Alunos do CEP protestam contra Richa

20121205-171555.jpg

Dezenas de estudantes do Colégio Estadual do Paraná (CEP), o maior do estado, saíram à s ruas no início da tarde desta quarta-feira em protesto contra a mudança na matriz curricular.

A manifestação pela manutenção das matérias de sociologia, filosofia e artes na grade escolar dos alunos do Paraná, em frente ao CEP, teve palavras de ordem contra o governador Beto Richa (PSDB).

“Estudantes, na rua, Beto Richa a culpa é sua!”, gritavam os alunos, que ainda cantavam: “Do Platão eu não abro mão, não é só de exatas que se faz um cidadão!”.

O protesto foi organizado pelo Grêmio Estudantil da escola. A foto é de Alexandre Plautz Lisboa.

39 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. eu discordo completamente com esse beto richa, eu acabei de terminar o 9º ano e acho super importante as outras materias… eu nao gosto de todas elas mas as acho importantes, e eu nao ‘tô’ nada afim de passar o dia inteiro estudando portugues e matematica, e nos dias que tiver seis aulas, que horas eu vou sair do colegio? eu vou estudar a noite e fazer ADM incluido ao ensino medio, isso significa que vai ter dias em que eu vou estudar matematica a noite inteira… eu tambem ‘tô’ super afim de viajar para outros paises quando eu for adulto e se tiver apenas uma aula de ingles na semana, o quê que eu vou aprender???

  2. É com imensa tristeza que leio alguns comentários acima. Sou professora de Sociologia em Curitiba e não só por isso, por advogar em causa própria, defendo com unhas e dentes as humanidades que querem, de maneira arbitrária, retirar da matriz curricular. Quando fiz o Ensino Médio, em Londrina, confesso que aprendi a escrever em aulas de história, filosofia e sociologia, e não nas de português. A redação do ENEM 2012 foi extremamente sociológica. O aluno que teve uma boa base da disciplina, soube construir uma boa dissertação. O pessoal que está reproduzindo esse discurso raso e colonial de que aprender português e matemática é o que vai assegurar o futuro dos educandos está totalmente equivocado. A realidade está aí para ser vista! Dei aulas em empresas, para trabalhadores que estavam concluindo o Ensino Médio, e eles me contavam que o patrão estava desesperado por palestrantes para ajudar na formação humana dos funcionários, pois estava enfrentando, não problemas técnicos, mas na sociabilidade dos indivíduos. E olha que estou falando aqui de chão de fábrica, hein! As cobranças empresariais, hoje, são muito mais rígidas. Ou seja, passa na entrevista o funcionário que apresentar diferenciais: na escrita, na fala, na eloquência, no conhecimento de mundo. Foi-se a época em que eram requisitados apenas pessoas que soubessem escrever uma ótima carta ou apenas fazer cálculos precisos. Atualmente, é necessário ter a capacidade de fazer conexões lógicas a cerca da economia, da história, das várias formas de sociabilidade, etc. É necessário ter formação cidadão, crítica, não apenas a técnica. Estamos enfrentando uma forte onda de violência contra pessoas de orientações sexuais diferentes, de religiões diferentes. O que é diferente está sendo tratado com estupidez, e não diálogo! E vocês ainda argumentam que tais disciplinas são desnecessárias! Eu, que estou em sala de aula, sei o quanto os alunos dão importância às humanidades. O quanto gostam de aprender e enxergar o mundo acima do senso comum. São alunos que escrevem melhor, que debatem melhor, que falam melhor! Mas já que vocês querem o português e a matemática com carga horária superior, já que a solução para a educação está aí, se preparem para que o futuro dos seus filhos repita o de vocês: uma formação medíocre e sem o mínimo de senso crítico. Esses serão os nossos futuros profissionais!

  3. Se matemática e português fossem solucionar o problema da produção de conhecimento, então não chegaria tantos analfabetos funcionais no ensino médio!!!!!!

  4. esse frustrado _de moura é um verdadeiro,asno robotizado pois é histórico que saber ler a fazer contas que alguém se saia bem, hoje nossos alunos necessitam de um senso critico mais desenvolvido, pois se tornarão retardados mecanizados quem não tem sentido algum pois vc é exato não se questiona, não se problematiza.

  5. Meus caros!!!Procurem saber de onde surgiram as várias disciplinas antes de falarem asneiras, pelo visto também estão sendo beneficiados com as ações da atual administração, caso contrário também estariam indignados com tal façanha. E a propósito, querem mais aulas de matemática? Educação de mais qualidade? Existem tantas prioridades na educação que a grade curricular deveria ser uma das últimas mudanças. Querem exemplos, existem escolas onde NÃO TEM sequer uma MERENDEIRA para fazer comida para os alunos – saco vazio não para de pé – existem escolas que a rede elétrica é precária, as condições físicas são inadequadas, e etc…, enquanto isso, discute-se sobre grade curricular. Viva o país da hipocrisia, Viva o país dos TONTOS que ainda tem coragem de defender políticos (que prometem e não cumprem) que sacolejam a bandeira da falta de vergonha na cara, e todos aplaudem como se fosse a coisa mais correta da face da Terra. ME POLPE NÉ GENTEM LETRADA!!!! #apoioosalunosdocep

  6. O que o governo do estado quer é treinar mão de obra barata para as empresas que desejam faturar mais por aqui.O caso do Wall Mart diz tudo.

  7. Eles não queriam fazer manifestação na ultima semana de aula, queriam era matar aula.

  8. mas quem eleigeu richa foi os estudantes mesmo.a juventude do beto atraiu os estudantes ,e eleitores jovens .eu não tenho nada contra jovens .mas é uma reflexão , meio forte mas eu precisa dizer isso. que aparencia não deve ser confundido com inteligencia!

  9. Algo que ninguem comenta é a eficiência das aulas de matemática e português. Ou seja não adianta mais do mesmo. Não vai melhorar as notas ou o conhecimento aumentar a carga horária e a qualidade é ruim.

    Deveriam primeiro analisar as metodologias de ensino, número de alunos por sala de aula, formação continuada de professores.

    Muito simplista e provavelmente inútil aumentar um para diminuir outro.

    Uma solução muito comum em aulas práticas na universidade é dividir uma turma em A e B. Essa sim seria uma solução inteligente. Dentro da carga horária atual dividir a turma em duas ou mais turmas para aulas “praticas” de matemática e português.

  10. Ao @- de Moura,
    sempre acreditei que o lugar dos mouros é debaixo da guilhotina. Ao sentir o cheiro dessa sua defecada eu passei a ter certeza!
    Imagine, se não peço exageradamente, que a maioria dos filósofos eram também grandes estudiosos da matemática, física, química etc. Como exemplo posso citar: Voltaire, Russeau e quase todos eles…
    GUILHOTINA… COMO ADIMIRO ESTE INSTRUMENTO !!!

  11. Para o _deMoura,
    Quando a pessoa não se faz ouvir pelos argumentos coerentes e pela capacidade da oratória tenta através do grito – quem escreve o texto todo em caixa alta é porque quer se fazer ouvir no grito, no mínimo tem complexo de inferioridade ou, como dizem, são daqueles que tem pau pequeno e quer dar a entender que o tem de tamanho razoável…

  12. O GECEP (GRÊMIO ESTUDANTIL DO COLÉGIO ESTADUAL DO PARANÁ) mais uma vez e conforme sua rica história da mais uma vez uma boa aula de cidadania, concordo com os estudantes, será um retrocesso reduzir e diminuir o número de aulas de humanas nas escolas, só um governo reacionário tem tal atitude.

  13. Isso aew galerinha parabéns a todos que participaram, eu estava la e não foi nenhuma perca de tempo. E de moura desculpa se você é apenas outro “cão do governo” nós somos estudantes que temos o direito de pensar e não vamos deixar pessoas assim tirar esse direito da gente!

  14. Estes estudantes são os mesmos que participaram do ato “ecumênico” em defesa ao grande PTista Zé Dirceu??? hehehehehe

  15. Sou engenheira a mais de 20 anos mas as matérias de humanas me acompanharam até no terceiro grau e foram muito importantes na hora de lidar com os auxiliares de produção, pedreiros e empreiteiros porque eu tinha uma visão ampla do mundo em que eu estava, por sorte nas escolas particulares (onde meus filhos estudam agora) tal “aberração” não irá acontecer e caso ocorra eu mesma vou tentar ensinar aos meus o que aprendi e dou tanto valor.
    Que bola fora em Beto Richa!

  16. Parabéns alunos do CEP! Para que serve as artes, filosofia e sociologia? para tornar as pessoas mais inteligentes. Será que este é o medo do governo neoliberalista do Beto (BOY)

  17. Meus sinceros parabens aos estudantes do Colégio Estadual do Paraná.

  18. AH! Beto Richa; Beto Richa! Tua hora tá chegando, faltam somente dois anos! Vc vai ser o pior governador que este meu Paraná já teve; vc, com seu secretário de educação estilo picolé de chuchu – insosso, sem gosto, sem ação, sem… nada e a manda chuva da seed meroujy cavet vão acabar com a educação do Paraná.
    Poe uma coisa nessa tua cabeça dura: Nós não queremos a educação do Paraná envolvida com as negociatas do Banco Mundial e defendendo os interesses desses sanguessugas do dinheiro do povo.
    Agora se não quiser fazer nada, ótimo. Já tá fácil e vai ficar mais fácil ainda de limpar essa tua caterva da política paranaense.

  19. A EDUCACAO NO PAIS SEMPRE FOI RUIM CADA DIA FICANDO PIOR …O PARANA QUE SEMPRE QUER SER VISTO COMO ESTADO MODELO EXEMPLO PRA TUDO AGORA ESTA JOGANDO A EDUCACAO NO LIXO É …ESSE BETO RICHA TEM Q VAZA E NUNCA MAS VOLTA PESSIMO GOVERNADOR ELE TINHA Q SER ESPERTO PASSA A MAO NA CABECA DOS PROFESSOR POIS VIXI VAI PERDE MUITO VOTO E VAI PERDER A PROXIMO ELEICAO CONCERTEZA TEM QUE AGRADA A MAIORIA E NAO ESTA ACONTECENDO ISSO E AINDA BEM Q SE A GLOBO A RPCTV SEMPRE DA UMA CERTA COBERTURA PRA ESSE TIPO DE GOVERNO HJ EM DIA A NET ESTA MUITO MAIS AVANCADA E OS JOVENS ESTAO CADA VEZ MAS ESPERTOS E QUERENDO OU NAO CRITICOS UFAA TA NA HORAAA

  20. Deus, o que eh esse comentario desse moura. So falta ele escrever osso com ce cedilha!!!

  21. Parabéns alunos!

    Ótima iniciativa do grêmio estudantil.
    Isso é uma aula prática de cidadania.

    • Obrigada. Entretanto nao foi iniciativa do gremio. duas alunas nos procuraram e nós ajudamos.
      att, presidente do gremio estudantil do colégio estadual do paraná

  22. Todos os alunos e profissionais da educação estão também contra o Sarnicha Richarney. A favor dele só o Derosso, Rossoni, Ducci e enfim, a turminha do bilhão…

  23. o De Moura, visto porque o povo está nas condições que aponta, recém saídos de um período militar, vc é exemplo claro da ignorância nacional, fundamentada em disciplinas como moral e cívica, que pelo visto vc não aprendeu nada mesmo… infelizmente a nação vai sofrer ainda por um bom tempo, pois tem enraizada nela pessoas como vc, que são extremamente frustadas e possivelmente semianalfabetas. Tem EJA viu… volta a estudar e aprende a pensar sozinho…

  24. o BETO RICHA SÓ AGRADA A RPC/GLOBO, ENTREVISTA ARMADA.. TIPO JOGO DE VOLEI ..LEVANTAE QUE EU VOU CORTAR..RIDICULO…A RPC/GLOBO

  25. Parabens a esses jovens guerreiros!!!

    • obrigada!
      Os aluno do CEP agradecem o apoio.
      att, presidente do gremio estudantil do colégio estadual do paraná

  26. DESTA VEZ EU CONCORDO COM O BETO.

    – O BRASIL ESTÁ NAS PIORES POSIÇÕES MUNDIAIS EM MATEMÁTICA.

    – SOCIOLOGIA/FILOSOFIA SÃO MATÉRIAS QUE NÃO DÃO EMPREGO A NINGUÉM HOJE EM DIA. NÃO PASSAM DE MERA MASTURBAÇÃO INTELECTUAL, OU SEJA, SÃO MATÉRIAS QUE SÓ SERVEM PARA FORMAR PROFISSIONAIS QUE ATUAM EM PROFISSÕES COADJUVANTES DA ECONOMIA.

    • Se você tivesse estudado Filosofia e Sociologia, ao invés de ter feito o que você acha que são essas matérias, talvez conseguisse avaliar a importâncias delas. Mas, continue fazendo o que você acha que elas são…
      Os alunos e professores do Estado do Paraná, tanto da Educação Básica, quanto do Ensino Superior, estão dando uma verdadeira lição de política no seu sentido original. Somente os idiotas (no sentido grego) olham de maneira diferente…

      • Você acha correto ter 2 aulas de Matemática e 2 de Português para o Ensino Médio? você tem filhos? se tem , na escola que ele estuda quantas aulas tem dessas matérias? não julgo que sociologia e filosofia são desnecessárias, so acho que em questão de prioridades elas estão abaixo de Português e Matemática, é totalmente incoerente tratar as disciplinas com igualdade.

        • Caro Allisson,
          Acredito que o Aluno do ensino médio já deveria ter estudado Matemática e Português no ensino fundamental , mas por motivo da educação brasileira ser extremamente alienadora e precária, eles acham que se arrumar o problema no fim vai estar acabando com ele, eles deveriam investir mais em todos os setores da educação, desde o ensino básico até o superior.

    • Aposto que vc adoraria que as senzalas fossem reabertas também…reacionários não tem mais vez meu caro, conforme-se!

      • Tão idiota que omite o primeiro nome e deixa apenas o sobrenome. Reacionário. Sociologia e filosofia é para quem se propõe a pensar e não se contenta com engolir o que nos vêm mastigado e nos é empurrado goela abaixo. Não vejo por aqui nenhum sociólogo, filósofo desmerecendo matemáticos ou físicos que são pessoas pensantes e que contribuem para o conhecimento, ao contrário de um idiota como você _deMoura que pertence ao seleto grupo dos analfabetos funcionais aqueles que leem mas são incapazes de interpretar. Não é por nada que a educação brasileira está no nível que está – com pensamentos reacionários como este.

    • Se você acha que matérias de sociologia/filosofia não dão empregos para nignuém, deve ser por isso que você tem a mente tão pequena assim. Aulas de filosofia e sociologia nos fazem ser mais críticos e questionar as ações na nossa sociedade. E se você ainda não percebeu, o governo precisa de pessoas alienadas, para manipular o povo o quanto quiserem, e justamente por isso o nosso querido Beto Richa está querendo mudar a matriz curricular. Quanto mais pessoas que não tem o menor interesse na política, para eles é muito melhor.

    • Concordo com isso também, afinal de contas os nossos filhos necessitam saber matemática e português para conseguirem entrar em um bom curso superior, ou a filosofia resolve este problema?

      É tudo muito bom na hora de escrever um discurso sobre o assunto, mas na prática é que o bicho pega e o professor de filosofia não vai te auxiliar na hora de conseguir um emprego.

    • Números sem filosofia é sem valor, vogais sem filosofia é sem sentido, somente a filosofia forma conceitos.