“Projeto Brastemp”: Governo Richa vai distribuir 12 mil geladeiras e chuveiros para famílias de baixa renda

da Agência Estadual de Notícias

Beto Richa entrega geladeira à  moradora de Piraquara. Foto: ANPr.

O governador Beto Richa lançou nesta terça-feira (20/11) em Piraquara, na Região Metropolitana de Curitiba, o programa Geladeira da Família, que vai distribuir 12 mil geladeiras de graça a famílias de baixa renda, até o início do próximo ano. As primeiras geladeiras foram repassadas durante a entrega de 241 casas novas para moradores do Residencial Madre Teresa de Calcutá.

Além das geladeiras e das casas construídas pela Companhia de Habitação do Paraná (Cohapar), as famílias receberam um kit de eficiência energética, composto por chuveiro elétrico com recuperação de calor e um conjunto de lâmpadas fluorescentes. “O programa Geladeira da Família tem um alcance social enorme, porque também garante melhor alimentação à s pessoas, com a conservação mais adequada de alimentos”, afirmou o governador Beto Richa.

O novo programa foi concebido em parceria com a Copel e tem o objetivo de, ao mesmo tempo, garantir mais conforto e qualidade de vida à s famílias de menor renda e promover o consumo consciente de energia, com o uso de equipamentos mais modernos. A Copel também será responsável por orientar as famílias a utilizar de forma correta os itens para economizar energia.

Richa destacou o compromisso do governo estadual em ampliar programas sociais e disse que a entrega dos itens de eficiência energética demonstra atenção à s pessoas mais necessitadas. Segundo o governador, o objetivo do programa é auxiliar as famílias de baixa renda a reduzir a conta de luz no final do mês e contribuir para a sustentabilidade ambiental. Uma inovação que será levada para outras regiões do Estado!, afirmou ele.

O presidente da empresa, Lindolfo Zimmer, explicou que o Geladeira da Família atende moradores de conjuntos habitacionais com projeto de eficiência energética aprovado Agência Nacional Energia Elétrica (Anel) ou consumidores residenciais de baixa renda com consumo mensal de até 220 kWh.

A família precisa estar inscrita no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico) e possuir o Número de Identificação Social (NIS). Enquanto o Governo do Paraná, por meio da Cohapar, proporciona moradia digna a essas pessoas, a Copel garante meios para que a eletricidade seja usada de forma eficiente, segura e sem desperdício!, disse Zimmer.

Todas as famílias contempladas são orientadas pela Cohapar a obterem o seu Número de Identificação Social – NIS, para que se enquadrem na tarifa social de baixa renda e, quando o consumo mensal não ultrapassar a 100 quilowatts-hora, tenham sua conta de luz quitada pelo Governo do Estado por meio do programa Luz Fraterna.

33 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. I just want to tell you that I am just new to blogging and honestly savored this web-site. More than likely I’m want to bookmark your site . You absolutely have very good writings. Thanks a bunch for sharing your web-site.

  2. I simply want to tell you that I am new to blogging and definitely liked you’re web site. Probably I’m planning to bookmark your website . You surely have great article content. Thank you for sharing your blog site.

  3. Entao recebi a geladeira muito boa mas ate hoje o chuveiro nem chegou perto de casa em alguns bairros ja esta bem estalado mas nem cheguei ver a cor do chuveiro

  4. ja recebi a geladeira mas o chuveiro ate agora nada nen sinal nen sei a kara dele

  5. Chama o PT de assistencialista e sai fazendo propaganda com as geladeiras e tablets distribuídos pela presidente Dilma. Os tucanos tem muito chão pela frente se querem aprender a fazer assistência social de verdade.

  6. Comparaçao infame e mediocre esta do Parreiras!

  7. Ué, do leite das crianças, luz fraterna, ninguém fala nada?

    • Parreira Rodrigues, para um assessor de deputado e ex jornalista vc esta pessimamente (palavra que me lembra a atual administracao do nosso estado) informado, o programa de eficiencia energetica eh um programa federal, o richa que passar por bonzinho com a bondade alheia, e eu naum ligo que meu dinheiro va oara keite e geladeiras dos pobres, me incomoda quando e oara pagar encontros na Italia.

  8. MILAGRE ELE NAM TER LEVADO O ROSSONI JUNTO.

  9. Caro Esmael
    Este programa e pago por todos os consumidores, um percentual do faturamento da Copel e destinado a eficiência energética aprovado pela Aneel, ou seja, programa não tem nada haver com o |Governo do Estado, mais uma malandragem.

  10. O beto Richa vai trabalhar nas casas Bahia, geladeira e fogão pro povão!!!!

  11. Precisamos cobrar a nota fiscal destas geladeiras, alguem se habilita?????

  12. o governador já provou que não é nenhuma brastemp, perigoso queimar a marca com este encontro de contas.

  13. O playboy acha que o povo do Parana vende voto, quero lembrar a todos, o Lula sempre perdeu aqui, pois o povo paranaense de bem , não quer vale gás, bolsa família, vale cachaça etc. o nosso povo é do bem.

  14. o limpinho rubens bueno deveria entregar os chuveiros e o beto pé frio as geladeiras.

  15. Mardoque não morava no Paraná quando se distribuiu tevês laranjas, ônibus que centenas de prefeitos tiveram que engolir, clínicas da mulher e da criança, só as paredes, algumas, leite para engorda duns e doutros, e luz pros pobres cujas contas eram pagas pelos melhorzinhos de vida.

  16. Esse é o tipo de programa mais idiota que já ví.

    a maioria desse pessoal vai é vender essas geladeiras e não estão nem aí pro governo.

    Esse Beto Richa é bem babaca mesmo.

  17. Eu não ouvi falar de nenhum processo de licitação para compra de 12 mil geladeiras? As geladeiras que foram distribuídas vieram de onde? Só existe um processo de licitação com registro de preço no estado do Paraná e são de apenas 225 geladeiras, ao custo de R$ 1.154,36. Já distribuíram 241 geladeiras, como serão compradas as outras 11.759 geladeiras? Qual é o custo dessas tais “Geladeiras da Família”? Como sempre um “choque (prejudicado pelo tal Decreto 6462/12) de gestão” do Estado “˜De(s)”™Respeito! Lastimável!

  18. SENDO DERROTADO NA CAPITAL E PREVENDO A REELEIÇAO NAO SO GELADEIRA VAI LOGO VIZITAR E BAIJAR MAO DOS POBRES

  19. Começou a distribuir as geladeiras nas quais o povo de Curitiba o colocou.

  20. Hum se a geladeira não estiver superfaturada até que é bom, mas não sei hein to meio desconfiado!!!

  21. Nada mal para o representante de um partido que sempre acusou o PT de ser clientelista.

  22. Sou um critico do governo Beto desde quando ele assumiu por não ver projetos de interesse ao povo, mas dessa vez parabenizo por esse projeto. Acho que o papel do governo é ajudar as pessoas mais necessitadas e esse projeto foi bem elaborado e será um sucesso.

    • Kakaka. o programa de eficiencia energetica eh um programa do governo federal, o dinheiro vem do ministerio das cidades e do bolsa familia, o richa esta querendo se passar de bonzinho com o dinheiro alheio.

  23. Bom programa. Ganham os mais pobres. Quem quer apostar que a Brastemp será uma grande doadora na próxima campanha?

  24. Nós paranaenses entramos foi numa fria em esse homem ser eleito.

  25. O BETO ENTRA COM A GELADEIRA E A DILMA COM A COMIDA.

  26. Já começou a compra de voto…mas não vai adiantar…Ratinho jr vem ai.

  27. de gelado e entrar em fria ele conhece bem.

  28. Vai entrar em mais uma fria.

  29. O Richa está tão desesperado que acha que isso vai salvar o seu mandato.

  30. FAZENDO CORTESIA COM O CHAPÉU DOS OUTROS.