Oposição tem 62%; Richa 29%, diz Paraná Pesquisas

* 69% dos paranaenses ainda não sabem em quem votar

Gleisi Hoffmann (PT), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB).

Gleisi Hoffmann (PT), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB).

Se as eleições para o governo do Paraná fossem hoje e os candidatos fossem Beto Richa (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB), Ratinho Junior (PSC) e Osmar Dias (PDT), teríamos um cenário incerto tal qual foi o de Curitiba em 2012 !“ que deixou o prefeito Luciano Ducci (PSB) fora do segundo turno.

Segundo levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (27) pelo jornal Gazeta do Povo, os quatro nomes da oposição somariam juntos 62% das intenções de voto contra 29% do governador Beto Richa.

Isoladamente, Gleisi teria 17%; Requião, 16%; Osmar, 15%; e Ratinho Junior, 14%. Os quatro estariam tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de 2,5%.

Hoje, é pouco provável que Requião dispute o Palácio Iguaçu. O senador perdeu a convenção estadual do PMDB para aliados de Richa.

Uma candidatura de Ratinho Junior, que obteve 40% dos votos na corrida pela prefeitura de Curitiba, também parece mais um sonho de verão. O deputado do PSC vem costeando o alambrado tucano desde que foi derrotado pelo prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT). Cogita-se, inclusive, que Ratinho ocupe uma vistosa secretaria no governo estadual e seja, em 2014, vice na chapa de Richa.

Osmar Dias, fora da política há mais de dois anos, apresenta bons índices na pesquisa, mas se encontra atrelado ao projeto eleitoral de Gleisi Hoffmann. Seria mais crível ele disputando uma vaga ao Senado ao lado da petista.

Entretanto, de acordo com a sondagem da Paraná Pesquisa, num eventual segundo turno, Richa levaria vantagem contra Gleisi, por 51% a 36. Contra Requião, Richa venceria por 55% a 31%; e contra Osmar, por 50% a 35%.

A pesquisa espontânea revela que 69% dos paranaenses ainda não têm candidato de preferência.

A Paraná Pesquisas entrevistou 1.680 eleitores de 68 municípios entre os dias 11 e 15 de dezembro.

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Essa pesquisa não é a realidade que se ouve nos quatro cantos do estado, Beto richa, não tem mais como mudar esse quadro, a população quer Mudança, pesquisa tem que ser feito no Paraná todo, consultem a satisfação dos Funcionarios publicos e seus familiares de varias secretarias do governo e tirem suas conclusões, o Beto tinha tudo para ser reeleito, mas ele mesmo com seus lideres fizeram e criaram o resultado que voces verãm. Sera o PT ou então o PMDB que vai governar no nosso Estado, mas o PMDB do Requião e não o do Pessuti e do Seraglio.

  2. ACREDITAR QUE BETO RICHA SERA REELEITO…E ACREDITAR NOS SUPER HEROIS…,BATMAN…PAPAI NOEL…MULA SEM CABECA..ACREDITAR QUE PROFESSORES ESTAO SORRINDO COM O SALARIO DE FOME..QUE O FUNCIONALISMO PUBLICO ESTA SATISFEITO E QUE A SEGURANCA PUBLICA ESTA MUITO BEM OBRIGADO…TEM ALGUEM AI EM RIBA, QUE SO PODE SER UM ETE DE OUTRO PLANETA…QUANDO O SASI PERERE CRUZAR AS PERNAS..QUEM SABE O BETINHO SERA REELEITO..

  3. Rejane: Brigadão, viu? Um 2013 com todos os seus 365 dias, ou 12 meses, ou 48 semanas, cheinhos de saúde, paz, amor e progressos mil. Deus te ama!

  4. willian meu filho..,acorda..Beto ja era..infelismente estamos sem opcao ,o negocio e torcer que surja outros candidatos…a Barbie nao esta com nada,,Requiao e um louco ,,Beto esta mal com todo o funcionalismo publico,,,com a PM esta mais sujo que pau de galinheiro..sem falar dos professores.

    • Engano seu, meu nobre.
      Na minha concepção quem vai reeleger o Beto serão os professores e policiais militares. Observe o tamanho do aumento do salários dos professores, 34%, aliás, minha mãe é professora e está muito contente, como nunca. Os policiais também, aumentos salariais enormes, contratação de 3 mil e lançado concurso para contratar mais 5 mil. Mais segurança para a população e salário digno para os servidores.

      • Willian Pergunta a sua mãe se esse aumento que ela recebeu ai foi por causa da equiparação salarial da lei do piso salarial de 2008.
        Tem professores sendo sucateados e sendo meio que foçado a trabalhar 45 horas semanais para o governo enxugar o numero de contratados pergunta sua mãe como esta a luta para implementação de 33% de hora atividade? Esse governo já mostrou que saudê e educação não faz parte da sua administração ignorante. Muitos estão na capital o próximo mais no interior a educação esta se arrastando com fechamentos de turmas e alta concentração de alunos por docente.

  5. Oposição? Que oposição tem 62%???
    Se nem mesmo PMDB é oposição ao Governador Beto Richa. O PT sozinho não faz 30% dos votos do Estado. Sonha PTzada e puxas da bonequinha, só isso também, pois do Beto ninguém tira. Será o melhor Governador da história do PR. Anote.

  6. Eles já brincaram demais com a cara do povo, eu mesmo jamais anulei o voto, sempre procurei com minha fé, escolher aquele que apresenta-se melhores propostas. A gora sobrecarregado de magoas e indignação, por impunidade entre eles e o povo, a cada dia cresce mais minha revolta. Tenho certeza que a população pretende vingança contra as autoridades corruptas. Quanto a isso, é o que espero. DE QUE VALE ALGUÉM ROUBAR O MUNDO INTEIRO E PERDER-SE NAS PRÓPRIAS RUÍNAS. seus corruptos, essa é a oração que faço para vocês .

  7. Eu estou louco pra chegar a eleicao pro governo do estado e votar em quamquer um que nao seja esse Beto Richa… o cara que odeia a classe dos professores do estado, bem com oa educação e a saude que esta pessima!! Ate pedido de prisao pelo MP ele teve.

  8. Neste quadro, quem ganha? Claro que é o REQUIÃO!!! Sem sombra de dúvidas: o melhor nome para o Paraná e o Brasil!!!

  9. Olha não sei qual é o pior, mas no Beto Richa e PSDB eu já aprendi a lição não voto nunca mais! e acredito que muitos votos que ele poderia receber aqui no litoral ele perdeu, fui advertida em não votar nele, porém quis pagar para ver e infelizmente contribui para empurrar o Paraná para o buraco.

  10. Gostaria, mas não sei como fazer, de copiar todos os comentários, para relê-los dia seguinte à eleição de 2014.

    Alguém me ensine.

    • Parreiras, seleciona o comentário que quer copiar ou todos, ctrlC para copiar, abre o word e ctrlV para colar, aí salva numa pasta e em 2014 lê.
      Elton
      dezembro 27, 2012 às 17:02
      Pelo visto análise não é o teu forte JR.
      Com a máquina do Estado na mão e tem meros 29%”¦ Para quem se elegeu no primeiro turno com 52%, em dois anos de governo medíocre ele perdeu metade dos seus eleitores ““ vai tomar uma cacetada no primeiro turno e vai perder os rumos da política, vai sair mais desmoralizado do que está.

      Responder
      Sandro
      dezembro 27, 2012 às 15:54
      bem”¦apenas mostra o resultado de um estado que voltou a andar”¦..afinal, os 20 bi de invetimentos privados, que vão gerar 100 mil empregos, os 3 mil policias contratados, mais o concurso de outros 5 mil, a reaparelhagem da policia, a fim da era da mentira, o fim do periodo das trevas”¦.isso tudo é mostrado pelo nome Beto Richa”¦..quando ao Rei”¦coitado, cada ação dele apenas mostra o quanto afundado na lama se encontre e a Gleisi,..bem o negócio dela é esperar 2018, pra dai disputar contra um Ratinho Jr”¦”¦”¦.os Dias são piada..um não existe e o outro tem mais que se explicar a justiça, sobre a tal filha fora do casamento, que corre sobre segredo de justiça”¦”¦”¦rsssss”¦.se na familia tá assim, imagina nos itens públicos”¦”¦”¦

      Responder
      JOSÉ CARVALHO
      dezembro 27, 2012 às 16:00
      JR
      Sim, antes da campanha o Betinho malvadeza ganharia de qualquer um da oposição, mas pelos meus calculos daqui a 1 ano e 6 meses ele não irá nem ao segundo turno pois é tão ruim que vai perder essa eleição sozinho! Basta a oposição mostrar o que ele não fez e vai acontecer que enm em Curitiba com a cria dele Luciano Ducci de chuchu.

      Responder
      JR
      dezembro 27, 2012 às 20:57
      Bem caro PTista, se vocês sonham em ter Gleisi governadora é bom esperar até 2018, pois lançar o nome dela agora contra o “Betinho Malvadeza” só vai arruinar a carreira política dela. E outra, Gleisi terá muito chão pra “queimar” e mostrar muito serviço para o Estado, para ai sim ser candidata, ganhar é outra coisa. Sei que pra vocês que são PTistas de carteirinha é difícil aceitar isso, mas fazer o que, isso é política”¦ hehehe

      Responder
      Por que o jornal Gazeta do Povo censurou Alvaro Dias? ““ Blog do Esmael
      dezembro 27, 2012 às 17:51
      […] da oposição, juntos, têm 62% dos votos e o governador Beto Richa (PSDB) tem apenas 29% (leia mais sobre isso clicando aqui). Possivelmente, com Alvaro na jogada, a situação ficaria ainda mais crítica para o governador […]

      Responder
      @deMoura__
      dezembro 27, 2012 às 18:09
      INTERESSA AO PSDB QUE O ÁLVARO NÃO DISPUTE O SENADO, PORQUE SE O ÁLVARO NÃO DISPUTÁ-LO, O OSMAR DISPUTARÁ-LO E PORTANTO O OSMAR FICARIA FORA DA VICE DE GLEISI, O QUE ENFRAQUECE A CHAPA DA GLEISI NO INTERIOR.

      Responder
      CARLAO
      dezembro 27, 2012 às 19:54
      POIS ,POIS MEU WOTO FOI PRO SACO”¦QUAL DOS TRES E O PIOR CANDIDATO..EU HEIN.

      Responder
      Parreiras Rodrigues
      dezembro 27, 2012 às 22:38
      Gostaria, mas não sei como fazer, de copiar todos os comentários, para relê-los dia seguinte à eleição de 2014.

  11. Os números dizem tudo: quem saiu da prefeitura de Curitiba com uma aprovação que beirava os 70%, se elegeu governador no primeiro turno com mais de 52% dos votos, não sabe o que está fazendo no governo e nem sabe pra que serve o cargo que ocupar – 29% não é nada, não passa nem para o segundo turno.
    Detalhe é que ele é o único candidato declarado, quando os outros entrarem no páreo e começar a campanha pra valer ele vai estagnar ou vai cair mais ainda porque ele é o seu adversário e vai perder para a sua própria incompetência e de seus amigos e assessores…

  12. POIS ,POIS MEU WOTO FOI PRO SACO…QUAL DOS TRES E O PIOR CANDIDATO..EU HEIN.

  13. INTERESSA AO PSDB QUE O ÁLVARO NÃO DISPUTE O SENADO, PORQUE SE O ÁLVARO NÃO DISPUTÁ-LO, O OSMAR DISPUTARÁ-LO E PORTANTO O OSMAR FICARIA FORA DA VICE DE GLEISI, O QUE ENFRAQUECE A CHAPA DA GLEISI NO INTERIOR.

  14. JR
    Sim, antes da campanha o Betinho malvadeza ganharia de qualquer um da oposição, mas pelos meus calculos daqui a 1 ano e 6 meses ele não irá nem ao segundo turno pois é tão ruim que vai perder essa eleição sozinho! Basta a oposição mostrar o que ele não fez e vai acontecer que enm em Curitiba com a cria dele Luciano Ducci de chuchu.

    • Bem caro PTista, se vocês sonham em ter Gleisi governadora é bom esperar até 2018, pois lançar o nome dela agora contra o “Betinho Malvadeza” só vai arruinar a carreira política dela. E outra, Gleisi terá muito chão pra “queimar” e mostrar muito serviço para o Estado, para ai sim ser candidata, ganhar é outra coisa. Sei que pra vocês que são PTistas de carteirinha é difícil aceitar isso, mas fazer o que, isso é política… hehehe

  15. bem…apenas mostra o resultado de um estado que voltou a andar…..afinal, os 20 bi de invetimentos privados, que vão gerar 100 mil empregos, os 3 mil policias contratados, mais o concurso de outros 5 mil, a reaparelhagem da policia, a fim da era da mentira, o fim do periodo das trevas….isso tudo é mostrado pelo nome Beto Richa…..quando ao Rei…coitado, cada ação dele apenas mostra o quanto afundado na lama se encontre e a Gleisi,..bem o negócio dela é esperar 2018, pra dai disputar contra um Ratinho Jr……….os Dias são piada..um não existe e o outro tem mais que se explicar a justiça, sobre a tal filha fora do casamento, que corre sobre segredo de justiça………rsssss….se na familia tá assim, imagina nos itens públicos………

    • Que estado você vive mesmo meu caro? Acho que você vive e respira o que vê na globo – nas propagandas milionárias gastas para divulgar o Estado de Respeito que só respeita os amigos do Rei…
      Ou você é comissionado e pra você o Estado está a mil maravilhas ou é um desinformado.

  16. Ou seja… Beto Richa ganha de qualquer um dos candidatos que a oposição lançar… hehehehehe

    E ainda tem “articulador” político que julga Richa um péssimo estrategista??? Estes conhecem muito de política, não é mesmo? kkkkkkkkkkkk

    • Pelo visto análise não é o teu forte JR.
      Com a máquina do Estado na mão e tem meros 29%… Para quem se elegeu no primeiro turno com 52%, em dois anos de governo medíocre ele perdeu metade dos seus eleitores – vai tomar uma cacetada no primeiro turno e vai perder os rumos da política, vai sair mais desmoralizado do que está.

      • Elton, vocês perderam o PMDB pro Beto, perderam as principais prefeituras do Estado para ele também, se iludem achando que Fruet prefeito de Curitiba possa de alguma forma ajudar Gleisi em um possível confronto direto com Richa, mas esquecem que quem elegeu Fruet foi Jaime Lerner e sua “equipe” e não o PT, que na verdade só atrapalhou a vida do Fruet, pois este poderia ser eleito no primeiro turno caso o PT não estivesse ao seu lado.

        E ainda diz que eu não sei fazer analise? hehehehehehe

        Para a loirinha sair candidata ao governo e ter alguma chance, é preciso fazer algo pelo Estado, pois até o momento ela como senadora não trabalhou e como ministra não derramou uma gota de suor, se é que me entende. Gleisi tem muito trabalho pela frente se quer mesmo ser governadora algum dia, ficar apenas bancando a papagaia da Dilma não lhe darão o palácio Iguaçu.

        Leia com atenção, GRANDE ANALISTA POLÍTICO DO ESTADO… hehehehehe

  17. Uai porque não incluiram o nome do Pessutão. Bom essa passa. Inclua então para o senado em 2014. Vamos que vamos. Jf

  18. toma playboy

  19. Foraaaaaaaa PLAYBOY, ACORDA POVO, ele não fez nada até agora, e tem gente passando a mão na cabeça desse incompetente!

  20. E olha que a pesquisa é do tal Murilo Hidalgo, fartamente remunerado pelo Beto…

  21. Vai, Beto. Vai.

  22. Uai sô, esse tal Sarnicha Richarney tá cresceno no Estado igualzim ao Aécio lá im Minas; Êles cresce que nem rabo de égua; prá baxo…
    Reparano bem, eles até que parece um com o outro. O Aécio é famoso no Rio, em Copacabana porque , eles fala que ele cheira muito a play-boy, aspira a sê o mais rico do mundo (com o dinhero do povo)e também gosta um pouco da manjuba; da cobra encantada…Afe! O Sarnicha também é play-boy, que toda a riqueza só pra ele e a muié e os filho, (e os irmão tamém).É impressionante que os 2 é do PSDB (maldição), neoliberais a proveito próprio, não conseguem governar por não saber que o governo é para a população, e não pra turma do bilhão, e a imprensa que não tem nada de positivo pra falar dele, quando é comprada, divulga com uma falsa alegria alguma pesquis não menos comprada, e ainda aparece no blog um classe média delirante sentindo petéquias porque aqui só se desce o cacete nesses slafrários.
    Só mesmo um decadente pra imaginar que alguem fora da turminha do bilhão aprova os Sanicha Richarney ! ! !

  23. Me inclua ai nos dezessesis por cento do Requião. mais dizem que vai a 31% no segundo turno isso antes do debate então vai ser massacre calculo Requião 70%, Piá de predio 15% e 15 nulo e branco.

    • Vixi…depois desse resultado , os Rock pira…..tá chegando a hora de por o Rei no seu lugar, no hospicio….de 2014 não passa……esse ser vai pagar o mal que fez ao Paraná….o dia vai chegar………..se bem, que primeiro ele precisa tentar melhorar dentro do PMDB que já lhe deu um belo bofetão……venha Rei, as urnas te esperam……

    • hehehehe

      Ainda tem gente do lunátio que acredita que ele consiga sair candidato contra o Beto Richa? ele perdeu o próprio partido do Beto… e pensam que podem vencer uma eleição? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

  24. Ainda em quem votar em 2014 não saberia. Mas Richa sem chance alguma, pelo fato de eu ser cidadão do Paraná e não pessoa ligada por interesses pessoais deste “governo” que ai se encontra.

  25. Nesse contexto, o Álvaro Dias, pelo PDT (ou PNBC), seria o fiel da balança, ou não ?

  26. Esperamos que esse indice mude, RICHA NUNCA MAIS, não votei nele, nunca votaria, espero que a sociedade Parananense acorde e veja o que ele fez na prefeitura e atualmente em sua gestão, NADA, NADA, NADA, pra não fazer nada e esvaziar os cofres publicos para mordomias pessoais, esse é seu lema. ACORDA PARANÁ!!!!

  27. O dono do blogue persiste na estrambólica missão de oferecer leitura diferente dos fatos.

    Dias desses, “Dilma tem 80 por cento de aprovação” o título, escondendo que uma penca tá bronqueada com a saúde, a educação, a segurança, a infraestrura.

    Nas semana, desqualifica o instituto que fez pesquisa pró Beto e destacou que “a grande maioria desconhece programas do seu governo”.

    Hoje, soma todos os demais candidatos, contra a candidatura de BR.

    Ô Esmael: Disfarça, menino, tá dando muito na cara.

    Põe também ai que não fossem as políticas sociais (bolsas, vales, cotas), mais o arreganhamento do crédito, o incentivo ao consumo, a isenção do IPI (o que arde na bunda de estados e municípios), esse governo da presidentE (só escrevo errado quando erro) seria um leira de zero à esquerda.
    Coisa feia, sô!

    • Qual o problema com as politícas sociais? Elas têm dado frutos, basta ver pesquisas de como o número de pessoas carentes e pobres aumentou nas Universidades.
      Se tem tido um lado positivo, essas politícas devem ser mantidas e, inclusive, melhoradas. Afinal, este é apenas um dos meios para tentar diminuir a desigualdade.

    • quer ler elogios ao beto boy leia o fabio campana

    • Caso não houvesse as bolsas, as cotas, os vales e a isenção do IPI, não mudaria nada para os municípios…Os municípios não estariam investindo em nada muito menos na vida dos munícipes.
      Gostaria de vê lo criticando as farras das câmaras e dos Derossos da vida.
      Não dá né? Defende o Beto defende o Derosso também.

  28. Como dizem, povo gosta mesmo é de carinho: pedágio carinho, energia carinho, e por aí vai. Acorda povo!

    • Verdade Profa, se o povo não fosse tão submisso a estas coisas que você acabou de escrever, Lula, o PT e Dilma não estariam nem próximos do poder, mas como disse, o povo gosta mesmo é de “carinho”… hehehehehe

    • Muitas das vezes, não se pode generalizar,,,porque sou convicto do voto que depositei,,,sempre votei para o candidato Requião, votei e incentivei alguns à votar para Gleisi, agora estou confiante no candidato Beto Richa,,, Não cabe a mim pronunciar palavras de baixo calão contra a atitude do que o Roberto Requião tomou e toma referente aos benefícios para o povo Paranaense,,, e também estou a observar o desenvolvimento da minha candidata Gleise,,se a vestígios de parceria com Requião e Sarnei,,,Quero dizer também, que eu votei para eles e também tenho direito de cobrar o meu voto, da melhor forma que for.