Dilma consolida seu método de gestão de crises

Resposta rápida, nenhum pingo de indecisão e sem passar a mão na cabeça de ninguém. Foi assim com os ministros “faxinados” e está sendo do mesmo jeito com a ex-secretária de Lula. Não é por acaso que ela desponta na primeira pesquisa Ibope para a sucessão de 2014 com ampla vantagem sobre seus adversários.

do Brasil 247

à‰ possível, e até provável, que alguns veículos de comunicação tentem esticar ao máximo o “Rosegate”, mas a crise que envolve Rosemary Nódoa de Noronha, a ex-chefe de gabinete da presidência da República, em São Paulo, tem tudo para ter fôlego curto. Curtíssimo.

Em menos de 24 horas, assim que teve todas as informações sobre a Operação Porto Seguro, da Polícia Federal, Dilma decidiu exonerar a funcionária, assim como outros servidores públicos que também serão alvo de processos administrativos.

Deixou claro, portanto, que o governo nada teme – e que também não passa a mão na cabeça de ninguém. No caso de Rosemary, seu padrinho era ninguém menos que o ex-presidente Lula da Silva, que foi avisado por Dilma, sobre o caso, quando já não havia mais nada a fazer. O teor das gravações e a forma como Rose tentou resistir, ligando para o ex-ministro José Dirceu (que também disse nada poder fazer), tornaram impossível sua permanência na presidência da República.

De todas as demissões efetuadas por Dilma, esta foi a mais ágil, consolidando um padrão do Palácio do Planalto na gestão de crises. Algo que já havia sido iniciado no primeiro ano de governo. Antonio Palocci era o “superministro” e também um dos mais próximos a Lula, em 2013. Caiu quando surgiram sinais de enriquecimento pessoal. Wagner Rossi, ex-Agricultura, era da cota pessoal do vice-presidente Michel Temer. Também não resistiu à  avalanche de denúncias. Pedro Novais, ex-Turismo, fora indicação de José Sarney, outro aliado importante, que preside o Senado. E assim aconteceu com outros ministros de peso, como Alfredo Nascimento, ex-Transportes, e Orlando Silva, ex-Esportes.

Demonstrando firmeza diante das crises, Dilma se consolida cada vez mais como o nome do PT, em 2014. Ela mantém o eleitorado petista e avança em redutos da oposição e da classe média. Pesquisa Ibope, divulgada ontem pelo 247, aponta que ela aparece à  frente do ex-presidente Lula na pesquisa espontânea, vencendo em primeiro turno. E é também um erro imaginar que a demissão de Rosemary possa abrir uma fissura nas relações dela com Lula. Os dois fazem parte do mesmo projeto.

A mensagem é clara: se houver outras Rosemarys no governo, trocando favores por cruzeiros, operações plásticas ou qualquer outra coisa, que se cuidem!

30 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. Não só o FHC, mas algumas viúvas dele tbem…

  2. Apenas pra refrescar a memória de alguns tucanos do blog, o FHC nomeou o procurador geral da república chamado Geraldo Brindeiro que engavetou mais de 600 denúncias. OK

  3. Pronto. O Esmael tá sugerindo a criação do Ministério de Gestão de Crises.

  4. Quanto a entrevista concedida pelo brigadeiro, Ivan Frota, em goiânia, quanto a possibilidade de golpe contra o Governo Dilma, urge mandarmos à pqp todas as ditaduras, seja militar, seja judiciária, seja executiva, seja legislativa, seja midiática, seja financeira, seja partidária, seja da pqp, porque, no frigir dos ovos, todas são nefastas às liberdades públicas e aos direitos e garantias individuais. E Revolução é instrumento legítimo do povo quando se vê prisioneiro e refém de todas essas porcarias acima mencionadas. E depois de tudo que o STF nos mostrou, não há mais condições de a sociedade continuar refém da ditadura partidária, responsável pelo modello político-partidário-eleitoral podre e bandido, aliás já condenado pelo STF, face ao qual oposição e situação detém o monopólio das eleições e nos impõem os seus candidatos nos quais nos obrigam a votar. Portanto, a esta altura do campeonato, ou a caciquia partidária, ditatorial (oposição e situação) abre espaço à participação direta da sociedade, com candidaturas e projeto próprios, face ao processo eleitoral, ou a sociedade terá que ir às ruas e lutar pelas mudanças que se fazem necessárias contra a opressão partidária-ditatorial detentora do monopólio das eleições. Até porque, urge democratizarmos as eleições como condição indispensável para evoluirmos à Democracia real, mais ampla e mais participativa, como nos propõe o HoMeM do Mapa da Mina, com o PNBC e a Meritocracia Eleitoral.

  5. gracas a deus ela não segue o exemplo do seu antecessor.. parabens a dilma.. a presidenta que contraria a pratica do pt… a unica coisa que eu acho engracado, são blogueiros com apoiarem lula, jose dirceu e etc… é uma vergonha umas pessoas tao informadas apoiarem a pratica desses bandido..

  6. Cada vez mais fica evidente a diferença entre Lula e Dilma. Enquanto Lula convivia e estimulava a corrupção Dilma demonstra que não tolerará e, mesmo atingindo protegidos de Lula, toma as medidas necessárias. O criador deve estar arrependido.

  7. Por essa e outras que o Lula na hora de escolher sua sucessora escolheu a Dilma, ela não faz o que muito políticos fazem que é o jogo do esquema para deixar um problema com cargo com ela é 8 ou 80 não tem papo aprontou no governo foi pego é rua, e concordo com ela nisso não tem como cuidar de tudo no governo onde tem muita gente e num pais tão grande, mas tem que punir sempre as pessoas que forem pego fazendo algo errado. Parabéns presidenta Dilma cada dia de seu governo vejo que votei certo quando a escolhi…

  8. NÃO ERA PRA MENOS!
    Tudo bem, sempre disse no meu círculo de relacionamento, que a Dilma seria e será melhor que o Lula. Seu jeito não é de “acoitar”, como alguem se referiu acima, mas age com maior rapidez e de forma mais direta. Seus compromissos com a “cumpanheirada” é menor.

    Mas ká entre nós: neste caso qualquer um agiria rápido, em 24 hs. O caso foi glagrante, sem deixar dúvidas, não tinha como segurar, por mais que desejasse.

    Evidente que todo governo tem obrigação de saber antes de “vazar” para a imprensa. E não agiu antes pq? A PF é policia do governo e portanto, evidente que o governo sabia disto a muito tempo. Outra dúvida que sempre fica: se não saisse na imprensa em quanto tempo ela tomaria a decisão de demitir? Contaria os motivos da demissão? Parece-me que, tal qual o Lulusco, a Dilma (mesmo sendo mais ágil e ativa) a resposta a estas perguntas seria NÃO!

  9. É isso aí presidenta, a senhora é muito melhor que o Lula!! como a senhora mesmo disse: “O PT não manda no meu governo; quem manda no meu governo sou eu”.

  10. É isso aí, a Dilma não é PT, ela está no PT, ela é autonoma; esse partido em sintese é muito chegado a Ongs, Associações, Sindicatos, etc, etc, porque é daqui que retiram compensações financeiras para patrocinarem suas bacunças por aí a fora.

  11. a dilma só toma decisão depois quie aparece na mídia com certeza ela tem informações bem antes de sari na mídia. e´muita robalheria no governo e vista grossa.

    • Pior é o Beto Richa que diante das denúncias de corrupção, não toma providência nenhuma e ainda faz questão de dizer que os fatos não condizem com a verdade…

  12. Parabéns a nossa Presidenta Dilma. Mais do que transmitir bons VALORES ao povo e nossas crianças aprendem com CONDUTAS deste tipo, expurga e escancara o corrupto para a sociedade, que assim pode isolar e se defender a proximidades destes.

  13. Mais uma quadrilha sendo exonerada exemplarmente pela presidenta Dilma. O PT intelectual do Rio Grande do Sul engolindo o PT de boteco de São Paulo. O problema do LULA não é a oposição , imprensa ou a Polícia Federal, o problema dele e da ala corrupta do PT chama-se Dilma Roussef.

  14. A Dilma realmente nao tem nada a ver com o PT, apenas o numero 13 na eleicao.
    Adoraria ela presidente novamente, sem a PTzada do mal, at’e porque ainda existe gente boa no PT que ela pode confiar, mas acho bom procurar com lupa.

    • ÔÔÔ Inveja.

      Dilma é PT, e será reeleita porque o PT e a Petezada quer.

      Doa a quem doê-lo.

      Ela está certa quem errar tem que assumir seus erros, mesmo que de repente, sejam denúncias infundadas, de alguns panfletos, como a que houve contra a Erenice Guerra.

      E no mais,

      Viva o eterno Presidente Lula!

    • A PPRS. DILMA NEM E PT NEM PDT, ELA TEM CARATER PROPRIO, NAO GOSTA DE COISAS ERRADAS. ASSIM COMO MUITO BRASILEIROS. SO ACHO Q

    • DILMA TEM CARATER PROPRIO, NAO COMPATUA COM COISAS ERRADAS. PENA QUE NAO SE SABE QUEM E HONESTO OU NAO. TERMINA COLOCANDO VAGABUNDOS Q

  15. Isso mesmo presidenta, doa a quem doer. Isso mostra pulso firme e indica que ela não tem rabo preso, diferente, por exemplo de uma assembleia legislativa como a do Paraná, onde alguns deputados são sustentados por algumas concessionárias de pedágio.

  16. Realmente a presidenta se descola do seu criador e mostra que não compactua com o errado como foi o seu antecessor que nunca sabia de nada.
    Parabéns Dilma!!!!

  17. Querem saber os motivos da diferença de estilo do Lula para a Dilma ?

    O Lula é do PT e levou para a presidência a prática nefasta de gestão financeira dos sindicatos do Brasil, que fazem o que querem com a graana pega a força dos trabalhadores. O Lula protege e acoita os corruptos do PT.

    A Dilma, é do PDT (prática), e nunca foi de fato do PT. Ela tem estilo contrário ao do Lula, no trato de companheiros corruptos. Ela simplesmente detona com os corruptos do PT, não acoita vagabundo e ledrão. A Dilma, não é PT ela é PDT.

    • hhahahaha
      o povo tem memória curta
      só lembrar o que aconteceu com o Carlos Lupi.

      • Bem diferente do estilo Beto Richa de governar que, diante das evidências de má gestão como no caso da Sanepar, se empenha em desqualificar as instituições denunciantes e fazer propaganda para tapar o sol com a peneira…

    • IIIIIIIIIIIIIIII SURTOU DE VEZ!!!

    • Sindicato não pega dinheiro à força do trabalhador, o trabalhador se filia ao sindicato por livre e espontânea vontade e a percentagem do desconto são discutidas em assembléias.

      E o sindicato direciona a arrecadação para manter a máquina da entidade e para a ação sindical…

  18. É por estas e outras que acredito muito na presidente Dilma, pois age de forma rápida e firme, diferente de Lula que sempre passou a mão na cabeça dos corruptos que estão no partido.

    Parabéns Dilma, você é exemplo e Lula deveria seguir estes bons exemplos!