Parte da mídia quer Lula preso e Marcos Valério solto; pode isso?

Mar de contradições, Valério pode se safar da prisão

do Brasil 247

Apoiado por veículos de comunicação que gostariam de ver Lula preso e Marcos Valério solto, o operador do mensalão pode ser beneficiado com a delação premiada, apesar das incongruências de seus depoimentos; segundo a revista Veja, Valério afirmou “nisso aí, eu não me meto não”, ao ser convidado a repassar recursos a um dos acusados da morte de Celso Daniel; na edição deste sábado do Estado de S. Paulo, informa-se que recursos do mensalão foram repassados ao suposto chantagista; no STF, Marco Aurélio defende que ele “desembuche”.

Marcos Valério é hoje a última esperança dos adversários políticos do ex-presidente Lula, ainda que suas versões nem sempre sejam idênticas e nem mesmo possam ser comprovadas. Como se sabe, em 19 de setembro, Veja atribuiu a Valério uma suposta entrevista sem áudio, contendo acusações graves contra o ex-presidente Lula. Nesta semana, repetiu a fórmula, envolvendo Lula e seu braço direito no assassinato de Celso Daniel, ex-prefeito de Santo André.

Segundo a reportagem, Valério foi convocado por Silvio Pereira, ex-secretário-geral do PT, a encontrar recursos para cessar as chantagens que estariam sendo feitas por Ronan Maria Pinto, empresário de ônibus de Santo André, contra Lula e Gilberto Carvalho. E teria respondido: “Nisso aí, eu não me meto não”.

A versão que hoje estampa a manchete do jornal Estado de S. Paulo, no entanto, é diferente. De acordo com pessoas que teriam tido acesso ao depoimento secreto prestado por Marcos Valério ao procurador-geral Roberto Gurgel, o esquema operado por Marcos Valério teria, sim, repassado recursos para calar o suposto empresário que chantageava Lula e Gilberto Carvalho.

Esta é uma das contradições de Valério e pode ser uma estratégia para que ele obtenha o benefício do Sistema Nacional de Proteção a Testemunhas. Como teria informações sobre um crime bárbaro ainda não esclarecido, o operador do chamado mensalão obteria a vantagem. Não seria preso, poderia até mudar de nome e viveria sob a proteção do Estado.

Enquanto o Estado de S. Paulo informa que Valério repassou recursos a Santo André, a Folha estampa em sua manchete que ministros do Supremo Tribunal Federal consideram a hipótese de conceder a ele a proteção desejada. Um dos ministros ouvidos foi Marco Aurélio Mello. “Depois da porta arrombada, não adianta mais colocar o cadeado”, afirmou. Marco Aurélio defende que Valério “desembuche” logo, contando tudo o que sabe.

Essa operação atende aos anseios de parte da mídia, que trocaria Marcos Valério por Lula, como argumentou Eduardo Guimarães em seu artigo “Lula, Valério, Cristo e Barrabás”.

26 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O brasileiro gosta de ser rubado ,por isto apoia politicos corruptos,lugar de lodrão e na cadeia,mas 71% da população não ve assim ,parabens (Fernado Henrrique )a semente que plantou,hoje da frutos para os delinquetes

  2. EU VOTEI NO LULA E AJUDEI A ELEGER ESTE PINOQUIO E LADRAO. ELE TEM QUE SER PRESO URGENTE.

  3. Jamais sairia para rua,por mim nem eleito elê seria.Com esse mensalão teria mais é que vir a publico e se devender e não ficar escondido.

  4. Penso que a melhor forma de atacar esse pessoal que tenta destruir o que Lula fez seria se empenhar em levar os 45 casos de corrupção no governo de FHC, a Privataria, o Mensalão do PSDB e do DEM, o caso Cachoeira e suas ligações com a VEJA ao STF para ser julgado. Concomitantemente usar as redes sociais para auxiliar no apuramento da verdade, bem como recolher assinaturas para que se execute estes julgamentos.
    Outra coisa seria mostrar quem realmente está por trás do Instituto Milenium e trazer a público o que fazem.

    • Bom tbém seria ver de onde vem os recursos so Instituto Lula. Mas independente disto pergunto: O que o Lula fez, além de discurso populista? Há sim, amplicou o bolsa familia sem critérios, socorreu as faculdades particulares com o ProUni e com isto “mobralizou” os cursos universitários. Bem, mas estatisticamente falando, amplicou o acesso às faculdades né. Tá certo…

      Rubens Prata, vc está mais pra bronze, e olhe lá se não chega a latão

      • Pois é, além das bolsa família, temos pagamento de dívidas, um cenário de relações internacionais amplas e inovadoras, oportunidades de crescimento na economia, políticas internas de enfrentamento a crise internacional sem comentários, oportunidades para linhas de crédito para todas as camadas sociais, …………….

        • Vc acredita em autosuficiencia em petróleo também, em papai noel em Dilma pinóquio lula, se aceredita tá com a maioria de idi… que votam nos ptralhas, vc vai ver como isso tdo vai acabar e isso tdo que vc diz que o pt fez foram os empresarios brasileiros que conquistaram não foi o seu lula, vá até um porto de exportação e veja as melhorias que o pt deixou veja os trens que transportam mercadorias em vez de caminhões veja as estradas que o pt construiu para escoar por exemplo nossa soja e vá vc sem ter dinheiro nenhum aplicado no banco do brasil pedir um emprestimo com taxas que a dilma divulgou quero ver se consegue algo, então filha não viaje com os pinoquios do pt não ouça o que vc não vê, vá tirar a prova e veja você mesma que mentiram pra vc também, abs

        • Que dívida ele pagou? pois se ele gastou mais do que todos os presidentes juntos! vá se informar entre no site do BC e não fique atrás de propaganda dos PTralhas

  5. Logo, teremos aqui o que sempre sonhei: A polarização da sociedade como houve na Venezuela, com boas possibilidades de confrontos de ruas.

  6. Parreira Rodrigues de tanto comer coco com os fascistas da Alep, agora deu para defender Tribunal de Exceção.

    • ???
      Tenha dó, o filósofo de butikim!
      TST é tribunal de exceção? Há sim, ou fica do meu lado, ou está errado né. O mesmo discurso se ouviu quando o parlamento paraguaio aprovou o impedimento do bispo reprodutor.

      Grande filosofia, pra os outros a lei, para mim, os louros.

      • TST ? Você errou de Tribunal cidadão, o correto é STF. E ele é de exceção sim, porque julgou e condenou baseado em achismos, impressões e evidências. Pois não existem provas concretas nos autos que comprovem o crime de compra de votos. O que existiu foi caixa 2 que também é crime. Mas o STF, pautado pela grande mídia (Globo, Veja e Folha de SP), encampou a tese do suposto mensalão, que para a mídia provocaria maiores estragos ao PT e por extensão ao Lula, que é o seu verdadeiro alvo.

  7. sir valerio corsario do psdb…. este titulo era somente nobres britanicos que conquistava ,mas drake um pirata conquistou.pois eucheu o tesouro ingles .fonte ler e saber.

  8. E não adianta a Dilma privatizar tudo, eles querem sangue…

  9. Com o tempo uma imprensa cínica e corrupta formará um público tão vil quanto ela” (JosephPulitzer)

  10. GRAU DE IMPORTÂNCIA!
    Ressalvando o grau de importancia no esquema, obviamente que o Luta teve mais responsabilidade. Logo, primeiro ele preso, depois o Dirceu, o Delúbio, (Silvio X9 safou-se) e só após, o Marcos Valério.

    Faz sentido. E só pra lembrar: não foi a imprensa que operou o mensalão. Então culpe o criminoso e não o jornal que só faz divulgar.

  11. Mídia nojenta, quer fazer o papel que caberia aos incompetentes partidos de oposição como DEM/PPS e PSDB que se quer tem projetos para o país.

    • Não falem mal do PPS, ele está com o Gustavo Fruet, futuro prefeito de Curitiba

    • Amigo com todo respeito a voce , O PARTIDO MAIS SUJO DO BRASIL E O PT, neste partido ai temladrao de banco na epoca da ditadura, e querem justificar por causa da repressão, entao hoje em dia ladrao de banco pode ser justificado pelo força policial… LADRÃO E LADRÃO, e politico padrão nao tem perdão… E mais facil eu perdoar um ladrão do que um politico ladraõ… O politico tem que ver os interesses da população e nao nos roubarr…
      O filho do LULA era dono de LAN House, verifica quantas fazendas, bens , imoveis , eles tem no nome deles e de outras pessoas ??? Com salario de presidente jamais se consegue ter tudo isso… Quando se fala no PT, me da nojo, repudia, o partido mais nojento do BRASIL…E o pior os brasileiros continuam votando neles , mas fazer o que para um povo que se preocupa so com futebol, carnaval, e farra… Por isso que os estrangeiros estao tomando conta do brasil … Porque se o dono nao cuida , os de fora cuidam ne …
      Obrigado e fui..

  12. Para o PIG (Veja, Globo, Folha de SP, Globo) o julgamento da AP470 (“mensalão”) foi apenas o primeiro round da sua eterna e sagrada luta para tentar dizimar o PT. O verdadeiro objetivo do PIG é, e sempre será o de destruir o Lula. Para isso eles fazem qualquer negócio, estão dispostos a tudo.

  13. Sei não. Tô sentindo um cheiro esquisito no ar. Um fedor de merda. E não fui eu quem peidou.