Niemeyer foi um homem cuja grandeza ultrapassou a arquitetura, diz Jaime Lerner

da Agência Brasil

Lerner: Oscar Niemeyer foi maior arquiteto do mundo.

O arquiteto e urbanista Jaime Lerner não poupou elogios ao mestre! Oscar Niemeyer durante velório na manhã de hoje (7), no Palácio da Cidade, na zona sul do Rio. Foi um grande homem do seu tempo. à‰ um homem cuja grandeza ultrapassou até a arquitetura. Foi um homem generoso. O maior arquiteto do mundo.!

Para Lerner, que foi prefeito de Curitiba, e se diz orgulhoso de ter a marca do arquiteto no museu da cidade, Niemeyer é um dos poucos homens no mundo a quem estará reservada a eternidade. Ele só demorou porque a eternidade também tem sua burocracia, mas agora já tem quem redesenhe a Via Láctea!, completou visivelmente emocionado.

O também arquiteto Paulo Casé saiu do velório dizendo que Nieymer foi um homem perfeito”. “Um ser humano inigualável.!

O velório ocorre no salão nobre, no segundo andar do Palácio da Cidade. O caixão está coberto com a bandeira do Brasil.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Jaime Lerner, outro grande gênio da arquitetura, mas visivelmente um idiota, assim como Oscar… hehehehehe

  2. Jaime Lernner foi um grande um homem que começou bem e terminou mal, e o q ue restou para o povo do Paraná foi isso, pode ter sido um bom prefeito e ter recebidos todos esses títulos, mas deixou o Paraná muito, mal. E o mais importante não é começar bem, mas terminar bem!!!

  3. Lerner fez coisas boas no tempo que foi prefeito em dar aval ao IPPUC e planejar a cidade, obvio que a cidade cresceu e tem problemas, mas imagine se não tivesse sido projetado essas linhas de biarticulados as rápidas como seria hoje.

    Mas ai foi lançado ao posto de governador e nisso ele conseguiu ser muito ruim privatizou o Banestado nos deixando uma divida de bilhões para o povo pagar, privatizou as estradas onde temos um dos maiores pedágios do Brasil. Além de outros problemas que até hoje não foi explicado peo MP, como as contas CC5 no Banestado e outros.

    Mas como arquiteto Lerner tem seu valor e não da pra negar o cara é bom. E sinceramente se eu fosse prefeito de alguma cidade que está em fase de crescimento conversaria com ele para montar projetos urbanista.

  4. O batel é lindo .mas o alto boqueirão ,riberão das padilhas e um indice ,para encontrar o contraste de alguns comentarios. o fedor de urina na rui barbosa ,e carlos gomes ,rios enterrados ,e coberto pelo bolo de pixe ,e cimento. bonita mesmo..

  5. É tem gente que gosta de dar bom dia a cavalo.
    Pode ter sido o que for, mas deixou uma divida de 10 milhões por mês por conta da “doação” do Banestado ao Itaú. Tem também Costa Oeste, Títulos Podres, Shopping de Maringá, etc… Banestado Leasing…. O que não falta é “obras”…
    Depois de Aroldo Leon Peres (que foi acusado por um safado empreiteiro que está no inferno – CRA) para a história este será o segundo.
    Só que, como a imprensa é “dominada”, o cara vira um santo.

  6. Se nao fosse o Lerner, Curitiba nao seria a bela cidade que é…e o Paraná ainda estaria dependendo de soja e milho para sobreviver..

  7. pra resouver a mobilidade de curitiba é construi auto estradas que que viabilize o transito .veiculos que passam por curitiba ,mas não tem destino para curitiba .poderiam passar a 15 ou 20 metros acima da superficie .e so não ter do de dinheiro. construir pelo menos uns 4000 mil quilometros de vias elevadas resouveria .mas pode tambem, quem vem do interior do parana .ter passarelas especiais e vice verça . muitos veiculos que trafegam pela região de curitiba não precisam estar em curitiba .o destino e santa catarina ,paranagua ,são paulo e interior do parana .mas isso e possivel ,não facil .podemos começar hoje ,para que no futuro a cidade não fique parada…

  8. Jaime Lerner reconheceu a grandeza de OSCAR NIEMEYER, como arquiteto, somente. Ideologicamente foram BEM diferentes…Enquanto Lerner é um PRIVATIVISTA, egocêntrico…NIEMEYER foi HUMANISTA e SOLIDÁRIO ao seu POVO, pricipalmente aos MAIS explorados…!

  9. Com certeza este Igor deve ser um asponei ou baba ovo do entreguista cabeça branca. Que so nao vendeu o paraná porque senão teria que mudar de estado. Burguês mediocrata. Arrumar o centro todo mundo fez. Desde os tempos do Mateus Leme. Queria ver ele arrumar os bairros. Coisa que nenhum dos antecessores teve (cu)ragem pra fazer.

    • “Celso & Faísca”, peçam ajuda de alguém para ler a sinopse deste livro para vocês…

      http://books.google.com.br/books/about/Brazilian_Architects.html?id=2IqISQAACAAJ&redir_esc=y

      Logo após Oscar Niemeyer (pelo menos eu não saio do mérito do tópico), vem o nome de qual arquiteto? De qual cidade?

      JAIME LERNER, CURITIBA !

      Pessoas intelectualmente diminutas, uma minoria inculta, sobram neste tópico como alvo de chacota…

      A doutrina internacional da arquitetura reconhece a grandeza tanto de Niemeyer bem como Lerner, mas quem iria esperar que vocês dois (Faísca e Fumaça) fizessem o mesmo?

      Não sou do ramo de arquitetura, não trabalho com e nem para Lerner, mas não pude me conter de postar depois de ler os comentários sem fundamento de vocês… Confundindo política com arquitetura, coisa de gente que não lê jornal, MAS SE LIMPA COM ELE… kkkk…

      Continuem com seus argumentos vazios… vamos continuar rindo de vocês…

  10. Puxa, para ter uma resposta assim, na ponta da lingua esse seu Igor deve trabalhar na firma do homem.

  11. Pelo menos este passou pela vida como homem honrado. Coisa que já não se pode dizer o mesmo de certas pessoas, né seu LERNER???

    • JAIME LERNER, doa a quem doer, chore quem chorar, difame injustamente quem quiser e for ignorante, deixou legado indelével para nossa amada Curitiba:

      1) Consolidou a transformação urbana e implantou o Sistema Integrado de Transporte Coletivo reconhecido mundialmente por sua eficiência e qualidade (naturalmente depende de gestores competentes para atualizá-lo e buscar outras soluções para a atualidade);

      2) Na década de 60, ele e sua equipe venceram dois importantes concursos de arquitetura: 1o colocado no Concurso Nacional para a Sede da Policia Federal em Brasília, 1968; 2o. colocado no Concurso Internacional Eurokursaal em San Sebastian, Espanha, 1966. Foi membro do grupo de jovens arquitetos brasileiros que representaram o Brasil na Exposição Bienal de Paris em 1969. Em 1989 ganhou a Medalha de prata no International City Design Competition promovido pela Escola de Arquitetura e Planejamento urbano da Universidade de Wisconsin nos Estados Unidos.

      3) Lerner desenvolveu projetos para várias cidades brasileiras como Rio de Janeiro, São Paulo, Recife, Salvador, Aracaju, natal, Goiânia, Campo Grande e Niterói, entre outras. Também rtrabalhou em Caracas (Venezuela), San Juan (Puerto Rico), Xangai (China), Havana (Cuba), Seoul (South Korea); e foi consultor das nações Unidas para assuntos urbanos.

      Tem muito mais… vou parar por aqui… Fico imaginando o curriculum do “Faísca e Fumaça”… Kkkkkkk….

      • Mas, Jaime Pedágio Lerner, não resolveu os problemas da periferia de Curitiba.

        • Como se os problemas da periferia fossem fáceis de resolver…..

          Ao menos Lerner não deixou Curitiba virar uma Porto-Alegre, desorganizada, caótica, com um transporte público horrivel, e cheia de elevados.