Nomeação de Eleonora e Márcia Fruet não é nepotismo

Márcia Oleskowski e sua cunhada Eleonora Fruet (Mauro Campos).

Márcia Oleskowski e sua cunhada Eleonora Fruet (Mauro Campos).

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), levou algumas caneladas ao anunciar, ontem (17), a sua irmã, Eleonora, e a esposa, Márcia, como secretárias. Dizem que isso é nepotismo. Quero discordar: não é.

Eleonora, além de uma técnica reconhecidamente competente, faz política há muito tempo. Não assumirá o cargo de secretária de Finanças como prêmio de consolação ou por ser parente do prefeito eleito. Lutou pelo poder, é militante, portanto, há um exagero hipócrita em setores da mídia nativa.

O mesmo pode-se falar de Márcia O. Fruet, escalada pelo marido para comandar a Secretaria de Ação Social da prefeitura. A jornalista não recebeu um mimo, ela conquistou esse espaço fazendo política. Quem não se lembra de sua combatividade durante a campanha eleitoral? De suas tuitadas ácidas que tanto incomodavam os adversários políticos?

Não vejo ilegalidade ou imoralidade nos agentes políticos, embora haja uma tendência de demonização da política no país. Sem os políticos e os partidos regrediremos à  sociedade tribal, onde a disputa pelo poder torna-se-ia uma carnificina. As legendas partidárias foram uma invenção fantástica para mediar conflitos da humanidade, ou seja, são um marco civilizatório.

Não tenho procuração para defender as moças, mas a demagogia barata udenista não pode suplantar o Estado Democrático de Direito e a tão castigada Constituição (inclusive pelo próprio Supremo Tribunal Federal). Quem faz política, sendo parente ou não, tem o direito, sim, de ocupar espaços em governos. Não se trata de nepotismo. à‰ a minha opinião.

70 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vendo esse post antigo fico feliz, pois o a defesa que o prezado colunista fez ao agora quase EX PREFEITO E FAMÍLIA se deteriorou perante a opinião da maioria.
    É NEPOSTISMO!!!!!
    Descarado e safado!
    E foi um péssimo governo!

  2. Claro que não é nepotismo é FRUITISMO!

    Se elas são tão boas assim, pq não foram “convocadas” a exercer cargos em outras secretárias de outros partidos?
    Me poupe neh. Agora que o irmão/marido está lá… pode colocar as “excelentíssimas” pra mostrar trabalho.

    Fala sério….

  3. Grande novidade você, reconhecido chapa branca, defender o PT. Defende aos quadrilheiros do mensalão. Tudo pela causa. O Brasil se ferrou. Vai demorar 20 anos pra recuperar destes 12 anos.

  4. …Quando vc não esta no poder..no cso oposição nomear parente é nepotismo..quando vc é eleito nomear parentes e qualificação técnica..blargh…

  5. No meu modo de entender não configura nepotismo por ser um cargo político em que o secretário se enquadra como um agente político.

    É tudo intriga da oposição….agora se eles contratassem em outros cargos ai sim ficaria configurado nepotismo. Alem do mais o prefeito é advogado é conhece bem de lei.

    • Então Beto responda uma questão, o salário deste então agente político é pago com fundos do partido? Lógico que não, é pago com o dinheiro público e sendo desta forma é nepotismo sim!

  6. Votei em vc Gustavo, mas estou arrependido, pois vc está se mostrando igual aos teus antecessores que você tanto criticou por estas práticas.Ou quando a oposição faz é crime e quando vc faz é certo? Me poupe com essa conversa mole,
    qualquer um que trabalhou para vc em campanha então merece corôas…

  7. Acho que há um exagero nas palavras escritas na matéria. Mais parece uma peça de defesa do que uma matéria jornalística.
    Penso que os ocupantes de cargos devem mostrar de fato a sua capacidade de gestão e isso tem que ser notório.
    O que uma pessoa com formação jornalística e que, pelo que se noticia, nunca ocupou um cargo na área de gestão social pode fazer numa secretaria dessas? Nada. Ela será apena aquela a quem os servidores dirão amém e nada mais.
    Sabemos que hoje tais praticas de nepotismo são combatidas e o sr. Prefeito eleito deveria dar o exemplo, pois ataca de bom moço mas a lição não serve para ai mesmo. Sobre a irmã, concordo com quem escreveu que nunca se soube de nenhuma atuação dela na área privada. De fato, só porque ela faz política pode ter direitos a cargos? É assim? Sem questionar a suposta capacidades das duas mulheres, até porque desconheço tanto sobre pontos positivos e negativos na área profissional, mas penso que nesse momentos de tão propagada mudança o Prefeito pisou na bola na duas escolhas. Tinha outras opções e deveria tê-las usado. Lamentável!

  8. Já começou mal. O poder muda de mãos mas os velhos hábitos continuam os mesmos. Não é possível que uma pessoa há tanto tempo na política, como o Gustavo, não conheça pessoas capazes de administrarem tais secretarias, além de sua esposa e sua irmã. O blogueiro parece que não conhece o conceito de Nepotismo, ou mudou o seu significado para se “adequar” ao seu candidato. Acredito que o Fruet possa fazer um bom governo, até porque pior que o atual será difícil, mas compactuar com esse tipo de atitude é inaceitável e inconstitucional. Segue a súmula vinculante do STF:

    Súmula Vinculante nº 13:

    “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”

  9. Essa indicação contraria a todos que reconheceram no gustavo uma possibilidade de mudança da velha política em Curitiba. A Assistencia social hoje é lei, política pública das mais complexas exige profissionalismo, não estamos mais na era da caridade, isso qualquer pessoa pode fazer. E fica uma pergunta porque então não apoiar um cozinheiro para a procuradoria geral do município ?ou uma assistente social? ou uma educadora, ou um tratador de animais? ou uma jornalista?Decepção é o sentimento do momento. Vale lembrar que não foi assim que agiu o seu pai, procurem e vejam que naquela época não havia nepotismo por parte do sr Maurício e muito menos o ranço do primeiro damismo coronelesco , politiqueiro, patrimonialista.Uma lástima caro Esmael.

  10. não ninguem chia . mas e nipotismo sim .por que não aceitaram o irmão do requião no tribunal de contas? isso vai somar com as criticas para 2014.

  11. Nepotismo é emprego de parente, não importando se tenha se formado na NASA ou estudado em MARTE.
    Pode defender o que bem entender, mas não pode querer alterar o nome das coisas. Afinal, elas são o que são…

  12. Parem de chiar por causa que o Fruet vai nomear a Eleonora. Quem conhece sabe que ela é a pessoa mais adequada pra Secretaria de Finanças. É uma excelente profissional e uma pessoa de confiança do Gustavo. Quanto a esposa do Gustavo, desde Fani Lerner até Marry Ducci, é um cargo natural para uma primeira-dama desempenhar um papel social. Se todos os Prefeitos de Curitiba até agora fizeram isso, porque o Gustavo não pode fazer?

    • não devia fazer sabe porque? Ele, em 2010…o Fruet caceteou o Requião porque o mesmo empregava parentes! E agora ele faz o mesmo. Mas é normal. Fruet falava mal do PT e agora…Santinho….do pau oco….bem oco. Ainda teremos outras surpresas…Ah claro ja tivemos uma outra: ele nomeou gente proxima do Derosso e tbem a superintendente atual do Governo Beto Richa….

  13. a conduta do governador respalda qualquer nepotismo.para mecher com gustavo ,como ,e ha na esfera estadual o nipotismo .o psdb paranaense combateu o nipotismo na era requião ,agora o traia ano não diz nada!

  14. Lu, não vejo absurdos em o Gustavo nomear parentes (Eleonora e Marcia) para a Secretaria de Financas e FAS. Sào competentes e, certamente, farão um belo trabalho em benefício de Curitiba e sua populacão. Preocupa-me, contudo, que o Gustavo Fruet não venha a reconhecer funcionários de carreira da prefeitura cuja competência vem demonstrando há anos. Você está com a razão. Não são funcionários de A, Bou C, mas da prefeitura. Gustavo precisará e, certamente, saberá valorizar esses funcionários para o sucesso de sua gestão. Principalmente em secretárias técnicas como Urbanismo.

  15. A Secretaria Financas, assim com outros cargos, deve ser ocupada por pessoa com competência, integra e ética. Atributos que Eleonora Fruet reconhecidamente possui. Convidada, por sua competência, para assumir cargos no Governo de Requião e Beto Richa demonstrou sua competência e ética. Sem apegos a cargo, renunciou aos mesmos quando tanto Requião como Beto Richa não foram corretos, politicamente, com Gustavo Fruet, impedindo-o de disputar a prefeitura de Curitiba em 2004 pelo PMDB e em 2012 pelo PSDB. Curitiba ganhará com Eleonora na Secretaria de Financas e Marcia na FAS.

  16. Nussa…nunca vi um blogueiro fazer tanta ginástica pra defender nepotismo…o que vai rolar ae hein? hahahahaha

  17. O que Gustavinho de 2010 falaria para o Gustavinho Prefeito que empregou a mulher e irmã?

    http://www.psdb-pr.org.br/noticia.php?idnoticia=202

    E fez uma dura crítica ao nepotismo no atual governo. “Bem mesmo, no Paraná de hoje, estão os muito próximos ao governador, particularmente sua família abrigada no governo”, criticou. E lembrou que a prática agora também chega ao Tribunal de Contas, com a operação deflagrada pelo governador para tornar o irmão e secretário de Estado da Educação, Maurício Requião, conselheiro. “Ao irmão mais novo, o governador quer agora garantir uma vaga no Tribunal de Contas”, disse.

  18. O duro é ser chefe de executivo, e não escolher para alguns cargos de confiança alguns parentes, se são competentes.

    Porém, no meu entender é nepotismo.

  19. É nepotismo sim. Ponto final. http://pt.wikipedia.org/wiki/Nepotismo se é moral, legal, ou seja lá o que for, não interessa, continuará sempre sendo nepotismo assim como quem crê em jesus cristo é chamado de cristão e quem não crê em deus é ateu. Esmael, não adianta querer justificar, o significado da palavra nepotismo é o que interessa e o que o Fruet está fazendo é nepotismo sim.

  20. ah…mas criaram essa de nepotismo para sacanear o Requião. No governo dele tudo era nepotismo. agora as vozes se calaram de vez: faça o que eu faço, mas não faça o que eu digo.

  21. Para mim é um absurdo o Sr. Gustavo Fruet nomear parentes enquanto fica alardeando aos quatro cantos que vai tirar toda a diretoria da Secretaria de Urbanismo, só porque o protegido dele Reginaldo Cordeiro não se criou ali dentro. Quero lembrar que os funcionários do urbanismo são todos de carreira, ou seja, fizeram concurso para estarem ali, não são do Ducci, Betto ou Taniguchi, são da PREFEITURA, portanto, merecem respeito, pois não estão encostados em cargos políticos e sim chegaram onde estão por merecimento e estão dentro de suas carreiras.

    • Muitos funcionário de carreira, foram desmamados…os motivo eles sabem bem… não é questionar suas competências…em todas as secretárias municipal este servidor trabalhou para os gestores anteriores para reelege-los, ainda bem que o prefeito atual falou que não ia a caça as bruxas é só ver quantos pegaram férias licença premio e por ai em diante, em época de eleição.

  22. Sem defender um lado ou o outro, vale aqui dizer que no 1º e 2º escalãos, cargos de diretores (as) e superintendentes a lei permite autoridades executivas nomear quem quer que seja. É ligitimamente legal. O que não pode é o Prefeito de qualquer lugar do Brasil, nomear Cargos Comissionados em 3º e 4º escalão sem que haja emergência para a função. Mesmo assim, é possível até que se realize concurso específico. Dai entra a lei de concursos, etc…Muitos consideram imoral. Porém, para se alegar isso, devemos aguardar pelo menos, um ano para ver o que tais pessoas nomeadas estão produzindo. Se estiverem sendo lícitas e produtivas, por que exonerá-las…Em sendo eleitor em Curitiba, o voto de confiança tem que prevalecer. Caso contrário, podemos engessar a máquina pública de um jeito, que nem milagre dará jeito na coisa pública…

  23. Esmael, não questiono a competência técnica de ambas. Mas, independentemente disso, a nomeação de esposa e irmã para cargos de confiança na administração municipal é nepotismo. E isso é proibido.
    Não há qualquer dúvida a respeito. Vide súmula vinculante 13 do STF: “A nomeação de cônjuge, companheiro ou parente em linha reta, colateral ou por afinidade, até o terceiro grau, inclusive, da autoridade nomeante ou de servidor da mesma pessoa jurídica, investido em cargo de direção, chefia ou assessoramento, para o exercício de cargo em comissão ou de confiança, ou, ainda, de função gratificada na Administração Pública direta e indireta, em qualquer dos Poderes da União, dos Estados, do Distrito Federal e dos municípios, compreendido o ajuste mediante designações recíprocas, viola a Constituição Federal.”

    • Em 2008, esse STF que hoje é endeusado pela maioria, ao analisar a Súmula Vinculante número 13, decidiu que “cargo político” é diferente de “cargo público”. Ou seja, as nomeações para funções de natureza política, como as de secretários, não se configuram nepotismo. Resumo da ópera: esse debate é udenista (falso moralista). É isso.

      • Por favor, não misture alhos com bugalhos. Gostando ou não, e me parece que você não gosta, o STF que se hoje se apresenta foi composto, em sua maioria, enquanto a presidência da república era chefiada por agente vinculados ao PT, que lá foi posto pelo voto popular oriundo da sociedade que você, e eu também, fazemos parte. Aliás, a prerrogativa de compor do STF é da presidência porque a Constituição assim estabelece e que, por sinal, pode ser alterada pelos parlamentares que eu e você lá colocamos. Já adianto: não sou filiado e nem xiita de nenhum partido. Sou leitor de seu excelente blog, pelo qual o parabenizo e respeito a sua opinião de defender o secretariado anunciado pelo Gustavo Fruet. Mas antes de verbalizar contra seus comentaristas, por favor não os trate como se todos fosse da mesma laia. Meu comentário foi técnico e sem qualquer índole política. De fato, há um julgado isolado no STF a afastar a aplicação da súmula para os cargos de secretariado municipal, mas sua incidência exige o cumprimento de tantos requisitos que acaba por inviabilizar a mitigação pretendida. Obrigado.

        • Não o destratei. A minha resposta também foi técnica e política. Se você acha que eu o ofendi, não era a minha intenção. Por isso lhe peço desculpas e agradeço por seus comentários. Obrigado.

  24. Então tá! Agora existe a meia grávida! O campeão moral! Eita Esmael! Agora chutou o balde!

  25. Prezado jornalista,
    Discordo da sua opinião. É nepotismo SIM! Consulte um bom dicionário e a legislação vigente. Competência no caso pode ser credencial mas o que pesa mesmo é o laço de parentesco. Não o fossem seriam indicadas? Aliás o que menos conta no arrazoado do jornalista é fator competência. Deduzo que pesou mesmo foi a militância política, a combatividade eleitoral, as twitadas ácidas, a garra na luta pelo poder e, sobretudo, os laços de sangue e familiar. Aliás, se o Gustavo não fosse filho do Maurício seria o que hoje? Se o Beto nao fosse filho do José seria o que hoje? Se o Ratinho não fosse filho do Ratão…? Se o Arruda não fosse sobrinho do Roberto…? Se o Zeca não fosse filho do Dirceu…? Aproveitar a fama de pais para se dar bem também é uma forma de nepotismo, caro jornalista.
    Enfim, prezado jornalista, política existe e políticos são imprescindíveis, menos no Brasil onde somos tutelados por sábios doutores da lei.

  26. Este blog ja foi bem mais sério. O Fruet vai ser igualzinho aos outros. Falácias e promessas antes. Ovelhinha de presépio depois. E esse Esmael tá boicotando um monte de comentários contra suas diretrizes e crenças. Só eu já tive uns 5 comentários não publicados. Outros colegar, muito mais que isso. Vai defender a raça dos poderosos agora Esmael? Tá ganhando quanto com isso? E como sei que não serei publicado, v.s.f antes que eu me esqueça.

  27. Fruet nepotou e o Esmael, tentando babar ovo, capotou nessa postagem. Mulher e irmã até podem ser de confiança e podem ter certas competências, mas quer dizer que, pra essas pastas, os nomes delas são os melhores possíveis numa cidade cheia de pessoas com formação superior para as áreas social e de finanças?
    É nepotismo, e, se criticava-se antes a prática de favorecimento a parentes em outros governos, mantenha-se a coerência, uais!!!!

  28. a márcia eu concordo e´tradição a primeira dama assumir a ação social , mas a eleonora não concordo por mais competente e honesta que ela seja.

    • Tradição? Feudal!!! K K K Eleitores de Cúritiba acham que fazem parte da União Européia!!! … Ha Ha…

      • O STF, ao aprovar o enunciado da Súmula Vinculante 13, “EXCLUIU, EM PRINCÍPIO, OS EXERCENTES DE CARGOS DE NATUREZA EMINENTEMENTE POLÍTICA, COMO SECRETÁRIOS MUNICIPAIS E ESTADUAIS E MINISTROS DE ESTADO…sai fora com essa de União européia, sou” Curitibano com muito Orgulho”, e se vc não gosta da cidade e dos Curitibanos vazááááaá.

  29. Não é nada democrático vc não publicar meu comentário Esmael. Qual é o problema?

  30. Esmael de Deus, o homem começou da pior maneira possível, nomeou a parentela para altos cargos e mandou um recado claro para aqueles que discordaram dele durante a campanha: vai dar aos blogueiros que o criticaram o que eles merecem. Isto me lembra o Requião, que aliás, também tinha parentes no governo e apanhava todo dia da imprensa.

    Este artigo está pondo em risco a tua credibilidade.

  31. Quero me deter apenas na expressão “quem faz política, merece”. Em primeiro lugar, não se deve confundir “fazer política” com militância. Política todos fazem, de um modo ou de outro. Em segundo lugar, o verdadeiro Estado Democrático e de Direito deve prever a rotatividade do poder, e não as mesmas de sempre se revezando. E por fim, se não fossem irmã e esposa, não seriam escolhidas para nada, pois muitas outras pessoas de maior empenho na campanha e de maior qualidade para ambos os cargos não foram escolhidas.

  32. E agora caros PTistas de carteirinha… para o governador Beto Richa é nepotismo, e no caso do prefeito eleito de Curitiba que tem como vice alguém do PT, também é nepotismo ou neste caso vale a máxima: “Para meus amigos as falhas da lei, para os meus inimigos os rigores da lei”…

    Gustavo Fruet também comete o nepotismo tão combatido pelo Partido dos Trabalhadores no Paraná?

  33. hahahahahhahahahahahaha! justificativas rápidas para justificar o injustificável. Mas se o raciocinio era combinar curriculo e cargo, a mocinha tem em seus curriculo divulgado pela imprensa ontem e algumas assessorias de imprensa…üm graaaaaaaaaaaande curriculo d ejornalista….rs. Ela não deveria, então, ocupar um cargo na assessoria de comunicação. Porque diabos nós continuamos perpetuando que assist6encia social é o salão de chá da primeira dama. putz!

  34. Ou seja nepotismo não é nepotismo para o Esmael.

  35. VC mesmo massacrou o Beto pela nomeação do da Mulher e Irmão para o Secretariado!! Conformne a fonnte do $$, muda a opnião. Lamentável!! Risível!! Imoral!!! e deve engordar tbem!!

  36. Significado de Nepotismo

    s.m. Prática de dar importantes cargos políticos ou funções de relevo nos negócios aos membros da própria família. A palavra nepotismo significa governo dos sobrinhos. Nepote é a palavra latina para sobrinho.
    Atitude de alguns papas que concediam favores particulares a seus sobrinhos ou a membros de sua família.
    Favoritismo, proteção escandalosa, filhotismo

  37. Caro blogueiro então do sr governador tão combatido pela sua pessoa não é nepotismo!!!!!!
    na minha ignorância gostaria que o sr me explicasse a diferença pois os dois o sr governador e o sr prefeito usam a mesma fala da reportagem

    • Acho que você errou de blog. Nunca tripudiei em cima dessa demagogia de nepotismo. Tem coisas mais importantes para se debater. Também não acho pecado deputado, senador, vereador ganhar bem, pois isso ajudaria a evitar “cachorros” e outros acertos que são mais nefastos ao erário.

      • concordo plenamente sr.blogueiro mas a prática é de nepotismo ai sim como o sr diz os caninos podem acontecer pois parente é parente

  38. Pra mim é uma questão de bom senso… Foi um passo à trás!!!

  39. Esmael,

    de boa, mas nem vem que não tem.

    nepotimo = favoritismo para com parentes. (houaiss)

    e nem cabe tentar justificar com a experiência das moças.

    Ou, com isso, existe alguma insinuação de falta de competência por parte de Fernanda e Zé Richa filho.

    Ora, pau que bate em Chico, necessariamente deve bater também em Francisco.

    Ou a regra só vale para os outros?

  40. Qual seria o nome dado para políticos que nomeiam parentes para cargos públicos que não efetuaram concurso?

    Eu sei a resposta: NEPOTISMO

  41. Concordo com você : pessoas capazes conquistam espaços. Parabéns à essas mulheres : muito trabalho e responsabilidade pela frente. Nepotismo ??? Eduardo Requião, psiquiatra , assumindo o “posto ” de superintendente do porto de Paranaguá … isso sim é um grande e inquestionável exemplo de demagogia barata !!!

  42. Discordo de vc, justamente pelo curriculo, a Márcia é jornalista, ou seja, não tem a minima ideia do que é a politica nacional da assistencia social.Um dos grandes debates é a emancipação politica das pessoas ,essa nomeação reforça o primeiro- daminismo ,reforça a concepção de que os pobres tem que receber caridade e não ferramentas que levem a superação da sua situação de vulnerabilidade.

    • É que a Márcia morre de inveja da Fernanda Richa e acha que será melhor que está, por isso quer assumir a FAS.

      • Calma pessoal…as duas são competentes e não precisão do dim dim público, são esposa e tem que ajudar sim seus esposos, podem chama-las de atuantes.
        E os críticos de plantão, se fossem vcs no lugar deles e encontra-se esta brecha
        na súmula vinculante 13…oque fariam nomeariam a turma do dinheiro na cueca.

  43. Vamos estabelecer o seguinte:

    Só é nepotismo se for o Requião…

  44. Requião dizia que seus irmãos Eduardo e Maurício também eram os mais competentes do mundo. O que a jornalista Marcia entende de assistência social? O mesmo que você entende de metafísica Esmael. Respeito sua opinião, mas essa história de dizer que não é nepotismo quando aperta o próprio calo é cortina de fumaça. Além do mais, nunca vi Eleonora ocupar um cargo de destaque na iniciativa privada, a não ser passagens pelo poder público. E vê se publica aí

  45. HUM!!!! EMPREGAR PARENTE MUDOU DE NOME……

  46. votei em fruet e posso criticá-lo…começou mal…muito mal!!!

  47. Bom dia Esmael.

    Concordo com sua colocação, a tempo que vem se argumentando que parente não pode ser contratado, tenho a mesma opinião sua, o fato de ser parente não pode ser usado como condição para contratação e tão pouco para exclusão.

  48. Prezado Esmael,

    Excelente e consistente análise. Eleonora e Márcia são mulheres extremamente competentes e esforçadas e que foram, juntamente com a Vice Mírian e Gina Paladino, chanceladas pelo voto popular, porque as quatro participaram de forma incansável tanto da elaboração do programa de governo, quanto da dura campanha eleitoral (principalmente o primeiro turno) de Gustavo Fruet. Desse modo, continuo confiante de que Gustavo respeitará a voz das urnas e não nomeará pessoas e integrantes de grupos que foram rejeitados pelo voto popular para conceder prêmios de consolação ou pressões partidárias.

  49. Que é isso, Esmael? Se o nome de Eleonora, finalmente encontrou uma pasta à qual corresponde sua formação e expertise, o mesmo não se pode dizer da primeira-dama. A incoerência é flagrante. Durante a campanha dizia-se a quatro ventos que o “primeiro-damismo” na FAS acabaria, depois vem isto? Aliás, se a motivação das pastas é o empenho na eleição (e não defendo que o seja), há muita gente que deveria estar antes.

  50. É risível ver o José Wille e o Luiz Geraldo Mazza, na CBN, fazendo malabarismos de dar cãibra na língua para defender o nepotismo de Gustavo Fruet ao nomear irmã e esposa para o primeiro escalão da “sua” prefeitura, da mesma forma que é cômico ler este post. Nepotismo, sim, do mais ordinário e comum. Todos praticam. Fruet, embora tente cultivar uma aura de príncipe da política paranaense, em nada difere dos demais.

  51. pois,pois, concordo plenamente…….mas então está na hora de acabar de vez com esta conversamole, Fruet segue Richa, que seguiu Requião, assim como os já transpassados, todos os governos são totalmente trazparente.

  52. SE NAO E NEPOTISMO MUDOU O GUSTAVO ANTES TAMBEN CRITICAVA O PT EO OSMAR DIAS E AGORA SAO ALIADOS ATE QUANDO/????????????

    • ONDE ESTÁ A MUDANÇA, quando Fruet começa por repetir os mesmos erros de outros governantes?

      Nepotismo tem haver com parentesco, portanto independe de competência ou não para o exercício da função.

      $ubmissão aos patrões do transporte coletivo de Curitiba, prática ESCANCARADA do nepotismo com esposa e irmã em setores essenciais, QUEM DISSE QUE ESTE ERA O CANDIDATO DA MUDANÇA?

      A Prefeitura mudou de grupo, mas não de postura.

      Isso é péssimo para uma cidade que ainda vai esperar ANOS por um líder com iniciativa, isenção, coragem e principalmente compromisso com a Lei e a Ética!