Paraná, um Estado de respeito?

Você, caro leitor, se sente respeitado pelo governo do estado do Paraná?

Eu selecionei seis vídeos recentes, que mostro abaixo. Cinco deles dizem respeito à  ação do Estado nas áreas da segurança e da educação. O sexto filme é a propaganda oficial do governo estadual, veiculada na velha mídia.

A propaganda jura que o governo Beto Richa (PSDB) respeita os cidadãos, embora haja controvérsia no mundo real.

Depois de assistir aos vídeos, gostaria da sua opinião: O Paraná é um Estado de respeito?

Advogada negra torturada por policiais da PM

Torcedora do Coxa sendo agredida por policiais

Confronto de PMs com grevistas na Copel

Estudantes x PM

Protesto de professores contra mudança na matriz curricular

A propaganda do governo do Paraná

29 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Vamos ser sensatos:
    O desrespeito começa com o governo não dando a mínima para a educação e para os professores.
    Prossegue não fazendo nada de efetivo que possa contribuir para a redução da violência (Façam uma enquete entre amigos e familiares e vejam quantos já foram vítimas da violência).
    Segue pelo caminho da vergonha que está esse Partido do Governo na Assembléia Legislativa, protegendo os donos do pedágio e os alto valores cobrados.
    Caminha pela imoralidade de substituir grandes técnicos e profissionais das empresas estatais, autarquias e fundações e colocando um bando de políticos interesseiros no lugar de bons profissionais.
    E mais…. teria muito mais, porém, só vamos ficar mais P. da cara com esse (Des)governo e com as suas aventuras …
    Fora Richa. Fora Rossoni. Fora Traiano e todos os puxa sacos do Beto Playboy.

  2. los angeles ,nova iorque , filadefia ,boston ,e grandes cidade americanas tiveram ,grande ondas de crimes ,tanto da policia como dos gangsters.isso acontecia no ano de 1970. quando nos queriamos ser como os americanos ,usando jaqueta stop calças ,e lee calças e camisa jaquetas ,o terno completo.agora e dins. agora a sociedade deve cobrar dos governos e xerifes locais,porque ainda queremos ser o texas! o nosso parana ainda a conservadorismo.muita gente odeia estranhos, como no texas. não me pergunte se estive lá .não tive esse desprazer!

  3. Esse nsso estado esta Desgovernado, quem deveria governa-lo so passa viajando e tendo vida de playboy nas costas do povão que tambem tem sua culpa. principalmente as mulheres que preferiiram votar no bonitinho.

  4. E MUITO MAIS cagada vai acontecer, graças à esse Playboyzinho que está no comando do Estado.
    O Concurso da PM do ano de 2010 já tá na 100ª chamada. Com o perdão, não quero parecer preconceituoso, mas é necessário instrução para ser um policial militar. Pessoas muito abaixo do nível estão entrando. Você pega um sujeito que não teve um bom estudo, não teve uma boa educação e põe num curso ineficiente de menos de um ano onde ensinam a dizer apenas “NÃO SENHOR, SIM SENHOR”.

    É brincadeira… Além de tudo, esse concurso para PM, o qual participei em 2010, era fraquíssimo, passei sem estudar e longe da escola desde o ano de 2008. Eu somente fiquei no meio do caminho por deslocar meu ombro nos treinos de subida na corda sisal, eu fazia para Bombeiro Militar e no dia da prova específica acabei dançando.

    Bom, o que esperar de um governo que já declarou que prefere uma polícia que não sabe pensar por sí próprio. E pior ainda, quer empurrar uma grade educacional totalmente cheia de pragmatismo sem as matérias que constroem o pensamento crítico dos alunos.

    Com o perdão da palavra, esse Tucano está cagando no (pro) nosso Estado!

    • falou tudo Erick Tomas. Esse governo é uma piada. E eu acredito, como o Raphael, que ele vai ser escorraçado da política em 2014 – não basta não se reeleger, tem que ficar fora da política para o resto da vida para aprender a não fazer merda com o patrimônio público.

  5. O Richa consegue ser mais truculento e nepotista que o Requião. Espero que esse sujeito seja escorraçado do Palácio Iguaçu e nunca mais se eleja para nada.

  6. Posso estar enganado, mas propagandas institucionais muito caprichadas sempre me pareceram suspeitas. Elas querem esconder algo ao invés de comunicar uma verdade. Richa, PSDB e companhia realmente precisam do slogan “respeito”, porque por si mesmos não conseguiriam transmitir essa ideia. É como propaganda de banco graudo falar de sustentabilidade e responsabilidade social.

    Mais educação e menos televisão!

  7. acho engraçado esse povinho que defende certas pessoas que estao SIM fazendo baderna nda cidade, ai a policia e chamada para a ocorrencia, os baderneiros oumarginais nao respeitam a policia e obviamente nao respeitam ninguem, se fazem de vitima, falam q estavam fazendo uma passeata da paz, e nao sei oq. Aiiii vc comeca a investigar a vida dessas “pessoas”, descobre que elas sao baderneiras etc etc etc!!! A midia paga pau pra ladrao, marginais, baderneiros, etc etc.
    Agora se um policial faz um ato de bravura ele nao e reconhecido, a midia nao paga pau! Se o policial e morto a midia nao paga pau, morreu morreu!!
    O negocio e deixar que a policia fique bem tranquila, nao seja mais dura com os bandidos, baderneiros etc, ai a populacao vai adorar, eu torco que eles parem de se preocupar, sooo pra ver no q vai dar!!!!!!

    • Mané. A questão não é esse, cansei de ir em shows e levar cacetetadas de graça. A “polícia” merece nosso respeito, mas eles precisam nos respeitar também.

  8. Cada povo tem o governo que merece, já passou do eleitor paranaense acordar. O Estado está sem comando, quando um soldado sabe que não tem comando, vira anarquia. Dá-lhe paulada no povo honesto, porém POBRE.

  9. Esmael, interessante você colocar este assunto hoje.Ontem fui a um dos meus médicos (83 nos é preciso), e ele ainda falou que o professores e professoras são contra o Senador Alvaro Dias, em virtude daquele acontecimento em frente ao Palacio, que a Policia Militar bateu em Professoras.Eu lembrei que no Governo de Lerner, a Policia até matou um Sem Terra, que vinham para Curiiba, estavam em Campo Largo e ainda agora a Policia bateu em estudantes, jornais e televisões deram cobertura.As professoras não falaram nada! Não defenderam os estudantes, pois sem eles elas não teriam emprego. Lembrei também que o Senador Alvaro Dias é Professor de Letras, foi ele quem apresentou o Projeto, transformado em Lei que concedeu de30 anos, para 25 a aposentadoria dos professores e ele como Governador deu isenção de pagamentos nas Faculdades
    Estaduais do Paraná. Só estes Atos, mostra a ligação com os professores.
    Esmael, em meu livro eu relato o acontecimento coms as professoras, veja.

  10. Eu não gosto do Richa (nem como prefeito, nem como governador), mas ele e a PM não são os únicos culpados por isso. Nos últimos 6 meses além desses casos com a PM tivemos pelo menos dois casos semelhantes (com um pouco menos de violência) com a Guarda Municipal (http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/09/guarda-municipal-e-flagrado-agredindo-jovem-em-curitiba.html, http://g1.globo.com/parana/noticia/2012/07/video-mostra-confusao-entre-skatista-e-guardas-municipais-de-curitiba.html ).

    Com os ataques em SP a moral dos policiais já estava subindo por ser uma profissão de risco, o cara e a família não sabem se voltam vivos no fim do dia, mas daí eles vem e fazem essas abordagens totalmente sem noção… Toda a polícia, guardas municipais e seguranças particulares (tipo segurança do James) tem que ter um treinamento muito melhor. Não sabem nem como abordar pessoas.

    Parte da culpa é das cooporações, incluindo seus mandantes (dentro e fora da polícia ou guarda), que deveriam investir muito mais em treinamento, MAS acho que a maior parte dessas ações pode ser atribuida as pessoas que usam fardas para se sentir superiores aos outros, que não são todos os políciais, acredito que seja uma minoria.

    Mas o que mais me deixa incomodado com esta situação não é a ação policial propriamente dita, é o povo defendendo a ação dos policiais nos comentários. Eu que até sou a favor da pena de morte em certos casos, sou totalmente contra a violência policial nessas abordagens.

    Aqui no blog bem menos, talvez por ter juntado todas em apenas um post, mas no youtube e globo.com dá pra ver os comentários, que podem ser resumidos em “por mais atrocidades que os PMs possam cometer tudo é justificavel pois eles deixam o estado mais seguro”, NÃO, “bandido tem que apanhar mesmo”, também NÃO, no caso da torcedora “torcedor do coxa é tudo vandalo mesmo”, mil vezes NÃO.

  11. Paraná com esse governo Beto Richa vive na ilusão e na fantasia, tentam passar uma falsa imagem para a população que no estado tudo vai bem, vai bem “mal”, isso sim.

  12. Precisar usar essa frase já demonstra truculência e manipulação. Além do mais é muito arrogante.
    Quem é do bem não precisa dizer assim como um governador que respeita seu povo não lhe mete o cassetete

  13. Quando a lei é fraca, quando a lei não é respeitada nem por bandidos e nem por policiais, o cidadão fica por conta da sorte. A falta de comando e instruções, acompanhada de impunidade possibilita que fatos como estes continuem acontecendo ” Lamentável “.

  14. Há controvérsias. Tenho dúvidas. E por via das dúvidas, estamos retirando a nossa filhota da UFPR (letras), e fechando a nossa micro-embaixada por aí, por tempo indeterminado. Mas isso não quer dizer que os demais estados-membros estejam em condições melhores do que o Paraná. Pelo contrário, a decadência é ampla, geral e irrestrita, e caminha a olhos vistos para o seu estágio terminal. Daí a necessidade do Projeto Novo e Alternativo de Nação, estados e municípios, e de Política-partidária-eleitoral (PNBC-Meritocracia Eleitoral), antes que a ruína geral desabe sobre todos, culpados e inocentes. HMM, saudações.

  15. Sem comentários Esmael. As imagens e atitudes de alguns policiais que cotidianamente estão cometendo exageros e abusos em nome da ordem,
    falam por mesmos.

  16. Sem comentários Esmael. As imagens e atitudes de alguns policiais que cotidiamente comentem estão exageros e abusos
    falam por mesmos.

  17. Amigo Esmael, sua seleção de atos de “desrespeito” do governo de “respeito”esta excelente, mas esta esquecendo da festa do largo da Ordem, ocasião em que a polícia desceu a borracha nas pessoas que estavam lá se divertindo.
    Se você localizar essas imagens, tenho certeza que acrescentariam bastante a sua seleção, que já esta muito boa.
    Abs

    • E tem a geral que deram nos frequentadores do Bar do Torto este ano também.
      Quero ver quando vão dar o tratamento aos nossos ilustres deputados estaduais lá na ALEP? Pensei que fosse atribuição da Polícia o combate ao crime organizado e formação de quadrilha?

  18. Cada caso é um caso, não misturem as coisas, a polícia é o GOVERNO, ou seja a força policial reflete o governo.
    No caso das manifestações o culpado é o Richa, agora no atendimento de ocorrência que teve que acionar reforço, ouve falta de comando, pois não havia necessidade de tanta brutalidade. A polícia não pode exceder no uso da força, jamais, excesso jamais.

    • E quem deveria dar uma resposta a população sobre estes atos arbitrários da polícia aos cidadãos que pagam pelo serviço? Quem deve tomar uma atitude? A Segurança Pública do Estado do Paraná está caótica e o Governador só está preocupado em viajar de jatinho e participar de corridas. Ele está alheio a tudo isso como se nada tivesse acontecendo. O que ele disse sobre o caso das denúncias da PF sobre a Sanepar? O que ele disse sobre os excessos da PM na manifestação da Copel semana passada? Nada! Não é com ele! Não é problema dele! Mas quando ele quer comprar um jatinho para passear é a Copel quem paga a conta – nós pagamos a conta todo mês para esse hipócrita tirar onda de playboy com dinheiro público.

  19. Sim, eu me sinto muito respeitado.
    Desrespeitado sintia-me com o governador anterior…isso sim caro blogueiro!

  20. É esse tipo de polícia que esse desgovernador quer. Lembram que ele mandou baixar a escolaridade para evitar insubordinação? Paraná, um estado de desrespeito aos cidadãos. Agora vejam se a polícia age com esse rigor contra assassinos, assaltantes, estupradores. Nada.
    Mais uma coisa cadê a comissão de direitos humanos para verificar esses abusos? E os nossos nobres deputados não vão falar nada?

  21. A POLÍCIA É A CARA DO BETO RICHA, ELA REFELTE O GOVERNO QUE ELA PERTENCE, TOTAL DESRESPEITO À ´POPULAÇÃO.

  22. Pra quem tem $ sim é um estado de respeito

  23. O Paraná está presenciando uma real falta de Autoridade ,o “ESTADO DE DIRETO” está sendo violado ,nosso Governador é apático está mais preocupado com sua reeleição do que atacar os problemas crônicos de administração e insubordinação de seus comandados,O Governador está praticamente sem credibilidade perante os funcionários estaduais ou seja perdeu o respeito !!!isso é FATO e não Boato!