Mensalão e Porto Seguro são “tiro na testa” do PT, diz ex-assessor de Lula

do Brasil 247

Para o jornalista Ricardo Kotscho, que trabalhou para o governo Lula, esta é a hora da verdade para o ex-presidente e para o PT, que devem vir a público explicar os últimos acontecimentos.

No ponto de vista do jornalista Ricardo Kotscho, os últimos escândalos que sangraram a imagem do ex-presidente Lula e do PT têm o dedo do PSDB, que parte para o vale-tudo a fim de eliminar o adversário que não vence nas urnas. Culpar os inimigos, porém, não adianta em nada, defende ele. à‰ preciso que Lula venha a público explicar os acontecimentos recentes, como o julgamento do ‘mensalão’ e o esquema investigado pela Operação Porto Seguro, da PF. Principalmente para resgatar a esperança de quem acreditou no projeto político original do Partido dos Trabalhadores.

Leia abaixo o artigo publicado em seu blog:

A hora da verdade para Lula e o PT

“Por que o bloguista inexplicavelmente não conta nada sobre Rosemary e o possível envolvimento do ex-presidente Lula em algumas operações ilícitas? Aonde está a sua imparcialidade de jornalista?”, pergunta o leitor Fernando Aleador, em comentário enviado à s 04h57 desta sexta-feira.

Tem toda razão o leitor.

Demorei para escrever e dar esta resposta porque, para mim, estes últimos foram os dias mais difíceis da minha já longa carreira, posto que os fatos envolvem não só velhos amigos meus, como é do conhecimento público, mas um projeto político ao qual dediquei boa parte da minha vida.

Simplesmente, não sabia mais o que dizer. Ao mesmo tempo, não podia brigar com os fatos nem aderir à  guerra de extermínio de reputações e de desmonte da imagem do ex-presidente Lula e do PT que está em curso nos últimos meses.

A propósito, escrevi no começo de novembro um texto que se mostrou premonitório sob o título “O alvo agora é Lula na guerra sem fim”, quando o STF consumou a condenação dos ex-dirigentes do PT José Dirceu, José Genoíno e Delúbio Soares.

De uma hora para outra, a começar pelo julgamento do mensalão, até chegar à s revelações da Operação Porto Seguro, o que era um projeto vitorioso de resgate da cidadania reconhecido em todo o mundo levou um tiro na testa e foi jogado na sarjeta das iniquidades.

“O que me intriga é saber por que agora, por que assim e por que tamanha insistência. à‰ claro que o esforço para acabar com a corrupção é legítimo e louvável, mas não terminaram recentemente de sangrar o PT até a entrada do necrotério? Quem estaria sedento por mais?”, pergunta-se a colunista Barbara Gancia, na edição de hoje da “Folha”, e são exatamente estas as respostas que venho procurando para entender o que está acontecendo.

Talvez elas estejam na página A13 do mesmo jornal, em que se lê: “FHC acusa Lula de confundir interesses públicos e privados”. Em discurso num evento promovido pelo PSDB no Jóquei Clube de São Paulo, na quinta-feira, o ex-presidente pontificou, mesmo correndo o risco de falar de corda em casa de enforcado:

“Uma coisa é o governo, a coisa pública, outra coisa é a família. A confusão entre seu interesse de família ou seu interesse pessoal com o interesse público leva à  corrupção e é o cupim da democracia”.

Sem ter o que propor ao eleitorado, após sofrer três derrotas consecutivas nas eleições presidenciais, e perder até mesmo em São Paulo na última disputa municipal, o PSDB e seus alíados na mídia e em outras instituições nacionais agora partem para o vale-tudo na tentativa desesperada de eliminar por outros meios o adversário que não conseguem vencer nas urnas.

Nada disso, porém, exime o ex-presidente Lula e o PT de virem a público para dar explicações à  sociedade porque não dá mais para fazer de conta que nada está acontecendo e tudo se resume a uma luta política, que é só dar tempo ao tempo.

A bonita história do partido, que foi fundamental na redemocratização do país, e a dos milhões de militantes que ajudaram a levar o PT ao poder merecem que seus líderes venham a público, não só para responder a FHC e à s denúncias sobre a Operação Porto Seguro publicadas diariamente na imprensa, mas para reconhecer os erros cometidos e devolver a esperança a quem acreditou em seu projeto político original, baseado na ética e na igualdade de oportunidades para todos.

Chegou a hora da verdade para Lula e o PT.

à‰ preciso ter a grandeza de vir a público para tratar francamente tanto do caso do mensalão como do esquema de corrupção denunciado pela Operação Porto Seguro, a partir do escritório da Presidência da República em São Paulo, pois não podemos eternamente apenas culpar os adversários pelos males que nos afligem. Isso não resolve.

Mais do que tudo, é urgente apontar novos caminhos para o futuro, algo que a oposição não consegue, até porque não há alternativas ao PT no horizonte partidário, para uma juventude que começa a desacreditar da política e precisa de referências, como eu e minha geração tivemos, na época da luta contra a ditadura.

Conquistamos a democracia e agora precisamos todos zelar por ela.

15 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Enquanto os ministros e deputados tiverem esses salários milhonario mas ajuda mordominha, nós que trabalhamos 35 anos e aguardamos por todo esse tempo pela aposentadoria digna e temos desconto mas doença de tanto trabalha, vamos ter que continuar trabalhando depois de aposentados para da mas aumento para mordominha politica isso é uma vergonha para os brasileiro nós só sobreviver. Isso enquanto alguém nos der um emprego Só vamos descansar quando morrermos.aescravidao ainda esiste Votar no PT nunca mais. E vamos continuar a campanha, porque eles só sabem nos enganar.a deus até quando os brasileiro vai ser vitima da sua propiá nação e vergonhoso internacional pode ate acontecer uma invazao como tem acontecido

  2. Acompanho política há muito tempo.Comecei com João Figueiredo,passei por Collor e depois FHC.Jamais em nenhum deles vi tanta bandalheira,tanta corrupção, e tanto descaso com a coisa pública.Porém o que mais me surpreende é saber que,se houvesse uma eleição para presidente hoje,LULA GANHARIA.Não temos segurança,não temos educação,não temos saúde,mas temos o PT em todos os cantos do País.É triste,é muito triste…

  3. são tão burro que acreditaram no beto richa! ele nunca mais sai .eu torço por isso . o povo votam num cara deste tipo se acha o tal! eu não sou corrupto porque não tenho grana ,não sou politico e nem rico..

  4. olha eu não confio mais.porque ja foram soltos os que foram preso pela policia federal.a policia federal so queria bater o bumba pra globo ,e arrumar mais um chiclete , porque o chiclete do mensalão amargou,tinham que arrumar outro.tinha o chiclete bruno ,mas amargou tambem..não precisa mais nada para os direitos da prsunção de inocencia funcionar ..prenderam os caras difamaram ,por que o judiciario soltou. a justiça corre em duas frentes oposta? ou e brincar de prender.quem disse que o demostenes vai ser julgado. não espere ,que o demostenes seja julgado porque nunca vai acontecer,o demostenes sabe da sujeira de muitos maiorais da justiça ,eu presumo isso!

  5. Pois cada dia que passa mais confirma-se minha assertividade em ter escolhido o PT para governar o País!
    A conclusão é simples!
    A todo momento estamos vendo a PF com a liberdade de trabalhar e investigar como nunca!
    Somente uma pessoa mal informado e que tenha um grau mínimo de conhecimento da história deste país vai acreditar que agora exista mais corrupção que nos governos anteriores!
    O que está acontecendo hoje é trabalho de combate a corrupção e um esforço deliberado da mídia para expor e colar os fatos ao PT na tentativa de persuadir o cidadão leigo acreditar que são os petistas mais corruptos, quando o quadro da corrupção corre solto e alarmante dentro da oposição sem o mesmo destaque e visibilade!
    A grande imprensa se transformou em um partido de oposição ao Governo Federal, devido a fragilizada oposição sem projetos e alternativas para propor ou contrapor ao projeto progressista do governo Petista, que tem dado certo, e muito, confirmado nos altos índices de aprovação.
    A pergunta que se faz!
    Se a oposição voltar ao poder?
    A PF vai agir e funcionar como agora? A imprensa vai fazer papel de oposição investigar e cobrar o governo?
    Ou tudo será como antes? Com Engavetador Geral da União! Com imprensa omissa e complacente e com a PF encastelada!

  6. Chegará uma hora em que culpar os tucanos e a elite não adiantará mais, a turma do pt e seus acévalos esquecem que o povo sabe diferenciar as coisas, e que as insittuições republicanas como o STF e a Policia Federal ao contrario do que eles dizem esta a serviço do povo.
    Mensalão e os bebes de Rosemery são ações de quem achou que enganariam todo mundo e niguém saberia de nada, acostumados a estas praticas no movimento sindical em que assaltavam o trabalhador. Esta pseuda esquerda esta com os dias contados, a casa caiu, o Chefão da quadrilha esta pra ser descoberto, e será a´pá de cal nesta quadrilha. A justça e o combate a corrpção não pode ter partido e não tem os que repudiam a condenação do Zé Dirceu são os mesmos que defedem a ditadura da pseuda esquerda, para estes corruPTos sem noção tudo é culpa da elite, mas não se enganem o povo brasileiro não é burro e não cairá neste discurso fraco e sem sentido dos mensaleiros e acévalos.

  7. PT é mensaleiro….se cuida Fruet

  8. voltem a traz :vejam que as mentiras que a veja publicou contra o governo fhc t. um governo tão terno e incorrupto. nas empresas privadas existe ladrões tambem. eu cite mas ninguem leu ,por que não enteressa .a veja não pode ser a biblia do brasil..a veja culpou ate um procurador de desonesto e brindeiro.que mentira .a veja publicou mais uma mentira ,que o governo fhc desaltorizou o ministro da justiça ,em publico.a veja disse que na suiçahavia um deposito de 32 tri dos empresarios e governo na suiça.a veja pubilcou mais uma mentira .que O`neil disse que o fmi teria medo do dinheiro do fmi,destinado ao brasil ,fosse parar nos bancos suiços.o lula pagou a divida externa isso e crime . a dilma tem que mandar embora essa turma que ela herdou do outro mandato… agora me parece que o cocho tucanou tambem. nos vamos ter um novo golpe melitar no brasil .olha se esses prefeitos novos vão tomar posse ,eu tenho minhas duvidas,o tapetão corre por brasilia .eu ate gostaria que isso acontecesse .ai todos saberiam quem é quem…

  9. Pois é… José Dirceu naufragando (quem diria?)… e a lama chegando no Lula… E a hora da verdade para o MST? Quando será que irão aparecer os números, quantos bilhões de reais foram gastos do bolso do contribuinte com este tão “maravilhoso” programa de estatização da terra, ao modo soviético, no Brasil?

    • Vixe maria quanta ingratidão!!! hoje em dia qualquer um compra carro,casa,comida e vive uma vida melhor. O BRASIL É RESPEITADO NO MUNDO.
      Coisa q na era do FHC[TUCANOS DO DEMO] ,as coisas ñ eram assim. Francamente!!! Eu ñ entendo certas pessoas??????. EU????????????. Pois entao q votem no SERRA/BETO/FHC/AÉCIO/ALKIMIM/NATUCANADAS DO DEMO. E voltem a comer m… DE VOLTA!!! COMO ERA ANTES NO CASTELO DE ABRANTES.

      • MAIS UMA: O Jaime lerner, deu UM GOLPE nos Paranaenses em 1998. chamou os Paranaenses de otários, e passou atestado de burrice aos Paranaenses. Ocaso foi chamado de: ” O GOLPE DO PEDÁGIO”. E VC AINDA QUER FALAR DO ZÉ DIRCEU???

      • Faça uma pequena viagem pelos paises desenvolvidos e verá como o Brasil é respeitado lá fora.Quando percebem que o sr. é brasileiro desligam o telefone na sua cara…

  10. Que imparcialidade, onde esta, não existe neste pais nenhum jornalista independente, a nossa imprensa é comandada por grandes charlatões que estão no poder a anos. O PT é igual a qualquer outro partido neste pais, o PSDB roubou nos tanto é agora quer pousar de santo. Uma das maiores desgraças feita pelo Fernando Henrique foi ter autorizado a venda da Vale, quer crime maior contra a patria, este dito mensalão existe a anos em todos os governos, que não exime a culpa do PT em tudo isto.

  11. O lulismo continua Senhor dos Votos, inegável, óbvio.

    Sustenta a popularidade de Dilma/Lula em riba única e tão somente das políticas sociais, bolsas, cotas e do arreganhamento do crédito e incentivo ao consumo.

    Enquanto isso, na rabeira do ranking do ensino, vergonhosa a sua área da saúde, escabroso o estado das rodovias, portos e aeroportos, tuto passível de terceirização, além de chafurdado na lama da ladroagem, do uso da influência.

    O Chefe nunca virá a público falar a respeito de escândalos dos quais ele é, indubitávelmente, mentor, prá não dizer O Chefe, como o Mensalão e agora o Rosegate.

    Acostumou-se a dizer que não sabia de nada e então falará o que?

    Se falar que foi esfaqueado pelas costas, lhe perguntarão por causa de quê e tanto se acostumou ao ufanismo da construção: “Nunca na história desse país….”, que nunca terá a humildade de pedir perdão ao povo, dizer que está cagado e pedir prá sair do campo.

  12. Renato Kotscho, a bonita história de Lula e do Pt como vc fala naufragou no momento que ao assumir o poder ,este PT que voce sonhou, se transmutou para exatamente aquilo que combateu . Ao ter o poder e a chave do cofre a cúpula dste grupo não resistiu a tentação. E em pouquissimo tempo conseguiram superar qualquer antecessor em matéria de falcatruas,manipulação de verba,cinismo e arrogancia. Desprezando a inteligencia do povo brasileiro que pensa. E o operário orinudo da massa trabalhadora que representava, mesmo sem trabalhar de verdade ,tornou-se o chefe de uma quadrilha que pensou ser dona do país. Não tem o que explicar . Tem que sumir . E assim será . Esta farsa chamada Lula está prestes a ser defenestrada.Até acho que houve muita gente do PT com verdadeiras intenções de melhorar este país . Mas foram engolidos pela ganancia dos marginais de terno e gravata.