Paraná tem o pior indicador do Sul

da Folha de Londrina

Habitação, saúde e segurança contribuíram para desempenho ruim. Foto: Franklin de Freitas.

O Paraná teve o pior desempenho da região Sul no índice criado para medir o desenvolvimento social dos estados e dos municípios com base em dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e dos ministérios da Saúde e da Educação.

Divulgado ontem pela Fundação Getúlio Vargas, o Indicador Social de Desenvolvimento dos Municípios – um estudo feito pelo Centro de Microeconomia Aplicada da Escola de Economia de São Paulo com números de 2010 – colocou o Paraná na 6 posição no ranking nacional, atrás do Distrito Federal, São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Rio de Janeiro.

Na esfera regional, o Paraná teve notas piores que os outros dois estados na maioria dos itens. No total, o Estado somou 5,51 pontos, contra 5,60 de Santa Catarina e 5,55 do Rio Grande do Sul. De uma extensa cesta de indicadores, dois deles fizeram o desempenho do Paraná cair. O primeiro é o item Habitação (coleta de lixo, energia elétrica, água canalizada, esgoto, percentual de domicílio próprio e densidade de moradores por cômodo). Neste item, o Paraná ficou em 7!º lugar.

O segundo resultado negativo foi no item Saúde e Segurança (taxas de mortalidade infantil, peso dos recém-nascidos, gravidez precoce e taxa de homicídio), no qual o Paraná também figura na 7 colocação.

No caso da Habitação, o item que mais pesou no fraco desempenho foi o percentual de esgotamento sanitário. Segundo o estudo, pouco mais da metade dos domicílios paranaenses tem ligação com a rede de esgoto (52,18%).

No caso do item Saúde e Segurança, um indicador fez a diferença na nota final. Trata-se da taxa de homicídios por grupo de 100 mil habitantes. Enquanto a média nacional é de 27,1 a do Paraná é de 33,5.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Alguém tem aí o calendário da formula 1 2013????

  2. Com o playboy governador seguimos ladeira abaixo cada vez mais rápido.

  3. isso não é coisa do beto. É o que ocorre no Brasil de norte a sul…e dizem que os responsaveis pela degradação ambiental são os agricultores.
    Será mesmo?
    Penso ser a pobreza!!!

  4. Beto Richa será lembrado para sempre pelo povo do Paraná …pena que será mal lembrado ….que governo péssimo que vem fazendo heim…

  5. Agora com o governo beto richa o que estava ruim vi ficar pior bem pior.

  6. Se em 2010, já era o pior da região sul, em 2012; com dois anos de (“Congestão”…do Beto (Boy), deve ter caído ainda MAIS, …pq…ele vive em “férias” e viagem para ver F-1 e outras “coisitas” …!

  7. O fato é que o Paraná só mudará de verdade, para melhor, a olhos vistos, com o Projeto Novo Brasil Confederativo, que coloca o Paraná como verdadeiro polo de desenvolvimento regional do Brasil descentralizado. O resto é velha choradeira, pires na mão, bença-padrinho, palanquismo vazio, trololó, mais continuismo da mesmice e mais perda de tempo. Nesse sentido, Marina Silva, na verdade, neste momento histórico, será uma ótima Vice do HoMeM do Mapa da Mina, do bem comum do povo brasileiro, que é a encarnação do Projeto Novo e Alternativo de Nação (PNBC) e de Política-partidária-eleitoral (Meritocracia Eleitoral), o Fato Novo de Verdade na política nacional, de inserção mundial do Brasil, o novo caminho para o novo Brasil de verdade, a Mega-Solução, o contraponto ideal ao velho continuismo da mesmice pobre de espírito e de idéias que aí está, com prazo de validade vencido há muito tempo, tanto na versão situação (PTMDB-agregados) quanto na versão oposição (PSDEMB-agregados). O resto, que nos desculpem a franqueza, não passa de mais dos mesmos. E hega dos mesmos, né, pelo amor de Deus. Urge darmos uma chance ao HoMeM. Aliás, o HoMeM já disse, gosto da Marina e a quero de Vice, mas se ela preferir o velho continuismo da mesmice, paciência, hei de encontrar um Vice igual ou melhor para me ajudar na MMissão de transformação de verdade do nosso Brasilzão, rumo ao sucesso pleno do bem comum da nossa população.

  8. Isso é intriga da oposição….Temos o melhor governador das galáxias!