Ministério deve confirmar exame positivo para vaca louca! no Paraná

“Vaca louca”: um abacaxi para o governador Beto Richa descascar.
Confusão pouca é bobagem no Paraná. Cerca de 2 mil cooperativistas paranaenses estão reunidos, nesta manhã (7), em Curitiba, no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses. Como não poderia ser diferente, a notícia de que o Ministério da Agricultura deverá confirmar hoje exame positivo para “vaca louca” em rebanho do estado, preocupa os presentes. Mais um abacaxi dos grandes para o governador Beto Richa (PSDB) descascar. Como diz um leitor deste blog, se confirmada a doença, “nem um bifinho será vendido nos próximos meses”. A seguir, reproduzo matéria do jornal Valor Econômico:

por Por Tarso Veloso, via Valor Econômico

O Ministério da Agricultura recebeu na noite desta quinta-feira a confirmação de que a contraprova do exame realizado em uma vaca morta no Paraná atestou positivo para a presença do agente patogênico do mal da vaca louca!. O ministério irá comunicar o resultado na sexta-feira pela manhã à  Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês). Segundo uma fonte do ministério, o Brasil continua com o status sanitário “insignificante” para a doença.

Suspeitava-se que o animal tivesse morrido de raiva, mas as primeiras análises obtidas pelo Ministério da Agricultura identificaram a presença do príon, uma forma de proteína que é o agente patogênico do mal da vaca louca! (encefalopatia espongiforme bovina), moléstia neurodegenerativa que pode ser transmitida ao homem na forma da doença de Creutzfeldt-Jakob. A contraprova recebida ontem confirmou o diagnóstico e impõe um futuro de incertezas ao mercado de produção de carne brasileira.

O ministério vai se pronunciar oficialmente nesta sexta-feira pela manhã sobre o caso. Os técnicos da Pasta aguardavam uma contraprova do tecido do cérebro do animal para tirar quaisquer dúvidas sobre a ocorrência da doença e adotar as providências necessárias, uma vez que a doença costuma provocar barreiras comerciais amplas e duradouras à  carne bovina do país no exterior.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *