Vem aí a Arena, uma opção partidária para Joaquim Barbosa disputar 2014

Cibele Baginski tenta refundar a Arena. Foto: Gabriel Lain.

Caso queira disputar a presidência da República em 2014, como se cogita pela imprensa nacional, o ministro Joaquim Barbosa, do Supremo Tribunal Federal (STF), terá mais uma opção para filiação partidária. Vem aí a Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido que ressurgir e que leva o mesmo nome da sigla que deu sustentação à  ditadura militar (1964-1985).

O novo partido, assumidamente de direita, prega em seu estatuto, dentre outras barbaridades, abolição de quaisquer sistemas de cotas raciais, de gênero ou condições ‘especiais’, a maioridade penal aos 16 anos e o retorno ao currículo escolar das disciplinas de Latim e Educação Moral e Cívica.

O registro da Arena está sendo pleiteado pela estudante do curso de direito Cibele Bumbel Baginski, de 22 anos, da cidade Caxias do Sul (RS).

As informações são da Folha.com. Leia a íntegra da matéria:

Estudante que tenta refundar a Arena publica estatuto no ‘Diário Oficial’

A estudante de direito Cibele Bumbel Baginski, 22, publicou nesta terça-feira (13) no “Diário Oficial da União” o estatuto da Arena (Aliança Renovadora Nacional), partido que tenta fundar e que leva o mesmo nome da sigla que deu sustentação à  ditadura militar (1964-1985).

A jovem assina o estatuto como presidente nacional do grupo.

A etapa é necessária para que o partido comece a coletar as cerca de 500 mil assinaturas exigidas para o registro na Justiça Eleitoral.

Com o registro, a legenda passa a poder disputar eleições e a ter direito a uma parcela do Fundo Partidário, mantido com recursos da União.

A parcela destinada a cada partido varia de acordo com sua votação para a Câmara dos Deputados na última eleição. Como exemplo, o PEN (Partido Ecológico da Nação) recebeu R$ 202 mil desde sua criação, em junho deste ano.

Questionada em agosto deste ano sobre a participação da Arena em crimes da ditadura, Baginski disse à  Folha que também houve “coisas boas” naquela época. “O partido faz política, elege representantes. O que esses representantes fizeram é outra coisa”, afirmou.

Entre as bandeiras defendidas pelo partido estão ações como “abolição de quaisquer sistemas de cotas raciais, de gênero ou condições ‘especiais'”, a maioridade penal aos 16 anos e o retorno ao currículo escolar das disciplinas de Latim e Educação Moral e Cívica — ensino imposto em 1969 e tirado do currículo em 1993.

O partido seria controlado por um “Conselho Ideológico”, instância “suprema” composta por cinco membros permanentes e vitalícios e quatro indicados por membros.

O texto diz que o grupo possui como ideologia o “conservadorismo, nacionalismo e tecno-progressismo, tendo para todos os efeitos a posição de direita no espectro político”.

Dois de seus objetivos são lutar “contra a comunização da sociedade e dos meios de produção além de outras práticas insidiosas ao pleno desenvolvimento e qualidade da sociedade brasileira” e “resguardar a soberania nacional, o regime democrático e o pluralismo político de toda forma de uniformidade de pensamento ou hegemonia política.”

“Em respeito à  convicções ideológicas de direita, não coligará com partidos que declaram em seu programa e estatuto a defesa do comunismo, bem como vertentes marxista.”

56 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Acredito que ai sim a educação vai pra frente, e muitas outras coisas irão mudar, a nossa politica é muito indiciplinada, e querem formar ignorantes para o futuro, uma mudança deste nivel eria de ótimo tamanho ao nosso Brasil.

  2. a cibele e uma pessoa de atitude ela nao tem medo de ser politicamente incorreta,ela bota a cara a tapa por seus principiose e ideologia isso e ser politicamente verdedeiro coisa q muitos esquerdistas de plantao nao tem coragem q gostam de fazer bonito pra plateia e falam o q o povo quer ouvir.ela e uma pessoa interessante tem um bom conhecimento e jovem.a verdadeira democracia e a q respeita diferentes ideologias e correntes partidarias,por isso e possivel sim ter bons partidos de direita como e a arena q nao tem vergonha de ser o q e e prima por um dos valores mais nobres ser verdadeiro ser o q eles sao. cibele eu te apoio totalmente vamos acabarcom essa arrogancia esquerdista brasileira.

  3. Eu apoio em gênero, número e grau! Finalmente alguem de direita neste País em que TODOS são direcionados para a esquerda. Essa esquerda aproveitadora e que se diz DEMOCRATICA.
    A opinião do colunista, inclusive, está eivada de vícios insanáveis.
    Ladrões de toda a ordem estão abrigados no PT, PCcoB, PSOL, PSTU, PCO, etc.
    e vagabundos de todas as matizes estão abrigados nos partidos que pregam o DEMOCRATISMO (PMDB, PDT, PTB, PP, PR, PRB, etc)
    Ou seja, no Brasil COMUNISMO e NAZISMO são duas faces da mesma moeda (irresponsabilidade e corrupçao)

  4. Finalmente, estava mais do que na hora de aparecer uma vertente contrária aos governos que por aqui passaram nos últimos anos, precisamos disso sim, precisamos tomar partido do lado direito, mas direita de verdade, sem ficar no ostracismo apartidário, concobinando com a esquerda esquerda e a direita esquerda. EU APOIO

  5. E ninguém segura a juventude do Brasil!
    Vamos acabar com esses porcos corruptos que assolam a nação.
    Chega de cotas e impunidade de bandidos, e viva a moralidade, a ética, o nacionalismo, a ordem e o progresso.
    Parabéns Cibele pela iniciativa, tamo junto!
    Anauê

  6. Ufa!!!!
    Já era tempo, já estava sem esperanças de ver o Brasil como um País descente. O Brasil está agonizando e infelizmente a grande maioria da sua população não tem sequer capacidade para perceber isso, também, com a quadrilha que se instalou no poder às custas de esmolas para o povo, baniram a educação no Brasil, a criminalidade aumenta em escala exponencial, as drogas se espalham assustadoramente, a ordem acabou, o Brasil agoniza nas mãos de bandidos, pena que poucos percebem isso. BASTA !!!

  7. quem tá morrendo de medo do arena é a turma do LULA molusco, pcbs da vida e psol e toda esquerda parasitaria

    hahahaahhaha, agora vamos ter pelo menos um que faça oposição verdadeira

  8. Gostei do programa. Tanto que, assim que for fundada a agremiação, vou querer saber como entrar para suas fileiras. O Brasil precisa, há tempos, de um partido forte de direita. Decência, limpeza, moral, respeito, ordem e progresso. Isso tudo é muito bom. Parabéns ao RS pela iniciativa.

  9. Meu pai era um político do PDS, PSD e finalmente ARENA. Havia grandes políticos gaúchos neste partido que não participou de nenhuma Ditadura. Quero sim a maioridade penal aos 16 anos, já que não são preparados para seguir na vida, bem como o direito ao trabalho. Fiz um comentário num outro blog que falava sobre educação e eu sugeri que regredíssemos há 50 anos, ou seja não só a volta do Latim, mas todas as disciplinas da época. Meu filho que está com 37 anos, não aprendeu Geografia física e política bem como História Medieval e Antiga, em colégio particular. Viajei com uma médica de ônibus para o Perú que ao atravesármos a fronteira entre a Argentina e o Chile ainda na ida precisou voltar às pressa de avião porque tinha paciente para atender no dia seguinte. Não tinha a menor idéia, a menor noção de onde andávamos, que distância tínhamos que percorrer pela frente. Muita bobagem eu ouvi naquela excursão, até da organizadora. Não precisamos apoiar o estatuto por inteiro, temos pela frente uma grande discussão a diferença entre pobres e ricos que fica cada vez maior e ai entramos na seara de Marx, mas de qualquer forma se for para resgatar políticos que nos respeitem e que vem para resgatar novas idéias, dou meu apoio.

  10. Gente, desculpem, mas antes de qualquer coisa vamos tentar ao menos escrever o português correto? Gente como tem erros ‘bárbaros’ nos comentários!
    Sou a favor da democracia sempre, acredito que o ARENA venha para acrescentar acima de tudo boas idéias de política. Todos tem direito a expor suas opiniões e convenhamos, as idéias do partido são ótimas. Afinal de contas, quem não quer a maioridade penal aos 16 anos? (afinal, com 16 anos podem matar, roubar e inclusive votar, porque não responder por seus atos?) e as cotas nada mais é que racismo puro. O país precisa de mudança e essa mudança só o povo poderá fazer!

  11. Parabens à Cibele e João Manganeli.
    quero me filiar e assinar a lista de adesão necessária. Começo a acreditar que ainda vale a pena viver nesse país que deseduca, motiva a criminalidade, motiva a prequiça com tantas bolsas . A dignidade de uma pessoa está no seu caráter, sua ética, seu emprego e,consequentemente, suas conquistas pessoais. Vamos dar um fim definitivo aos xiitas, comunistas, chavistas, cubanistas, stalinistas, leninistas, etc… e etc… Quem mandou matar Celso Daniel e as oito testemunhas?

  12. Acho uma retomada a idade da pedra, aonde as pessoas não terão direito de expressar suas opiniões. Só falta ela dizer que quer virar a ser uma ditadora. Sai fora!!! E ainda utiliza benefícios do governo como o Prouni. Se decida gúria, ou vai tomar no mate.

  13. Não são “fascistas curitibanos”. A menina é de Porto Alegre (como eu, com orgulho) e vive em Caxias do Sul. A postura do autor do texto deixa claro como é feita a “democracia” aos moldes da nossa esquerda…quando aparece uma ideia diferente ela é rapidamente taxada de “absurdo”. Absurdo é viver alienado num país comandado por bandidos, com a população aterrorizada pelo tráfico, uma terra de analfabetos funcionais e gente sustentada por esmolas que mantém a mesma corja de safados no poder há tanto tempo. Que inclusive, agora, estão preocupadíssimos com a situação penitenciária do país só porque o “cumpanhêro-MOR” está indo para lá. Acho que “educação moral e cívica” (para quem não sabe) é uma das coisas que mais faltam ao nosso povo, e que se infelizmente não é mais ensinada em casa, viriam muito bem nas escolas. O latim é a base do nosso português, exige disciplina e muita dedicação, o que também não fará mal nenhum a ninguém, tenham certeza. Duvido que houvesse um novo governo militar – apenas o partido é de direita, mas as pessoas rapidamente associam as coisas -, até porque nossos militares, hoje, coitadinho, dão dó. Não tem sequer organização para isso. Mas uma coisa é verdade…só tem medo de militar quem vive à toa, é drogado e arruaceiro. Tem meu voto, e de muita gente que tem tomado conhecimento desse partido, cansados da “zona” em que o país se transformou. Chupa PT.

  14. depois que se derrubou a ditadura, pensei que os partidos restantes poderiam moralisar esse país(inclusive o PT)…e vejo o que? mensalão e outros ataques ao erário…
    quem sabe com um partido renovado não se acabe com essa bagunça.
    vamos la Cibele, estamos contigo, vamos ”renovar” esse País…

  15. adelaide, em curitiba as filiacoes estao sendo feitas na boite nega fulo, na cruz machado, abraco.

  16. Eu acho uma bobagem, condenar uma pessoa que queira restaurar o ensino do latin nos cursos superiores? os bons advogados juizes padres pastores , todos estudaram o latin. mas os curriculos de hoje para um emprego ,eu ouvi dizer pelos empregadores ,que a pessoa era inteligente ,mas não sabia portugues. por que ,voce tem que saber a causa , precisão quando ante de p e b vai aletra m . o plural de muitas palavras .então estudo o latin a pessoa aprende. A lingua inglesa e muito falada , mas é uma lingua sintetica. o latin e uma lingua analitica,assim disse um professor..ele so não disse o que significava isso!

  17. Eu achei interessante :que se fundamentar esse ideal de um novo partido,a ser craiado. pode nascer livre da demagocia ,e sem cartas na manga, esse pode ser um partido com uma nova metodologia.embora ele tenha que nascer com algumas restrição as conquistas,vou citar as cotas . fora isso não vejo nada de anormal as cotas politicamente ja e politica de estado.mas o novo modo de insino, que ate hoje nunca vi um politico tradicional mencionar. e o ensino que tíamos no passado ,de boa qualidade ,foi embora junto com o governo melitar. pricipalmente o latin que e a base do nosso idioma, e mãe do que se diz em portugues. por essa falta duma deciplina basica, e importante do portugues, ai temos ate redação de grandes jornais com erros .jornalistas muito mal preparados ate para intrevistar uma pessoa.eu não sou estudado . sou do pt e não deixo.mas o que estraga os partidos hoje e a mentira. essa garota não pode pager por erros da arena . porque ela não espancou ninguem,e ela nas ceu bem depois de tudo isso. no tempo da antiga arena ,o presidente figueredo trocou o nome do partido ,para pds. joão figueredo não se sentia confortavel numa sigla ,chamda arena , ai veio o pds .na eleição do trancledo e paulo maluf.houve dessidencia de aureliano chaves e sarney,e criaram pfl ,e ajudaram tracredo desputar as eleições indiretas com maluf ,que desputou pelo pds. mas nenhum partido revelou de fato sua edeologia. mas esse novo partido vai levar um terço dos politicos que ai estão.em todos os partidos tem demagogia . quem e democratico tem que aceitar. não , pelo geito esse partido vai derrubar barreiras ,que impede o brasil de crescer. sse e meu pensamento tosco.so um exemplo: o ptb de hoje não tem nada aver com getulio, o pdt de hoje, até agora não vi nada que seja totalmente, o ideal de brizola. o brizola era para o pdt , o que pedro simon e para o pmdb.mas essas pessoas estão passando. e uma pena .no parana temos o requião ,mas que estrago o requião que ele e esplosivo,mas voto nele asim mesmo.. eu tenho muita coisa para comentar ,mas tenho que parar ,para não falar bobage eu acho que ja falei.

  18. Quem fez mais pelo Brasil o Arena ou o PMDB?

  19. Não nesse partido. joaquim barbosa na serventia , e exclusividade da midia marron

  20. Numa democracia todos tem o direito de pensarem e dizerem o que pensam. Esses que a estão criticando ainda não aprenderam a respeitar a democracia.
    Como faço pra me filiar?

  21. Aliás, como alguem pode falar em “renovação” com ideias retrógradas como desse partido?

  22. O fascismo está vivo. Só aguarda o momento certo para se desenvolver. todo cuidado é pouco.

    • Assim como a praga do comunismo e do marxismo que so destroem a identidade nacional para por o “politicamento correto” como e o caso dessa cotas ridículas e essas leis “anti-homofobia” que da poder de policia aos ativistas gays para prenderem quem quiserem. Isso tem que parar somos uma democracia e temos muitos problemas para resolver nossa educação é um lixo a saúde nem se fala mais o que da voto é “bolsa família”, bolsa escola e a qualidade na educação? onde fica? precisamos de administradores de verdade não de esquerdistas autoritários e obscecados por poder ou essa gente pensa que se os militares fosse derrotados aqui viraria democracia por que tinha um “Grande Democracia” que era Cuba ajudando a “democracia” aqui ou mesmo a União Soviética outro grande exemplo de “democracia” ao lado dessa “heróis” que estão hoje no poder.

  23. Não acredito que a abolição das cotas seja uma barbaridade. Pelo contrário! Seria a queda da discriminação legalizada. Afinal, aquele que disser que cotas não são discriminatórias é analfabeto funcional.

    • Marlon, voce falou tudo. Com a aprovação das cotas, despertaram na população o racismo que estava esquecido. Esse País é uma piada. Se a Constituição diz que todos são iguais perante a Lei, como pode ter sido aprovada uma Lei que discrimina pessoas?, até quando vamos ter que conviver com essa situação?

  24. Pela primeira vez em muito tempo, vimos políticos corruptos serem julgados pelo STF, sem levar em conta os privilégios de seus cargos. Mesmo assim, você tem a coragem de associar o nome do relator Joaquim Barbosa à Arena?
    Para de apelar, Esmael! Se no lugar dos petistas estivessem tucanos – mesmo que não merecessem a pena -, seu discurso seris outro. Então, não venha posar de defensor da democracia. Seus posts são partidários, e não pela igualdade de tratamento.

  25. Pra que mais um? Filie-se ao PSDB que não vai ser muito diferente da maneira como o partido reacionário vem fazendo política…

  26. Errado, Ricardo: Numa Democracia, a pluralidade partidária é pilar.

    O que falta e ninguém tem coragem de fazer é uma Reforma Política, com a revisão do número de parlamentares, implantação de voto distrital, desobrigatoriedade do voto, revisão nos critérios que regem a formação de coligações, etéque…

  27. Me perdoem os defensores da ideia, mas este partido só existiu a ditadura militar, em uma democracia não faz sentido.

    Ah, partidos de direita já tem muitos: veja, globo, estadão, gazeta do povo, instituto milenium……

  28. Estúpida essa pretensa vinculação do ministro Joaquim Barbosa à notícia da re-criação da Arena.

    Emedebista fundador, sempre a combati, mas defendo o direito da sua existência.

    Pelo menos será um partido de tendências explícitas, notórias, claras, muito diferente desses que compõem um verdadeiro samba do criolo doido na política brasileira.

    E me parece que já se esqueceram do famoso aperto das mãos de Lula e do expoente máximo da extinta Arena?

    Vá em frente, Cibele, você tem todo o direito.

  29. Liberdade à todas as linhas de pensamento. Sou de esquerda, mas a discussão com pessoas bem equilibradas de direita levam a um equilíbrio necessário.
    Por exemplo, a abolição da aula de Educação Moral e Cívica foi, ao meu ver, um retrocesso. É necessário se revisar a menor idade penal, indiscutivelmente. Trazer esse tipo de discussão leva o país para frente.
    As pessoas esquecem que a política dentro de uma democracia deveria servir para uma ampla discussão de idéias que tragam representem todas as vertentes, e dessas vertentes o representante vencedor deveria aplicar as boas idéias do outro.

    O que fazemos hoje é destruir a idéia do outro, indiferentemente se é boa ou não. O que interessa é que não é o que pensamos ou pior, é o que ELES defendem!

    Vivemos numa Idiotacracia… Regida por falsos valores!

    • É muito gratificante ler um comentário lúcido e não idiotizado. Concordo com sua visão sobre a pluridaridade de idéias.

      E acredito que há espaço , no Brasil, para criação de um partido de Direita (desde que não convirja ao centro), pois temos muitas demandas que, embora apoiadas por uma parcela da população, não são emcampadas pelos “partidos”, por serem polemicas…

      E se a Espanha pode ter o partido Basco, que prega a separação da região basca do resto da spania, e a Irlanda pode ter o partido do IRA, que prega a separação da Grã-Bretanha, porque o Brasil não popde tre um partido de “Direita”?

      E se este partido for fundado, apoiarei a criação daquele outro, que prega a separação do Brasil, do futuro País do Pampa…

      • É gratificante encontrar boas opiniões aqui.

        Tenho para mim que vou contrariar quase tudo que essa Arena defender, mas prefiro que venham debater de cara limpa do que fiquem se escondendo por terceiras e quartas intenções, através de testas de ferro, sem assumir o que são e defendem.

  30. Esqueci de avisar à guria que esse campo ideologico no Brasil ja tem muita concorrencia e que essas “ideias” ja são disputadas a tapa , como manda a tradição.
    Novo mesmo so se assumir como de direita ja que aqui , ate a arena original e o pds, seu sucessor se diziam de centro, mais ou menos como faz hoje o DEM., o PPS e o PSDB,

  31. Com um “ideario” desse calibre tera muitas adesões. Podemos ja indicar varias “personalidades ” para compor a direção do partido: Ali Kamel, Merval , a galera da Veja , os donos da Folha,,,estava esquecendo do Noblat. Tomara que ele não fique triste comigo… A ala dos jurista que esses partidos sempretêm sera composta decerto pelo Gilmar Mendes e pelo Gurgel. E no cargo de capitão do mato sera indicado o Bolsonaro, mas tem vaga ainda pra feitor. Caiado no meio-ambiente e o Serra vai ajudar na comunicação do”novo” ( de novo ? ) partido. Mas nada de afobação… tem lugar pra todo mundo. Se o Beto correr ele consegue sair na foto de lançamento. E ele ainda pode fazer o discurso ja que disso ele entende bem. So pede pra mudar o redator pois ele anda muito repetitivo.

  32. Do jeito como as coisas estão, certamente terá meu voto. Quem não gostou que se mate, já que os “tolerantes” não aceitam opiniões diferentes.

  33. SÃO OS FACISTAS CURITIBANOS…

    • CONCORDO PLENAMENTE, BANDO DE FACISTAS.

      • Gente de classe média que nunca vai saber o que é precisar de bolsa família pra viver !Filhinhos de papai, bando de idiota. BANDO DE FACISTAS!!

        • Bem… Ninguém falou em estado totalitário até então.
          O Fascismo existiu? Sim. A Extrema-Direita que instaurou.
          E hoje, o que há? O fascismo se foi…
          O que temos agora são governos Esquerdistas totalitários dominando a América do Sul, Ásia e Leste europeu. Vendendo seu peixe de “igualdade” enquanto na verdade há a classe privilegiada (Políticos e parceiros do governo) e o resto.

  34. Cibelle será uma grande liderança num futuro próximo, escrevam.

  35. Quer dizer que um posicionamento divergente como defender a redução da maioridade penal é uma barbaridade? Decidam-se: vocês querem ou não uma democracia? Se sim, acostumem-se a conviver com visões diferentes e mais, respeitem-nas, sem críticas pessoais ou sem fundamentação.

    Muito corajosa essa menina, será que teremos o primeiro partido verdadeiramente de direita no Brasil do século XXI?

  36. parabens pra guria, vou me filiar a esse partido.

  37. QUE IDÉIA ORIGINAL, CONVIDE UM GENERAL PARA PRESIDENTE. RSRSR

  38. apoio essa guria.
    tem que ser gaucha pra ter essa coragem.
    vou procura-la para criar esse partido aqui no paraná, pois os partidos que estão ai tem medo de se posicionar em questoes polemicas como as cotas raciais, a menoridade penal e outras coisas.

  39. QUE HORROR ESSA GURIA DEVE SER UMA MAL AMADA PRA TER ESTE TIPO DE IDEIA

    • òtimo, ja era hora, o nome é que menos importa

      A ditadura de esquerda, do politicamente correto, da banalização do país, já se assombra

      O Brasil precisa de um partido forte de direita-conservador, para contrapor a desgraça que foram os 8 anos dos incopetentes neoliberais e os 10 dos irresponsaveis da esquerda

      • o nome é o que menos importa,Andre? Se você tivesse um filho na lista de desaparecidos da ditadura não diria isso !!

        • Ditadura houve no Chile onde 30.000 foram exterminados. Aqui 300 filhinhos de papai, comunistas e terroristas sumiram e muito bem feito. Alias os militares estavam certissimos. Olha ai a turminha de terroristas de 64 condenados pelo Supremo no mensalão. Se os militares tivessem liquidados todos não estariamos sendo roubados pelos petralhas.

  40. Ainda existem pessoas desse tipo?
    IDIOTAS!Vão ser massacrados nas urnas!
    Diga Não a arena!

    • Idiotas são pessoas que não aceitam oposição. Por favor leia mais, e procure ler material que seja ímpar.