Mais ricos confiam mais no STF, diz pesquisa do Ibope

Marco Maia e Joaquim Barbosa, presidentes da Câmara dos Deputados e do STF, respectivamente, estão em campos opostos desde que o plenário do tribunal decidiu cassar os mandatos dos deputados federais condenados no processo do mensalão. Maia reagiu à  sentença e, na semana passada, afirmou que só o Legislativo tem a prerrogativa de cassar seus próprios integrantes, o que gerou o impasse.

Marco Maia e Joaquim Barbosa, presidentes da Câmara dos Deputados e do STF, respectivamente, estão em campos opostos desde que o plenário do tribunal decidiu cassar os mandatos dos deputados federais condenados no processo do mensalão. Maia reagiu à  sentença e, na semana passada, afirmou que só o Legislativo tem a prerrogativa de cassar seus próprios integrantes, o que gerou o impasse.

Os mais ricos são os que mais confiam no Supremo Tribunal Federal (STF), diz pesquisa divulgada pelo Ibope.

Segundo o levantamento do instituto, o STF leva a melhor em comparação ao Congresso Nacional.

A Corte Suprema tem um índice de confiança entre a população maior do que o do Congresso Nacional: 54 a 35, numa escala que vai a 100.

Os mais confiantes são os mais ricos (60 pontos entre quem tem renda familiar superior a 10 salários mínimos), os moradores das regiões Norte e Centro-Oeste (60 pontos) e os com 50 anos ou mais de idade (56 pontos).

Comparando-se aos 83 pontos do Corpo de Bombeiros – sempre a instituição mais bem avaliada pela população -, nem o Supremo nem o Parlamento estão especialmente bem aos olhos do público. Mas os 19 pontos de vantagem dos ministros de toga em relação aos congressistas estão além de qualquer margem de erro.

Com informações de agências.

4 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Nada de novo, rico no mundo, salvo exceções, é inimputável.

    Veja os ‘mensalões’ do PT e do PSDB, ninguém foi atrás do Daniel Dantas.

    Maluf livre,leve e solto, além de muito votado.

    Roger Abdelmassih, o médico estuprador, está solto e frequentando restaurantes chiques em Sampa.

    Pimenta Neves, Thor Batista, etc…

  2. os ricos do paraná não vão preso, claro! quando não me bate e bom!

  3. claro, a justiça foi feita apenas para os ricos, quantos ladrões do dinheiro público foram presos? nenhum aqui na câmara de curitiba roubaram uma fortuna e ninguém foi preso ou devolveu a nossa grana. a justiça é pro ricos e cadeia pros pobres.

  4. FELIZ NATAL NOVO BRASIL CONFEDERATIVO !!! Neste Natal de 2012, o ano do fim do mundo previsto pela civilização Maia, além do aniversário do Filho mais ilustre da humanidade, feito em parceria com o Arquiteto do Mundo, temos a comemorar também alguns óbitos de suma importância salutares para o futuro próximo do Brasil e do Mundo, porque implica em alguns grandes Nascimentos ainda mais importantes do que os óbitos, que se fazem necessários e indadiáveis, a partir de 2013. Primeiro falemos dos óbitos, que são as ditaduras 171 e o modello pollítico-partidário-elleitoral 171 (nas versões oposição e situação), que, na verdade, são as duas faces do modello de repúbllica 171 (com a banda podre da mídia, entre outras, tb à bordo), todos colocados na berlinda neste ano de 2012, que se finda com a providencial condenação do fim do mundo, dos mesmos, a partir do Brasil, como profetizaram os maias. Até porque, na verdade, a condenação do tal “mensalão” pelo STF, ainda que por linhas tortas em alguns casos, no conjunto da obra, é muito mais emblemática, mais profunda e muito além da restrita, rasa , seca, cômoda, continuista e conveniente percepção do Aécio que enxerga só o que lhe convém com vistas à próxima eleição, como todo bom bagre ensaboado viciado no modello-pollítico-elleitoral luso-tupiniquim. Na verdade, o STF, brasuca, consciente ou inconscientemente, condenou à morte os modellos de pollítica-partidária-eleitoral e de repúbllica 171, e também a opção militarista gollpista ditatorial, por via de consequência, com repercussão não apenas no Brasil mas em todo o Mundo racional, democrático e civilizado. O diabo que te carregue ditaduras 171 e modellos de repúbllica e pollítica-partidária-elleitoral 171. Feliz Natal Novo Brasil Confederativo com Meritocracia Eleitoral, alicerçados na paz,no amor, no perdão,na conciliação, na união e na mobilização em torno da Mega-Solução, são os votos do HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro.