Blog do Esmael

A política como ela é em tempo real.

Oposição tem 62%; Richa 29%, diz Paraná Pesquisas

* 69% dos paranaenses ainda não sabem em quem votar

Gleisi Hoffmann (PT), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB).

Gleisi Hoffmann (PT), Beto Richa (PSDB) e Roberto Requião (PMDB).

Se as eleições para o governo do Paraná fossem hoje e os candidatos fossem Beto Richa (PSDB), Gleisi Hoffmann (PT), Roberto Requião (PMDB), Ratinho Junior (PSC) e Osmar Dias (PDT), teríamos um cenário incerto tal qual foi o de Curitiba em 2012 !“ que deixou o prefeito Luciano Ducci (PSB) fora do segundo turno.

Segundo levantamento da Paraná Pesquisas, divulgado nesta quinta-feira (27) pelo jornal Gazeta do Povo, os quatro nomes da oposição somariam juntos 62% das intenções de voto contra 29% do governador Beto Richa.

Isoladamente, Gleisi teria 17%; Requião, 16%; Osmar, 15%; e Ratinho Junior, 14%. Os quatro estariam tecnicamente empatados, dentro da margem de erro de 2,5%.

Hoje, é pouco provável que Requião dispute o Palácio Iguaçu. O senador perdeu a convenção estadual do PMDB para aliados de Richa.

Uma candidatura de Ratinho Junior, que obteve 40% dos votos na corrida pela prefeitura de Curitiba, também parece mais um sonho de verão. O deputado do PSC vem costeando o alambrado tucano desde que foi derrotado pelo prefeito eleito Gustavo Fruet (PDT). Cogita-se, inclusive, que Ratinho ocupe uma vistosa secretaria no governo estadual e seja, em 2014, vice na chapa de Richa.

Osmar Dias, fora da política há mais de dois anos, apresenta bons índices na pesquisa, mas se encontra atrelado ao projeto eleitoral de Gleisi Hoffmann. Seria mais crível ele disputando uma vaga ao Senado ao lado da petista.

Entretanto, de acordo com a sondagem da Paraná Pesquisa, num eventual segundo turno, Richa levaria vantagem contra Gleisi, por 51% a 36. Contra Requião, Richa venceria por 55% a 31%; e contra Osmar, por 50% a 35%.

A pesquisa espontânea revela que 69% dos paranaenses ainda não têm candidato de preferência.

A Paraná Pesquisas entrevistou 1.680 eleitores de 68 municípios entre os dias 11 e 15 de dezembro.

Comentários desativados.