Governo Richa lança alerta sobre ação do PCC no Paraná

Email revela temor de ações semelhantes à s que vêm ocorrendo em São Paulo e Santa Catarina; alerta máximo no estado governado por Beto Richa, que vê a região de Foz do Iguaçu, como possível foco das primeiras ações. Foto: BR 247.

Um e-mail enviado pelo comandante do Batalhão de Patrulha Escolar Comunitária (BPEC), tenente-coronel Douglas Sabatini Dabul, no último dia 2 de novembro, alerta todo o efetivo da Polícia Militar sobre possíveis ataques do Primeiro Comando da Capital (PCC) no Paraná, a exemplo do que vem ocorrendo em São Paulo. Nesta semana, a onda de violência chegou até o estado de Santa Catarina.

“Uma interceptação, região de Foz, onde há notícias que o PCC-PR recebeu ordem para agir como eles vêm agindo em São Paulo. Todos os policiais BPEC deverão ser alertados individualmente, começando pelos que trabalharão no sábado e domingo, devendo ainda este alerta ser repassado a todos, pessoalmente, por email ou telefone”, diz o comunicado, divulgado no site Profissão PM, mantido por policiais e bombeiros do Paraná.

Em São Paulo, cerca de 100 PMs foram executados por encomenda do PCC na onda de violência que assusta o estado vizinho e que escandaliza o país.

Depois de questionado sobre as informações ali colocadas, via e-mail, o site “Profissão PM” saiu do ar e aparece agora “em manutenção. O blog também tentou fazer contato duas vezes com tenente-coronel Dabul, que também é coordenador estadual do PROERD (Programa Educacional de Resistência à s Drogas e à  Violência). O BEPC informou que o tenente-coronel está em viagem e retorna na segunda-feira (19).

A preocupação do governo do Paraná aumentou depois que a onda de violência bateu à  porta de Santa Catarina. Desde segunda-feira (12), os municípios de Florianópolis e Blumenau foram alvos de 20 ataques registrados. Segundo o governo catarinense, 36 suspeitos foram detidos acusados de participar das ações criminosas.

Estamos acompanhando o que esta acontecendo em São Paulo e também em Santa Catarina. Estamos monitorando essas ações e tomando as medidas necessárias para evitar que isso se instale também no estado do Paraná!, disse Richa, em entrevista aos jornalistas Karlos Kolhbach e Antonio Senkovski, do jornal Gazeta do Povo.

23 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. pcc, banqueiro, politico…. nem vejo a diferença.

    • A turma do PCC deve ser mais honesta que os banqueiros. Recordo-me do dilema de Bertold Brecht, na peça “Ópera dos três vinténs”, sobre quem é mais ladrão. “Prender o ladrão do banco ou o dono do banco?”.

  2. bandido bão é bandido morto e só.

  3. meus amigos si fosse o Requião,esse tal de pcc tava fudido mandava explodir as penitensiaria do parana e acabava com essa farra maldita …

  4. Enterramos um colega agente de monitoramento hoje, ele estava a 4 meses conosco e trabalhava em outro emprego a noite. /morreu por ser honesto e certo. estamos dominados . veja a materia. http://www.parana-online.com.br/editoria/policia/news/656679/?noticia=FUNCIONARIOS+DA+PENITENCIARIA+SAO+MARIONETES+DO+PCC

    Divulgue essa historia

  5. O PlayBeto está mesmo preocupado com a concorrência do PCC. No mínimo deve até ter procurado os “kbças” pra tentar uma aliança pra 2014. Bela legenda PSDBCC… Playboyzinho ridículo.

  6. O TEMOR, A TENSÃO, A PRUDÊNCIA E OS CUIDADOS INDIVIDUAIS JÁ ESTAVAM INSTALADOS NA POLÍCIA MILITAR POR CONTA DO ALERTA E AGORA AUMENTARAM E AUMENTARÃO MAIS AINDA COM ADMISSÃO PÚBLICA NA IMPRENSA FEITA PELO GOVERNADOR SOBRE A SITUAÇÃO DE QUE A QUALQUER MOMENTO POLICIAIS MILITARES, COMEÇARÃO A SER MORTOS PELO CRIME ORGANIZADO NO ESTADO!
    UMA COISA É CERTA OS POLICIAIS MILITARES E BOMBEIROS DO PARANÁ NÃO QUEREM ACABAR ASSIM POR OBRA DO PCC! http://www.facebook.com/photo.php?fbid=2523986995291&set=a.1453068342994.42199.1721851649&type=1&theater

  7. As autoridades brasileiras tem o péssimo hábito de complicar as coisas mais fáceis. É para encarecer, para valorizar as suas ações e quem sabe, para lhes melhorar as contas bancárias e o ibope político.
    Ficam ai tentando tomar espingardas e sachês de crack da turma da pesada, depois de tudo aqui dentro.
    Que tal fechar as entradas, hein?

  8. Leia-se ” infarto “

  9. Quando a justiça prende bandido retirando-o da sociedade e este bandido de dentro da prisão continua comandando o crime espalhando terror para a sociedade, o jeito é dar pra ele uma comidinha envenenada para ele ter um enfarto, uma embolia etc…elimina o sujeito e a despesa do estado diminui e a sociedade volta a ter paz ! o resto é baléla meus amigos !

  10. vou dar uma dica, se no parana comecarem a matar policial militar como em sao paulo, a pm devera invadir todos os presidios e delegacias, matar todos os presos ,pois e de dentro do sistema que partem as ordens para exterminar policiais, chega de dar moleza para bandido, duvido que se assim agir voltarao a cometer crimes, se tiver que optar, se tiver que haver choro, que chore a mae do bandido ao inves de chorar a mae do policia,

    • Essa seria a mais estúpida das ideias. Caso o senhor não saiba, isso já acontece com certa frequencia nas nossas ruas e cadeias. É nesse contexto que o PCC nasceu e ganhou poder.

  11. Pois e:
    Todos falam e dão exemplos de que nos USA a Lei é jogo duro para qualquer suspeito e que deveria ser assim como lá. Mas esquecem de que basta dar um arranhão num bandito que lá vem a ONG dos direitos humanos para defende-los. Assim também não dá!
    Apliquece a lei e prisões que só assim háverá soluções.

  12. Tem que fazer como nos USA, a polícia ser dura, a justiça ser dura.

    E ter cadeia pra manter os criminosos presos.

    Quem acompanha as notícias policiais já deve ter notado que quase 100% dos bandidos apreendidos, são fugitivos e têm longa ficha criminal.

    Porque estão soltos?

  13. A banda boa da sociedade em palpos de aranha. Até parece sardinhas no mar revolto entre tubarões, rochedos e ondas. De um lado o “modellão bandidão”, já condenado pelo STF, que assalta erários, doutro lado o PCC que cresce assustadoramente. A quem recorrer ? A Deus, aos Anjos, ao HoMeM do Mapa da Mina ? Tem mais jeito não: se correr o bicho pega, se ficar o bicho come. Que venha então a Revolução Pacífica do Leão, o Novo Caminho para o Novo Brasil de Verdade, até porque, pelo andar da carruagem, se o Bicho não pegar em 2014 nada irá mudar de verdade neste país, nem mesmo daqui a mais 512 anos. Portanto, o Bicho tem que pegar em 2014. Chega dos mesmos.

  14. É COMEÇO DO FIM!

  15. SOLUÇÃO:
    TIPIFICAÇÃO DO CRIME DE TERRORISMO E PENA DE MORTE PARA TERRORISTAS.

  16. o que temos no brasil ,e terror meus amigos e nada mais….

  17. mas eu semple evidenciei essas coisas ,a causa é descuido do ministerio publico. duns tempos depois de 1988 os promotores so preocupam ,com belo monte ,mar , praia , admintração publica que e coisa de politicos . depois de 1988 a politica entrou na intituição. e por isso que não sobrou espaço para investigaçõe ,e proteção da sociedade.os governadores não são culpados sozinhos ,acontece que ,quem deveria ficar de olho aberto, so foca na politica ,que papel de politico, e não de promtores publicos. a segurança e obrigação do estado dar estrutura ,mas o ministerio publico e o caminho para justiça atuar.o que valeu prender ou deixar de prender politicos,mas como a situação e critica .o ministerio publico brasileiro deveria ir para uma esola italiana . que eles tem muito a ensinar .a italia passou par isso no seculo passado, vão humidemente buscar experiencia .os americanos ao meu ver não serve de experiencia pra ninguem. o probrema e guantano e o que se ouve quase todos os dias. mas a italia venceu o terror.o brasil vai vencer tambem, e so parar de vigiar o lula e o pt que tudo se encaixa . enquanto ficam olhando com lupa para o lula ,a insegurança domina o pais. o ministerio publico agora tem que mostrar por que veio.a falta de segurança em são apaulo o ministerio publico tambem tem suas culpas.não que eu sou contra .mas prender empresario ,policiais ,politicos e bem mais facil,então o ministerio publico segue esse caminho. as casas de leis são suficientes para se cuidar ,e combater a corrupção . e so o elitor vigiar seu deputado,vereador ,senador ,e outros ,e nos que precisamos cuidar de nossos interesses.

    • Não generalizando, o Ministério Público é uma piada, sentam nas evidencias e as utiliza apenas para fazer chantagens políticas… Imaginam o tanto de fatos e evidências que o MP PR tem das irregularidades na ALEP? Quais as providências que este MP está tomando para colocar na cadeia alguns bandidos travestidos de moralizadores da política local?

    • Cara como vc é “narfa”.

  18. Violenta é a corrupção e o despreparo deste governo.

  19. dá medo de estrar dentro do ônibus circular sul e eles queimarem o ônibus. a região sul e´muito violenta.