Funcionários da educação protestam em frente ao Palácio das Araucárias

por Angieli Maros, via Gazeta do Povo

Deputado Professor Lemos (PT) discursa para professores. Foto: divulgação.

Aproximadamente 200 professores e funcionários das escolas públicas do Paraná protestavam em frente ao Palácio das Araucárias, no Centro Cívico, em Curitiba, por volta das 14 horas desta terça-feira (27). A mobilização, que foi organizada pela Associação dos Professores do Paraná (APP-Sindicato), pretende fazer com que o governo cumpra vários itens de reivindicação trabalhista, entre eles a implantação da hora-atividade (trabalhos realizados fora de sala de aula) de 33% para o ano letivo de 2013 e também de uma matriz curricular unificada em todo o estado.

Pela manhã, representantes da APP e do governo participaram de uma reunião para discutir algumas reivindicações que estão sendo feitas pelos trabalhadores, mas, de acordo com o sindicatos, as conclusões não foram animadoras.

Temos muitas contrariedades em vários pontos, mas pelo menos da hora-atividade não vamos abrir mão. Se essa proposta não for cumprida, teremos mais mobilizações para o início do próximo ano letivo!, afirmou Walkíria Olegário Mazeto, secretária educacional da APP.

De acordo com Walkíria, a Secretaria da Educação do Paraná deve se posicionar em relação a todos os itens até o final desta semana. Outra reunião entre a APP e o governo está prevista para acontecer no início de dezembro.

Outro lado

A reportagem da Gazeta do Povo entrou em contato com a Secretaria da Educação do Paraná e aguarda retorno.

Confira as reivindicações centrais da mobilização:

– Encaminhamento, urgente, do Plano de Carreira dos Funcionários da Educação à  Assembleia Legislativa do Paraná (Alep);

– Aumento real para os funcionários de escola; Confirmação da implantação da hora-atividade de 33% para o ano letivo de 2013; Folha complementar para o pagamento das progressões dos professores não efetivadas na folha de novembro (conforme negociado com a categoria);

– Debate sobre a proposta, da Seed, de Matriz Curricular Unificada; Novo modelo de atendimento à  saúde dos servidores; Novo plano de custeio da ParanáPrevidência.

16 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Que esperar desse governo do Beto (Boy). Que esteve em constantes viagens, até agora, mal contadas…com Alexandre Curi (o novo Budinha), que foram China(?), a negócios, sem levar empressários e “pegos” em Dacar vendo Fórmula-1. Como pagar os comissionados, que recebem remuneração não publicáveisl,…pq muito altas e para funcinários (concursados), reajustes calculados em “centavos” de reais ! Sobre USA, prefiro não falar…Cabe ele, como pessoa pública dar uma explicação…!

  2. Se o Deputado Lemos continuar nesse ritmo talvez ele consiga a prefeitura de Cascavel nas próximas eleições. Uma dica aí: volte à sala de aula, lembre-se, você é um professor, pro-fes-sor, e professor faz o quê? Dá aula, dá au-la, usa-se o acento agudo na sílaba final, hehehe. O político não pode abandonar as bases, hehehe, o professor não pode abandonar as bases (salas de aula), hehehe.

    E ainda tem uns professores otários que caem no canto da sereia dos líderes sindicais. O peleguismo disfarçado torna-se um elemento dominante. Estou pensando até em mudar o nome do movimento, quem sabe começarei a usar o “peleguismo sindical”.

    Falando sério: será que o Professor Lemos e/ou o Senador Alvaro Dias seriam capazes de sustentar uma aula de 40 minutos. Fica aí um desafio à RPC, façam um reality show, coloquem um “montão” de políticos que se deram bem às custas da inocência dos professores e os obriguem a dar aula, e aí, pelo 0800, o povo dirá se eles devem continuar se dizendo professores.

    Marlo Abel disse muito bem, os políticos, deputados, senadores, etc, indicam seus apaniguados. Grosso modo, incompetentes, bandos de puxa-saco para ocuparem postos nas diversas secretarias, e o resultado que se dá é desastroso, hehehe.

  3. Não estão usando os profissionais da educação para nenhuma manobra política! Se você trabalhasse dentro dos colégios e compartilhasse o sistema que já era caótico ficando mais caótico ainda entenderia que o governador quer o melhor para si mesmo. Beto Boy só quer sombra e água fresca, coloca um monte de gente incompetente para trabalhar em cargos de chefias em secretárias importantes. impeachment nele já!

  4. A APP precisa mostrar e defender a Rejeição da Matriz proposta pela SEED e ponto final…. A APP precisa parar de enrolar também….Mostra uma defesa dura da Educação…

  5. NÃO TO AQUI PARA DEFENDER ALGUÉM DA SEED, ACHO QUE TEM GENTE MUITO BOA SIM LÁ. O NOSSO MAIOR PROBLEMA ESTÁ NOS DEPUTADOS QUE INDICAM PARA NOMEAR CUPINCHAS EM CARGOS QUE SÃO DIRETAMENTE ENVOLVIDOS COM AS ESCOLAS, QUE SÃO OS FAMOSOS CHEFES DE NÚCLEOS, QUE NÃO TÃO NEM AÍ COM OS COLÉGIOS , OLHE O EXEMPLOS QUE ESTÁ ACONTECENDO NO MUNICÍPIO DE AURAUCARIAS E NA REGIÃO AM-SUL. POR FAVOR SEED SE VCS NÃO TOMAR UMA DECISÃO AGORA ESQUEÇA. PARE DE TAMPAR O SOL COM A PENEIRA. ISSO ESTA REFLETINDO EM VCS MESMO( SEED). VAMOS MUDAR OS CHEFES DE NÚCLEOS QUE COM CERTEZA VAI AJUDAR MUITO. AS ESCOLAS ESTÃO ABANDONADAS. TEM MUITA GENTE PARA MANDAR E POUCA PARA TRABALHAR. FORA FORA FORA CHEFES DE NÚCLEOS E SEUS PUXAS SACOS.
    Atenciosamente
    APMF”™s

  6. Olha tenho certeza que estão usando os professores para ato politico o governador sempre quer o melhor para o Paraná.

  7. bem feito não acreditaram . os professores são que nem pombos .levam chumbo num galho ,depois voltam para o mesmo galho..o requião era chato ,mas pagava. na escolinha de governo semple havia ,diretores de grupos regionais em curitiba ,de olho no olho do governador,agora e cacete da da policia o dialogo..eu sinto muito ,respeito os professores. que nem todos votaram e fizeram campanha para o psdb!

  8. Professor…Professor…Professor…Gente por favor vamos voltar a atenção para os funcionários de escola também, pois ao longo dos últimos anos os professores vem obtendo vários conquistas enquanto nós funcionários não temos conseguido nada. Concordo plenamente com a luta dos professores, mas vamos ser mais companheiros e lembrar que os funcionários (administrativos e serviços gerais) que deixam a escola preparada para o professor fazer seu trabalho estão sendo deixados de lado pelo Governo…Por favor.

  9. É e a conversa sobre o edital para concurso do magisterio, todo mundo se calou o porque disto.

    falem alguma coisa, pelo menos uma nota.

    parece que tem acordão rolando.

  10. A SEED tá uma zona …. mas os professores fazem um esforço gigantesco para não melhorar isso …

    • Isso é verdade,professor estuda se esforça e ainda não presta ninguém merece..

      • Maria Luiza, graças a Deus que a grande maioria dos professores prestam e se dedicam, mas você também precisa concordar que uma parcela deles nao está nem ai para a educação, o lance deles é garantir o salário no fim do mês…

  11. Como repor aula com atestado medico? ninguem escolhe ficar doente isso e um absurdo

  12. A APP tem que dar uma intimada na seed nesse negócio de professor ter que repor aula mesmo apresentando atestado médico!!!!!