“Não te interessa”, diz Richa, sobre valor de aluguel de avião para assistir corrida de Kart

por Karlos Kohlbach, Robson Martins e Luiz Carlos da Cruz, via Gazeta do Povo

Beto e Fernanda Richa embarcam em Navegantes com destino a Cascavel: aeronave paga por empresa de secretário. Foto: Hugo Harada/GP.

Beto e Fernanda Richa embarcam em Navegantes com destino a Cascavel: aeronave paga por empresa de secretário. Foto: Hugo Harada/GP.

Beto viaja a SC em avião pago por empresa privada

O governador Beto Richa (PSDB) e a primeira-dama Fernanda Richa viajaram ontem até Santa Catarina e Cascavel, na Região Oeste do Paraná, com um avião pago por uma empresa privada do ramo de alimentação.

Pela manhã, Richa desembarcou no aeroporto de Navegantes (SC), onde pegou um helicóptero com direção à  cidade de Penha, na qual visitou o cartódromo do Parque Beto Carreiro. Na pista, acontece hoje a disputa das 500 milhas de Kart. A visita, em horário de expediente, não fez parte da agenda oficial do governo.

à€ tarde, o casal voltou de helicóptero para Navegantes, onde embarcou no avião com destino a Cascavel. Na cidade paranaense, participou de solenidade oficial.

A aeronave, que ficou à  disposição de Richa durante todo o dia de ontem, pertence à  empresa Helisul Táxi àereo, que tem contrato com o governo do estado para a prestação de serviço de transporte aéreo. Segundo o dono da Helisul, Eloy Biesuz, o avião foi alugado pela empresa Esdel Comércio de Produtos Alimentares, que tem sede em Pato Branco e filiais em São José dos Pinhais, Maringá e Camboriú (SC). Segundo a Helisul, o avião usado ontem não é o mesmo utilizado pelo governador em viagens oficiais pagas pelo estado.

A Esdel pertence ao grupo Meimberg, que tem outras dezenas de empresas de diferentes ramos. Um dos sócios do grupo é o secretário estadual de Assuntos Estratégicos, Edson Luiz Casagrande. Ele confirmou que alugou a aeronave para que Richa estivesse no evento de automobilismo !“ esporte muito apreciado pelo governador. Richa chegou inclusive a ser piloto de kart na juventude.

Eu convidei o governador Beto Richa para ele conhecer, visitar e até, se possível, pilotar [um kart]. Como ele não tinha jeito de vir, fizemos esse bate-volta [à  cidade de Penha]!, disse Casagrande. O filho do secretário é um dos pilotos que vai participar da corrida. A expectativa era que o governador pelo menos assistisse à  prova. Ontem, ainda no cartódromo, Richa afirmou que não iria pilotar porque não conhecia a pista.

Já em Cascavel, o governador admitiu que a visita ao cartódromo não era um compromisso oficial. Era uma pauta particular!, disse Richa. Ao ser questionado sobre o valor do aluguel da aeronave, respondeu: Não te interessa!.

Em nota, a assessoria do governo do estado informou: O governador não tem horário de expediente. Ele é governador 24 horas por dia, nos sete dias da semana!. A nota ainda cita que, em outros dias da semana, os compromissos oficiais terminaram, por exemplo, à s 23 horas. Sobre o fato de usar um avião alugado por uma empresa particular, a assessoria informou que o governador viajou a convite!.

Comentários encerrados.