Governo do Paraná desrespeita Constituição ao não construir ponte Matinhos-Guaratuba

O obsoleto ferryboat faz a travessia entre Matinhos e Guaratuba. Foto: TransParaná.

O obsoleto ferryboat faz a travessia entre Matinhos e Guaratuba. Foto: TransParaná.

A Assembleia Constituinte aprovou em 1989 a Carta Magna que ainda vige no Estado do Paraná. Passaram-se quase 23 anos desde a sua promulgação, mas seus artigos, parágrafos, incisos e alíneas parecem mais um amontoado de letras mortas aos olhos de todos os governadores que circularam pelo Palácio Iguaçu e legislaturas do parlamento estadual. Também tem culpa os eleitores e as forças vivas da sociedade que não cobraram nessas últimas duas décadas o cumprimento da lei.

O blog lançou ontem (27) uma campanha pela construção da ponte Matinhos-Guaratuba (relembre aqui). Uma obra estratégica que tem como objetivos o desenvolvimento econômico do Litoral e o conforto de veranistas e moradores da região. Mais do que investimentos em infraestrutura, pede-se apenas que se cumpra a Constituição do Paraná.

Eu reproduzo trecho da esquecida Carta Magna, aprovada pela Assembleia Constituinte de 1989 e promulgada no mesmo ano:

Art. 36. O Estado promoverá concorrência pública entre firmas nacionais, internacionais ou grupos de empresas, para a construção de uma ponte sobre a baía de Guaratuba, cujo pagamento será feito com a cobrança de pedágio pelo prazo máximo
de 15 (quinze) anos.!

Portanto, construir 800 metros de ponte na baía de Guaratuba é cumprir a Constituição. Não entro no mérito sobre quem poderia explorar o pedágio, que já existe no ferryboat.

A construção da ponte Matinhos-Guaratuba até entrou no rol das promessas do então governador Beto Richa (PSDB), mas, estranhamente, o projeto foi engavetado em 2011 pelo Departamento de Estrada e Rodagem (DER). Preferiu-se, na atual gestão, a manutenção da travessia da baía pelas obsoletas balsas que formam filas quilométricas e perpetuam desconfortos a moradores, veranistas, turistas e prejuízos econômicos à  região.

Governador Beto Richa, cumpra a Constituição. Retome a construção da ponte Matinhos-Guaratuba. à‰ o que se deseja.

31 Comentários

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  3. Pingback: Blog do Esmael relança campanha pela ponte Matinhos-Guaratuba | Esmael Morais

  4. Esmael parabéns por essa iniciativo,estou com você,esse governo é feito de promessas que nunca saem do papel.Não sou fãn do pt mas esse governadorzinho vai levar show da Gleici hoffman.

  5. Bom pessoal , a quantos anos não se vê uma obra no litoral ? esses governantes medíocres que estão ai pensavam que o povo brasileiro ia ficar para sempre miserável , sem nem poderia ir desfrutar oque uns poucos privilegiados usufruíam , uma praia . Me corrijam se estou errado ,antigamente a 30 anos quando foram construídas as ultimas estradas , só um elite tinha automóvel e tudo o mais, ai o povo melhorou de vida e tem acesso as melhores tecnologias quando se trata de iniciativa privada, mais quando se trata de governo ponha tartaruga aii ,lerdeza , enrrolação corrupção, para tirar uma pá de areia levam um ano imagine construir uma ponte em Guaratuba levaria 100 anos, é desculpa pra todo lado , é meio ambiente , é estado quebrado , é tudo menos competência , então os nossos governantes foram deixando a infra estrutura de 30 anos e agora para fazer qualquer obrinha levam 5 anos ,vejam um exemplo disso , em Curitiba vamos acabar perdendo o metro , por politicagem ,incompetência etc então pessoal nossa unica arma parece ser o voto mesmo , vamos tirar esses governantes que só falam e não fazem nada , no máximo 4 anos, não desenvolveu nada ruaaa…..

  6. Errei a data, o governador era Alvaro dias e Richa era senador constituinte.

  7. Esta ponte e só papo levará mais 150 anos pra construirem …´não hpá interesse não dá voto, é igual o metrô de Curitiba , NINGUEM FARÀ !!!

  8. Prezado Blogueiro, poderia ser mais específico e dizer em qual Constituição inserida a previsão da construção da tal ponte.
    O art. 36 da Constituição Federal trata da DECRETAÇÃO DE INTERVENÇÃO da União em Estados, Municípios, Distrito Federal e Territórios.
    O art. 36 da Constituição do Estado do Paraná dispõe sobre a ESTABILIDADE DO SERVIDOR PÚBLICO.
    Portanto Sr. bloqueiro, poderia ser mais claro e específico e esclarecer em qual Constituição inserida a previsão da construção da tal ponte?

  9. Vale lembrar, em 1988, Jose Richa era governador e sancionou a nossa constituição. Talvez o filho possa terminar o que o pai começou…

  10. Bem a turma dai nunca ouviu falar de sustentabilidade ambiental..litoral vai virar via de passagem de caminhões e nada mais…pra completar a desgraça ambiental só falta o blog lançar a campanha pela 101 no litoral passando pela Serra Negra em Guaraqueçaba…ai o capital se locupleta e os bichos e as plantas bye, bye!!!!!Visão de urbanóide é pra acabar!!!!!!!!!!!!!!!1

  11. Bom…o fato é que está lá na Constituição do Estado… não interessa… o fato é que o Requião tbm não construiu.. e fato é que o Beto prometeu…

    Mas mais fato que tudo isso é que Paranaense quer que o litoral do paraná fique do mesmo jeito que está… Paranaense gosta é de pegar a 101 e andar 230km para achar a praia…

    Não é ligação entre porto e sc e rs… é investimento no nosso litoral, no nosso turismo, na vida do litoral… mas não, vamos para a woods bc, vamos para a green valley em bc.. vamos curtir a praia em bc.. pois é bem melhor lá… já que só se investe lá mesmo..

  12. Oportunismo barato Sr. Esmael: aproveito seu espirito empreendedor para futuras campanhas sazonais:

    1) Natal 2013: Papai Noel solicita construção de pista para seu novo trenó
    2) Dia das Mães: Governo Beto Richa deverá fornecer uma máquina de lavar louça para cada mãe paranaense.
    3) Festa Junina: População do Paraná promete combater Beto Richa pela construção da maior fogueira de São João.
    4) Carnaval: Escolas de sambas de Curitiba e Litoral reinvindicam R$ 1 milhão para cada agremiação no carnaval de 2013.

    Esmael, além da sua feijoada anual para fazer política quais obras sociais verdadeiras você tem se prestado em sua vida terrena??

    Levantar bandeiras é otimo, faça-as balançar bem alto!!!

  13. Um ponte ali abriria uma importante via de comunicação entre Santa Catarina e RS a e o Paraná e porto de paranaguá além de faciliar acesso às nossas praias. Só não podemos deixar o PSDB definir o valor do pedágio lá pois senão será também um dos maiores do mundo. Talves uns 20,00 reais por carro.

    • Prefiro pagar R$20 de pedágio a perder horas do meu tempo numa fila dessas!!!

      Quantas famílias (e o povao mesmo) que tem carros que nem ar condicionado tem e cozinham nestas filas que o governo promove!!!

      Parabéns governador por deixar este caos nas estradas do PR.

  14. Colocar a obrigação da construção duma ponte – seja onde for, numa constituição, é transformar o documento cuja finalidade precípua é a organização do Estado, em carta de intenções, em elenco de pleitos, em rogos reivindicatórios, em sopa de pedras.

  15. Porqe o Requião não construiu então?

    • Simplesmente porque na época do Requião não era prioridade!!!! Não se via filas e tempos absurdos coo se vë hoje!!!!

      Richa que se vire nos 30 porque em breve perde a reeleição!!! Não se tem resultado do trabalho desse boa vida que sabe apenas falar bonito mas ações nenhuma!!!

      • Por sinal, que lico é o serviço dessa TG comparado ao da F. Andreis, não tennho nada a ver com a empresa antiga mas ficou um lixo o serviço prestado.

  16. PQP! Entra governo e sai governo e todos mamando uma propina gorda!!!

  17. muitos daquela epoca faleceram , somente alguns que estão na ativa ,não todos, mas o radicalismo fala alto ,quando e para efetuar uma obra no litoral do parana. imagine se a cidade de hanburgo não tivesse pontes, se a ilha de manhatta tivesse um ferryboat desse !se londres não tivesse pontes no tamisa e paris no sena ,roma em seus rios .pensem e depois me xinguem!

  18. a 40 anos eu conheci balsas muito melhor do que isso ai. eu não entendo como a capitania dos portos deixa uma coisa dessa ! é o mesmo que rodar com um alfa romeo dos anos 60 sem munutenção. barco de ferro para isso ai ,ainda usam aquela palavrinha estanjeira.e uma vergonha para o estado . ponte já! se o parana não tem condições de cuidar do litoral. entregue o resto para santa catarina.que pelo menos eles sabem cuidar melhor e ganhar dinheiro.lembrem eu sou paranaense.

  19. Ponte sim! Pedágio não!

  20. Agora a culpa é do atual Governador ??? Vá te catar Esmael !!!

    • É culpa desse Richa sim! O cara é o maior orador que o estado do Paraná já viu mas ações que é bom NADA!!!!
      Se não for o governador (que por sinal tem sua residencia de veraneio em Caiobá e por isso não está nem aí para Guaratuba) quem será seu chalera?!?!

      Este sem dúvida está com os dias contados, o Ducci já dançou em Curitiba, não sei mas se depender de mim e de milhões de paranaenses o Richa cai fora nas próximas eleições!!!! Cadê os resultados do trabalho desse enganador???

  21. Não tem sentido construir uma ponte naquele lugar e muito menos essa obrigação ser artigo de constitucional, colocado ali por um deputado que tinha outros interesses, certamente.

  22. Colocar em Constituição a obrigação de construir uma ponte é uma falta total de conhecimento do que deve tratar essa carta magna estadual.
    Tudo é uma questão de prioridades. A construção e melhoria de estradas para uso contínuo é muito maior do que construir uma ponte que, em termos, se torna necessária somente nos meses do verão.
    Deve ser construída sim, dentro de um planejamento do desenvolvimento global do estado.

  23. Para quem, como o atual governador do Paraná, usa só helicóptero, não tá nem aí para quem precisa se ferrar por horas na fila do ferry-boat.

  24. Parabéns esmael e ao blog e ao jornalista esmael, por entrar nessa luta, tão importante para. Fomentar o o comercio do litoral e ao turismo… Supero que nosso governador e nossos deputados nos ajudem,! Abs do seu amigo MAninho