Colunistas da velha mídia lançam blitzkrieg contra Lula e Dilma

por Marco Damiani, via Brasil 247

Ex-presidente Lula e até a presidente Dilma são alvos de marcha que une, sem exceção, as estrelas da mídia tradicional; Gaspari, pela Folha e o Globo, dispara contra a presidente de faxina ética “mequetrefe”; Merval, sem enxergar crescimento do emprego e renda, fala em “ano perdido” na economia; Nunes, para a Abril, aborda “a amante” de Lula, Rose Noronha; udenismo, lacerdismo e até geiselismo em alta entre os famosos ‘formadores de opinião’.

Uma verdadeira blitzkrieg, como diziam os alemães na Segunda Guerra, ou razia, para os italianos mais chegados ao fascismo !“ ambos os termos significando ataque em massa, com força total e extrema organização !“ está em curso contra, ao que parece, ‘tudo o que está aí’ na área do governo e de seu mais importante representante no terreno popular, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Tome-se qualquer grande jornal ou revista de papel.

Motivos, para artilheiros como Elio Gaspari, Merval Pereira, Eliane Cantanhêde, Augusto Nunes, Arnaldo Jabor, Dora Kramer, Ricardo Noblat e outros não faltam para atacar as balizas governistas. Especialmente depois que a Operação Porto Seguro revelou a existência de mais uma quadrilha infiltrada na máquina pública.

Por ora, Lula é o alvo. Mas uma mudança de rumos pode estar em marcha, como sinaliza o colunista Lauro Jardim, da revista Veja. “A cúpula do PSDB vai deixar um pouco Lula de lado e centrar fogo em Dilma Rousseff. Não vai mais poupá-la. Com o olho voltado para 2014, quer botar as mazelas do Brasil na conta dela o quanto antes”, diz ele.

Esse movimento já começou a acontecer. Neste domingo Gaspari tenta posicionar a presidente Dilma Rousseff no córner. Diz que as “suas faxinas são mequetrefes”, afirma que ela “não combate a corrupção” e pede uma “verdadeira politica moralizadora do governo e da nação petista”. Como se essa receita perfeita dependesse só da presidente para ser executada !“ e, pior, como se Dilma nada estivesse fazendo ou já tivesse feito a respeito do combate aos malfeitos.

Profundo conhecedor da máquina do poder, desde os tempos em que passeava de barco, ouvia segredos e dividia piadinhas com o general presidente Ernesto Geisel e o seu ministro bruxo Golbery do Couto e Silva, Gaspari sabe, é claro, que os poderes presidenciais, até mesmo dos ditadores, têm limites. Pedir para Dilma sair em praça pública se adiantando à s instituições e, ao mesmo tempo, não fazer juízo de valor sobre os esquemas, esqueminhas e esquemões que lê na mídia, é realmente, para ele, uma posição confortável !“ mas, em última análise, bastante diferenciada em relação ao passado.

Igualmente é fácil para Merval Pereira, pelo Globo, enveredar pela seara da economia e batizar de “ano perdido” o 2012 que tem a menor taxa de desemprego em dez anos, contra duas, três vezes mais na Europa. Mas fica claro que os ataques a Dilma se darão em duas frentes: a corrupcão (herdada de Lula, como diz Ferreira Gullar) e a economia, que vem crescendo pouco.

No campo da sustentação ao governo, os cardeias, bispos e até coroinhas da mídia encontraram uma presa fácil e apetitosa na chefe de gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Noronha, e tratam de usá-la como cabeça de ponte, na linguagem da guerra, para bombardear o ex-presidente Lula. Alvo permanente e de maior valia para os colunistas, aos quais nunca paparicou, pediu benção ou levou para andar de lancha pela costa de Itaparica, Lula sofre mais um julgamento moral. “Em Taquaritinga, ninguém confunde amizade com amigação”, registrou Augusto Nunes, de Veja, citando, como gosta, sua progressista cidade natal, no interior de São Paulo. Nunes, que já exerceu cargos de poder na mídia, sempre pareceu um militante pelo separatismo entre a vida pública e a privada dos poderosos.

O poeta Ferreira Gullar usa seu espaço de comentarista político na mídia tradicional para prosear também sobre o que acredita ser a falta de senso moral de Lula, mesmo que não haja qualquer acusação formal contra o ex-chefe de Estado. “Para Lula, não há valores: vale o que levar o poder”, diz ele, tranquilamente, sem qualquer menção de mostrar o mesmo rigor frente a tantos outros personagens da política nacional. Quanto menos lembrar dos milhões de votos que o ex-presidente sempre teve em sua carreira política. Gullar é atirador de elite, que seleciona seu alvo, como faz, por exemplo, o cineasta Arnaldo Jabor. A figurinha carimbada é Lula, as outras, para eles, pouco ou nada valem.

Agora, o exército da moralidade ganhou a adesão de um grande general. O jornalista Mino Carta, um dos maiores admiradores do estilo de gestão do ex-governador Orestes Quércia, falecido ano passado, volta suas baterias para os pontos selecionados por seus antigos patrões. “O PT atual perdeu a linha, no sentido mais amplo. Demoliu seu passado honrado. Abandonou-se ao vírus da corrupção, agora a corroê-lo como se dá, desde sempre com absoluta naturalidade, com aqueles que partidos nunca foram”, cravou ele na sua Carta Capital.

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vocé é afiliado de infoprodutos?
    Que tal pegar carona nos lançamentos e faturar mais como afiliado?
    Quer saber como, clica no meu nome e saiba mais!!!

  2. http://www.senado.gov.br/noticias/tv/videos/cod_m
    João Costa (PPL-TO) faz considerações sobre operação Porto Seguro da Polícia Federal. eu faço parte de milhoes de brasileiros q se soma ao pronunciamento do senador JOAO COSTA[PPL].E VEJAM VC Q O SENADOR J.C. NEM É DO PT.

  3. Pois é, Esmael, você e os esclarecidos companheiros navegantes deste respeitável espaço – extensivo às centenas de blogs deste perfil espalhados por este imenso Brasil – sabem tanto ou melhor do que eu de que Lula / Dilma são, literalmente, PEDRAS NOS SAPATOS DA GLOBO, VEJA etc que compõem o Pig – Partido da Imprensa Golpista. Nem o Mensalão, julgado e condenado às vésperas (?!) das Eleições do 2º Turno para a Prefeitura de São Paulo (o beneficiado seria o Bolinha de Papel) – em que pese o EMPENHO MACIÇO DE TODOS OS URUBUS DAS TELINHAS, JORNAIS, REVISTAS – não “colou”. Em assim sendo, considerando que a “coisa está feia” para o GRUPO BRASILEIROS ELITIZADOS UNIDOS DE WALL STREET (ou Vendilhões da Pátria), o negócio é apostar DE CORPO E ALMA em 2014. Então, cabe-nos ficarmos atentos às próximas “FABRICAÇÕES DE VERDADES” dos “fazedores de cabeças incautas”. O Ministério dos Formadores de Opinião Adverte: QUANTO MAIS DESINFORMADO, MAIS FÁCIL DE SER MANIPULADO !. Achtung !!!.

  4. a ss esta por ai ! o pt e produto de caça esportiva da grande midia . logo chamam o rei da espanha ,mais o presidente duma ong que foi flagrado caçando elefantes na africa .. aquela turma de 1964, ainda tem alguem com aquele ideal ! o brasil não podia ser gerido pela midia . temos deputados muito fracos moralmente .quem teme a grande midia não merece o voto dos brasileiros!

  5. Eu como eleitor, não votei no Lula ou na Dilma. Mas existe uma grande diferença na forma de governar de ambos.Vejo que a Dilma tenta se libertar das frutas podres herdadas por imposição do Lula, para poder trabalhar.Quanto a blitz, vejo aqui em Curitiba, o pessoal do jornal da Massa, nem sequer disfarçam nas intenções de suas criticas, ainda ressentidos do puxão de orelha que os mesmos receberam do TRE.Acredito que a mando do chefe maior da rede Massa, já estão pensando em 2014 na eleição para governador do Parana, que vai ser briga de facão das feias.

  6. A desgraça da oposição é que, agora, doravante, o povão do nosso Brasilzão já virou Leão, quer mais, muito mais, do que PTMDB-agregados. E mais, muito mais, à evidência , não é a praia do PSDEMB-agregados cujo apelido popular é retrocesso, se comparado ao PTMDB-agregados. Portanto, mais, muito mais e melhor, do que o PTMDB-agregados (situação) e o PSDEMB-agregados (oposição), é a Mega-Solução, o Fato Novo de Verdade, o HoMeM do Mapa da Mina, o PNBC e a Meritocracia Eleitoral, a Evolução Política do Brasil, porque o resto é apenas continuismo raso e seco, golpe, como já sentenciou o ex-Presidente do STF, Ministro Ayres Britto.

  7. Tá brabo, hein?

    Quando não a Salete, eis ai o Mardoqueu.

    Haja Engov, Boldo do Chile.

    Cês me dão licença que eu vou ali suicidar mas já volto!

    • Suicídio não! Vá morar na Europa, lá está uma beleza. Caso encontre um desempregado eu recomento A Privataria Tucana, é bom para ocupar o tempo.

  8. Ha, ha, ha, ha!!! Desculpe, mas é difícil não rir desse monte de desculpa esfarrapada do PT, Esmael. Mesmo com toda a sujeira no Planalto, ainda há quem acredite que não passa de intriga da oposição. Pior: há quem creia que Lula não sabia de nada do que acontecia debaixo de seu nariz! É muita forçação de barra, não acha?

  9. É quele velha estoria…Liberdade de expressão. Parece aquele caso do sujeito q esfaqueia de morte o seu oponente, e depois pede desculpa. heheheheheheh,” DESCULPA POR EU TER TE ESFAQUEADO”. É bem assim q agem os golpistas[PIG]… Eles golpeiam o PT de morte e depois alegam; ” É LIBERDADE DE IMPRENSA”. E dizem bem alto; “O PT É CONTRA A LIBERDADE DE IMPRENSA”. Foi assim q eles agiram contra o relatório da CPI do Cachoeira.
    É o PIG conseguiu com secesso…Mudaram o texto do relatório, q pedia o indiciamento do jornalista da revista VEJA Policarpo JR. O relatório também pedia o indiciamento do procurador da união;ROBERTO GURGEL. Alegaram, liberdade de imprensa. Na real … Caíram de pau mesmo, encima do relator da CPI do cachoeira,DEPUTADO ODAIR CUNHA DO PT. fizeram a maior pressão no homem…cerca de 200bar de pressão,heheheheheheheh, uma pressão violenta, porq sera? sera q o PT amarelou mesmo? Eu desconfio q o PIG/tucanadas do DEMO; Querem MELAR a copa do Mundo no BRASIL em 2014. Esse é o jogo deles[O PIG/TUCANADAS DO DEMO}.

  10. ” Tal consenso é raro na história. Somente em momentos de caos absoluto é que matizes ideológicos se suavizam para lutar em torno de bandeira comum. É preciso ser “muito bom” para reunir todos os adversários contra. ”

    Tirado de outra notícia deste blog, se aplica aqui também?

    Para aqueles que oPTaram con$cientemente em defender as mazelas LuLListas e DiLLmistas… Restará a solidão…

    • Cada defesa exdruxula, cada denúncia fora do sério, meu Deus!Falam do mensalão do PT, esquecem o mensalão tucano. Metem o paú no Lula e Dilma e botam o rabo de palha p/esconder a privataria tucana. Em termo de valores a tucanada ganha e muito nesse ofício de roubar e locupletar-se

  11. Ah essa mídia miserável e hipócrita só não veêm quem não quer esses sanguessugas querendo dinheiro, fazia do FHC o melhor presidente e aqui no Parana o Jaime Lernner era o melhor governador do mundo, eu adolescente ainda acreditava na arma do negócio, mas depois fui ver ao fundo é puro interesse hoje essa corja não me engana mais, querem desqualificar e enfraquecer o melhor presidente que o Brasil já teve!!!!

  12. Você é contra a liberdade de expressão? A mídia deveria fechar os olhos para oque ocorre de errado no governo? Por ser o PT, não se pode criticar? O governo é isento de erros, e um guardião da moralidade?
    Só por que o Lula é o lula ele está isento de erros, e desvios de conduta?

    • Inocente. Vc está alheio a tudo o quanto os políticos brasileiros vem produzindo a decadas neste país de sujeiras, calunias, armaçoes e por aí vaí. Sabe de uma coisa: o néscio quando está com a bôca fechada passa por sábio, ao abrí-la se denuncia.

  13. Pois é, né, Marco Damiani. E você tá ficando só na defesa do indefensável.

    Haja Varsol prá limpar batom em cueca.

    Ou, como disse Macaco Simão: Os escândalos do petê parecem guardados caixa de guardanapo de papel. A gente tira um, sai logo três.

  14. Mas o PT adora isso, tanto que o governo financia pesadamente a midia golpista. Falam muito, mas pouco fazem e amarelam ate no caso do indiciamento do policarpo da Veja. Dilma tem medo da globo, fala grosso com os ladroes de carteira, mas amacia com a familia marinho.