Richa determina punição exemplar a PMs que agrediram advogada negra

Não admito excessos. Quando comprovado que houve abuso, a punição deve ser exemplar!, afirmou o governador

O governador Beto Richa (PSDB) determinou que a Secretaria da Segurança Pública e os comandos da Polícia Militar e Polícia Civil façam uma apuração rigorosa de todos os casos de excessos cometidos por policiais. Quando comprovado que houve abuso, a punição deve ser exemplar!, afirmou.

Richa disse que o governo estadual está oferecendo o suporte necessário para que as forças policiais garantam segurança à  população. Não admito excessos. Os nossos policiais recebem treinamento adequado e devem tratar os cidadãos com respeito!, alertou o governador.

Beto Richa exigiu agilidade na investigação de uma denúncia de abordagem violenta no último final de semana, em Curitiba, envolvendo PMs, moradores do Bairro Alto e uma advogada. A grande maioria dos policiais tem conduta correta, mas pela natureza do serviço policial, que é proteger as pessoas, não se admite exceções!.

Segundo Richa, hoje as corregedorias das policias Militar e Civil tem plenas condições de investigar denúncias e aplicar as punições cabíveis. Criamos a corregedoria da PM e fortalecemos o setor na Polícia Civil. à‰ preciso que se dê respostas ao Estado e aos paranaenses!, declarou.

O vídeo é da RPC TV.

18 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Não generalizando mas aqueles policiais foram covardes,deveriam ser expulsos imediatamente,e uma vergonha para nossa cidade,em pleno século 21 tratando as pessoas sendo tratadas com preconceito,batendo em idosa,e deficiente fisica,senhor secretário de segurança nos esperamos que medidas sejam tomadas,mas acho que vai ficar por isso mesmo.

  2. a verdade está aparecendo …

  3. Acredito que a raiz do problema esteja na seleção dos soldados.Os que frequentaram a academia militar são melhor avaliados,parece que é hora de rever os critérios de admissão,para identificar potenciais agressores entre os novatos.

  4. retificando pensam..peco desculpa pela falha.

  5. POIS,POIS..FICA BETO..FICA BETO..AGORA TOMAAAAAAAAAAAAAAAAAAAA.ELEITORES QUE NAO PENSAO NA HORA DE IR AS URNAS..

  6. BOA TARDE ESMAEL!

    Quanta hipocrisia! Se efetivamente HOUVESSE apuração rigorosa nos desmandos, excessos, conchavos e outras cosítas que são praticadas diurtunamente pelos “groriosos” policiais parananenses(há exceções); POUCOS continuariam na ativa e MUITOS na cadeia e expulsos da corporação!
    MAS mesmo com as imagens das inúmeras bárbaries NÂO haverá punições, pois o corporativismo militar é notório e causa ojeriza aos trabalhadores honestos que PAGAM os salários dessa corja!
    Outrossim, é fácil compreender o corportamento da polícia brasileira, visto que, A MAIORIA ABSOLUTA são oriundos das camadas pobres e convivem constantemente com todos os tipos de crimes! É óbvio, quando esses outrora marginalizados da sociedade estão de farda e com revólver TORNAM-SE Deus (muitos pensam assim) e vão agredir os seus semelhantes de sorte e/ou infortúnio ou ALGUÉM já presenciou policiais agredindo e/ou xingando os ricos?

  7. Sinto como se a PM do Paraná houvesse se tornado o exército particular de um governo repressor facista. Parecem querer um povo calado triste subjugado. O povo paranaense. Parecem querer que este povo tenha medo de se divertir dançar carnaval dizer o que pensa ficar bravo. Parece que o povo para alguns é coisa. O povo todo é como no tempo em que escravos tinham que se calar de medo da chibata e trabalhar e dar lucro pros seus donos.

  8. COMANDO SEM COMANDO….GOVERNO DESGOVERNADO…SEGURANCA SEM SECRETARIO….POLICIAIS TOTALMENTE PERDIDOS E SEM TREINAMENTO,…..QUEM PAGA TUDO ISSO…O POVO…..O COMANDANTE SE MANIFESTOU E NAO EXPLICOU E NEM JUSTIFICOU,…E ASSIM CAMINHA O NOSSO GOVERNO…QUE NOTA DAR A ESSE GOVERNO.

  9. NOS PROGRAMAS QUE TRATAM DE SEGURANÇA PÚBLICA APRESENTADOS NA TV UM NA PARTE DA MANHÀQUE É O 190 (CNT), E OS OUTROS DOIS A PARTIR DO MEIO DIA QUE SÃO O TRIBUNA DA MASSA (SBT) E O BALANÇO GERAL (RIC) CADA APRESENTADOR DO SEU JEITO COMENTOU A SITUAÇÃO! E A LINHA DE COMENTÁRIOS DAVA E DEU A ENTENDER AOS TELESPECTADORES O SEGUINTE: “QUE A POLÍCIA MILITAR DEVE SER EXTINTA”, “QUE SÓ TEM BURROS E IGNORANTES, POIS, SE QUEREM DESGASTAR A IMAGEM DO GOVERNO QUE SÃO CONTRA, DERRUBAR O SECRETÁRIO OU COMANDO MAIOR DELES QUE FAÇAM DE OUTRO JEITO E NÃO DESCONTEM NA POPULAÇÃO SUAS INSATISFAÇÕES NA CORPORAÇÃO”, “QUE DECRIMINAM E SÃO COMANDADOS POR BRANCOS RACISTAS”, “SÓ PERSEGUEM E BATEM EM MULHER, NEGRO E POBRE, MAS QUANDO É COM RICOS, PARENTES E AMIGOS DE POLÍTICO, FICAM BONZINHOS E SOLIDÁRIOS!” “SÃO COVARDES E NÃO ENFRETAM O CRIME ORGANIZADO, POIS, TEEM MEDO DOS BANDIDOS!” ISTO, DENTRE OUTROS COMENTÁRIOS PEJORATIVOS DOS APRESENTADORES, REBAIXANDO AO MÁXIMO O NOME DA POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ! CABE AQUI A FAMOSA FRASE EM RELAÇÃO AO QUE FIZERAM COM A ADVOGADA NEGRA E DEMAIS CIDADÃOS EM MAIS UMA MALFADADA AÇÃO DA PM NO PARANÁ E AOS COMENTÁRIOS DESTES APRESENTADORES: “EXPLICA MAS NÃO JUSTIFICA!”

    • E por acaso não é verdade? Claro que tem grandes exceções e, sinceramente, eu acredito que tem bem mais policiais do bem do que policiais do mal – que cometem este tipo de absurdos. Não dá para generalizar. Assim como não dá para dizer que todos os integrantes do PT são coniventes e defendem o Zé Dirceu e nem todos os integrantes do PSDB do Paraná apoiam as falcatruas do Rossoni e do Traiano neste pífio governo do Beto Richa, também não dá para atribuir os excessos de alguns policiais ao Comando Geral da PM, nem a SESP e muito menos ao Governo do Estado – me considero, dadas as minhas limitações, um crítico deste governo e de qualquer outro governo que governa em causa própria, mas temos que manter o bom senso e saber fazer críticas construtivas e não procurar jogar tudo que há de ruim nas costas do Beto Richa que já carrega um fardo demasiadamente pesado devido suas escolhas equivocadas no campo da política partidária e da política administrativa…

  10. QUE NOTA DAR PRA ESSE GOVERNO….NOTA 00000000000000000000000000000000000..NAO VAMOS CULPAR ESSES POLICIAIS..A ORDEM VEM DE CIMA….QUEM TEM QUE RESPONDER POR ESSA BARBARIE E O COMANDO …O GOVERNADOR…POLICIAIS DESPREPARADOS. SUPERIORES RECEBEM UM BAITA SALARIO PRA NAO FAZER NADA.

  11. ESSE GOVERNADOR NUNCA GOSTOU DE TRABALHAR E POR ESSE MOTIVO ELE SEMRE ARRUMA UMA VIAGEM PARA PASSEAR DE AVIAO E HOTEIS 5 ESTRELAS .
    E TUDO PAGO PELO NOSSO BOLSO.

  12. E A POLICIA DO BETO RICHA, MAL TREINADOS , MAL PAGOS , E O POVAO DIZIA FICA BETO FICAAAAAA. DEU NO QUE DEU.

  13. como assim “quando comprovado”?

  14. a poucos dias..um video mostra policiais agredindo uma torcedora…agora essa barbarie…pergunto..que secretariado e esse que o governo coloca para a nossa seguranca…quas as providencias tomadas ..A culpa e do governo…policias despreparados..falta de escolaridade supeior..um bando de policiais chucros , burros..nao conhecem leis..limetes…vai sobrar pra quem…para esses idiotas anAlfabetos…..a culpa e de quem…do governo…a cada minuto se repente esse tipo de barbarie por parte desses mal treinados,mal informados,semi analfabetos policiais… CADE O COMANDO DA POLICIA MILITAR QUE COLOCA ESSE BANDO DE IDIOTAS DESPREPARADOS PARA TRATAR COM O POVO..CADE O SENHOR GOVERNADOR QUE COLOCA NO COMANDO DA POLICIA MILITAR ESSE TIPO DE COMANDO…CADE O SECRETARIO DE SEGURANCA….O POVO ESTA DE SACO CHEIO DE ESCUTAR AS MESMAS DESCULPAS….VAMOS AFASTAR ESSES PRTOFISSIONAIS…O QUE O PRECISA E TROCAR TODOS OS COMANDOS,PORQUE OS ATUAIS ..E UMA VERGONHA…..VAMOS AGUARDAR A PROXIMA TRAGEDIA…

  15. A atitude da PM, nesse e em outros casos já mostrados, é reflexo puro da atitude do Estado, no caso, do Governo. Essa mesma atitude pode e deve ser comparada e igualada aquela em que o Governo Beto Richa, “violentamente” não atende os desabrigados pelo trágico ocorrido na serra do mar (Morretes, Antonina) há 2 anos atrás. Um Governo que não consegue reconstruir pontes e pinguelas, nem restabelecer as ligações de água e esgoto passados, sequer dar uma previsão de quando e que providências vai tomar para abrigar e proteger seus cidadãos + de 700 dias da tragédia, só podemos esperar, sem surpresa alguma, atitudes como a da PM. A sociedade, o povo do Paraná é agredido de forma violenta e inescrupulosamente na falta de atendimento as suas necessidades básicas, a falta de comando na Educação, a inoperância geral das Secretarias de Estado, ao claro descontrole gerencial de seu comando principal. Infeliz povo do Paraná, que está amargando tudo isso de forma escandalosamente calada e quanto mais calada ficar, maior será os abusos vindouros. Até quando?

    • To contigo Flavius, só gostaria de acrescentar no caso da tragedia do litoral do Parana o Governo do Beto Richa recebeu do Governo Federal quase que imediato
      aos fatos a ajuda financeira para socorre-los, como você disse mais de 700 dias passados e nada, muita falta de sensibilidade, esse Governo não trabalha para o povo e sim para os compadres do Pedágios, uma alta funcionário do estado disse em uma entrevista alguns dias atras que que estavam preparando para lançar uma licitação.