Obama é reeleito presidente dos Estados Unidos

por Rodolfo Borges, de Miami, para Brasil 247

Com pelo menos 303 votos do colégio eleitoral, o presidente Barack Obama permanece na Casa Branca pelos próximos quatro anos. “Permanecemos como mais do que uma coleção de estados vermelhos e azuis. Somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América”, disse o presidente reeleito em seu discurso da vitória; relato do enviado especial Rodolfo Borges.

Concorrendo contra uma das maiores crises econômicas já enfrentadas pelos Estados Unidos, o presidente Barack Obama consegui se reeleger na noite desta terça-feira. A população mandou um recado ao presidente pelas urnas, contudo: a votação apertada (de 50% a 49%) confirma a impressão de que os americanos não estão tão satisfeitos assim com o governo do presidente.

Obama levou grande parte dos estados-chaves que estavam em disputa, entre eles, Pensilvânia, New Hampshire e Ohio, cuja definição favorável aos democratas determinou o fim da disputa. O desempenho de Obama também surpreendeu na Flórida, onde as pesquisas davam pequena vantagem a Romney. Na madrugada desta quarta-feira, o democrata somava 303 votos no colégio eleitoral, quando precisava de apenas 270 para ser reeleito.

Pouco depois de as televisões anteciparem o resultado da eleição, o presidente agradeceu aos eleitores pelo Twitter e postou uma foto dele abraçado à  primeira-dama, Michelle: “Nós estamos todos juntos nisso. à‰ assim que nós fizemos campanha, e é assim que somos”. “Mais quatro anos”, escreveu o presidente, com um link para a foto que segue abaixo.

Obama abraça Michelle.

à€ 1h desta quarta-feira (3h no horário de Brasília), Romney discursou para dizer que ligou para Obama e o congratulou pela vitória. Ele agradeceu à  esposa, Ann, dizendo que ela seria uma ótima primeira-dama, e disse que continuaria trabalhando para o bem do país. “Acredito na América, acredito no povo da América. E concorri à  presidência porque me preocupo com o país”, discursou o republicano, que agradeceu o apoio dos colaboradores.

Os últimos esforços de campanha de Romney acabaram se mostrando em vão. Obama ganhou em Wisconsin, na Pensilvânia e em New Hampshire. Na semana passada, Romney visitou Wisconsin, Estado de origem de seu vice, Paul Ryan, e passou pela Pensilvânia nesta terça-feira, esperando conseguir uma vitória surpresa.

“Obrigado por acreditarem até o fim”, disse Obama, quarenta minutos depois de Romney admitir a derrota, durante seu discurso de vitória. “Quero agradecer cada americano que votou nesta eleição”, completou o presidente. Ele disse que deseja sentar com o republicano para conversar sobre soluções para o futuro dos Estados Unidos e agradeceu seu vice, Joe Biden, e sua mulher e filhas.

“Somos uma família americana, e nos levantamos e caímos juntos como uma nação, como um povo”, discursou o presidente reeleito. “Permanecemos como mais do que uma coleção de estados vermelhos e azuis. Somos, e sempre seremos, os Estados Unidos da América”, completou, para delírio dos eleitores.

Definição

Apenas um quarto dos americanos que foram à s urnas repeliram a reforma de saúde proposta pelo presidente e aprovada pelo Congresso, tema de polêmica durante toda a campanha. Outros 25% se posicionaram contra apenas parte da lei, quanto metade dos votantes apoiou-a integralmente. Outro tema considerado crucial nessa campanha por grande parte dos americanos foi a economia, que não andou bem no governo de Obama.

O desemprego era o problema dominante na opinião dos americanos que foram à s urnas nesta terça, segundo pesquisas da CNN. Dos eleitores consultados sobre o que “mais preocupa pessoas como você”, 40% mencionaram o desemprego, 37% falaram na alta dos preços, 13% em impostos, e 8% no mercado imobiliário. Cabe ao presidente continuar lidando com esses problemas durante os próximos quatro anos.

9 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. GOSTEI QUE O AMIGO OBAMA FOI REELEITO, SOU CANHOTO IGUAL A ELE E SOU MORENO IGUAL A ELE, UM DIA VOU VISITA LO E FALAR COM ELE É O DESEJO DO MEU CORAÇÃO. ABRAÇOS DO FAMOSO CHAMINÉ. LINHARES ES.

  2. no jornal nacional o ancora perdeu até acor. estava meio abatido por que mais uma vez a vaca foi pro brejo: voceis viram o azeredo dando intrevista na globo?

  3. kennedy foi assacinado em dallas, por defender a igualdade das pessoas :por isso que eu cito o texas em meus comentarios: se romney fosse eleito ,a globo queria aproveitar para bater nos programas sociais do brasil. talves o boquerinho pudese ser um trampolim! mas com obama fica dificil para a midia ,pig… os americanos não vão mais,colocar olheiros ,para vigiar para eles, no brasil.porque obama e a esquerda americana ,prabens…viva a esquerda! so falta as esquerdas europeias derrotar os neoliberais por lá..

    • NA VERDADE FOI BOM OS ESTADOS UNIDOS TER FISCALIZADO O BRASIL SE NA REALIDADE HOUVE O ACONTECIMENTO PARA SABER SE ELES ESTAVAM PEGANDO O DINHEIRO DO POVO, PORQUE O POVO BRASIL ESTA CANSADO DE SER ROUBADO, SE ESSA MENSAGEM ESTIVER AI NO ESTADOS UNIDOS E VOCES ESPECIALISTA ESTIVERM LENDO ESSA MINHA MENSAGEM TUDO BEM O BRASIL MEUS QUERIDOS ESTA RICO E O POVO BRASILEIRO ESTA SEM SAUDE O ATENDIMENTO É PRECARIO E AS LEIS FRACA E ´OS POLITICOS POUCA COISA ELES FAZEM, É BOM ESPIONAR, MUITO SUBORNO NO BRASIL EU GOSTEI QUANDO SAIU DA MATERIA FOI BOM, EU AMO OS ESTADOS UNIDOS TENHO VONTADE DE MORAR NOS ESTADOS UNIDOS. E FELIZ NATAL PARA VOCES DOS ESTADOS UNIDOS E FELIZ ANO NOVO EU AMO VOCES. ABRAÇOS DO MARIO JORGE CHAMINÉ. LINHARES ES BRASIL.

  4. esmael eu gostei da vitoria do obama: porque foi mais uma vitoria da esquerda no universo , no bojo do capitalismo! a globo fez apologia contra obama , mas semple falando do outro,palavras como essa ,os americanosnão gostam de assistencialismo, os americanos são contra a saude gratuita ,que com obama terão mais ,assistencia a pobresa norte americana. eu acho que a globo quebrou a cara .no brasil quebraram .nos states tambem. mas os americanos não evoluiram nada,nas eleições.porque votam da mesma forma a quase 300 anos! mas democracia na politica existe de fato.a lei deixa o candidato fazer boca de urna sem problema.a justiça brasileira e muito mesquinha.

  5. Mas, ainda assim, LÁ um cara pode ganhar a eleição (que é majoritária) com menos votos do que o outro. Todos possuem imperfeições. Nós ainda precisamos evoluir muito, culturalmente, é verdade. Mas tem que contar que nossa democracia é recente…

  6. Será que o Obama não poderia acomodar um pouco dos cargos comissionados do Prefeito Baka de Paranaguá.

  7. Correção ao comentário anterior: a diferença é que LÁ, quando um candidato vence, se exibe a bandeira americana.

  8. Uma das diferenças gritantes entre as eleições no Brasil e nos Estados Unidos é que aqui, quando um candidato vence, os eleitores exibem a bandeira americana, enquanto por aqui vê-se a bandeira de um partido sendo exibida. Isso sem falar na falta de obrigatoriedade do voto, demonstração do verdadeiro espírito democrático.