Empresários choram e pedem tarifa do ônibus a R$ 3,10 em Curitiba

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Em anúncio pago no jornal Gazeta do Povo, edição deste domingo (30), versão impressa, empresários do transporte coletivo pedem ao prefeito eleito de Curitiba, Gustavo Fruet (PDT), após sua posse no dia 1!º de janeiro, que considere a hipótese de elevar o preço da tarifa técnica do ônibus para R$ 3,10. O reajuste seria algo em torno de 20%. Em outras palavras, o valor da passagem pode até continuar congelada em R$ 2,60, mas a diferença de R$ 0,50 seria bancada pelo poder público.

Segundo o informe chorão, as empresas estão em situação financeira gravíssima e pedem socorro [ao prefeito Gustavo Fruet, sem mencioná-lo no texto]!.

Diz o ditado que quem não chora não mama. Se por um lado os empresários vão à s lágrimas, do outro, Fruet também faz o mesmo para manter a tarifa congelada. No meio deste mês, o prefeito eleito foi até ao governador Beto Richa (PSDB) pedir a manutenção do subsídio estadual !“ coisa de entre R$ 60 milhões e R$ 100 milhões em 2013 !“ para garantir o ônibus a R$ 2,60.

Na ocasião, Richa não disse nem sim nem não ao pleito de Fruet (relembre aqui). Entretanto, na semana passada, o governador deu sinais de que não manterá 100% de subsídio à  tarifa de ônibus de Curitiba (leia aqui).

O Sindicato das Empresas de à”nibus de Curitiba e Região Metropolitana (Setransp) acusa a empresa mista que gerencia o transporte coletivo da capital, a Urbs, de incompetência. Segundo a entidade, ainda no anúncio, as empresas do transporte vivem essa crise financeira fruto de decisões equivocadas!.

Os empresários também acusam a Urbs de mandar comprar ônibus biarticulados que estão parados nas garagens porque não cabem nas canaletas exclusivas.

Neste ano as empresas foram obrigadas pela primeira vez a fazer o parcelamento do 13!º salário, depois de reunião conjunta com o Ministério Público do Trabalho!, reclamam os empresários.

Na campanha eleitoral, Gustavo Fruet prometeu abrir a caixa-preta! da Urbs assim que assumisse a prefeitura.

23 Comentários

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  1. Eu sou a favor deles subir a passagem que seja para R$3,10 DESDE QUE ESSES FILHAS DA MÃE coloquem ônibus, é uma vergonha, cobram caro nas passagem mas nao tem onibus, isso os empresários nao vê! Falam que estão quebrados mas praticamente hoje e quase monopolio do grupo Gulin! Além deles colocar pouco ônibus, colocam os veículos em péssimas condições, para economisar já que estão quebrados parem de colocar esses aviso luminário que nao serve para nada e avisos que a porta do ônibus será fechada que na maioria das veses nao funciona direito, sem falar que quando chove cai mais chuva dentro do terminal que fora dele, pergunta para urbs para onde vai o dinheiro das passagens, resposta para o bolso deles podem ter certeza!!

  2. Abre a planilha.
    Ônibus superfaturado para manter mordomias dos funcionários da montadora da CIC e prêmios a ex-governador e ex-prefeito.
    Por que um ligeirinho custa mais que um ônibus de turismo ?
    Se não era vantajoso, qual o motivo da licitação ser dirigida para bertoldis e gulins ?
    É que eles dominam tudo, do fornecedor ao judiciário.
    Curitiba lembra muito Chicago.

  3. O tal falado prejuizo fica por conta da falta de planejamento estratégico quando ao lucro que os empresários querem todo o ano. Não há previsão de lucro, por exemplo, 500 mil reais de lucro, para os empresários o planejamento estratégico é o seguinte : quanto maior o lucro é melhor. É fácil confirmar, basta auditar as empresas e a URBS.

  4. Meu Deus! Juntando todos os comentários ai em riba, inclusive o meu – botando num liquidificador, sobra nada.

  5. Esmael, veja artigo: “Sindicato diz que o sistema de transporte de Curitiba passa por crise” (http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/12/sindicato-diz-que-o-sistema-de-transporte-de-curitiba-passa-por-crise.html). Sindimoc? Eita?

  6. Espero que o Fruet abra essa caixa preta para vermos o valor real para se cobrar no transporte público.

    Uma maneira de arrecadar recursos para o transporte seria propaganda nas laterais dos ônibus.

  7. OLHA SÓ… VIVEM ANUNCIANDO QUE A MÉDIA DE PASSAGEIROS/DIA EM CURITIBA É DE APROX. 2 MILHÕES. R$ 2,60 X 2.000.000 = 5.200.000… OU SEJA R$ 156.000.000/MÊS… ME DIGAM… COM MAIS DE 150 MILHÕES POR MÊS, DÁ PRA TER CRISE? VENDO OS ÔNIBUS QUE CIRCULAM PELA CAPITAL, QUASE QUE 70% SUCATEADOS, UMA FOLHA DE PAGAMENTO DOS MOTORISTAS E COBRADORES DEFASADA A TEMPOS, COMO PODE ALGUÉM LANÇAR NA MÍDIA UMA NOTICIA DESSAS COM O INTUITO DE JOGAR A POPULAÇÃO CONTRA A ATUA GESTÃO, CASO TENHA QUE AUMENTAR A PASSAGEM. E SE AUMENTAR 20%, VAI SER MAIOR QUE QUALQUER REAJUSTE SALARIAR DE TODAS AS CATEGORIAS QUE USUFRUEM DO TRANSP. COLETIVO… ESSA URBS TÁ DE SACANAGEM… E OS EMPRESÁRIOS, DONOS DAS EMPRESAS, ESTÃO CADA DIA MAIS MILIONÁRIOS, COM SUAS FORTUNAS EM PARAISOS FISCAIS LONGES DAQUI… QUE VERGONHA SE O FRUET CEDER A ESTA CHANTAGEM HIPOCRITA E OPORTUNISTA.

  8. Com certeza prejuizo não dá por ninhum empresário ficaria tantos anos perdendo dinheiro.O Problema é que o Richa e Ducci já deveriam ter ajustado as tarifas quando deveria ter sido ajustadas e não deixar a bomba ai para estourar e dar subsídio para Curitiba e não dar para as Outras cidades.

  9. EMPRESA AÉREA adquirida com TARIFA DE ÔNIBUS!…

    Constantino de Oliveira Junior, Presidente da GOL LINHAS AÉREAS, montou próspera viação aérea, E X P L O R A N D O TARIFAS DE ÔNIBUS no Distrito Federal.

    Algumas atividades não são compatíveis com BOM ATENDIMENTO AO PÚBLICO e OBTENÇÃO DE LUCROS, ao mesmo tempo.

    SAÚDE, EDUCAÇÃO, TRANSPORTE PÚBLICO, precisam ser operados inteiramente pelo Poder Público.

    A lógica de LUCROS, fazem com que Convênio de Saúde dê mais lucros se o paciente morrer, do que curado ser.

    Imaginemos que para a sobrevida de um paciente de HIV para 10 anos, necessite de atendimento médico de R$ 1.000,00 por mes. Ao final desse período de tempo, Convênio Médico terá dispêndio de R$ 120.000,00. Importância que afetará seus lucros.

    No entanto, se o paciente morrer em 30 dias. Convênio Médico terá melhorado seu lucro potencial em R$ 119.000,00.

    O mesmo acontece com Educação. Objetivo é o LUCRO. Daí que Entidades particulares repassam tranquilamente o DIPLOMA para os estudantes que pagam em dia. Compromisso não é com o aprendizado. Ojbetivo é com o LUCRO.

    Como diplomas não são garantia de que tenham aprendido, OAB faz novo exame, pra ver se o bacharel diplomado, de fato aprendeu: Resultados da OAB mostram reprovação de mais de 90% em média.

    TRANSPORTE PÚBLICO com usuários ensardinhados dentro de um ônibus pode parecer – e é – uma desumanidade.

    É prova de ALTA PRODUTIVIDADE, econômicamente falando.

    É SUCESSO ABSOLUTO!.

    É O QUE TODO EMPRESÁRIO MAIS QUER!.

    SOLUÇÃO PARA O TRANSPORTE PÚBLICO é ESTATIZAÇÃO TOTAL, portanto.

    Supondo-se naturalmente…. que, O INTERESSE PÚBLICO seja a prioridade.

  10. COM O OSMAR BERTOLDI NO PRIMEIRO ESCALÃO DO GOVERNO ESSA URUBUZADA CONSEGUIRÁ FÁCIL SEUS LOBBIES A FAVOR DO AUMENTO DA TARIFA DE ÔNIBUS.

  11. Por que esse anúncio apenas foi divulgado no fim da gestão de Ducci? No apagar das luzes?
    Por que aceitaram comprar tais ônibus? Por que não questionaram a bilhetagem em Curitiba antes? Por que não sugeriram ou exigiram antes melhorias no sistema?
    Por que não entregam a concessão de volta ao Município? Por que participaram da licitação em 2010? Por que contrataram especialistas de SP se estão sem dinheiro? Por que não conseguiram decisões judiciais favoráveis?
    O círculo vicioso do transporte em Curitiba é lamentável. É como a metáfora do tostines. Se diminuem os passageiros, o valor da passagem aumenta e, se ela fica ainda mais cara, o número de usuários será cada vez menor. Se a qualidade dos serviços não melhora, também se reduz o número de passageiros, o que também acarreta aumento da passagem.
    E, para quem usa carro, quais os efeitos negativos desse círculo vicioso? São muitos: congestionamentos, poluição, necessidade de subsídio de modo a faltar recursos para saúde, educação….
    Resumo da ópera: Fruet não pode de forma alguma aumentar o valor da passagem e deve, como fez seu pai, fazer uma auditoria nas planilhas e no sistema como um todo!

  12. os empresários das empresas querem enganar quem, é só anunciar nova licitação que vem empresa do brasil todo concorrer .

  13. Tão empregando a manha de chutar alto para bater na trave.

    Como o vendedor de carro que pede 15.200, sabendo que o possível comprador vai chorar. Ai ele tira os duzentão e o lóque acha que dobrou o vendedor.

    Aposto que vai ficar em 2,90.

  14. Caro Esmael, algumas muitas imobiliárias aí de Curitiba tb estão judiando do povo, especialmente dos forasteiros que necessitam alugar imóveis por aí para abrigar seus filhos estudantes universitários, impondo-lhes contratos com clausulas leoninas, inclusive de complicada e custosa rescisão, tirando proveito da situação, obrigando-os a continuar pagando aluguel e condomínio mesmo com o imóvel já sem uso. Viria a calhar uma reportagem sobre o tema, para que essa relação embora comercial se torne mais fraterna e menos espoliativa, não obstante a necessidade lucrativa que não deve ser tão leonina.

  15. patético estes empresários…
    quero ver eles chorarem quando ABRIREM A CAIXA PRETA DA URBS !!!
    AI VOCÊS VÃO CHORAR COM VONTADE MESMO !!!

  16. GENTE VAMOS FAZER UMA CAMPANHA
    ÁDESIVOS COM SLOGAN “FORA BETO””

  17. Esmael, entre num ônibus, vá contando os passageiros e vá somando, veja se um negócio desse dá prejuízo.

    O poder público dá tudo, dá ruas, terminais, pontos, tudo de graça, a empresa só compra o veículo e o combustível!

    Num biarticulado, uma viagem paga o salário do motorista, do mês inteiro.

    Vamos ver se o novo prefeito tem a coragem de abrir essa caixa preta.

  18. TENHO PENA DESSES EMPRESÁRIOS, TADINHOS…… SERÁ QUE VÃO COBRAR AS GRANDES SOMAS QUE COLOCARAM EM CAMPANHAS MILIONÁRIAS???? AINDA SE FOSSE PARA MELHORAR O SERVIÇO, AINDA SERIA DE SE PENSAR, MAS NÃO É….MAMARAM ANOS, PELO PÉSSIMO SERVIÇO QUE DÃO A POPULAÇÃO!!!!

  19. Caro amigo Esmael Moraes, esses dias atras conversei com o dono de uma empresa grande do Transporte Coletivo e ele me garantiu que a URBS comprou 3 ônibus e mandou para a sua empresa, e que realmente nem sabia o que fazer.

    Nessa empresa sempre havia churrasco no final de ano e cesta de natal, mas com essa suposta crise, infelizmente não tiveram nada. E na ocasião o mesmo me disse que tudo isso supostamente seria culpa do atual Gov. Beto Richa, que quando prefeito teria “congelado” a tarifa para se promover politicamente.

  20. Mas que peninha desses empresários, não consigo parar de chorar de peninha deles, tão pobrezinhos. Deve ser duro não poder de trocar a Ferrari antiga por uma mais nova. É muito sofrimento, buáááá, buáááá, snifff, sniffff.

  21. Pobrezinho do proprietário de 99% dos ônibus de Curitiba e RM.Otrilhonário está quase sem grana, nem no Brasil ele vive…
    A crise é fabricada. É bem possível que a grana que o Richarney repassa (64 milhões no ano) às empre$a$ a título de subsídio, retorne para o bolso do Sarnicha a título de doação para campanha e outras cositas mais que levam essa grana ao Caribe.
    É necessária uma super auditoria na Urbs !
    E haverá a auditoria !

  22. E VCS CAROS CURITIBANO ACREDITAM QUE ISSO IRÁ ACONTECER? ABRIR A CAIXA DA URBS IRÁ MOSTRAR QUE O CURITIBANO GOSTA DE ANDAR DE PÉ E TAMBÉM APERTADO COMO SE FOSSE UMA SARDINHA E MUITA GENTE GRANDE ENVOLVIDA COM NOSSO DINHEIRO… SE O FRUET ABRIR ESSA TAL DE CAIXA PRETA IRÁ MOSTRAR PARA OS CURITIBANOS QUE TEM PALAVRA MAS SE ISSO NÃO ACONTECER IRÁ MOSTRAR QUE SÓ FOI PROMESSAS DE CAMPANHA ELEITORAL.

  23. e agoraaa guga chorao????? se viraaaaaa!!!