Artigo de Leonardo Attuch: “A Polícia Federal pode ser um FBI?”

por Leonardo Attuch, editor do portal Brasil 247

Os homens de preto, que andavam sumidos, voltaram com tudo. E, em poucos dias, deflagraram duas operações que ainda vão dar muito o que falar. A primeira, batizada como Porto Seguro, desarticulou uma quadrilha infiltrada na máquina pública, que negociava pareceres jurídicos !“ e, pela primeira vez, um mandado de busca e apreensão foi cumprido num escritório da presidência da República. A outra, chamada de Durkheim, desmontou um esquema de extorsão que envolvia até policiais federais. Dados sigilosos, de personagens públicos, como o prefeito Gilberto Kassab e o senador Eduardo Braga, eram negociados livremente no submundo do crime.

à€ frente dessas duas operações, esteve o mesmo personagem: o delegado Roberto Troncon, que comanda a superintendência da Polícia Federal, em São Paulo. Tido como um dos quadros mais preparados da corporação, Troncon também encarna um antigo sonho da categoria: a autonomia em relação ao governo. Isso significa que a PF, hoje subordinada ao Ministério da Justiça, passaria a gerir seu próprio orçamento, assim como o Ministério Público. Seus dirigentes, ainda que indicados pela presidência da República, teriam mandatos fixos e só poderiam ser substituídos em casos extremos.

O modelo, inspirado no Federal Bureau of Investigation, o FBI, foi objeto de um trabalho acadêmico de Troncon, em parceria com os delegados Fernando Duran e Grivaldo Andrade, intitulado “Autonomia Funcional e Administrativa da Polícia Federal”.

Essa proposta foi lançada em 1994 pela primeira vez pelo agente Francisco Garisto, primeiro presidente da Federação Nacional da Polícia Federal. Não prosperou porque os governos jamais admitiram perder o controle da instituição. Na era FHC, operações mais complexas eram raras. Com Lula, a PF trabalhou muito mais, mas também foi acusada de ser instrumentalizada para agir contra adversários políticos.

Agora, pela primeira vez, a PF deflagrou uma operação que atingiu a presidência da República. E a presidente Dilma transmitiu uma mensagem clara: ninguém está acima da lei. Criticado por não prevenir o Palácio do Planalto, o ministro José Eduardo Cardozo se defendeu. “Quando a PF atingiu o governo, dizem que o ministro perdeu o controle; quando é contra, falam que está sendo instrumentalizada”.

Ao que tudo indica, a instituição deu seu maior salto em relação à  independência e à  autonomia. Mas isso só será possível se a PF tiver uma corregedoria independente e se estiver submetida ao controle do Poder Judiciário, que puna eventuais abusos.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. ós deputados são frouxos mesmo. eu dezejaria saber o nome dos deputados que recebeu o dinheiro do mensalão do ! porque o corajoso ministro relator não disse . sera que ministro foi impedido de dizer .e depois tinha que julgar esses tambem. eu acho estranho. quando tem reus os 25) deveria ter os co reus . quem pegou essa propina do mensalão? voceis não acham meio confuso esse julgamento. so indicaram a fonte ,mas não foi indicado os beneficiarios.por que? como diz gilberto ribeiro , isso da um nó na minha cabeça , não consigo entender .alguem explique isso no brog por favor!

  2. agora que os americanos vão apoiar israel.porque eles descobriram grandes jazidas de petroleo,gaz, e areia betumosa propria para produzir querozene.pode ser que eles deixem os iraniano em paz.americno eviciado em petroleo. 23 milhões de barris consumo diario não e molesa!eu pença que quando aquela casa foi flagrada em curitiba ,quem perdeu foi os policiais e a sociedade.eu acho que a policia federal esta um passo adiante da autrquia. eu não confio no temer! sou franco de dizer isso. o teme não tem o mesmo carater do velho lider ,Jose alencar..aqui eu abordo muitos pontos ,mas podem não ser o topo ,mas e comcomitante!

  3. assunto muito complexo, e interesses difusos.
    e um instituicao que orgulha a todos os brasileiros.
    quanto a ingerencia politica, e normal aqui e em qualquer,
    pais no mundo.
    mais sem duvida a policia FEDERAL de hoje,e muito superior
    a do tempo do xerife TUMA.
    aquela policia prendia boi no pasto, esta ta por tudo. e fazendo um exelente trabalho

  4. O QUE ESSE DELEGADO QUER É CRIAR UMA MILÍCIA.
    POLÍCIA NÃO É UNIVERSIDADE PARA TER AUTONOMIA.

  5. Desqualificar o Congresso, a Imprensa, o STJ, impedir o Ministério Público de investigar, e agora investem sobre a Polícia Federal.

    Corre no Congresso documento para vetar o poder de investigação usado pelo Ministério Público.

    Lula disse que o Congresso é uma reunião de picaretas. Os lulistas chamam a Imprensa de PIG – Partido da Imprensa Golpista, no STJ só Levandowski e Tóffoli prestam, agora no Congresso, corre projeto para proibir o Ministério Público de investigar e finalmente, acusam a Polícia Federal de assim proceder para arrancar aumento de salário e de ser convivente com José Serra.

    Lula – quando presidente do PT, nos programas de tevê e em suas entrevistas desancava as ações sociais – as cestas básicas, por exemplo, dizendo que o brasileiro não vootava com a cabeça, votava com o estômago que o governo da época fazia como os portugueses na descoberta do Brasil – compravam os índios com espelhos e outros badulaques.
    Agora, navega na glória alcançada justamente com a distribuição de bolsa família, bolsa escola “que tiraram milhões de brasileiros da faixa da pobreza”.

    Se isso não é debochar da gente, escarnecer…

  6. BOLA DA VEZ!
    Penso que não será publicado este coment… mas vá lá.
    Estava aqui lendo o artigo e refletindo sobre outros pontos de vista “da teoria conspiratória”, onde em caso de assassinato, a culpa não é de quem mata, mas do morto que deixou-se assassinar.

    Assim, depois de fabricarem um “PIG” invisível, ao não ter mais como esocnder fatos, a bola da vez foi o STF, que de guardião da lei, passou a ser o culpado pelo mensalão. De uma hora pra outra, todos contra o STF. Ou julga a favor, ou não presta.

    Agora a bola da vez é a Polícia Fedeal. Já apareceu um dizendo quje ela quer ser independente, outro dizendo que esá a serviço dos “tucanos”, servidores antigos e concursados nomeados à época do “FHC”. Incrivel isto. O JD (não, não estou me referindo ao JD que a Secretária do lula se referiu) já diz que a operação Porto Seguro é o Mensalão2, que o PIG está criando, requentando.

    Mas vejamos um detalhe pequeno disto tudo: Alguem acredita que a PF passa informações primeiro à impresna (a serviço do PIG) e só depois, muito depois, para o Ministro da Justiça e este para a Presidencia da República? Se a resposta for sim, necessário repensar a PF. Se a resposta é não, vem a segunda pergunta: Se o govrno sabia pq não agiu antes de sair na imprensa? Ou ainda será que havia uma certa esperançazinha da imprensa não descobrir, não divulgar e aí, ficaria o dito pelo não dito, sem demitir nem punir… ou se demitisse, seria na surdina, pra não arranhar a imagem do governo?

    Não estou aqui dizendo que a Dilma, o Cardoso, o Lula, ou o JD se beneficiaram e estavam por trás das maracutaias. Mas não há como negar que eles os protegiam, pois souberam antes e nada fizeram para puní-los, logo são igualmente cumplices, prevaricaram.

  7. A PF ESTÁ DE PARABÉNS O PROBLEMA É A JUSTIÇA QUE NÃO PUNI OS BANDIDOS DE COLARINHO BRANCO E POLÍTICOS.

  8. Tudo isso acontecendo na PF no mesmo momento em que a associação dos delegados tenta emplacar a PEC 37 e o PL 7193 demonstra que esses fatos não passam de uma tentativa desesperada dos delegados de polícia ganharem mais poder e justificarem sua existência.

    Somente no Brasil existe essa figura esdrúxula do delegado, que atua como estagiário do Promotor burocratizando e emperrando o sistema de persecução criminal.

    Assim a resposta ao artigo é: Não! A PF não será um FBI pelo menos enquanto existirem delegados de polícia. Lá (no FBI) os Agentes são especializados e trabalham diretamente com os Promotores fazendo com que a investigação seja ágil e produtiva.

    Aqui no Brasil a investigação é feita de forma burocrática e tudo que se faz no inquerito tem que ser refeito no processo penal pelo Promotor. Uma baita perda de tempo e dinheiro público.

  9. Falar FBI os eua teem olheiro no mundo inteiro. governo que não aprazem os americanos ,são descatados. no tempo da guerra fria numa reunião com a dama de ferro. expresidente ronald r. disse que ele prferia bombardiar com bombas atomicas ,do que ver um aliado ,alinhado com a ex urss. mas as coisas não mudaram. vejam o que acontece no paquistão, a morte de binlad inparcialmente falando.a sorte do governo paquisnaes ,que o paquistãoe um pais nuclearizado tambem, com armas letais ,em massa .senão tiho o mesmo fim do iraque e do irão…O brasil esta cheio de olheiros americanos. so que a gente não conhece as figuras,que são antipatriotas!

    • A maioria dos olheiros não são americanos,são brasileiros aliciados,alguns bem remunerados outros nem tanto,todos subservientes e fiéis ao seu chefe.Alguns,ou muitos,nem são pagos ou contratados formalmente,agem espontaneamente,iludidos pela propaganda,dispensam qualquer sentimento nacionalista,acham o Brasil o pior lugar de todos,sonham com o dia que receberão o green card,para si ou para seus descendentes.Está cheio de gente assim por aí,todos nós conhecemos alguns…

  10. DESTRUIR OU NÃO DESTRUIR SODOMA E GOMORRA ? EIS A QUESTÃO. Ao anoitecer, um Sábio e seu discípulo que viajavam por uma estrada rural do interior do Brasil, cansados, pediram pouso aos donos de uma propriedade rural, um casal generoso que os acolheu, e lhes deu de beber, comer e até lugar para dormir, além de uma boa prosa, à mineira, durante a qual ficou sabendo que a única renda que sustentava aquela família advinha da produção de Sodoma e Gomorra, duas vaquinhas leiteiras, fato esse que deixou o Mestre encucado. Mestre e discípulo foram dormir e na calada da madrugada, com os donos da casa ainda dormindo, bateram em retirada. Ao sair o Mestre pegou uma corda na varanda da casa e , sob o olhar atônito do discípulo, dirigiu-se ao curral onde pediu ao mesmo para amarrar as vaquinhas, conduzí-las e precipitá-las montanha abaixo. O discípulo assustado perguntou ao Mestre: o Senhor pirou ? Sodoma e Gomarra são tudo que esse casal tem. E foi com elas que nos deram o que comer e beber, e agora queres que eu as destrua. Não estou te entendendo, Mestre. Não precisa entender, faça apenas o que estou mandando, e no futuro me entenderás. Dito e feito. Dez anos depois, Mestre e discípulo repetiram a mesma viagem, e chegaram à mesma propriedade onde encontraram o mesmo casal, porém em situação de grande fartura. Casa nova, carro, até moto na garagem e boiada viçosa no pasto. E daí o Mestre perguntou ao dono da casa que milagre havia acontecido naquele local que os levou da miséria para a fartura. E daí o homem respondeu que há dez anos Sodoma e Gomorra haviam se destruido montanha abaixo, fato esse que obrigou o casal a arrumar mais o que fazer para sobreviver. Daí tivereram que ir à luta, criar novas fontes, ampliar e diversificar a produção, tirar mais proveitos da propriedade, e enriqueceram. Simples assim. Chega de estelionatos eleitorais, pelo amor de Deus. Chega de moralismo e moralistas furados. Chega dos mesmos. Chega de Ditaduras, Sarneys, Collors, FHCs, Lulas e Obamas. Chega desse jogo de perda de tempo versus tempo perdido. Que venha agora a Mega-Solução, A Revolução Pacífica do Leão, o Novo Caminha para o Novo Brasil de Verdade, como nos propõe o HoMeM do Mapa da Mina do bem comum do povo brasileiro, porque evoluir é preciso. Urge encararmos a Realidade como Ela realmente É. HMM-PNBC-ME, saudações.

  11. Em tudo existe a política. O que sei é que o DEl. Troncon é ligado a Marcelo Itagiba que é ligado a Serra e os Tucanos. Prá saber mais informem-se sobre o Caso Lunus.