Ministério deve confirmar exame positivo para vaca louca! no Paraná

“Vaca louca”: um abacaxi para o governador Beto Richa descascar.

Confusão pouca é bobagem no Paraná. Cerca de 2 mil cooperativistas paranaenses estão reunidos, nesta manhã (7), em Curitiba, no Encontro Estadual de Cooperativistas Paranaenses. Como não poderia ser diferente, a notícia de que o Ministério da Agricultura deverá confirmar hoje exame positivo para “vaca louca” em rebanho do estado, preocupa os presentes. Mais um abacaxi dos grandes para o governador Beto Richa (PSDB) descascar. Como diz um leitor deste blog, se confirmada a doença, “nem um bifinho será vendido nos próximos meses”. A seguir, reproduzo matéria do jornal Valor Econômico:

por Por Tarso Veloso, via Valor Econômico

O Ministério da Agricultura recebeu na noite desta quinta-feira a confirmação de que a contraprova do exame realizado em uma vaca morta no Paraná atestou positivo para a presença do agente patogênico do mal da vaca louca!. O ministério irá comunicar o resultado na sexta-feira pela manhã à  Organização Mundial de Saúde Animal (OIE, na sigla em inglês). Segundo uma fonte do ministério, o Brasil continua com o status sanitário “insignificante” para a doença.

Suspeitava-se que o animal tivesse morrido de raiva, mas as primeiras análises obtidas pelo Ministério da Agricultura identificaram a presença do príon, uma forma de proteína que é o agente patogênico do mal da vaca louca! (encefalopatia espongiforme bovina), moléstia neurodegenerativa que pode ser transmitida ao homem na forma da doença de Creutzfeldt-Jakob. A contraprova recebida ontem confirmou o diagnóstico e impõe um futuro de incertezas ao mercado de produção de carne brasileira.

O ministério vai se pronunciar oficialmente nesta sexta-feira pela manhã sobre o caso. Os técnicos da Pasta aguardavam uma contraprova do tecido do cérebro do animal para tirar quaisquer dúvidas sobre a ocorrência da doença e adotar as providências necessárias, uma vez que a doença costuma provocar barreiras comerciais amplas e duradouras à  carne bovina do país no exterior.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Bem… só tem uma vaca louca da qual o Beto Richa deva ter cuidado… hehehehehe

  2. Donde eu cheguei agora tinha umas 30 vaca lôca!

  3. Isso é foda mesmo, mais para quem sabe o quanto custa e o que tem que fazer para produzir, o que esta havendo é briga de interesses e especulações. SMJ

  4. porque sera que colocaram a foto da vaca loka ao lado do beto richa na materia acima, sera alguma ilicao,/comparacao, isto e pura maldade, que coisa feia,

  5. no batel não tem pradaria e envernadas….

  6. arroba do boi gordo ,e 96a 98 reais no paraná .o preço faz tempo que continua o mesmo.mas no mercado esta bem mais caro. a vaca é 10 reais mais barato que o boi. mas os pobres compram vaca com o preço de boi!

  7. Já temos uma tartaruga sonsa no governo, agora, vaca louca?

  8. QUE NADA, A VACA ABRIU A BOCA SE ESPREGUICANDO, SONOLENTA , BETINHO JA MANDOU TIRAR M UMA FOTO POSTOU, PARA DIZER QUE ELAS ESTAO LOUCA.VEM VERBA….

  9. A vaca loca tá na assembléia, os DEPUTADOS querem aposentar com 17.000,00 reais, bando de canalhas.
    Quem paga é o povo, sempre o povo.

  10. E o Inacio Kroetz? Pq não fala nada? Do que se esconde o homem? Justifique o cargo e tome as medidas. Ou ao menos preste esclarecimentos.

  11. Aos boca de burro que postaram culpando o atua governo pelo vaca loca recomentdo: leiaam as notícias onde o Ministério da Agricultura atesta que não há essa doença no gado paranaense. Isso só mostra que neste blog só dá PTzada, admiradores do mensalão.

  12. Provavelmente ele dirá que foi uma “herança maldita” (mais uma) deixada pelo antecessor. Incompetência, inutilidade, enganação, mentiras.
    A vaca louca está é no Centro Cívico…

  13. Se alguém disser pro Beto que tem “vaca louca”, ele vai achar que é só mais uma menina baladeira querendo sair com ele.
    Triste!

  14. li no blog do fabio campana ,requiao diz que o mal da vaca louca foi transmitida por deputados do pmdb que aderiram ao beto richa, e que o apoiam na assembleia legislativa e em todas as acoes do gov. do parana.

  15. NO GOVERNO REQUIÃO TINHA VACA DOIDA, AGORA NO GOVERNO BETO RICHA TAMBÉM TEM VACA CHUPETA DA CABEÇA 021.

  16. Entrega o caso para o Delegado da Polícia Federal que estava em greve e realizando prisões na Sanepar, certamente ele vai prender Beto Richa provando que a vaca foi criada por ele desde pequeno!

    São tantos os disparates, que ninguém acredita em mais nenhum periódico e muito menos em algum inquérito, mesmo que seja sanitário…

  17. Só falta os incompetentes da turma do Beto falarem que é perseguição ao Paraná por parte do Ministério da Agricultura.

    • Com certeza isso é retaliação, pois o Beto não quis fazer o que a Dilma queria, reduzir em 20 por cento a tarifa de energia.

  18. fico muito triste com esta noticia,o parana perdera com vendas internas externas de carne bovina, carne sofrera grande desvalorizacao,isto nao e ruim para beto richa, isto e muito ruim para todo o parana.