Justiça reduz de 21 para 13 vereadores em Colombo

* Decisão judicial cria 8 “Viúvas Porcinas” na cidade

Os eleitores do município de Colombo, na região metropolitana de Curitiba, elegeram 21 vereadores em outubro último, mas apenas 13 serão empossados.

Oito vereadores eleitos não terão a chance sequer de tirar uma foto na cadeira de vereador, pois a decisão da juíza Letícia Portes ocorre antes da diplomação dos “Viúva Porcina” – “aqueles que foram sem nunca terem sido”.

O diabo é que a decisão da juíza mexeu bastante com o quociente eleitoral, ou seja, é preciso refazer as contas. Pela mudança, o vereador Professor Waldirlei (PMDB), pupilo da ex-candidata à  prefeitura pelo PSDB, Beti Pavin, é um dos que dançou.

Eu explico isso. A magistrada da comarca colombense acatou ontem (26) uma ação popular movida pelo morador do bairro Roça Grande, Jair Pedro Sachet, em junho deste ano, que questiona o aumento do número de vereadores de 13 para 21.

O autor da Ação Popular diz que houve erros cometidos pela Câmara durante a votação do aumento de cadeiras. Para que a alteração do número de vereadores !” de 13 para 21 !” tivesse efeito legal, segundo a ação, eram necessárias cinco assinaturas de parlamentares na proposta. Apenas quatro a subscreveram.

O segundo erro cometido pela Câmara, aponta o autor da reclamação, foi fazer a votação no mesmo dia, com intervalo de 30 minutos entre uma seção e outra, não respeitando o intervalo de no mínimo 10 dias como manda a própria Lei Orgânica.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Dias atras comentei sobre os acontecimentos da prefeitura e da câmara dos vereadores de Colombo / pr. Porque apagaram meus comentários??porque será?? . Continuo falando que nosso Colombo está sem RUMO, sem lideres,
    desprovido de pessoas capazes de reconquistar a CONFIABILIDADE, DE POR NOS TRILHOS PELO MENOS, da verdade, da honestidade, nos trilhos das esperanças. Colombo não precisa de POLÍTICOS, Colombo necessita urgentemente de TÉCNICOS, pessoas que sabem, entendem tecnicamente, pessoas honradas que desejam realizar, dá um pouquinho de si próprio em prol do povo, do nosso MUNICÍPIO, capaz de traçar grandes objetivos e trazer resultados, benefícios ao povo Colombense, uma direcional honesta. Chega de palhaçadas, de chanchadas, estamos sem rumos. Pelo amor deus.
    SOCORRO COLOMBO, SOCORRO.

    • Porque esses mandões de Colombo não me deem a oportunidade de traçar objetivos na SECRETÁRIA DE PLANEJAMENTO, gerir resultados e trazer frutos, direcional,objetividades,controle, orientações trazer objetivo comum ao povo, ao município, criar orgulho de ser COLOMBENSE. Porque??. Não desejo ser secretario de nada, desejo sim, por a disposição meus conhecimentos técnicos no tocante a administração e planejamento urbano.

      Wagner Mathias

  2. Colombo parece uma cidade sem dono FAZEM O QUE QUEREM SE NÃO FOR UM TERCEIRO(Jair Pedro Sachet) INTERVIR EM TUDO E TODO MUNDO COMCUMINADOS COM O QUE ACONTECE ACEITANDO TUDO PRECISAMOS PESSOAS EM COLOMBO DE RESPEITO E ALEM DE TUDO DE RESPALDO DE CARATER VENHÃO PARA SOMAR NAO PARA SUGAR O POUCO QUE TEM……

  3. Na prática , onde seriam acomodados mais oito vereadores, um monte de assessores, máquinas, computadores, telefones etc. …
    Comenta-se por ai, que já haviam pretendentes para construir um PREDIÃO do tamanho da fome de dinheiro de uns e outros. Manjou ? Prá população só restaria pagar a conta e que conta. Espera o IPTU chegar e verão a cacetada.

  4. Deus queira que a justiça embora tarde não falhe. Se vereadores não tivessem salários será que estaria toda esta confusão?
    PARABÉNS PARA A JUIZA E PARA O MUNICIPIO DE COLOMBO

  5. A JUÍZA DE COLOMBO ESTÁ DE PARABÉNS. 13 VEREADORES JÁ É DEMAIS E GANHAM MUITO BEM PARA NADA FAZEREM.

  6. Hummm… mas a eleição não foi realizada considerando 23 cadeiras? Até o número de candidatos de cada partido e coligação foi definido considerando-se 21 vagas… isso ainda vai dar muito pano pra manda. A verdade é que esta juíza demorou muito para julgar o tema. Se o tivesse feito ANTES das eleições tudo estaria resolvido e não haveria motivo para esperneio.
    A se considerar a decisão desta senhora, além de termos que eleger um novo prefeito, teremos que eleger novos vereadores. Só em Colombo mesmo.

  7. EU AMO A DEMOCRACIA TEM CANDIDATO QUE FAZ 2018 VOTOS E ESTA FORA OUTRO COM 701 VOTO E ESTA DENTRO. SEI COMO FUNCIONA AS ELEIÇÕES NO NOSSO PAIS,MAS NÃO CONCORDO , DEIXO MEU VOTO DE REPUDIO .

  8. que maravilha se isso se confirmar;quem vai levar alguma coisa nessa é o que se diz professor waldirlei , porque ele ainda conseguiu aposentar sua mãe,kkkkkkkkkkkk.

  9. essa magistrada não cuidou nem do forun.se liga em politica porque ?.se fizeram dentro da lei ,não adianta canetada minerva…

  10. Sinceramente tem coisa que não da pra entender porque a justiça não resolveu isso antes da eleição? Mas melhor tarde do que nunca acho que uma cidade do tamanho de Colombo não precisa de tanto vereadores. Precisa sim de vereadores comprometido com as causas do povo e comprometido a fiscalizar a prefeita.

  11. Quem fica:
    1- Professora Michele 1859 votos
    2- Nivaldo JNP 1857 votos
    3- Hélio Feitosa 1752 votos
    4- Marquinho Berlesi 1678 votos
    5- Anderson Prego 1650 votos
    6- Sidnei Campos 1643 votos
    7- Sérgio Pinheiro 1606 votos
    8- Eurico Dino 1344 votos
    9- Renato Lunardon 1157 votos
    10 -Vagner da Viação 1086 votos
    11 – Doliria Strapasson 977 votos
    12 – Pastor A. Batista 957 votos
    13 – Gil Gera 701 votos

  12. Isso não vai dar em nada até seria uma vantagem para Colombo,e tb só de saber que o Ratazana e o Oliveira da “Bulância”estariam fora seria uma belezuraaaaa!

  13. As leis foram feitas para serem cumpridas, não podemos simplesmente ignora-las e passar por cima delas.

  14. A TETA SECOU TIGRADA, VAMOS COLOCAR O PEITO N`ÀGUA MOÇADA.

  15. Parabéns à decisão da justiça. Se os 13 já são inúteis imagine 21.

  16. Tem coisas que só acontecem em Colombo mesmo!
    Essa semana dois escândalos, primeiro roubo no Fórum… os bandidos não respeitam a lei mesmo neste país.
    Segundo a mudança nas cadeiras na Câmara Municipal…

    Na próxima semana o que será que vai aparecer no Fantástico?
    a) As crianças intoxicadas com o pó dos fornos de cal (que o IAP não sabe que poluem);
    b) As obras da Rodovia da Uva que não tem data para terminar, ainda bem que Colombo não é sede da Copa do Mundo;
    c) Os radares que foram removidos porque as balas atrapalharam as fotos.

    Moro em Colombo a 34 anos e a vergonha da cidade está muito grande, acho que na próxima eleição vou me candidatar.

  17. QUEM SERÃO OS 8 CANDIDATOS QUE ESTARÃO FORA?

  18. muito bem!!!!! parabens a juiza

  19. Mas são burros mesmo estes legisladores que votaram a lei, ou melhor, cadê a assessoria jurídica da câmara que permitiu que fizessem esta cagada??? Em Francisco Beltrão aconteceu algo do gênero, o assessor jurídico desconhecedor da lei, achou que não haveria problema algum o aumento ser por decreto… hehehehehehe Já viu o que aconteceu, não é mesmo??? Francisco Beltrão ficou com 10 vereadores e para aumentar agora só para a próxima legislatura.

  20. Olá! Qual a fonte dessa informação? Onde posso ver, então, quais serão os vereadores que assumirão?

  21. Nesse caso waldirley perde o título de vereador mais ganha cargo ou secretaria na administração de beti pavin…. E viva a lei ficha limpa, Pois pelo o que vemos em Colombo aqui essa nao se aplica……#INDIGNADO

  22. Esmael, pelas contas feitas por especialistas em quociente eleitoral, ficam fora os seguintes vereadores :

    – Alan tattoo – PMDB
    – Prof. Waldirlei – PMDB
    – José Renato (Pelé) – PTB
    – Joaquim Goncalves (Oliveira da Ambulância) – PTB
    – Sérgio Pinheiro – PRP
    – José Gotardo ( Ratinho) – PDT
    – Renato da farmácia – PSDC
    – Luiz do LD – PSDC

    Os seus respectivos partidos não atingiram o quociente mínimo para eleger 01 vereador, por causa de coligação mal-feita.

    Agora, te pergunto: tem como recorrer dessa decisão da Dra. Letícia ?

  23. BOM TARDE ESMAEL!

    Infelizmente, neste país decisão de instância inferior vale tanto quanto a nota de R$ 3,00. MAS é a grande chance de alguns magistrados aparecerem na mídia ou ALGUÉM seria hipócrita de afirmar o contrário? Em síntese, PERMANECERÃO os 21 vereadores!

  24. Esmael, a diplomação do legislativo e do executivo municipais vão até quando?

    • Varia de cidade a cidade, pois os cartórios eleitorais têm autonomia para escolher a melhor data entre 3 e 19 de dezembro.