O xadrez político no Paraná

O resultado das urnas em 2012, principalmente com a eleição de Gustavo Fruet (PDT) à  prefeitura de Curitiba, coloca a ministra-chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann (PT), em ligeira vantagem competitiva na corrida pelo Palácio Iguaçu daqui a 2 anos.

O xadrez é complexo e depende de outros resultados políticos, é claro. Se a avaliação do governo Dilma Rousseff continuar nas alturas, muito provavelmente, a ministra será convocada a permanecer no cargo em 2014. Ou seja, poderá não disputar o governo do Paraná como todos esperam.

Gleisi ficando onde está !“ na Casa Civil !“ os instintos mais primitivos serão despertados em outros partidos que sonham em tomar a cadeira hoje ocupada pelo governador Beto Richa (PSDB).

O senador Roberto Requião (PMDB), por exemplo, articula presidir a legenda a partir de 15 de dezembro. Conta a seu favor com a lembrança dos convencionais que gozavam de prestígio e poder em todo o estado. Antes, porém, terá Requião que derrotar adversários internos que se somam para impedi-lo no comando do MDB velho de guerra.

Se o PT não lançar a ministra à  sucessão de Richa, quem também se assanhará é o PDT, com a força do eleitorado da capital, poderá reapresentar o nome do ex-senador Osmar Dias. Ao seu lado, muito provavelmente, o petista André Vargas disputando o Senado.

Quanto a Richa, ele aguarda o desfecho do imbróglio no PMDB para então proceder a reforma no seu secretariado. Se Requião não conseguir o mando no partido, o tucano abrirá mais espaços em seu time para os deputados peemedebistas em troca de apoio da legenda à  reeleição.

Se esse quadro prevalecer, mesmo em crise, o governador tucano volta a respirar com ajuda de aparelhos, pois contará com a divisão da oposição em duas candidaturas !“ Osmar e Requião !“ e ainda jogará pesado para cooptar os prefeitos eleitos com obras e projetos a partir de recursos tomados emprestados junto a instituições financeiras internacionais.

Ainda nesse quadro, não consta que seja de interesse do governo federal e do Senado da República jogar contra os paranaenses! e, de tabela, contra o governo do PSDB no Paraná.

O senador Alvaro Dias, líder do PSDB no Senado, por sua vez, também aguarda com ansiedade alguns lances antes de decidir para qual partido seguirá. O desconforto no ninho, por causa da conjuntura política local adversa, o empurra para o PMDB !“ de Requião !“ ou para o PDT !“ do mano Osmar.

A combinação desses resultados é difícil, mas não é impossível. Também é preciso pactuar tudo isso com os russos, ou seja, com os eleitores paranaenses. à‰ aguardar e conferir.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. vou de gleisi eeeee 13

  2. a força dos Barros de maringá irao vingar em 2014 serao os vencedores

  3. tabuleiro furado e frouxo destas figuras ai so mesmo a gleisy e outra mulher uma deputada federal serao as vencedoras em 2014 quem viver vera

  4. Beto? é esse que já marcou uma reunião para depois do carnaval e irá marcar uma outra reunião para planejar o mandato e depois sim dar a grande largada, sem dúvidas será um sucesso…..

  5. se copel e sanepar nao estao dando o lucro desejado tem que privatizar, sera que nao estao quebrando elas ja com intendo de vende-las, o jaime lerner tambem quebrou a copel /banestado/sanepar tentando privatiza-los,so falta daqui a algum tempo privatizarem a copel e sanepar e ainda o estado ter que devolver dinheiro, como aconteceu com o banestado, e esperar para ver.

  6. a rainha e´a gleisi os dois cavalos são o fruet e o ratinho requião e álvaro são as torres o pessuti e osmar podem são os bispos, já do lado do beto : o beto é rei em xeque mate sem torres e bispos para lhe proteger e cheio de peões sem poder.

  7. Jose Ronaldo
    Que planeta você vive? Um governo que deixa faltar papel higiênico numa Copel da vida, você quer o que? Richa confortável? Isso foi antes dele ser governador, pois até agora não tomou posse, é o que parece. Richa está conseguindo a proesa de quebrar a Copel e a Celepar.

  8. ao jose ronaldo,o richa tem tantos votos que elegeu o ducci em curitiba, e infelizmente o candidato que a gleisi apoiou perdeu, voce realmente tem razao. a gleisi tem menos votos em curitiba do que richa, se a eleicao fosse hoje provavelmente richa ganharia com 15% dos votos validos contra 85% da gleisi, um abracao amigo JOSE RONALDO /VULGO LERO LERO/

  9. André Vargas para o senado??? Só pode ser brincadeira né???

    O Osmar sabe que não tem mais chace para o governo, ele sairá para senador, coisa que deveria ter feito na vez passada e estaria no páreo político do Estado, mas foi atrás das loucuras do Requião e se ferrou.

    A Gleisi permanece na Casa Civil com toda certeza, pois sabe que poderia ser complicado sair ao governo e levar uma surra do Richa. O PT que não conte com os votos do Fruet, pois eles não sao de maneira alguma votos possíveis do PT fazer.

    Richa está confortável, pois além de contar com o apoio obrigatório do seu partido, ele fortaleceu e muito os partidos de sua base aliada. Faço aqui uma pergunta aos “grandes” entendidos da política paranaense: “Se o Richa e a Gleisi disputassem hoje um cargo qualquer dentro da cidade de Curitiba, quem seria o grande vencedor”???

    PTistas, não se iludam que vocês tem chance de fazer o governador do Estado, pois o Paraná já provou que não é PTista, basta para isso observarmos quem são os prefeitos eleitos do PT no Estado… Fica a dica!

    • Não conto mais com isso amigo, pois Curitiba que eu pensei que nunca elegeria ninguem apoiado pelo PT, elegeu.
      Infelizmente esse partido esta dominando o estado e é favorito ao governo, e acredite, a Gleise hoje ganharia do Beto aqui em Curitiba

  10. Ao André Vargas para o senado faz menos votos que o Rossoni.

  11. QUE POBREZA! TUDO DE NOVO! DE DOIS EM DOIS ANOS É DOSE!
    PERGUNTA QUE NÃO QUER CALAR:
    QUANDO VAMOS MUDAR?
    LONDRINA DÁ EXEMPLO.

  12. Mas só tem cavalos neste tabuleiro… Cadê o resto das peças??? Deve ser xadrez chinês… Só pode…

  13. o povo ja sabe quem sao estas figuras.