aos funcionários das escolas, dentre outras pautas não atendidas.

Durante o mês de fevereiro, segundo a APP-Sindicato, a categoria vai intensificar o calendário de lutas para mobilizar professores e funcionários de escola para o movimento.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Quando o Beto vai pagar o Piso dos professores atrasado desde abril/2011 que é Lei. E os 33% de Hora-atividade prometida para o começo de 2013?, dia 13 de março está chegando, é o começo da greve.
    A criação de nova Secretaria de Estado vai bem? E a admissão de novos funcionários comissionados, também vai bem? O Diretor da Sanepar, também vai bem? A sanepar continua jogando merda no Rio Iguaçu? O Aliado da Assembléia do filho e nora fichas-sujas, também vai bem? E o Carli pai já foi admitido na Assembléia, para fazer o que? outubro de 2014 já está chegando.

  2. Calma pessoal,´tem um pequeno detalhe no sobrenome deste governador “RICHA”, o que esperam, que ele seja igual ao pai,,,,duvido que seja, pra ser igual ao “Jose´Richa” primeiro tem que ser “homem”…

  3. Eu acho louvavel a iniciativa de greve e de luta por direitos ,que já estão garantidos ,e que ao mesmo tempo não estão,coisas de brasil,mas eu moro em uma cidade que vive em estado de sitio, politicamente falando, e que o desrespeito e a desvalorização do profissional do magistério é gritante e alarmante,não temos direito de vez e voz, e somos perseguidos por qualquer movimentação de democracia que fizermos.Acredite isso acontece com que não tem coragem e nem peito para lutar pelos direitos que tem.força e que consigam tudo o que se propuzerem a fazer. Uma colega de luta!!!!

  4. Vamos todos nos brasileiros e paranaenses, lutar com cidadania pelos nossos direitos, pela qualidade de vida e qualidade na educação. Somos mestres em educação, isto incluindo todos os funcionários,somos politizados e informados da nossa realidade, e o que podemos
    fazer é utilizar do nosso direito constitucional de sermos mais dignos, com honra e gratidão a olhos vistos por toda a sociedade.
    Eu acredito na justiça.
    Professora Marisa

  5. façam greves o fala mansa nunc questiona richa…temos fala mansa ,e fura pedagio no parana .marquem esses dois nomes para não votar mos nesses caras ..serraglio e romamlle.

  6. Vamos tentar pedir o impeachment do Beto (Boy), greve não vai adiantar de nada ele vai tentar nos calar como fez na última mobilização que muitos dos funcionários levaram faltas.

  7. As contradições ditas na mídia e a realidade de nossas escolas.
    Quem conhece escola pública sabe muito bem que o IDEM melhora se as escolas se tornarem atraentes. Como assim? simples, diminuindo a evasão escolar e permitindo que os mestres tenham acesso a tecnologia. Diminuir o nº de alunos por turma para que tenhamos um atendimento individualizado e liberação de recursos para criação de salas especiais à àqueles que precisam de um maior apoio. O problema é acreditar que o simples aumento de aulas de Português e Matemática resolverão o problema. Os alunos odiarão mais ainda estas matérias!! O que é lecionar em um sala sem acústica e durante muitas vezes nos dia e noites. Ao final sua voz até vibra de dor. E na contramão não deixar que ocorra os 33,3% de Hora atividade. Isto não é investir em escola pública, portanto acorda sociedade paranaense pois estamos sendo enganados!!

  8. acho que devemos nos unir e mostrar para os outros estados,que infelizmente o nosso est[a cheio de tucanos que só se elege com a classe com maior poder aquisitivo..e que quer acabar com a educação paranaense e outras como copel sanepar,etc…tá feio a coisa Beto Richa querendo acabar com tudo.

  9. O governo atual age com irresponsabilidade, jogando a categoria para uma greve. Porém, estamos preparados e mobilizados. E não vamos arredar o pé enquanto aquilo que é obrigação do governante não for cumprido. Não estamos exigindo nada daquilo que jã não está previsto em Lei. É o cúmulo termos que fazer isso. Mas, se não nos resta outra alternativa. é assim que faremos.

  10. Greve com tres meses de antecedência??? Isso não existe, aliás, essa greve não existirá. É para negociar uma saída sem paralisações…. Muito estranho!

    • João Carlos. O ano letivo já acabou. Entramos em férias. As aulas começam em fevereiro. Não tem categoria que pare por 45 de férias e já retorne em greve. Há que se começar um processo de mobilização da categoria e esclarecimentos à comunidade escolar, que merece o nosso respeito.
      Desta forma, faz sentido sim. É claro que, se nesse período o goveerno deixar de ser turtrão e passar a cumprir a lei, não há a necessidade de entrarmos em greve.

      • Greve em pleno começo de ano!!!????
        Na gestão do requião por coisas piores nunca houve greve.
        Este governo ainda está atendendo algumas reivindicações. É preciso coerência o Sindicato não pode ser intrumentalizado pelo PT, pensando em 2014. Luto e acredito ser importante a luta pelos 33%, mas a demanda de profissionais seria altissíma, concordo com 25% este anos e gradativamente ir aumentando. Esta greve parece ter mais interesses partidários. Nesta eu não entro!

    • concordo João, pra que esse anuncio, dessa forma, sem noção, queremos respostas para agora, deflagrar uma greve para daqui 3 meses, realmente, não haverá!!

    • Estamos em estado de greve desde 30/08/12, coerente com a organização da educação, aceitamos a implementação de 1/3 de hora atividade para o inicio de 2013 e fomos no limite com as reivindicações dos funcionários, se tem alguém que causará transtornos à população paranaense será o governo. O Conselho de Base da APP ficou reunido por 8h ontem e a categoria no geral mais 4h hoje, continuar avançando num governo neoliberal e conservador como o PSDB não pode ser de qualquer jeito ou com precipitações.

    • ISSO É PLANEJAMENTO. E TODO PLANEJAMENTO TEM QUE SER FEITO COM ANTECEDÊNCIA, ALIÁS, FOI TODO O ANO DE NEGOCIAÇÃO. O GOVERNO SABE DISSO E SÓ QUEM ESTÁ COM OS PÉS NO CHÃO DA ESCOLA SABE O QUE ESTÁ ACONTECENDO. SE O GOVERNO NEGOCIASSE COM OS PÉS NO CHÃO DA ESCOLA, NADA DISSO ESTARIA O QUE ESTÁ ACONTECENDO. MAS COMO VALORIZAR A EDUCAÇÃO SE O SETOR DO GOVERNO DESCONHECE A REALIDADE?
      É NECESSÁRIO QUE TODA A SOCIEDADE ABRACE ESSA CAUSA PARA QUE OTIPO DE EDUCAÇÃO NÃO TORNE POR COMPLETO O PARANÁ UMA TERRA DE CEGOS PARA OS CAOLHOS DOMINAR, OU CONTINUAR DOMINANDO

      • A Greve é um direito de todos e está justo o que querem fazer, o que não acho certo é que depois que conseguem o que querem, os alunos e família destes alunos tem que se desdobrar para que os filhos vão à escola por reposição de aula aos sábados que geralmente e a maioria têm atividades importantes também no final de semana. acho que teria que ser de outro modo, aumentando a carga horária durante a semana de pelo menos meia hora cada aula…Aliás acho que todas as Classes de trabalho deveriam fazer greve, uma greve geral, pois, o salário mínimo e de muitos outros trabalhadores é um nojo! Acho que só assim a D. Dilma irá fazer algo, se é que vai fazer…..

  11. Não sou professora, mas acho justa esta greve dos professores.
    Todo o meu apoio.
    E a luta continua…

  12. As promessas do governador Beto Richa não valem um “tostão furado”. Tem que ser muito ingênuo para acreditar no governador, pois ele já havia se comprometido com os professores em acordos firmados com o sindicato (APP), que a implantação do 33% da hora-atividade ocorreria no ano início de 2013. Além de não cumprir a Lei, Beto não honra a sua palavra, porém, esse tipo de atitude é comum nesse governo.

  13. Amigos irmaos professores . cuidado com os cavalos e cachorros o partido
    atual e especializado em repressao a manifestacoes de professores
    mas parece que isso p povo paranaense esqueceu!