No Paraná, colégios particulares levam a melhor no Enem

via portal Bem Paraná

Clique na imagem para ampliar.
As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2011 por escola foram divulgadas nesta quinta-feira (22) pelo Ministério da Educação. Os dados revelam que o desempenho dos alunos das escolas estaduais do Paraná foi bem inferior à s privadas. Na lista, a primeira instituição estadual que aparece é o Colégio da Polícia Militar, em Curitiba, que ficou em 27!º lugar, seguido do Colégio Estadual Newton Guimarães, em Londrina, na 109!ª posição.

O colégio campeão! de nota no estado e em Curitiba foi o Positivo, que obteve média geral de 686,5491 pontos. Na classificação geral, abrangendo todas as escolas do Brasil, o Positivo ficou na 16!ª colocação. No estado, ele é seguido da Universidade Tecnológica do Paraná, do Colégio Universitário de Londrina, e Dom Bosco (veja tabela).

No Brasil todo, a média de desempenho, a exemplo de outros anos, foi maior entre os colégios particulares. A média nas escolas públicas foi 474,2. Na rede privada a média foi 569,2. As 100 escolas que tiveram as maiores médias gerais na prova do MEC estão concentradas em 40 cidades brasileiras: quase dois terços (65%) delas estão em 11 capitais e em Brasília. As demais estão em 28 municípios nesses 11 estados.

Os estados que ficaram de fora da lista de 100 melhores são Acre, Alagoas, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraíba, Rio Grande do Norte, Rondônia, Roraima, Santa Catarina, Sergipe e Tocantins.

O número de escolas públicas entre as 100 melhores do Enem caiu entre 2010 e 2011. Neste ano, 77 das 100 escolas com maior média geral estão na Região Sudeste. São Paulo é o estado com o maior número delas (31), seguido do Rio de Janeiro (23) e Minas Gerais (20). As demais escolas estão no Nordeste (15), Centro-Oeste (5) e Sul (3). Nenhuma escola da Região Norte ficou entre as 100 melhores na edição de 2011 do Enem.

Economia

Entre as 50 escolas de melhor ranking no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2011, apenas três são escolas públicas – todas elas federais. O colégio de aplicação da Universidade Federal de Viçosa é a melhor colocada – está em 8!º no ranking. Em seguida, está o colégio de aplicação da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), em 29!º, e oInstituto Federal do Espírito Santo (Ifes), em Vitória (40!º).

Comments are closed.