STF condena Zé Dirceu a mais de dez anos de prisão

da Agência Brasil

Em 2011, Dirceu recebeu homenagem da juventude do PT. Foto: André Dusek/AE.

O ex-ministro da Casa Civil José Dirceu foi condenado a dez anos e dez meses de prisão como resultado do julgamento da Ação Penal 470, o processo do mensalão. A pena pode ser alterada até o final do julgamento, conforme alertaram alguns ministros do Supremo Tribunal Federal (STF), mas inicialmente, a pena deve ser cumprida em regime fechado por ter superado os oito anos.

A fixação das penas de Dirceu não provocou debates mais acalorados porque o ministro-revisor Ricardo Lewandowski, responsável por votos de contraponto com punições mais amenas, não participou desta etapa. Ele não poderia participar porque absolveu Dirceu de todos os crimes da ação penal. Também não participou da votação o ministro Antonio Dias Toffoli, pelo mesmo motivo.

Em relação ao crime de formação de quadrilha, a votação foi unânime para condenar Dirceu a dois anos e 11 meses de prisão, conforme voto apresentado pelo relator Joaquim Barbosa. Já quanto ao crime de corrupção ativa de parlamentares da base aliada, a condenação foi fixada em sete anos e 11 meses de prisão mais 260 dias-multa de dez salários mínimos cada, que somam cerca de R$ 676 mil em valores não atualizados, proposta também pelo relator. Apresentaram pena menor os ministros Marco Aurélio Mello e Cármen Lúcia, que acabaram vencidos.

As penas de Dirceu foram bastante majoradas porque os ministros consideraram que ele teve papel preponderante no esquema, como autor intelectual. A faixa de punição para formação de quadrilha é um a três anos de prisão e a de corrupção ativa é dois a doze anos de prisão. Em relação á corrupção ativa, a pena ainda foi agravada porque o STF entendeu que houve corrupção de nove parlamentares.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. A juventude do PT deveria rever seus conceitos, ou ao menos não fazer homenagens e defesas a bandidos de forma aberta. Deveriam concentrar suas forças em defender o povo e não os bandidos que levam a sigla no peito.

    Bandido é bandido, seja ele do PT, do PMDB, do PSDB, do DEM ou de qualquer outra sigla. Quando se aceita a filiação de uma determinada pessoa no partido, deve-se tomar cuidado e ver o seu passado, analisar o que fez de bom ou de ruim para a sociedade, para então aceitar, mas ao primeiro ato falho ou de conduta, a expulsão é o melhor caminho, mesmo que este seja o presidente do partido, ou seu fundador.

    Bandido é bandido e não tem nada na sua testa escrito: “Eu sou do mau”…

  2. Mas que insistência em termos jurássicos como burguesia, elite, papo de esquerda da década da disputa EUA x URSS, de há muito arquivada.
    A luta entre classes é um dos mandamentos leninistas que persiste justamente nos países totalitaristas.
    É utópico, lógico, mas pense o proletário num dia em que toda a humanidade seja elite. Quem vai construir uma casa, montar um carro, abrir uma valeta para assentar tubulação de águas pluviais, de abastecimento.
    Imaginemo-nos todos ricos. Todos viajando de avião. Quem vai pilotá-lo? Quem vai servir o lanchinho, retirar a bagagem?

  3. do geito que vejo as coisa ,ser integrante do pt ja é crime! o brasil perde mais uma opurtunidade de ser uma grande nãção .o radicalismo da elite vai transformar o brasil num novo haiti.. eu vi onte a a reportagem do gugu. nem o palacio o pais tem condição de reconstruir.eu vi o contraste social. o brasil ja foi assim tambem. ricasso dum lado os miseraveis espalhados….olha da nojo do jornalismo paranaense ,e o global. tanta sujeira dos outros politicos ,que nunca foi mencionado..mas quando estver perto da precrição ai o stf julga ,mas por obrigação de legitimar a elite como liberta. mas a verdade vem .os mentirosos da bbc ja cairam , mas no brasil logo ……. são poucos osjornalistas serios .quando viram politicos eu nem sei o que falar. a maldade ta feita , o estrago concretisou. mas se a elite tomar as redias do governo , no parana ja temos a resposta,e o exemplo. no ambito federal o baque e forte . muitos que hoje se regosijam ,rezem para não chorar amanhã.eu digo do que sei e conheci,a te 2002…para bens para os que não não acreditem nisso ,mas pensem que essa midia não vai bater ,porque o regime da elite engorda as contas bancarias, da grande midia . voceis que hoje tem seus alimentos torçam para que o psdb e o dem não volte ao poder.pelo jeito vai voltar ,eles sabem anestesiar as pessoas ,eles entendem de robotica ,e hipnose sem escrupulo…mas o criterio de muita gente e desenhado pela grande midia ,fica facil não precisar pensar…foi bom o ze dirceu ser condenado ,que eu posso ter sossego para meus ouvido ,e nem precisar trocar de canal na hora da noticia.ate as radios evangelicas, na hora da noticia ajudam destilar o veneno da grande midia . e lamentavel por isso que essa terra e meio ambiente ,esta reservado para ofogo eterno..fonte , Santa Biblia ,Ave maria !

  4. Não ficará preso porque foi condenado em uma interpretação errônea da “teoria do domínio do fato”.

  5. Se cumprir 1/3 é muito.

  6. O José Dirceu tinha que confeccionar uma camiseta assim, na ditadura, com a foto do Presidente João Goulart (do antigo PTB) ao meio; ou, ainda, inserindo a foto do Prefeito Barbosa Neto (PDT) que foi cassado vergonhosamente sem qualquer fundamento jurídico – porque aí sim foi politico – pela Câmara de Vereadores, com as elites contando com os dois votos do PT.

  7. Não vai ficar preso nem 10 minutos; pq, aí tem que prender o Serra, o FHC, o Dantas…