Para não coincidir com 2014, Aécio pede pressa no julgamento do mensalão tucano

Senador Aécio Neves (PSDB).

Definitivamente, o senador Aécio Neves (PSDB-MG), pré-candidato à  presidência da República, não deseja que o julgamento do mensalão tucano, pelo Supremo Tribunal Federal (SFT), não se estenda muito. Ele teme que o assunto bata à  porta de 2014, durante as eleições.

O senador tucano classificou a decisão do ministro Joaquim Barbosa, presidente do STF, de dar celeridade aos depoimentos, como “muito adequada”.

Nesta semana, Barbosa deu prazo de 40 dias para a Justiça Federal de Minas Gerais ouvir testemunhas de defesa no processo, que corre no Supremo Tribunal Federal (STF).

“Muito adequado [acelerar os depoimentos]. Todas as denúncias que houver, elas não têm coloração partidária. Tem que ser analisadas, julgadas e eventualmente punidas com absoluta clareza e firmeza. Onde houver culpabilidade, o réu deve ser punido. Onde não houver, deve ser inocentado”, disse Aécio Neves, ao portal G1, antes da cerimônia de posse de Joaquim Barbosa na presidência do Supremo.

O mensalão tucano envolve o deputado federal mineiro Eduardo Azeredo, que em 1998 presidia o PSDB nacional. Ele é acusado de peculato, lavagem de dinheiro e de usar caixa 2 nas eleições daquele ano.

De acordo com denúncias, o esquema tucano envolvia repasse de dinheiro das estatais mineiras a uma agência de Marcos Valério. Isso bem antes do mensalão petista. A denúncia da Procuradoria Geral da República foi recebida em dezembro de 2009.

No processo do mensalão em julgamento no Supremo, que envolve réus do PT e de partidos da base aliada do governo Lula, a Procuradoria afirma que o esquema operado no Congresso por Marcos Valério teve origem nas supostas fraudes na campanha de Azeredo. Valério teria sido apresentado à  cúpula do PT por um deputado mineiro.

Com informações do portal G1.

8 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. “Gripe cura com limão, jurubeba é pra azia.
    Do jeito que a coisa vai, o boteco do Arlindo vira drogaria…”
    Boteco do Arlindo – João Nogueira.
    Será que ele conhecia o Arlindo Ventura do Bar do Torto? hehehehe

  2. coitado desse bebu, ta se achando a ultima bolacha do pacote! pleyboyzinho metido a besta.

  3. Como se este bebum tivesse qualquer possibilidade de pedir algo do gênero…

    Muito me admira que agora queiram jogar nas costas do ministro a decisão, como se a data estivesse sendo escolhida por alguém ligado ao PSDB ou ao bebum mineiro. Um julgamento já foi, agora vem outro e mais tarde outro, é assim que funciona…

    Claro, que a PTzada desejaria ver este julgamento só em 2014, mas tenho certeza que os ministros não vão aguardar esta data apenas para agradar a PTzada, mesmo eles, em sua grande maioria serem indicação do PT e de Lula.

  4. “Toma mais com limão… qui qui qui qui você ficão bão!”
    Eita enganação, esse Aécio Neves.

  5. e o pezo da injustiças em alguma causas!

  6. psdb, aecio, richa, rossoni&trayano, alkckim,
    to fora.

  7. Esmael, o Néscio Neves tem de pedir pra Globo.

  8. Esse bebum que va se tratar primeiro.