Que tal ser secretário(a) da Educação do governo Richa?

Governo Richa começa reforma no secretariado de forma discreta. Barros retorna à  Indústria e Comércio; Ducci é cogitado para ocupar uma diretoria na Copel; e Arns poderá ser remanejado para outra pasta.

Um assessor do governador Beto Richa (PSDB) disse ao blog que já começaram as consultas internas para a escolha de substitutos na Secretaria de Estado da Educação (SEED). A pasta é ocupada hoje pelo vice-governador Flávio Arns (PSDB) e pilotada pela superintendente Meroujy Cavet.

A mudança na Educação deverá ocorrer concomitantemente à s planejadas em outras secretarias e órgãos. A reforma pretendida será efetivada após 15 de dezembro, depois da convenção do PMDB estadual. O resultado do imbróglio peemedebista vai determinar se o partido ampliará ou reduzirá seu espaço no governo tucano.

O Palácio Iguaçu já faz consultas informais acerca de nomes que podem comandar a SEED, pois se identificou lá uma área de intenso conflito de poucas soluções.

Arns não deverá ficar de mãos abanando. Estuda-se para ele uma das secretarias estratégicas!, onde o governo costuma agasalhar aliados de primeira hora. Meroujy é lembrada para retornar à  prefeitura de Curitiba.

As alterações no governo do PSDB não param por aí. Cogita-se abrir vaga para o prefeito Luciano Ducci (PSB) numa das diretorias da Copel (Companhia Paranaense de Energia). Essa possibilidade foi registrada na semana passada pelo advogado e blogueiro Tarso Cabral Violin.

O governo Richa deu início discreto à  reforma no seu secretariado ao devolver, semana passada, Ricardo Barros (PP) à  Secretaria de Indústria e Comércio. A troca de guarda naquela pasta foi realizada com o mapa eleitoral, pois Barros saiu vitorioso em Maringá ao eleger Carlos Pupin à  prefeitura de Maringá !“ cidade-polo importante no xadrez eleitoral de 2014.

Ricardo Barros não descarta a hipótese de, mais uma vez, disputar a presidência da Federação das Indústrias do Paraná (FIEP) em 2014.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Para a educação no Paraná, não vamos pensar duas vezes, vamos chamar o Tiririca , pq pior do que está, não fica!

  2. Só para constar: os últimos aumentos salariais do magistério não têm nada a ver com o governo do estado. É a lei do piso, tem que pagar. No caso paranaense, em 3 parcelas, tipo Casas Bahia e ainda pagou uma parcela atrasada, o que deveria ter sido pago em janeiro. Se dependesse de Beto Boy, só teríamos a inflação e olha lá, porque garantimos em lei. Por último: cadê a grana da progressão dos professores e funcionários? Ah, mais uma promessa não cumprida.

  3. ALGUÉM!Gostei da sua colocaçao sobre a thurma da MEROUGY MAS INFELIZMENTE são todos parenres, farinha do mesmo saco,todos ja sabem que a incompetente irá junto com sua prima para a prefeitura, fez merda no estado e agora vem completar ma prefeitura1 CREDO!!!!

  4. Falta de presença, competência e atitude; falso, volta Professora Maria Joana, esta sim era competente e digna. Beto tem que fazer uma limpa neste núcleo sem competência ! Lugar de professor é na sala de aula; não está faltando professores e nos núcleos tem um monte !!!!!

  5. São Paulo é + Interessante!
    Acho que a Secretaria de Educação de SP é mais interessante que a do PR ou Curitiba. Que tal dar uma olhada no curriculo e nas denúncias de corrupção e desvio de dinheiro público pela futura Secretaria Paulistana?

    Depois, sim, podemos tecer críticas à SEED paranaense

  6. primeiro tem que tirar os chefes de nucleos da educação que é uma vergonha os cara não tão nem aí com as escolas e colégios do estado , por sinal não sabem nada sobre as realidades das escolas e acham que esta tudo bem. As escolas estão abandonadas não por culpas da seed e sim dos politicos que indicam os seus cumpichas para essa areas de chefia de núcleo. As area metropolitana Sul é um desgaste de incopetencia do Chefe que nem como diretor sobre ser um bom gestor e de repente por indicação politica o cara mais fonfarão vira Chefe de Núcleo sem contar dos outros Chefes . Vai nosso apelos a Seed e nosso Governador tire esses cara dessa chefia que nem conhece siquer seus funcionários que as coisas vão andar como deveria.

  7. um pior que o outro, jesus maria josé.

  8. Que dó de quem assumir!!!!!!!!!!Fora ARNS E MEROUJY! Acabaram com Educação paranaense seus INCOMPETENTES.

  9. A verdade é que em 2 anos tivemos aumentos consideráveis em nossos ordenados e o respeito às nossas reinvindicações. Não podemos acreditar no total discurso político do contra. O real problema seria o desconhecimento de pessoas que trabalham na SEED e por isso precisam ser trocadas urgentemente… Estas pessoas que detém cargos comissionados e não conhecem muito de chão de escola, escola estadual é claro. Antes de efetivar ações precisam fazer um diagnóstico dos problemas reais percebendo que as periferias diferentes das escolas rurais. Precisam minimizar a concorrência em sala de aula que ocorre com celulares e internet. Proporcionar uma capacitação decente !!
    Falam em aumentar as aulas de matemática e Português. Vai faltar professor, basta ver as estatísticas de vagas da UFPR no último vestibular. O pior é que não existe a garantia de melhorar o Ideb. São estas fórmulas elaboradas não sei da onde que nos desmoraliza e impede que tenhamos o mínimo de ãnimo em dar aulas. Salvem a educação pois esta mais para Titanic do que Transatlãntico ! Mas não culpem uma pessoa somente.

    • Caro professor, seu texto foi de extrema coerência, mas argumentar com esta galera que tem a estrela do PT no peito, é o mesmo que ficar dando murro em ponta de faca, suas mãos ficarão em carne viva e a faca ficará sem um arranhão.

      A culpa da educação do Estado estar na situação que está é de todos, cada um com sua carga de culpa. Pais, alunos, governantes e professores, cada qual com sua parcelinha de culpa. O que vou dizer agora, tenho certeza que serei por alguns mal interpretado, mas que os que não merecem entednderão perfeitamente… Grande parte dos professores estaduais estão se lixando para o aluno em sala de aula, muitos apenas entram de corpo em sala de aula, pois a alma de educador já não existe mais, apenas o cumprimento do horário para que o salário no fim do mês caia na sua conta. São poucos os professores que entram de corpo, alma e coração em sala de aula, mas graças a Deus que existem muitos ainda que agem assim.

      É mais fácil culpar a presidente da república, o governador ou o prefeito pela mer** que se transformou o ensino público neste país.

      Abraços

      • Meu amigo, os professores fazem muito frente as dificuldades que enfrentam todos os dias nas escolas de nossa rede. O governo tem culpa sim, pois é ele quem define as políticas públicas que orientaram as ações no campo da educação. As políticas do atual governo são pífias. O resultado pode ser visto, por exemplo, na queda do IDEB. O fato é que as escolas sobrevivem apesar da atual gestão.

  10. O FRUET pode (e deve) mudar todo o secretariado.

    Mas que passe longe do círculo da MEROUJY, da educação, e mais longe ainda da VOSNIKA, do turismo.

    Nunca se viu tanta moleza e marasmo no turismo como temos agora com a JULIANA VOSNIKA na secretaria. Ela pensa que turismo é aparecer nas colunas sociais e bajular as socialites do Batel Soho.
    Tadinha.

    Ainda bem que esse oba oba de coluna social acabará dia 31 de dezembro!!!!!!!!!!!

  11. ACHO MUITO TARDE PARA ARRANJOS POIS O ESTRAGO FOI MUITO GRANDE.
    O BETO SE DEIXOU DOMINAR PELO ROSSONI E CIA LTDA.
    DIGA COM QUEM ANDAS E DIREIS QUEM É.

  12. Vocês que fazem parte da área de educação, se mobilizem, a melhor forma de se governar é ter um povo sem esclarecimento, pois bem LUTEM LUTEM, LUTEM, tomem posições, a gestão governamental atual esta caracterizada pela incompetência e imaturidade, pois bem LUTEM, LUTEM

  13. Estamos entrando em fase de comentários normais de quem entra e quem sai do governo, Beto Richa, não acredito que possa trazer de novo Ricardo Barros, acredito na grande força tarefa para enterrarem de vez o governo, o governador esta ouvindo muitas pessoas que em nada contribue com o gov e com o estado do Paraná. Tinha que fazer grandes mundanças, em Secretarias importantes com pessoas importantes, cultas e não aproveitadores.
    Muitos secretarios e Comissados so sabem dizer que são amigos do “Beto”, pessoas qeu o proprio governador nem conhece estão manchando o seu nome. Acho tambem que o governador deveria conversar com Alvaro Dias. Rossoni, o Tiozinho, não tem nome para conquistar uma vaga para o Senado, mesmo sendo Presidente da ALEP.

  14. Eu acho que nosso governador, tem o livre árbitrio de formar uma exelente equipe, se pensar um pouco, que só resta 1 ano para o fim dessa gestão. Beto, sua equipe tem que ser mais técnica, menos arranjo politico. Tenho certeza, que vc é inteligente, e creio no seu bom senso….

  15. Se demorar muito essa reforma não terá escola para os próximos comandantes! Seria muito bom que o governo conseguisse fazer isso antes do dia 15 assim quem sabe, professores e alunos pudessem dormir em paz, pois o que está acontecendo na SEED é pesadelo dos mais horripilantes. Fora desvairados, sumaaaaaaaaaaaam ……

  16. Quem disse que macaco véio é frito e azeite de pastelaria, são é fritos e óleo extra virgem de oliva. Sempre ganham uma teta gorda para mamar.

  17. BETO RICHA TIRA O MIQUELE CAPUTO DAÍ ELE AFUNDOU O DUCCI E VAI TE AFUNDAR,SERÁ Q VOCE NÃO VE Q NINGUEM GOSTA DELE!E A COMPETENCIA DO HOMEM?

  18. Esmael, Beto pensa que está começando agora…”talvez tenha razão”…pq depois de dois anos, não fez NADA. Em “férias”, constantes…”pecato” (que pena). Só viagens não explicadas ou “mal” contadas. Quem , inicia em janeiro de 2013 é GUSTAVO FRUET, mas na Prefeitura de Curitiba, por quatro anos, e SEM registro de “compromisso” em cartório. Só na PALAVRA, porque é SÉRIO.

  19. Não acredito que o FRUET seria capaz de trazer de volta essa mulher que está arrebentando com a Educação do Paraná para a prefeitura. Entendi na campanha que a educação de Curtiba deveria ser a menina dos olhos do Gustavo. Se ele pretende isso com certeza nao será com a Meroujy. Pelo menos nós educadores esperamos que não. Que essa não seja a primeira decepção com essse governo. Esperamos mais FRUET, Curitiba quer mais, mas não dos mesmos.

  20. Vai sobrar para o professor Galdino.