Veja a agenda de atos do Dia Internacional da Mulher no país neste fim de semana


A jornada de luta das brasileiras para celebrar o 8 de março, Dia Internacional das Mulheres, tem como eixos a demanda por justiça, democracia e contra Bolsonaro, que está atacando direitos sociais, trabalhistas e acabando com as políticas de combate à violência contra as mulheres.

Atos foram convocados em mais de 20 estados apenas neste domingo. Em outros estados, além do domingo, tem atos marcados durante todo o mês.

“Neste 8 de março vamos ocupar as ruas de todo país, desde os municípios até as capitais do Brasil para denunciar as maldades deste governo com a classe trabalhadora e com as mulheres deste país, mas também por direitos e pela democracia, porque resistência e democracia têm nome de mulher”, afirmou a Secretária-Geral da CUT, Carmen Foro.

Confira a agenda de atos pelo Dia Internacional das Mulheres em todo país:

Dia 7 – Sábado

No Mato Grosso do Sul terá um abraço simbólico em torno da Casa da Mulher Brasileira em protesto contra o investimento zero na área.

Economia

No Piauí, as mulheres farão uma roda de conversa no Parque da Cidadania, a partir das 16 horas.

Em Florianópolis (SC), acontecerá uma feira feminista, das 13h às 18h, na Avenida Hercílio Luz.

Em Blumenau (SC), acontecerá a Marcha das Mulheres Trabalhadoras, com concentração às 9h, na Praça Dr. Blumenau.

No município de Caçador (SC), a partir das 9h, acontecerá o ato das mulheres trabalhadoras no Largo Cassanjure.

Em Jaraguá do Sul (SC), a mobilização do Dia da Mulher começará a partir das 8h30, na Praça Museu da Paz, e contará com oficinas e palestras.

Dia 8 – Domingo

Alagoas – Com o mote ““Mulheres na Luta por Territórios Livres e Corpos Vivos”, as alagoanas farão uma roda de conversa no domingo a partir das 9 horas da manhã, na Praça Centenária, no centro de Maceió. E às 15 horas, as trabalhadoras participarão de um ato público e atividade cultural na praia de Pajuçara.

Bahia – A partir das 9 horas de domingo, as baianas vão se concentrar no monumento do Cristo da Barra para uma caminhada, no qual o percurso só será decidido em assembleia no local. Depois elas farão um ato público “Mulheres da Bahia na Rua e na Luta Contra o Fascismo”.

Brasília – Com o slogan “Pela Vida das Mulheres, contra o Racismo, o Machismo e o Fascismo”, as trabalhadoras do Distrito Federal vão denunciar a ausência de Políticas Públicas no Estado numa marcha que sairá do Parque da Cidade às 9 horas. A concentração está marcada para as 8h.

Ceará – Na capital cearense, em Fortaleza, o ato unificado será no domingo na Praia de Iracema, a partir das 13 horas, na Rua Dragão do Mar, 81. O ato show político e cultural acontecerá às 18 horas.

Goiás – A partir das 9 horas, as mulheres farão um ato na Praça dos Trabalhadores com homenagens, exposições e panfletagens.

Maranhão- A partir das 10h, as mulheres do Maranhão vão fazer uma atividade política e cultural na feirinha da Praça Benedito Leite.

Mato Grosso – Mulheres da CUT estadual, dos movimentos sociais, feministas e dos coletivos de combate ao racismo irão fazer, a partir das 16 horas, um ato político e cultural na praça do bairro mais violento de Cuiabá, Pedra 90.

Mato Grosso do Sul – As mulheres do Mato Grosso do Sul farão um ato na Feira do Guanandy, no centro de Campo Grande.

Minas Gerais – Com o tema “Só da Luta Brota Liberdade”, as mineiras vão fazer uma marcha com concentração às 9 horas em frente à Ocupação Pátria Livre – Rua Pedro Lessa, 435, bairro Santo André, Pedreira Prado Lopes – e de lá as manifestantes caminharão até a Praça Sete, Centro de Belo Horizonte, onde se unirão em outro ato, que seguirá pela tarde.

Pará – As paraenses farão uma caminhada pelas ruas de Belém, com saída da Escadinha do Porto, no início da Presidente Vargas, até a Praça Batista Campos. A concentração da delegação CUTista será na Praça Waldemar Henrique, localizada no Centro Comercial entre Av. Assis de Vasconcelos e Av. Presidente Vargas, às 8h.

No município de Irituia, as mulheres farão uma caminhada pela cidade, partir das 7h, com o mote “Construir uma cultura de paz, igualdade de gênero e empoderamento das mulheres”.

Paraíba – Terá um ato unificado com o movimento de mulheres por volta das 14 horas, na Praia de Cabo Branco, em João Pessoa.

Paraná – As paranaenses estão organizando dois atos. Um em Maringá, a partir das 10 horas, no Parque do Ingá. De lá sairão em caminhada até o Fórum de Justiça, onde farão protestos com cruzes e calçados femininos.

Em Curitiba, a Frente Feminista de Curitiba e Região Metropolitana está organizando uma marcha “Mulheres da Favela Exigem Paz”, que acontecerá em quatro pontos na periferia. O primeiro será uma denúncia da violência que atinge a favela será a partir das 8 horas da manhã no Bairro de Parolin, em frente ao Residencial Araguai, na Rua Santa Zita nº 281e depois seguem para o segundo ponto.

A exploração do trabalho será denunciada em frente ao Supermercado Extra, na Avenida Kennedy. A mobilização “Educação e Moradia” vai acontecer em frente à escola municipal da Lamenha Lins e no final da marcha as mulheres vão falar sobre a Paz que querem e como vão construí-la com a participação da Bloca Feministra “Ela Pode/Ela Vai. A previsão do fim da marcha é 12h.

Piauí – As piauienses farão um ato no Mercado Parque Piauí, a partir das 8 horas.

Rio Grande do Norte – O ato com o mote “Mulheres em Resistência: Pela Vida e Por Direitos” e vai começar às 8 horas da manhã na Praça das Flores, em Natal. Elas sairão às 10 horas em caminhada e vão até a Praça dos Pescadores. Às 11h terá o ato político e cultural.

Rio Grande do Sul – Atos descentralizados acontecerão no Estado e terá uma mobilização na orla do Lago Guaíba, com panfletagem das 10h às 13h. O ponto de encontro será na Usina do Gasômetro. Também haverá apresentação de Blocos Carnavalescos.

Roraima – As mulheres têm uma agenda de mobilizações para o mês todo. No dia 8, a partir das 18 horas, terá um sarau cultural unificado “Pela Vida das Mulheres” na Praça Germano Sampaio.

Santa Catarina – As mulheres em Florianópolis farão panfletagem na rua Hercílio Luz, das 12h às 18h, para marcar o Dia Internacional das Mulheres. Em Joinville, das 9h às 11h30, terá uma oficina na comunidade Jardim das Oliveiras. E das 15h às 18h, um ato político acontecerá na Praça Tiradentes. Em Criciúma, a partir das 14 horas, acontecerão diversas ações no Parque das Nações, como atividades culturais, oficinas, roda de conversas e performances artísticas. Em Balneário Camboriú um ato regional está programado para acontecer a partir das 10h, na Praça Almirante Tamandaré. Em Chapecó, um ato político-cultural pela ampliação dos direitos das mulheres está marcado para às 14h, na Praça Central.

São Paulo – Sob o lema “Mulheres Contra Bolsonaro, por Nossas Vidas, Democracia, Direitos e Justiça para Marielle, Claudias e Dandaras!”, o ato será a partir das 14 horas, na Avenida Paulista, em frente ao Parque Mário Covas. A concentração da militância CUTista será no Espaço Cultural Lélia Abramo, na Rua Carlos Sampaio, 305, ao lado do Metrô Brigadeiro às 13 horas.

Sergipe – O ato Político Cultural “Resistiremos para Viver! Vivermos para Transformar”, organizado pela CUT, demais centrais e movimentos sociais acontecerá nos Arcos Orla de Aracaju a partir das 8 horas.

Tocantins – No Dia Internacional das Mulheres elas vão fazer um ato público, a partir das 8 horas, na Feira do Setor Aureny I, Região Sul de Palmas.

LEIA TAMBÉM:

Partidos e movimentos sociais fazem convocação unificada para atos do 8 de março

Dia 9 – Segunda-feira

Goiás – No dia 9 a partir das 9 horas, as mulheres farão um café da manhã, na Praça Cívica.

Maranhão- A CUT e demais centrais sindicais definiram que o ato do dia 09 será na Praça Deodoro e seguem em caminhada até o Centro Histórico na Beira-Mar, onde haverá atrações culturais.

Pernambuco – O ato “Feministas contra Violência do Estado Racista, Patriarcal e Capitalista” acontecerá no dia 9, a partir das 14 horas, no Parque 13 de maio, em Recife. Também estão previstas ações descentralizadas no domingo, dia 8, e no sábado, dia 14.

Piauí: No dia 9 o ato está previsto, a partir das 8h30, na Frei Serafim.

Rio de Janeiro – As mulheres do Rio de Janeiro farão a mobilização do Dia Internacional da Mulher no dia 9. Com o mote “Pela Vida de Todas as Mulheres, Por Democracia e Contra Retirada de Direitos! Um Rio de Coragem Feminista Contra Violência e os Governos Fascistas”, o ato das mulheres começará às 17h e a concentração será na Candelária.

Rio Grande do Sul – No dia 9, a partir das 17 horas, terá a Marcha “Pela Vida das Mulheres, Contra as Violências, Por Empregos, Salários e Aposentadorias; Fora Bolsonaro, Governador Eduardo Leite e Prefeito Marchezan”. A concentração será no Largo Glênio Peres, em Porto Alegre.

Santa Catarina – O encerramento das atividades do mês da mulher em Florianópolis será no dia 9 de março, quando diversas atividades acontecerão o dia todo no Largo da Alfândega, encerrando com uma grande marcha às 17h. Em Joinville, vai ter um ato público em frente ao Sesc Beira Rio, a partir das 16h30.

Dia 12 – quinta-feira

Paraíba – A partir das 8 horas no dia 12, na cidade de Esperança, as paraibanas também estão organizando com as trabalhadoras rurais do Polo de Borborema uma Marcha pela Vida das Mulheres e Pela Agroecologia.

Fonte: CUT