Guerra da energia: Richa e Gleisi travam duelo em palanque no Paraná

Frente a frente, o governador Beto Richa (PSDB) e a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann, travaram nesta quarta-feira (12) um verdadeiro duelo acerca da redução da tarifa de energia. O confronto ocorreu em um palanque durante a inauguração da Usina Mauá, entre os municípios de Telêmaco Borba e Ortigueira.

Primeira a discursar, Gleisi havia dito que lamentava que o governo do Paraná não contribuísse ao país reduzindo a tarifa de energia.

Richa explicou que não participaria do projeto de redução da conta de luz para resguardar os interesses dos paranaenses e que daria garantia jurídica aos acionistas. Redução da tarifa sim, quebra de contrato jamais!, disse.

Beto Richa disse ainda que a proposta do governo federal, em reduzir a tarifa da energia, é demagógica e populista! e que ele defende o interesse do Paraná. O tucano afirmou também que, por estratégia, não baixa a tarifa porque tem viés político e que o Paraná não se deixará contaminar por isso (veja o vídeo).

Richa e outros dois governadores do PSDB !“ Minas Gerais e São Paulo !“ se opõem à  proposta da presidenta Dilma optaram de prorrogar os contratos de suas hidrelétricas. A medida do governo federal tem como objetivo reduzir em até 20,2% a tarifa da energia.

Atento aos discursos, o presidente da Itaipu Binacional, Jorge Samek, cravou essa: a campanha de 2014 já começou!.

35 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hoje em dia no BRASIL é fila pra todos os lados…
    Filas pra comprar carros!!
    Filas pra comprar motos!!!
    Fila pra comprar casas!!!
    Filas pracomprar moveis!!!
    Filas pra comprar comidas!!!
    Filas pra entrar na internet!!!
    FIlas pra ir pra praia!!!
    FIlas pra viajar de aviao!!!
    Filas pra, etc,etc,etc,etc,etc,

    E NO GOVERNO DOS TUCANOS FHC??? QUANTAS FILAS TINHAM????
    Eu se q tinha filas das desgraças…
    Filas dos desempregados!!!
    Filas dos seprocados!!!
    Filas dos desesperados!!!
    Filas dos inss!!!
    Filas nos prontos socorros!!

    MAS COMO ERA BOM O PIBE DO FHC????MAS COMO O PSDB /DEMO/PPS ERAM COMPETENTES???

  2. Pibinho???

    Meu Deus! Quanta hipocrisia,demagogia e maquiavelismo,cinismo!!!!!

    É pibinho mas pelo menos é positivo!! E na Europa q o pibe é negativo…Desemprego , recessão,greves etc,etc. E a guerra fiscal nos ESTADOS UNIDOS? A economia là, decresceu. Os americanos desempregados,a recessão é evidente o pibe pifel?!! E é um País de primeiro mundo ainda.
    PARE!!!!!
    Ora essa… se o pibe da Dilma é pibinho, imagine como ñ era o pibe do FHC????

  3. FORA BETO!!!!!Queremos um governo “populista” que abaixa a tarifa da copel….Se o Beto pensa que o povo Paranaense é BOBO ele está enganado, em 2014 daremos o troco!

    • Governo populista ferra com as economias do Pais….olha o PIB da Dilma?
      Pibinho…a conta de luz nao vai baixar em 2015 em 20% e muinto mesno em 10%….espere e veja…

  4. Demagogia é um governo falido sempre colocar culpa nos outros pela sua incompetência !!!!!!

  5. Pedro Curto
    Quem não tem moral é o PSDB, partido que adora sabotar o povo brasileiro, partido que está só com a elite, com donos de pedágio, que adora dilapidar o patrimônio público. Não esqueça que o guru do Beto Richa é o Jaime Lerner, o mesmo que queria vender a Copel, o mesmo que privatizou o Banestado, o mesmo que colocou um dos pedágios mais abusivos do país.

  6. Tá feio na fita beto,o que vc fez desde que assumiu o governo,só aumentou a tarifa de água,luz,pedágio.E o povo que se dane.

  7. Beto, explique qual foi o deputado constituinte la em 1988 que ferrou o Paraná na questão da cobrança do ICMS da energia elétrica. Deixe pra la, eu sei quem foi, foi seu amigo e parceiro José Serra.

  8. Amigos Igor e Rosseto , crise do mensalão vai aparecer quando abrir a caixa preta de minas gerais com a lista de furnas inclusa.Ai sim nos vamos ver a onça beber agua…
    Demagogia falar que se esta preocupado com a empresa ( Copel ) e meter o pau no orçamento do estado, dar mais pro “acionista” e menos para o povo ( isso é bem PSDB, é a cara “moderna” de um partido velho…)
    Cuidado com o patrimono do povo paranaense é cuidar da economia do estado , baixar a conta de luz de todos , inclusive de vcs que são contra mas não vão devolver o dinheiro que economizarem , com a “medida populista” do governo federal.Ou vcs vão devolver pra Copel ou para alguma obra de caridade? Voces tambem devem ter ido no banco e ter pedido pra manter os juros das contas e cartões la no alto como eram ,né, pois isso tambem é populismo…
    E qual o paranense que se preocupa com o estado? O alvaro dias que so quer aparecer na TV ? O lider da governo(?) na assembleia ? O que significa
    O resumo da opera é o seguinte: Sao Paulo e Minas lançaram um candidato e ja começaram a campanha . O parana , foi chamado a participar da festa , como coadjuvante.
    Acredito ate que o beto é ventriloco, e que todo esse discurso ja vem pronto la de fora , pois ele não consegue articular nada sem que lhe mandem pronto.
    E como sempre é um discurso de um bobalhão. Fala , fala e na hora de fazer faz o oposto do que disse.
    O que falta no Parana não é grana do governo federal: falta governo que queria fazer algo pelo estado , tenha projetos viaveis , e ai sim pegar o dinheiro. Botar grana na mão desse governo(?) aqui no estado é que nem dar grana pra alcoolatra: vai tudo na cacchaça…
    O povo paranaense é um iludido, escolhe com base no papo e quanto mais papudo o cara mais proximo ele esta do poder…então não me venham com essa da população estar atenta para ver como vcs vem o mundo. O paranaense quer é trabalho digno, salario de respsito e comida na mesa. Como o povo de todos os outros estados. No dia que vcs tiverem noção de como viabilizar isso , me escrevam

  9. Só coloco uma questão: Por que temos que pagar conta de energia mais alta do Mundo se a Copel é nossa? E mesmo que não seja, por que pagar a conta de energia mais alta do mundo? Independente de política, vamos à raiz da questão. Explica isto Beto.

  10. isto me parece igual aquela musica que diz… de land rover e facil e lindo…gostaria de ver o gov. beto richa em algum lugar, inaugurando alguma obra e trocando comentarios/firmando posicoes com o senador requiao,era ate bom marcarem uma peleia, que tal.mas nao trocar sopapos, trocarem argumentos, o gov. beto dizendo que pegou o estado quebrado por conta da mal administracao do requiao/pessuti,o requiao por sua vez falar a verdade, se quebrou ou nao quebrou o estado do parana,copel/sanepar/paranaprevidencia e etc.

  11. Quer dizer que reduzir a tarifa de energia é demagogia? E tarifa de ônibus aos domingos a 1 real não é demagogia? Quando esse cidadão era prefeito ele começou com o esquema de manter a tarifa abaixo do custo e de reduzir a frota de ônibus e colocar vários micro ônibus sem cobrador para favorecer as empresas. Isso o Playbeto não comenta? Demagogo.

  12. Este é caminho para o obsoletismo e o sucateamento, como acontece nas telefonicas:
    E o jatinho de 16 milhões pagos com o dinheiro da Copel? E o aumento de 25% para 35% dos dividendos para os acionistas da Copel ““ aumento de mais de 40% numa tacada ““ dinheiro do lucro da empresa que deveria ser investido pela empresa e foi parar nas mãos dos acionistas da Copel?

  13. Ninguém se ilude, no meio da crise do mensalão, aparece do nada promessa eleitoreira de redução de energia…

    Porque não desonera os impostos nos combustíveis para amenizar a tarifa do transporte coletivo em todo o Brasil?

    Porque não se posiciona como representante da sociedade brasileira e manda a Policia Federal investigar a fundo o RESTO DOS ESQUEMAS DE CORRUPÇÃO ENRAIZADOS NO GOVERNO FEDERAL?

    Lá no meio de toda esta vergonha federal, 3 paranaenses que só torcem contra o governo atual, os quais não sabem que a população paranaense está atenta a esta “omissão eleitoreira”…

  14. Srs
    A COPEL assinou o contrato de concessão da transmissão aceitando redução de receita de 58% DA TRANSMISSÃO DA EMPRESA. Isso significa abrir mão de
    R$ 200 milhoes de receita por ano. Ninguém no governo federal fala disso. Além disso a perda de arrecadação do estado é de R$ 450 milhões em ICMS.
    É a contribuição do Paraná para a dona da pensão fazer campanha a reeleição em 2015 com o chapéu alheio.

  15. Cade a fala da Minisstra.

  16. O pau comeu lá na casa de sinhá, e o Beto correu para pedir audiência com a Presidenta, o que falar para ela agora já que à chamou de demagoga, vai levar um puxão de orelha e voltar com as mãos abanando, a Copel e do povo e não dos acionistas querem ganhar trabalhem e não vivam de favores do Betinho do Kart.

  17. Mas é claro que o governador é contra!
    Não podemos esquecer que o Sr Jaime Lerner quando era governador, vendeu quase toda a COPEL, ele só não liquidou toda a empresa porque o REQUIAO chegou a tempo pra impedir.
    Se o governador Beto Richa reduzir a tarifa, os acionistas não ganham.
    O problema é a maldita ganância em ganhar e ganhar. Nunca perder…
    Governador só não pode esquecer que as eleições pra governo esta bem próxima e que o ROBERTO REQUIAO esta voltando.
    O REQUIAO é uma pedra no sapato do Sr Beto Richa.
    E mesmo que ele coloque o gatinho Junior como vice dele, não vai ser reeleito.

  18. Esmael, veja se consegue o vídeo da Gleisi falando la.

  19. E o jatinho de 16 milhões pagos com o dinheiro da Copel? E o aumento de 25% para 35% dos dividendos para os acionistas da Copel – aumento de mais de 40% numa tacada – dinheiro do lucro da empresa que deveria ser investido pela empresa e foi parar nas mãos dos acionistas da Copel? Isso o demagogo de plantão nem faz questão de citar na sua fala demagógica.
    Beto Richa dê uma olhada nos principais blogs políticos do estado para ver como anda a satisfação com seu desgoverno – compare com a satisfação com o governo do Ducci na PMC e vai ter uma ideia do que te aguarda em 2014. Você não vai nem para o segundo turno se por acaso se aventurar na reeleição…

  20. Fora beto.

  21. “Minha gente”

    “Interesses do Paraná”

    -Quem vê!

  22. Governador Beto Richa o povo do Paraná não é bobo, sabe -se que, a proposta de redução de energia proposta pela União nâo é demagogia. Em suma, o povo paga a construção das usinas a chamada amortização, que, segundo o Presidente da FIEP, Paulo Skaf, ja foi pago duas vezes, agora querem que o povo pague mais um vez, que que isso, querem nos fazer de idiotas de novo, pagar por algo que ja esta pago. Meu Deus. Com a palavra Sr. Governador.

  23. KD A IMPARCIALIDADE DA IMPRENSA ,KD A FALA DA GLEISY HOFFMANN

  24. CARO AMIGO ESMAEL,C ade o vídeo da Ministra GLEISI, FUTURA GOVERNADORA DO NOSSO ESTADO PR???

    • Aqui o PT não entra, você verá o que vai acontecer depois que o Marcos Valerio provar o que o Lula tem rabo-preso com ele.

    • Ela não ganha nem para vereadora de Piraquara!
      ainda mais depois que Marcos Valerio provar o que sabe.

      • O VALERIO VAI PROVAR Q É AMIGO DOS: FHC,CACHOEIRA,BETORIXA,DERO$$O,TANIGUSHI,ETC,ETC.

        • Quem discute politica não é imparcial, pois se fosse estava assistindo pica-pau ao inves de falar besteira.
          Procure informações pois existe um programa social para você tambem, indiferente de sua classe social.

          • O COITADO!!!
            Eu pense q deve ser algum estrangeiro, talvez do PARAGUAI, e ñ esta muito apar dos fatos concreto q ocorre em nosso PAIS. Nada pessoal contra os paraguaios.
            Coitado!! É tao inteligente o moço????
            PROGRAMA SOCIAL????? Ñ SERIA PROGRAMAS SOCIAIS???
            Será q fez o primário pelo menos???

            DEMO[as quatro primeiras letras deste partido faz referencias ao coisa ruim, CRAMULHAO…]
            PSDB[ partido sabotador dos BRASILEIROS]

            APEDEUTAS!!! VADERRETO TUCANADAS DO DEMO!!!!