Fruet faz sombra para Richa ao reunir-se com 23 prefeitos eleitos da Grande Curitiba

Fruet assume a liderança dos prefeitos eleitos e reeleitos. Foto: Everson Bressan.

O prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), ao que parece, já começa fazer sobra à  liderança do governador Beto Richa (PSDB). Ontem à  noite (3), o pedetista se reuniu com 23 colegas eleitos dos municípios da região metropolitana.

O evento foi organizado pelo prefeito reeleito de Pinhais, Luizão Goulart (PT), sob o pretexto da busca por soluções para problemas comuns enfrentados pelos municípios, como lixo, saúde, meio ambiente, habitação e transporte. Mas houve forte conotação política no encontro.

Minha trajetória política tem forte ligação com a região metropolitana. Por isso, insisti para que este primeiro encontro acontecesse antes mesmo da posse. Chegou o momento de sairmos do discurso e finalmente avançarmos em algumas questões!, comentou Fruet.

Temos problemas comuns que nunca foram resolvidos. Acho que esta é a primeira vez que um prefeito de Curitiba participa de uma reunião como esta conosco!, afirmou o prefeito de Pinhais, numa clara crítica ao governo estadual.

Sobre o transporte coletivo, Fruet destacou a necessidade da manutenção do subsídio do governo do estado, que hoje beneficia usuários de Curitiba e dos municípios vizinhos.

Este subsídio tem forte caráter social, já que muitos trabalhadores são beneficiados com a manutenção do valor da tarifa. A expectativa é de que o valor deste subsídio chegue a R$ 80 milhões em 2013. Nos próximos dias devo ter uma reunião com o governador para tratar deste e de outros assuntos!.

O prefeito eleito de Curitiba afirmou que é preciso buscar uma solução para a destinação do lixo ainda no primeiro semestre de 2013.

Estive no Tribunal de Contas e recebi informações sobre a emperrada licitação para implantação do Sistema Integrado de Aproveitamento de Resíduos Sólidos (Sipar). Esta é uma bomba-relógio que teremos que desarmar!, lembrou.

Portando-se como porta-voz do governo federal, Fruet disse ainda que parcerias na área de meio ambiente podem trazer mais recursos federais para a região.

O governo federal tem linhas de financiamento para projetos com participação de ao menos dois municípios. Temos que nos agilizar para captar estes investimentos!, destacou.

Projetos conjuntos também são fundamentais na área da habitação. Curitiba tem acesso a linhas de financiamento, mas praticamente já não tem espaço físico. Isso pode ser resolvido com projetos conjuntos!, finalizou.

Uma nova reunião entre os prefeitos da região metropolitana deve acontecer já em janeiro.

25 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Hiya, I’m really glad I’ve found this info. Nowadays bloggers publish just about gossip and internet stuff and this is really irritating. A good web site with interesting content, this is what I need. Thank you for making this web site, and I will be visiting again. Do you do newsletters by email?

  2. I just want to say I am new to blogging and site-building and truly loved this page. Probably I’m planning to bookmark your website . You amazingly come with superb articles and reviews. Bless you for sharing your web-site.

  3. Muito bem grande Gustavo Fruet-Prefeito, o importante é trazer o desenvolvimento e a esperança (que se encontrava perdida) para os curitibanos e o povo paranaense, deixando de lado os parâmetros político-partidários, vocÊ tem grandes chances de se tornar um ESTADISTA, coisa que se perdeu, se banalizou, no universo político…. Parabéns, Sucesso.

  4. Eu nao acredito que o sr jose vicente foi a esse encontro… e uma vergonha para colombo isso…. e mais vergonhoso para ele.. mt cara de pau….

  5. cadê o Bolardo, aquele que só gosta de festa?????

  6. o Zé Vicente como advogado, sabe muito bem que ele não é prefeito e sabe de sua reprovação pelo povo Colombense, que vergonha Zé Vicente, não é prefeito, não sérá, e não queremos você prefeito.

  7. estao certo ao se juntar para pefir verba, para
    GLEISE, ja que o go verno do estado ta quebrado.

  8. o q que o zé vicente ta fazendo no meio dos prefeitos eleitos esse mala foi derrotado duas vezes aqui em colombo ele vai ter que se mudar da qui ; essa turma do j camargo ,mando de va,,,,,,,,,,,,,,,, nunca mais.

  9. O evento foi organizado pelo Luizão de Pinhais e a chamada do post parece-me um tanto enganosa. Achar que o prefeito de Pinhais, abriu “alas” ao Fruet não passa de mera especulação. Vou fazer como o colega Bressan aí em cima: dê os créditos do encontro ao Luizão do PT.

  10. OS ORGANIZADORES DO ENCONTRO DE PREFEITOS REALIZADO EM PINHAIS NÃO DEVERIAM DEIXAR ZÉ VICENTE PARTICIPAR DO EVENTO POIS NÃO FOI ELEITO PREFEITO DE COLOMBO, OU MELHOR , FEZ UMA VOTAÇÃO VERGONHOSA E MUITO BAIXA COM MILHOES DE REAIS GASTOS.
    SE HOUVER OUTROS ENCOTROS DEVERÃO PERMITIR SOMENTE PREFEITOS DE VERDADE, E NÃO AQUELES QUE SE DIZEM PREFEITOS COMO O ZÉ VICENTE.

  11. Esse Desgoverno Beto Richa esta indo de mal a pior.
    Ainda bem que não votei nele!!!

  12. o q q o Zé Vicente tava fazendo lá?? prefeito eleito?? huahauhua…

  13. Sessão da tarde:

    No Divã do Marcelo Santana.

  14. Correto, acho que nosso prefeito precisa pensar na grande Curitiba, hoje as cidades que fazem parte da região metropolitana dependem e muito uma da outra para dar uma vida melhor as pessoas. Então tem que a ver uma interagividade entre suas administrações pensando sempre no bem estar das pessoas.

  15. O governo Beto tá mal !!

  16. Sombra como, Esmael, Beto tava lá?

    E nem é boa política atiçar disputa entre um e outro. Os dois sabem que se precisam e todos sabemos que o relacionamento será respeitoso e que nem um ou outro tem sentimentos revanchistas. Fruet sabe que Beto não terá o comportamento de Requião em relação à prefeitura de Curitiba, nem do governo federal em relação ao do paranaense.

    Os prefeitos ai, educada e civilizadamente, recebem o colega eleito da cidade-caput da Região Metropolitana e tratam de interesse do colegiado todo.

    Saudável e necessária integração!

  17. Gustavo Fruet começa a fixar a sua marca de ação, sem enrolação, sem “leros”, atacando os problemas cruciais, não empurrando com a barriga.

  18. Ha uma diferença brutal entre o fruet e o beto, o fruet olha nos olhos já o beto richa desvia o olhar e é prepotente ao extremo.

  19. Esmael coloca o crédito, a foto é minha.
    Foto Everson Bressan

  20. Futuro governador do Paraná…