Indústria da multa: a descoberta tardia do Tribunal Faz de Contas

20 anos depois, TCE descobre indústria da multa no PR.

20 anos depois, TCE descobre indústria da multa no PR.

O jornal Gazeta do Povo que traz informações, na edição desta quinta-feira (27), sobre a “indústria da multa” no Paraná. Segundo a reportagem, o Tribunal Faz de Contas (TCE) descobriu, quase duas décadas depois, que empresas de radares e prefeituras do interior fazem a farra à  custa dos contribuintes.

A Corte Faz de Contas — que a exemplo da Justiça Eleitoral poderia ser extinta para o bem da humanidade — diz que há problemas nas licitações, no manuseio das imagens e sanha arrecadatória (roubo) em detrimento da educação no trânsito. Nenhuma novidade para o leitor deste blog.

O Caso Consilux/Urbs — do desaparecimento das imagens do acidente do ex-deputado Carli Filho que vitimou dois jovens — é uma prova concreta de que o Tribunal Faz de Contas age para fingir que fiscaliza alguma coisa e justificar sua desprezível existência. Se o TCE fosse sério e o Ministério Público de fato funcionasse pediriam à  Justiça que decretasse o seguinte termo: “Indústria da Multa: Extinta”. O resto é balela.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. o radar ja é uma alusão duma pessoa armada! notem o desenho..

  2. Não sou contra radares, nem quaisquer outros meios de fiscalização do trânsito, desde que sejam honestos!

    É PRECISO – vixi, nunca gritei tão alto – AFERIR PERIODICAMENTE OS RADARES CURITIBANOS. Não(Dá prá por em caixa 30, Esmael?)

  3. A quem interessa desvelar a patifaria dos radares? Certamente outro grupo interessado está por de trás, com objetivos mais escusos e gravosos para o cidadão . O TCE pousa de virgem recém chegada em casa de tolerância e se horroriza com a realidade, ora, hipocrisia pura. O condutor de veículo paranaense há muito paga a conta e quando recorre das multas as defesas siquer são lidas, são indeferidas de pronto. Votei no Greca porque um dos motes da campanha era acabar com o radar. A maior indignação é saber que uns privilegiados ñ pagam multas, elas são canceladas. A sacanagem imperará até quando?

  4. o tce também não sabia que que lula ganhou para presidente,que um negro é presidente do estados unidos e que o papa joão paulo ll morreu. as imagens ds radares antes de irem para a urbs passam pela consilux agente massaranduba já tinha denunciado há anos atras que as multas eram canceladas e que empresas de ônibus não eram multadas e que gestores da urbs tinham a senha para cancelar as multas. tudo isso o massaranduba denunciou no MP.

  5. Moro há 38 anos em Curitiba.

    Até abril, fui contemplado com 3 ou 4 multas, o que dá uma média de uma multa a cada 10 anos.

    Em abril, recebi 4 multas pela ação dos pardais. Média de uma por semana.

    Mais uma por estacionamento proibido, dia feriado, sem ninguém circulando.

    Deu os 20 pontos, já entregue a carteira, já fiz o curso de reciclagem.

    Essa situação mostrada pela Gazeta e ressoada nesse nosso blogue, precisa ser explicada.

  6. agora nova liderança ,agora mostram os desmando de curitiba.mas o tribunal tambem vai responder pelo coluio com a prefeitura ate hoje!

  7. É um tribunal de faz de contas mesmo. Caríssimo ao contribuinte paranaense que se souber o valor que lhe custa cada conselheiro morcegão eles terão que ir embora pra sempre daqui. É uma vergonha esse TCE que pune severamente o prefeito que compra uma galinha e não preenche corretamente o recibo, impondo lhe perda de mandato e inelegibilidade e aprova contas como do Banestado que faliu levando 5bi do povo paranaense que pagara a conta ate 2029. Realmente o blogueiro tem toda razao é o maior FAZ de CONTA da historia do Pr.

  8. Quem vai acreditar nesse tribunal de contas, onde os membros da casa são indicados por GOVERNADORES, isso é uma verdadeira farsa a tempos estão fazendo farra com o dinheiro do povo. Onde já se viu DURVAL AMARAL, HERMAS BRANDÂO e outros fiscalizando o dinheiro PÚBLICO, que imoral gente, vamos mudar de indicação para concurso público.

  9. O Tribunal Faz-de-Contas descobriu só agora que o povão é roubado na cara dura enquanto os donos das empresas de radar e os políticos fazem a festa ???
    Além de que radar eletrônico não educa ninguém, a educação para o trânsito tem que começar no ensino fundamental, ou seja, é uma questão de educação e cultura.

  10. Que vergonhaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa

  11. Esquceu de um participante nesta industria da multa,o IPEM que “afere” os radares ,com veiculos cediddos pela consilux ….

  12. Radares eletronico é unica e exclusivamente para arrecadação e fim! Se quizerem realmente baixa velocidade, então são lombadas fisicas as eficazes!

  13. Parabéns. É isso aí. Ripa na chullipa.

  14. Uma teoria que é praticada do ex presidente também Playboy, para os amigos tudo, para os outros o RIGOR DA LEI, “FERNANDO COLLOR DE MELLO

  15. eu não entendo o porque de o povo ser tão complascente com esses malditos radares. Os interesses escusos envolvidos na industria da multa estão tão escancarados que parece piada que essa noticia só apareça 4 anos após o episódio do deputado voador. Carli Filho, nós não esquecemos de você!!!!

  16. TRIBUNAL FAZ DE CONTA,

    FISCALIZE OS SERVIÇOS NA OPERAÇÃO PRAIA 2012

  17. Por que a reportagem não mencionou o nome das empresas e dos particulares envolvidos?