Ministro Fux, do STF, foi engolido pela vaidade, diz Nassif

Jornalista diz que ministro Luiz Fux decidiu entrar para a história “como o esperto”; em entrevista concedida à  Folha neste domingo, ela conta como fez sua escalada rumo ao STF.

do Brasil 247

A entrevista de Luiz Fux à  jornalista Mônica Bergamo, num ato de sincericídio explícito, ainda vai dar muito o que falar. Segundo o jornalista Luís Nassif, a vaidade de Fux engoliu sua própria esperteza. Leia:

Luiz Fux, a vaidade engoliu o esperto

por Luís Nassif

Quando começaram a circular as primeiras versões sobre o périplo de Luiz Fux em Brasília, para conseguir a indicação para o STF (Supremo Tribunal Federal), confesso que fiquei com um pé atrás e me recusei a divulgar.

O quadro que me traçavam era de uma pessoa sem nenhum caráter. Eram histórias tão esdrúxulas que só podiam partir de quem pretendia desmoralizar o Supremo.

Uma das histórias era sobre sua visita a Antonio Palocci. Ele próprio, Luiz Fux, teria entrado no tema “mensalão” e assegurado que, se indicado Ministro do STF, “mataria no peito” o processo, afastando o perigo de gol.

A mesma conversa teria tido com José Dirceu. Falava-se também das manobras para aproximar-se de Delfim e do MST, mas descrevendo um cara de pau tão completo que parecia um exercício de ficção em cima de Pedro Malasartes, Macunaíma ou outros personagens folclóricos.

Com sua competência imbatível, Mônica Bérgamo recolheu todas as lendas e perguntou sobre elas ao personagem. Fux se vangloria tanto da esperteza que deixou de lado a prudência e confirmou todas as malandragens. Como se diz em Minas, a esperteza comeu o esperto.

Prefere entrar para a história como o esperto. Que assim seja.

13 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Se a idéia é jogar no ventilador, escreva também sobre a vergonha que é o processo para se ganhar uma cadeira no STF, se for fazer uma lista de artimanhas para se entrar no STF, certamente que a do ministro FUX será uma das mais angelicais. Pense nisso. Relacione ainda em seu sábio entendimento quem hoje reembolsa o PT pelas indicações com a suja fidelidade de quem o indicou.

  2. o monopolio da midia vai continuar? alô congresso, de legisladores, para a grande midia!

  3. Da Carta Maior:
    A PERUCA ECUMÊNICA DO ALPINISMO

    A entrevista do ministro Luiz Fux à Folha, neste fim de semana, tem valor pedagógico naquilo que explicita, sendo desnecessário aplicar-se a ela a lógica do domínio do fato’, tão cara ao udenismo do qual ele se tornou uma voz exclamativa. Trata-se de oportuna ilustração da abrangência ecumênica do método alpinista que a indignação seletiva costuma atribuir como traço biográfico exclusivo de personagens lamentáveis acoplados à luta social e à esquerda. Na escalada ao topo, o pretendente à suprema toga não hesitou em servir-se do repertório que abrange do tráfico de influência à oferta de dotes autoatribuídos — no caso, a persona de um zagueiro do Direito, capaz de ‘matar no peito’ processos de interesse de seus interlocutores, desde que escalado para o time do STF, naturalmente. Ao avocar-se o talento um rompedor de fronteiras que depois defenderia como pétreas, já travestido em torquemada dos holofotes, Fux ombreia-se em credibilidade ao adorno capilar postiço que arremata a sua figura. O conjunto sinaliza uma trajetória cuidadosamente produzida ao preço de apliques que se renovam ao sabor da conveniência e do interesse. Sugestivo dessa versatilidade é o fato de ter se oferecido à Folha para contar um pedaço do que fez, acenou e moveu até ser indicado à vaga que ocupa hoje no STF. O que disse dispensa-nos do que não disse, sendo suficiente ao descortino de uma ética líquida à beira do ralo do descrédito. Resta saber se o streap-tease mudará a hipocria dos critérios midiáticos que reservam ao campo da esquerda o monopólio do oportunismo.

  4. PelamordeDeus alguém me explique, desenhe, o que é esse tal de Projeto Novo e Alternativo da Nação, PNB, Meritocracia Eleitoral. Parece coisa do Enéas, aquele do “EU SOU O ENÉAS”…

  5. Mais uma razão par ser atendido o anseio justo, antigo, merecido do PR: nomeação de paranaense de nascimento para o STF!

  6. FHC foi mais feliz ao nomear aqueles que poderiam acusá-lo e julgá-lo. Fux, reportou-se a 1983, quando aprovado em concurso para Juiz. E por lembrar essa data, me lembrei de 1981, quando fui aprovado em concurso para delegado e de fato, a meu ver, tb para promotor (integrante em Sampa, da mesma turma de Marrey fillho, ex-PGE, cursinho preparatório , entre outros filhotes de medalhões do Jud. e MP), porém barrado no baile por falta de padrinho no país do QI (quem indicou), onde quem não tem padrinho morre pagão. Foi aí, há 31 anos, que fechei a conclusão sobre Sodoma (modello de república) e Gomorra (modello pollítico-partidário-eleitoral), e a necessidade imperiosa do Projeto Novo e Alternativo de Nação e de Política-partidária-eleitoral para por fim às ditas cujas, passando a espreitá-las passo-a-passo, dia após dia, durante anos, até chegar à conclusão do PNBC e da Meritocracia Eleitoral. E daí, à pergunta que nunca mais quis se calar no meu cérebro: destruir ou não destruir Sodoma e Gomorra ? Eis a questão.

  7. mas padaria voce não vê ninguem sendo julgado lá..se fizesse o mesmo com os outros criminosos ai eu batia palmas .mas soltaram o cachoeira .o dantas .o mundinho de muita gente não vê como foi aprovado a reeleição do fgh .mas no dito mensalão do pt, voce martina sabe o nome dos deputados que receberam dinheiro,eu não sei.o relator tambem não disse!

  8. Quem chega a algum lugar de destaque sem indicação? Até pra trabalhar em padaria pedem que alguém te indique…

    Problema teríamos se ele tivesse chegado aonde chegou e absolvesse os mensaleiros corruptos. Da forma como ele realmente tem agido, punindo e mandando pra cadeia os políticos safados, merece mais é nosso respeito.

    O que o povinho tonto e esculachado não percebe é que os PTralhas estão usando a opinião pública pra tentar tirar o Fux do Supremo…E do jeito que o povo é burro, é bem capaz de cair nessa.

    • A sua esposta à Martina não poderia ter sido melhor,principalmente quando você diz que na padaria ninguem é julgado!Parabéns.

  9. nunca houve julgamento pessoal desse tipo ,esse foi o primeiro e ultimo. mas o cahooiera ta solto. o stf deu harbes corpus ao cachoeira e sua turma .o caso oportunity nunca foi julgado.o demostenes tá numaboa .ele sabe quem são os sujos do ministerio publicoe stf,judiciario em geral.a globo sabe tambem,por que a globo e a carta maior das leis do brasil.o fux e apenas um animalzinho de estimação do pig..mas se mecher com serra ou a azeredo ai vira demonio..

  10. Luiz Flux juntamente com o presidente do Stf que trouxeram um pouco de luz e moralidade ao STF estão de parabens. Vaidade em ser justo e honesto é melhor do que o antigo STF, que era o altar da IMPUNIDADE e transformava o órgão em balcão de negócios dos políticos.