FHC é convidado para falar sobre Lista de Furnas no Congresso

da Agência Brasil

Fernando Henrique Cardoso.

Fernando Henrique Cardoso.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso foi convidado hoje (12) para prestar esclarecimentos sobre suposto esquema de corrupção, que teria sido montado durante o seu governo, destinado a abastecer os caixas de campanha de candidatos do PSDB. Na ocasião, o episódio que caracterizaria lavagem de dinheiro foi conhecido como Lista de Furnas. O convite foi aprovado pela Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência, a pedido do líder da Maioria na Câmara, Jilmar Tatto (PT-SP).

Os senadores e deputados da comissão rejeitaram três requerimentos para integrantes do atual governo prestarem esclarecimentos sobre o suposto esquema de corrupção investigado na Operação Porto Seguro da Polícia Federal. A oposição apresentou requerimentos de convocação da ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann; do Advogado-Geral da União, Luís Inácio Adams; e da ex-chefe de gabinete do escritório da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha. Ela é investigada por possível envolvimento no esquema criminoso.

O presidente da comissão, Fernando Collor, colocou em votação convite ao Procurador-Geral da República, Roberto Gurgel, para que compareça á comissão. O requerimento aprovado pede que Gurgel dê explicações sobre a confluência das atividades de inteligência com o papel do Ministério Público e da Polícia Federal!.

O ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, José Elito Siqueira, e o diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência, Wilson Trezza, poderão comparecer ao Congresso. Eles foram convidados a explicar denúncias de que funcionários da agência estariam espionando a própria Abin.

7 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. E tem gente q acredita em democracia kkkk, pobres seres há um jogo de interesses onde os que dizem serem representantes do povo, na verdade representam meia duzia de empresários que pagam milhões em suas campanhas e o povão trouxa e vendido tem o que merecem…

  2. O MAIOR CRIME COMETIDO POR ESTE INDIVIDUO E SEU BANDO (PSDB), FOI A ENTREGA DA “VALE” A PREÇO DE BANANA, E NINGUÉM DO PSDB QUER FALAR SOBRE O ASSUNTO.

    VÃO PENTEAR MACACO.

  3. Ué, impedem convocação de malfeitores de hoje, para ouvir malfeito de década passada.

    Perderam o senso do ridículo os paus-mandados lulistas.

    Coisa feia….Falta de vergonha…

    Outra coisa: prá cada pagina de Privataria Tucana, dez paginas da roubalheira da Era Lula.

    Coisa feia 2….

  4. Esperamos que não fiquem apenas em Furnas. O livro Privataria Tucana tem muito mais munição para esse caso…

  5. Essa íngua de FHC quebrou o brasil 3 vezes.

  6. Conheçam o “Pizolato” do FHC é paranaense e no governo Álvaro Dias foi diertor do Banestado. atentem para a data do post.

    “Anúncio
    Responsável pela publicidade do Banco do Brasil -maior anunciante do governo federal-, Marlo Litwinski foi promovido por Sérgio Amaral. Já é, na prática, o subsecretário de Comunicação Institucional do Planalto.”

    http://www1.folha.uol.com.br/fsp/1995/6/27/brasil/1.html

    e.t e o PT tá dormindo de touca, convoquem o referenciado para prestar um depoimento no congresso nacional.

  7. Isso mesmo, a oposição vive inventado história pra envolver o Lula, está mais do que na hora de levar esse cidadão ao congresso, esse sim meteu a mão no jarro com as privatizações absurdas que cometeu, quebrou o Brasil 3 vezes, chamou os aposentados de vagabundos, etc.