Rui Falcão, presidente do PT, fala em recurso a foros internacionais

por Eduardo Simões, da Reuters, via Brasil 247

Em vídeo destacado pelo site do PT, presidente nacional do partido critica penas “elevadíssimas” impostas pelo Supremo Tribunal Federal a José Dirceu, José Genoino e Delúbio Soares, e nega compra de votos no Congresso Nacional. Recurso dos condenados a foros internacionais, como o Tribunal Penal Internacional, não está descartado; assista. (Foto: BR 247).

O presidente nacional do PT, Rui Falcão, expressou “tristeza e indignação” com a condenação de petistas na ação penal do mensalão no Supremo Tribunal Federal (STF) e reiterou que o partido nega que tenha havido desvio de dinheiro público para compra de votos de parlamentares no primeiro mandato do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

Em vídeo divulgado nesta terça-feira no site do partido, Falcão afirma que as penas a que foram condenados o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro da legenda Delúbio Soares foram “elevadíssimas” e “fora dos parâmetros” da jurisprudência brasileira.

“Recebi com muita tristeza, mas também com extrema indignação a decisão injusta do Supremo Tribunal Federal que condenou a penas elevadíssimas, fora de parâmetro, os companheiro José Dirceu, Delúbio Soares e José Genoino”, disse o dirigente petista no vídeo de pouco mais de um minuto de duração.

Para Falcão, a ação penal do mensalão foi “um julgamento com viés político, com pressão muito forte dos grandes meios de comunicação e mudando parâmetros consagrados da jurisprudência e do direito brasileiro”.

“O Partido dos Trabalhadores continua afirmando que não houve compra de votos, que nenhum dos companheiros enriqueceu pessoalmente, que não foram utilizados recursos públicos.”

De acordo com o Supremo, o mensalão foi um esquema de desvio de recursos públicos para a compra de apoio político ao governo Lula no Congresso Nacional. A maioria da Corte apontou Dirceu, principal ministro do governo à  época, como o “chefe da quadrilha” responsável pelo esquema.

Dirceu, Delúbio e Genoino foram condenados pelos crimes de formação de quadrilha e corrupção ativa. O ex-ministro recebeu pena de 10 anos e 10 meses de prisão e Delúbio recebeu punição de 8 anos e 11 meses. Como as duas penas são superiores a 8 anos, eles terão de cumprir ao menos parte da sentença em regime fechado.

Genoino, presidente do PT à  época do escândalo, recebeu pena de 6 anos e 11 meses. Como sua pena é menor que 8 anos, ele poderá cumpri-la em regime semiaberto.

Em seu vídeo, Falcão disse que os colegas de partido “vão exercer todos os recursos possíveis”, inclusive recorrendo a foros internacionais.

Assista ao vídeo:

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vou esperar o recurso do PT a foros internacionais, para fazer o mesmo.
    Vou acusar o governo PT-PMDB de genocidio, enviando uma copia completa dos orçamentos aprovados no Congresso sem debates com a sociedade dos anos de 2004 – 2014.
    Garanto que vai haver indignação mundial.

  2. Não vamos misturar as coisas.
    Sempre no Brasil o Poder foi irrigado com dinheiro público, direta ou indiretamente(ponto)
    A pena para desvio de dinheiro público, formação de quadrilha, lavagem de dinheiro, etc… estão na medida certa, deveriam ainda ser aumentadas em 1/3 se o dinheiro não retornar aos cofres.
    Outra coisa é que eu não sei até agora, mesmo acompanhando o caso, quanto cada um levou, onde está o dinheiro, de onde ele saiu e onde ele entrou. Talves por ineficiência da imprensa.

  3. CHAMA O HUGO
    O Rui Falcão vai chamar o hugo (não, não é o que vcs estão pensando, me refiro ao Hugo Chaves) para abrir a chave da cadeia rs rs rs rs

  4. tribunal dos infernos.juizes do capeta pra julgar o pt.
    o mundo ja tem muitos problemas.
    no caso ai, nao e fome nem masacre
    e roubo mesmo

  5. esse tal de rui falcão, como diz o neto, está de brincadeira.

  6. Só para quem é um LIVRE PENSADOR ler…se informar…fazer conhecimento…e ter auto critica.

    http://asintoniafina.blogspot.com.br/2012/07/as-10-estrategias-de-manipulacao.html#!/2012/07/as-10-estrategias-de-manipulacao.html

  7. Petistas ladroes tem que ir pra cadeia.esse rui e de um cinismo total.mais um que nao sabia de nada

  8. Pois é minha gente, enquanto isso aqueles que assaltaram os cofres brasileiros com privatizações de estatais, bancos, estão soltos (corja de FHC, Jaime Lerner e Jose Serra).