Charge do dia: Redução da maioridade penal, um crime contra a infância e a juventude

Charge de Alex Ponciano – Expresso Popular (SP).

17 Comentários

Os comentários não representam a opinião do Blog do Esmael; a responsabilidade é do autor da mensagem, sujeito à legislação brasileira.

  1. kkkkkkkkk este site é uma piada! Usar crianças inocentes para proteger bandidos, assasinos, ladroes é realmente uma piada de mal gosto. Mas vindo de onde vem…

  2. abesurdu manu. us cara querê qui nóis pagui por crimi.
    dexa du geitu qui tá…assim nois pode robá; matá ; pixá;traficá e nenhum porco pode detê nois.

  3. Na hora que um cavalão de 16 anos encostar uma faca na goela do chargista, ele mudará de idéia…

  4. Sou favoravel a redução da maioridade penal para 16 anos, mas o estado tem que construir presidios transferir os seu presos e não deixar em delegacias, e tem que ter um presidio para menores, ou estes adolescentes irão sair pior do que entraram na cadeia. o Governo tem que agir, esse é o problema.

  5. Acho uma tremenda sacanagem o que estão fazendo, quando apresentam ao público leitor este tipo de informação, onde crianças que estão brincando e que estão com seus brinquedos nas mãos, estão sendo paresentadas como bandidos.

    Meus caros, bandido menor de idade não anda com uma boneca na mão e sim com uma pistola 765… bandidinho menor de idade não anda com um skate na mão e sim com uma faça para meter na garganta das pessoas vítimas de seus assaltos… bandido menor de idade não anda com uma bola na mão e sim com um três oitão para meter bala no primeiro maluco que tentar reagir (muitas vezes nem precisa reagir, matam porque sabem que não podem ficar presos).

    Vamos parar com esta hipocrisia e tentar mostrar pobres criancinhas sendo acusadas injustamente. Já é sabido que a maior facção criminosa do Brasil usa menores em todos os seus crimes, assim quando a coisa fica feia o menor assume tudo e a bandidagem fica livre das merdas que fazem.

    Sou a favor sim da redução da maioridade penal e podem vir aqui e me xingarem a vontade, mas o dia que um bandidinho de 15, 16 ou 17 anos matar alguém da sua família, não venha na net reclamar que o sistema está todo errado. Para mim bandido é bandido indiferente da idade que tenha e como tal deve ser tratado.

    Se o país não quer ficar com os presídios lotados de menores de idade, eduquem estas crianças de verdade, não fiquem brincando com a educação do jeito que estão fazendo, pois a única coisa que pode realmente mudar a vida de algum destes jovens, é sim a educação, mas ela deve ser de qualidade e não esta merda que os governos apresentam hoje.

    Se tem direito a escolher o governante, tem também o direito de responder por seus crimes…

  6. PERA AÍ!
    Redução da maioriadade penal é crime contra a criança, na opinião de quem? Do editor do blog? Só se for, pq ninguem está propondo redução de maioridade de crianças, mas dos adolescentes acima de 16 anos, que já são homens e mulheres feitos, exercenco já tudo o que a maioridade pode exercer, inclusive o crime.

  7. Quero saber se um criminoso juvenil, roubar, estuprar e matar alguém de sua família, o que voce irá fazer Peter.

  8. Concordo que adolescentes de 16 anos já não são crianças mesmo, isso tudo vai envolver um grande problema social, pois no crime serão utilizados os menores de 16 a partir de então, as drogas serão propagadas na dimensão incontrolável, pra menores e cada vez menores, talvez seja ideal a lei a partir dos 14 anos, a família terá que ter mais controle com crianças menores de 14, fundamental importância no êxito do objetivo dessas mudanças, caso exista mesmo essa intenção.

  9. Sociedade fascista, exclui, discrimina, coloca o jovem a margem de direitos fundamentais, não oferece espaço de lazer pra além dos shoppings, hoje se diverte quem pode pagar. Não temos educação de qualidade, zero de acesso a cultura, esporte é uma prática para quem tem dinheiro, se o jovem quiser ir a uma praça pública, pode ser assaltado, ou do contrário abordado pela Guarda Municipal, estamos vivendo um processo de criminalização da juventude, os jovens são culpados por tudo. Hoje baixamos a maioridade penal pra 16 anos, depois pra 14, e assim vamos, claro é muito mais fácil prender e recriminar do que dar perspectivas de futuro para a juventude.

    CONTRA A DIMINUIÇÃO DA MAIORIDADE PENAL.

  10. LEONEL BRIZOLA retornou ao país em 1979, depois do longo exílio de 15 anos imposto pela ditadura, propugnando por escolarização integral para todas as crianças brasileiras. E fez o dever de casa, construindo 500 CIEPs (Centros Integrados de Educação Pública), praticamente zerando o déficit educacional no Estado do Rio de Janeiro. Tivesse o Brasil seguido este conselho essa discussão (?!) nem estaria ocorrendo.

    • Concordo contigo sobre este projeto do Leonel Brizola para a Educação. Projeto de autoria do Darcy Ribeiro inspirado em projeto de Anysio Teixeira… A educação em período integral é de extrema importância para o desenvolvimento do Brasil.

    • É… e podemos observar o quanto ajudou o Rio de Janeiro a atitude de Brizola.

      O Brasil so vai mudar depois que a educação for levada a sério pelos seus governantes, fora isso é só blá blá blá. Sem investir de forma correta e com qualidade, a merda vai continuar.

  11. Esmael. Essa é a tua opinião ou você está transcrevendo de alguém? As figuras de crianças ali colocadas são uma apelação. As crianças de que se trata são aquelas de 16 a 18 anos, que de crianças não têm mais nada. Aos quatorze anos eu já estava trabalhando num escritório contábil. Tudo bem que voce tenha direito a expressar tua opinião mas as dos outros também precisam ser respeitadas. As pessoas dessa faixa etária não são mais crianças. Prá algumas coisas são crianças mas prá outras não. Quando com a evolução e tecnologia se alfabetiza as crianças bem mais cedo evidente que o amadurecimento também vem mais cedo.

    • O autor da charge se superou na apelação, ali estão crianças de verdade, uma com a bola, outra com a boneca e ainda uma terceira com um skate, tentando mostrar que caso a redução da maioridade penal seja apontada com projeto de lei e passe, criancinhas que brincam estarão sujeitas a virar alvo da polícia e sofrerem discriminação por serem crianças. Isso é tolice, pois bandido não anda com bola, boneca ou skate debaixo dos braços e sim com facas, pistolas e até fuzil…

  12. As leis refletem determinado momento, certa realidade, uma época diretamente ligada às circunstâncias históricas da sociedade.

    Por óbvio que o Código Penal de 1941 tratava de menores com realidade e comportamentos MUITO diferentes do que os dias atuais, passados mais de 70 anos, TODOS sabemos que a cabeça de um jovem de 16 anos evoluiu muito, em todos os sentidos…

    Tanto que há o reconhecimento recente (em termos de 70 anos) para que menores de 16 anos possam, querendo, decidir os destinos da nação, votando em seus representantes…

    REDUZIR A MAIORIDADE PENAL PARA 16 ANOS: uma questão de bom senso e proteção da sociedade.