Joaquim Barbosa amarela ao negar pedido de prisão a réus do mensalão!

Joaquim Barbosa amarelou diante das pressões do presidente da Câmara, Marco Maia, e do PT de Lula, que ameaçava sair à s ruas para defender os seus.

Joaquim Barbosa amarelou diante das pressões do presidente da Câmara, Marco Maia, e do PT de Lula, que ameaçava sair à s ruas para defender os seus.

O ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), amarelou, na tarde desta sexta-feira (21), ao negar pedido de prisão imediata aos réus da Ação Penal 470, chamado pela velha mídia e demotucanos de mensalão!.

O pedido de prisão imediata fora formulada pelo procurador-geral da República, Roberto Gurgel, que esta semana havia prometido investigar o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva devido a declarações do publicitário Marcos Valério.

Ao negar a prisão imediata de réus como José Dirceu, José Genoino e de três deputados federais, por exemplo, Barbosa amarelou porque o PT e de vários setores da sociedade ameaçaram ao longo da semana sair à s ruas pelos seus.

Juristas renomados também se colocaram contrários à  perda imediata da liberdade, pois as sentenças ainda não transitaram em julgado, ou seja, há ainda possibilidade de os réus recorrerem das sentenças condenatórias.

O recuo de Joaquim Barbosa preserva o respeito à  Constituição e ao Estado de Direito Democrático.

“Há que se destacar que, até agora, não há dados concretos que permitam apontar a necessidade de custódia cautelar dos réus, os quais, aliás, responderam ao processo em liberdade. A isso se soma o fato de que já foi determinada a proibição de os condenados se ausentarem do país, sem prévio conhecimento e autorização do Supremo Tribunal Federal, bem como a comunicação dessa determinação à s autoridades encarregadas de fiscalizar as saídas do território nacional”, diz um trecho da decisão de Barbosa, extraído de um documento de três páginas.

O presidente da Câmara, Marco Maia, estava disposto a abrir a Casa para dar asilo político aos parlamentares, caso a decisão do presidente do STF fosse diferente. O poder legislativo afirma que somente ele mesmo tem a prerrogativa de cassar mandatos eletivos.

45 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. o processo penal de um pais,o identifica como uma democracia ou com um estado totalitário.o que a meu olhar, a condução da ação penal 470 foi conduzida num aspecto totalitário,pois as condenações se deu sem provas cabais,percebo que não houve respeito a muitos direitos fundamentais,o que me deixa preocupado com a gestão do atual presidente do stf.

  2. SENSURADO:
    23:20 E MEUS COETAROS AINDA NÃO FORA DIVULGADOS! Isto sim é o PIT (partido da iprensa Ptista).

  3. O Gurgel sabia que o seu pedido de prisão imediata era ilegal sem o processo estar transitado e julgado, mas ele e o PIG queriam tripudiar em cima do Zé Dirceu, iam mostrar ao vivo em rede nacional o Zé Dirceu sendo preso na véspera de Natal. O Gurgel e o PIG através das suas radicalizações e provocações estão semeando muito ódio e isso não é bom para ninguém.

    • É verdade MARCOS… Vc observou muito bem!! Tanto é q hoje!!A GLOBO NEWS, O G1.COM… Mudaram suas matérias, quase 80%, e quase nem tocam no assunto da açao penal 470… Heheheheheheheheheheh… O PIG aguardavam de camarote o veredito do presidente do supremo! E de preferencia q fosse desfavorável ao Zé Dirceu. Coisa de cinema mesmo! todos preparados para dar o maior destaque na prisão do zé Dirceu. Heheheheheheheheheheheheheh… A imprensa marrom toda equipada!! Pra fazer uma reportagem no estilo final de copa do mundo e o Brasil na final! KKKKKKKKKK TOMARAM UMA DUXA DE AGUA FRIA!!! EITA PIG!! VA DERRETO TUCANADAS DO DEMO!!!

      • E sendo assim, a retrospetiva da Globo em 2012 vai ser tão sem graça para os PIGuistas né? O presente de natal para esses idiotas úteis seria Zé Dirceu algemado. Bem feito…perderam o brinquedinho.

  4. Amarelou e ponto final…se tivesse certeza de que os réus eram culpados não tinha o que temer…Mas a globo/pig não deram sustentação à tese do jb…]

    AMARELOU, PONTO FINAL…

    AMARELOU[berrando]

    VIVA O BRASIL…………………………………………………………….

  5. Assisti hoje no canal oito uma entrevista como SENADOR COLLOR… Aonde ele afirma com todas as letras, q o procurador de justiça ROBERTO GURGEU SANTOS é um chantagista!!! O Senador Collor disse q o GURGEU , usa processos de pessoas sem prerrogativas de forum, para chantagia los, e com isso obter vantagens,favores, dos chantageados… Mais ou menos, como um guarda rodoviário…Ele apresenta uma multa de 191,00 R$. O motorista oferece 50,00R$, e o guarda cancela a multa de 191,00$$.
    O Collor disse q o GURGEU faz mais ou menos isso!!
    E outra, A DALVA MARIA, disse a pura verdade, sobre q o GURGEU, botou o seu BUNDAO sobre o inquerito da PF, operação VEGAS por dois anos..Porq será?? Sera q o GURGEL chantageou o Cachoeira e sua turma???
    E o PIG?? PORQ ESTAO MUDOS??? PERDERAM AS LÍNGUAS SERÁ?
    PORQ O PIG SÓ REPORTA EM PRIMEIRA PAGINA OQ DIZ O BANDDIDO MARCOS VALERIO??? E O SENADOR COLLOR?sua palavra ñ vale nada?? Ou PIG Ñ O CONHECE??kkkkkkkkkkkkkkk, me engana q eu gosto!!
    EITA TUCANADAS DO DEMO VADERRETO!!

    • Luizão, vou deixar aqui um presente pra vc e para quem mais interessar. Se vc já conhece o vídeo, ótimo tb. Fala-se muito em Privataria Tucana na internet, apenas nas redes sociais. O PIG não ousa divulgá-lo, até pq é a prova viva da corrupção tucana. Nesse vídeo onde os comentários são bombásticos. Divirta-se…rssss.

      http://www.viomundo.com.br/denuncias/privataria-tucana-agora-em-video.html

      • CORREÇÃO: Nesse vídeo, os comentários são bombásticos.

        • Beleza DALVA!! ENTENDI PERFEITAMENTE!!! VLW MESMO!!! FELIZ NATAL DALVA!!!

          • Feliz Natal pra vc tb Luizão. E que 2013 seja o ano da verdade. O ano que teremos que ganhar as ruas para exigir a CPI da Privataria Tucana e o Julgamento do Mensalão do PSDB. Para que seja aprovada a reforma política e a regulação da mídia, mostrando para o mundo a nossa indignação contra os golpistas de ocasião. Tem que ser em 2013. Somente desta forma poderemos ter uma campanha mais decente em 2014 e sem baixarias como a que Serra inaugurou e fez uso constante nas duas últimas eleições.

    • LUIZÃO COLLORRIDO DE MELLO
      Muito bem … motrou quem são vcs. Defender o Collor é a maior prova de sua ligação com a bandidagem do dinheiro público. Toma vergonha…

  6. aeeeeeeeee DALVA MARIA BOA!! Depopis de ler o seu comentario… agora só me resta dizer:: VADERRETO TUCANADAS DO DEMO!!!VADERRETO PIG DO DEMO!!!
    PSDB{ partido sabotador dos BRASILÇEIROS]
    DEMO[ da até medo…]
    PPS[partido das putas sicialaites].
    EO CONDENADO DO TANIGUSHI? VAI PRESO QUANDO?
    O DERO$$O QUANDO É Q VAI PRA CADEIA?
    CAMBORJA DE LARAPIOS!!

  7. Sempre falo que os maiores quadrilheiros estão soltos e são do PSDB, pois as privatizações foram o maior assalto aos cofres públicos na historia brasileira, tem que julgar o mensalao tucano, lista de furnas, emenda da reeleição do FHC, Jose Serra (o grande deputado constituinte que ferrou o Paraná no ICMS da energia elétrica em 1988 e que ainda consegue pegar voto porque alguns eleitores paranaenses são inocentes).

    • Quem?
      qem são vcs, PTistas, para criticar privatização? Vcs privatizaram até a CEF e querem se fazer de santos, de pau oco! Toma vergonha, hipócritaas

  8. Esmael, há tempo estou pra te parabenizar pela coragem de produzir um Blog aqui no Paraná. To pra ver um Estado mais conservador e preconceituoso do que este. Nasci aqui, sou pé vermelho, gosto da minha terra mas não posso deixar de comentar a vergonha que sinto ao analisar os resultados a cada pleito eleitoral que se encerra. Visito vários blogs e é normal encontrar comentários prós e contras dado certo tema. Os comentários que leio no seu blog, acredito ser a maior parte de paranaenses, dá mostras da incapacidade, de uma parcela desse Estado, ao fazer uma leitura mais profunda dos acontecimentos. Segundo últimos estudos, os demotucanóides estão entrando em extinção, de forma vertiginosamente, em todo país, resistindo apenas no PR. O estudo mostra também, que aqui no PR eles ainda resistem devido à falta de percepção da realidade que os cercam, mas que isso não impedirá que nos próximos 2 anos os demotucanóides estejam praticamente eliminados. Para o bem do Brasil e do Paraná. Pra encerrar: Um Feliz Natal a vc e sua família e que 2013 seja um ano especial, de muitas conquistas e realizações. E que seu blog continue bombando.
    Abraços.

    • Q vergoha!]
      Que vergonha ter vc, que assina como Dalva, ser Pé Vermelho! Sua postura em efender a impnidade e vergonhosa. Mude-se para Hoduras! Lá é seu lugar, Dalva, que nunca será estrela

      • ahahahahahaha…..nunca serei estrela, até pq é muito mais emocionante carregar uma estrela no peito, de preferência vermelha.

  9. Quem amarela são os covardes, os que insistem em não cumprir a lei;

  10. quem amarela é o eminente blogueiro que não perde uma chance de defender o PT e os mensaleiros

  11. Quanta tolice, se ele fosse realmente um homem que temesse o PT de Lula não teria condenado o braço direito do ex-presidente Lula como quadrilheiro. Joaquim Barbosa não precisa mais provar coragem a ninguém, pois para o povo de bem deste país ele já é um herói de verdade.

    • Heróis só para os tolos que não conseguem enxergar os verdadeiros motivos desse julgamento. Seria bom que lessem mais e procurassem saber o que aconteceu em Honduras e no Paraguai. E mais: 1)se o STF fosse sério teria, primeiramente, julgado o mensalão do PSDB que surgiu em 98, onde, comprovadamente, houve desvio escandaloso de dinheiro público. 2) se o procurador prevaricador Gurgel fosse sério não teria sentado “seu polpudo traseiro” sobre o inquérito da polícia federal da Operação Vegas por 2 anos, favorecendo Demóstenes, Cachoeira e outros amigos da quadrilha….e por ai vai. Gilmar Mendes supostamente favorecido com a quantia de 185 mil reais do mensalão tucano, habeas corpus para Daniel Dantas. Marco Aurélio emitindo habeas corpus pra Cacciola e favorecendo-o com passaporte carimbado e rota de fuga. Do ponto de vista ético, poucos ministros que lá estão, poderiam estar ocupando uma cadeira no supremo.

  12. caro blogueiro, a que vc pertence, ñ há necessidade de ironizar o vaidoso ministro, ignorar é melhor que sandice.

  13. O Joaquinzão está tripudiando o Congresso e o Congresso acadelado. Não “amarelou”, não, quem “amarelou” é o Legislativo que rasteja para o Judiciário e o Ministério Público no país inteiro. Este post parece coisa de “piá pançudo”.

  14. o quim foi um papai noel pros mesaleiros

  15. Ser preso antes do Natal era tudo o que Zé Dirceu and Co., queriam.

    O ZD promove eventos em busca de solidariedade e uma cadeia a três dias do Natal simplesmente provocaria uma comoção de parte da população.

    O dr. Joaquim Barbosa mostrou coragem durante todo o processo do julgamento e não seria agora que ele iria “amarelar”.

    O dono desse nosso blogue andou metendo o dedo em alguma tomada de 220.

  16. Sabe, seu Esmael:
    O ministro Barbosa tomou uma ati1tude prudente. Deixa espaço para a defesa fazer novas prosopopéias em torno dos ladrões do dinheiro público, junto com o ex-ministro José Dirceu.
    Depois, lá antes do Carnaval, manda todos para o xilindró, que é o que todos merecem.
    Sabe o que será amarelo? O sol nascendo quadrado, lá em Tremembé.

  17. Esse Esmael é uma figuraça, como bem disse o postador Interior do Paraná se condena não presta, se não condena amarela.
    Fez o certo, acompanhou a Constituição e pode reclamar, chamar de amarelão, chingar e fazer o que quiser Esmael, nada vai mudar, a condenação já saiu, a alma da grande maioria dos brasileiros de bem e que queriam ver esses bandidos de ParTido na cadeia está lavada.
    Morro feliz por saber que pelo menos algum bandido que roubou o meu dinheiro e tentou fazer uma nação de trouxa vai pra cadeia.

  18. Esse Marco Maia da nojo né.raça de de gente imprestavel,defendendo os caras,dizendo que ia dar azilo pra eles,mas afinal pra quem que esse Marco Maia trabalha,para o povo ou para esse partido dele que so sabem é roubar,e fazer coisas erradas,se este país fosse serio queria ve esse cra cantar de galo com aquele ocrinho dele,ele ia se ferrar junto

  19. heheheheheheheheheheh, O PIG, É SÓ FRUSTRAÇÃO!!!

    A TURMA DA GLOBO NEWS É SÓ XORORO!!!

    EITA PIG DO DEMO!! VA DERRETO!!

  20. Esmael vc esta ficando doio?!! Fecha exte blog!! Mta idiotice que vc escreve!!

  21. O Ministro fez o que deveria ter feito antes.Seguiu a lei e os postulados máximos de nossa Constituição.Não vejo razão no titulo “amarelou”.Fez o certo.

  22. “Amarelou” sim, não suportou pressão do PT e do Presidente da Casa,a corte é a última instância, se recorrerá a que???MENSALÃO PURA FACHADA!!!OS CONDENADOS ESTÃO TODOS RINDO E O POVO…….

  23. Quando ocorrerá novamente esta possibilidade de prisão!? Só Deus sabe…

  24. O supremo não é a ultima estância? recorrer à quem? a alguma alma do além?
    isso é a maior pizza da historia, mas não esqueçam de uma senhora que roubou um pote de manteiga, para matar a fome dos seus filhos, não teve na disso, asilo daquilo, resumindo: RICO NÃO VAI PRA CADEIA!!!!!

  25. Ele não amarelou. Sabe com quem está lidando. Isto é prudência.

  26. “Amarelar” não é o verbo correto para apresentar a notícia dada Sob a exclusiva ótica do Direito, cumpriu-se a Constituição Federal e o Código de Processo Penal. Já a leitura política da decisão, claro, pode resultar interpretações para todos os gostos.

  27. Amigo blogueiro…não pertenço a nenhum partido, mas vc dizer que o cara amarelou ? Por favor ….se ele condena não presta….se não condena amarela…sai desta vida cara.

  28. Essa notícia dá a impressão que o Supremo é subordinado ao PT ou a Presidência da República. O Supremo não está nem aí para o PT, simplesmente, aplica a Constituição, ou seja, prisão somente após o trânsito em julgado, depois, vai todo mundo pra cadeia, queira o PT ou não. Ninguém está acima da Lei.

  29. Com a devida vênia, Esmael, Barbosa não amarelou não e a negativa da decretação das prisões nada tem a ver com o Maia e com o PT e muito menos com pressões.
    Barbosa, para não incorrer em erro, negou o pedido de Gurgel, uma vez que a ação ainda não transitou em julgado, cabendo ainda alguns recursos. Simples assim.

  30. Data vênia amigo Esmael mas não vejo “amarelice” nessa decisão. Vejo, sim, coerência, visão de momento e muito mais SENTIDO DE HUMANIDADE do que qualquer outra coisa! Espírito Natalino!!!!!!

    • Eu diria primeiro e único momento de lucidez durante o julgamento. Claro que o deputado Marco Maia exerceu um papel importante nessa decisão pq se fosse depender do Ministro da Justiça, o Cardozo, aquele que deveria deixar o cargo e se filiar no PSDB, JB teria decretado a prisão imediata sim. E dane-se a lucidez,