Hamas e Israel chegam a acordo para cessar-fogo

via CartaCapital

Hillary e Mohamed Kamel Amr fazem comunicado. Foto: Khaled Desouki/AFP.

Depois de oito dias de hostilidades, que deixaram centenas de feridos e provocou as mortes de 140 palestinos e 5 israelenses, o governo de Israel e o Hamas aceitaram um cessar-fogo que deve ter início à s 21 horas (17 horas em Brasília). A informação foi confirmada pelo ministro do Exterior do Egito, Mohamed Kamel Amr, e pela secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, que rumou para o Oriente Médio numa tentativa de atenuar a crise.

Um atentado que deixou 21 israelenses feridos em Tel Aviv nesta quarta-feira 21 parecia colocar em risco qualquer possibilidade de trégua, mas aparentemente a intervenção dos Estados Unidos foi decisiva.

De acordo com o escritório do primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, ele decidiu ouvir a recomendação do presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, segundo quem Israel deveria dar uma chance à  proposta de cessar-fogo mediada pelo Egito.

O escritório de Netanyahu afirmou que ele pretende dar uma chance! para a possibilidade de estabilização da situação antes de exercer mais força!. Em troca, a Casa Branca afirmou que os EUA vão intensificar os esforços para ajudar Israel a lidar com questões de segurança que considera importantes, especialmente o contrabando de armas e explosivos para Gaza.

1 Comentário

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. mas essa paz não e a difinitiva que semple falo.mas um dia os arabes e judeus viverão em perfeita harmonia .viverão sem a necessidade de armas .a fronteira sera o mediterraneo e o mar vermelho. porque esses dois povos são resultado dum acontecimento a 3800ac. esse povo tem as bençaõs que foi prometida a abraaão.que a semente dele seria como a areia do mar. eu falo da dezenas de milhões de arabes,e milhõs de judeus espalhados pelo mundo.exceto turcos e iranianos ,que não são arabes ,e falam outros idiomas…