Governo Richa corta até a língua dos professores no Paraná

Flávio Arns e Meroujy Cavet, os piores gestores da história da SEED.

No final do mês passado, escondidinho, o governador Beto Richa (PSDB) determinou o corte de 20% nas despesas da administração direta e indireta. Não especificou quais programas e projetos seriam danificados pela contenção. Sobrou para a Educação, outra vez, como você observará mais adiante.

Richa e festiva comitiva ainda estão na China e adjacências. O Paraná segue à  deriva, como dantes. Entretanto, os maus gestores da Secretaria de Estado da Educação (SEED) informaram hoje, via e-mail, que falta dinheiro até para o curso de aprimoramento de professores de Língua Estrangeira Moderna.

“Informamos que os eventos 63940 !“ Aperfeiçoamento da Proficiência Linguística para professores do CELEM e 63946 !“ Gêneros Orais na aula de Língua Estrangeira do CELEM, cuja realização estava prevista para o período compreendido entre 06 e 09 de novembro de 2012, foram CANCELADOS, tendo em vista o recebimento, hoje, 01/11/2012, de comunicado do Grupo de Planejamento Setorial (GPS) e Grupo Administrativo Setorial (GAS) sobre a impossibilidade de aquisição das passagens aéreas dos docentes externos de São Paulo, Rio de Janeiro, Uberaba e Londrina”, diz o comunicado expedido pela coordenação do Ensino Fundamental da SEED.

A pasta da Educação foi dada ao vice-governador Flávio Arns (PSDB) que prometia cuidá-la. Não o fez. Pelo contrário. Deixou cortar até a língua dos professores paranaenses.

O diabo é que o corte não atingiu a compra de helicópteros e muito menos a glamourosa e festiva comitiva que seguiu para a China e arábias, que levou diárias em dólares. Tudo pago pelos contribuintes paranaenses e, é claro, inclusive pelos professores da língua cortada.

19 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. O Arns não se coloca como Vice, e também não faz nada como secretário da educação, esta senhora que se diz representante do secretário devia pegar sua bolsinha e ir embora da secretaria, fazer uma faculdade sobre o que é ser educadora.

  2. Esse governo tá uma M, a Secretaria de Educação está às moscas… Ou melhor aos apadrinhados, que ficam a disposição 40 horas para ficar cantando e tocando violão, viajando e se deslumbrando com uma caravanas inventadas pela Sra. Meroujy, que vive no “Mundo da Lua”, sem contar que ela se mete onde não é da conta dela e, claro sempre se dá mal. Ah, mas se quiserem fazer uma verificação na Educação, tá cheinha de apadrinhados incompetentes, e a deriva… Tá na hora desse Betinho se mexer tambem e cuidar da educação, porque o Arns só tá interessado em política e mais nada… Ah e chega de contratar gente que não entende nada de Serviço Publico…

  3. Fiquei sabendo que a Secretaria Municipal de Educação de Curitiba ficará com a professora Laureci Schmitz Rauth, diretora eleita pelo voto direto do Colégio Estadual do Paraná, ou com Eleonora Bonato Fruet, irmã do Gustavo Fruet. Uma delas vai assumir a “menina dos olhos” do prefeito eleito. Acho que está mais para a Laureci que fez campanha para o Osmar Dias em 2010, que é do mesmo partido do Fruet.

    • Vixe…..não vai ficar pra ela não, ela estava na campanha do DUCCI no primeiro turno……..vai para Josete vereadora ou PICLER que financiou a campanha do Gustavo…….

  4. quantos lapis o precisa para alimentar esse secretario.

  5. O governo não investe em educação pq eleitores ignorantes são mais fáceis de dobrar! A educação fomenta a economia e diminui a desigualdade social! Assim se tornam eleitores indepentes e isso não é interessante para eles! É realmente um absurdo cortar despesas com educação e investir em helicópteros, que nada atendem ao interesse publico, mas tão somente ao bem estar do beleza do Governador!

  6. Ora,ora,ora! reclamam do que, professores e funcionários públicos? Vocês fizeram campanha para Betinho e turma e votarem neles, agora aguentem! Eu não, votei no Osmar e votaria outra vez.

  7. Taí, mais um motivo que o PSDB não sabe governar!

  8. Se cortaram verbas para educação… porque Arns está calado? Ei… ele era do PT? Não era?

  9. As urnas já deram o recado. Precisam melhorar e muito….
    Precisamos de educadores na secretaria da educação. O apadrinhamento, nepotismo e pagamento de dívidas de campanha deram os resultados esperados. Nada de nada. Dois anos e nada de infraestrutura. Dois anos e nada de aumento de recursos. Querem fazer avaliação sem o apoio adequado. Transformar as terceirizações em regra. Pois é… Precisamos cortar gastos, então vamos começar pelos menos favorecidos…

  10. Hoje mesmo saiu matéria sobre o uso de helicóptero na região de Londrina.
    O governo precisa mesmo comprar não apenas mais dois, mas uns dez.
    Eficiência comprovada, ou como se diz, válido o custo benefício.
    Quanto ao cancelamento do curso, precisa ser melhor explicado.
    Quanto ao retorno do Requião, nada contra, desde que os seus admiradores o levem para as suas casas.

    • Desculpe, então é aceitável que se reduza o investimento à educação?
      Acho que nada justifica esse tipo de atitude, ainda mais quando se viaja para ver corrida de F1.
      Enfim, é só olhar o estado dos colégios estaduais, não é muito animador, com certeza educação é um investimento muito mais necessário.

  11. Vocês não entenderam… O corte foi pra poder comprar mais helicópteros… Agora… Voltar atrás… Para com isso!… Ninguém merece! Requião nunca mais!…

  12. SAUDADES DO REQUIÃO!!! Era o tempo em que recebíamos bolsa pra participar de todos os eventos e cursos.As escolas nunca receberam tanto material didático, de informática, televisores, material de cozinha e de infraestrutura. As TVs laranja de tanto falavam mas são as únicas que as escolas possuem.Agora eu pergunto: ONDE ESTÁ INDO O DINHEIRO DA EDUCAÇÃO? OU O REQUIÃO ERA MILAGROSO?

    • O dinheiro teve destinos específicos:
      criação de 3 secretarias para parentes, e distribuição de cargos (gordos cargos) a um monte de apadrinhados políticos. E para a Educação? Um muruzinho ali, uma telhinha acolá, um tijolinho mais pra cá…. e… parou a obra….

    • O que é mais importante do que a bolsa, a gente era dispensada para participar de cursos de capacitação, o que hoje só acontece depois de muitas brigas… Pois até esse direito estão querendo nos tirar…